ola pessoal hoje chegamos ao terceiro capitulo da minha historia e agora a coisa fica seria ate aqui foi so alegria a guria era melhor do que eu imaginava mas ainda e um veiculo com dezessete anos de uso e alem daquilo que ja necessitava de atençao eu sabia que poderia aparecer alguma surpresa antes de começar vou explicar como farei a manutençao anualmente o carro vai passar por revisao e manutençao preventiva as eventuais açoes corretivas serao feitas conforme a necessidade e disponibilidade do meu bolso se nao tiver a grana no momento encosto o carro e espero pois felizmente nao dependo dele para trabalhar pretendo fazer o que for possivel em casa para isso conto com a ajuda de foruns grupos de discussoes proprietarios e de alguns manuais de manutençao que baixei e mostram quais os procedimentos a serem seguidos e tambem com o fato de o 155 ser um carro facil para desmontar nao requerendo muitas ferramentas especificas tenho o curso tecnico e habilitaçoes em manutençao de aeronaves e apesar de nunca ter atuado na area aprendi a importancia de saber os numeros de peças especificaçoes minimas e ordem de montagem e desmontagem que ajudam muito a nao fazer besteira com relaçao as peças o 155 divide muitos componentes com carros da fiat se por um lado o preço nem sempre e dos mais camaradas ao menos existe a disponibilidade de peças no grupo arbr temos uma tabela de compatibilidade de peças que ajuda muito na hora da manutençao na hora de comprar as peças minhas prioridades sao por componentes originais depois peças compativeis de marca e qualidade reconhecidas e em ultimo caso adaptaçoes desde que ja tenham sido testadas e aprovadas por outras pessoas e para comprar conto com a ajuda de um amigo que e dono de uma distribuidora de peças alem do ebay nesse post vou relatar as manutençoes feitas em casa e no proximo quando precisei recorrer a ajuda profissional como geralmente trabalho sozinho e nao imaginava que participaria do pc acabei nao tirando muitas fotos dos trabalhos mas se tiverem duvidas em algum procedimento podem perguntar que eu tento ajudar dentro das minhas possibilidades a primeira vez que desmontei alguma coisa foi para ver porque a luz de um dos botoes da luz do teto nao estava funcionando tres parafusos de facil acesso prendiam a peça e apos alguns testes o veredicto foi uma lampada queimada que ainda nao troquei engenharia de precisao mas enquanto desmontava perdi um arame com cerca de 1 centimetro do sistema que arma a desarma o interruptor a soluçao foi fazer um novo me baseando no componente do outro botao demorei algumas horas ate acertar o tamanho e a curvatura mas no final o resultado ficou perfeito tanto que hoje eu nao conseguiria dizer qual e a copia e qual o original algum tempo depois foi a vez da maçaneta da porta do motorista pedir as contas para minha sorte e tristeza existem varios 155 em desmanches e nao foi muito dificil achar uma peça substituta o fato de o carro doador tambem ser vermelho ajudou muito so poli a peça e instalei mas nao sem antes xingar muito o ser que projetou a porta alem de o acesso ser dificil exigindo alguns malabarismos da remoçao do forro da porta ate a desmontagem total da maçaneta sao cinco tipos de parafusos diferentes que tem que precisam retirados — ate tirei fotos deles mas nao consegui achar para incluir no post outra manutençao que fiz em casa foi a troca da valvula termostatica e alguns componentes do sistema de arrefecimento aqui vai mais uma dica pra quem esta a fim de comprar um alfa romeo existe 90% de chance de voce ter que mexer nisso logo de cara um dos sintomas da valvula defeituosa e o carro ficar com temperatura baixa na estrada ao contrario da crença popular nao e benefico para o motor trabalhar frio pois a injeçao manda mais combustivel que o necessario para o motor chegar na temperatura ideal que no twin spark e 90° c como sabia que era uma parte critica do motor tinha pesquisado antes de comprar o carro e fiquei sabendo que alem da termostatica o ideal era trocar mais alguns sensores do sistema como o de temperatura a resistencia do eletroventilador e seu interruptor cebolao essas peças sao compartilhadas com o marea brava e palio e nao tive dificuldades para acha las num primeiro momento a troca seria feita na oficina junto com uma revisao mas um dia olhei para onde fica a termostatica comecei a analisar o espaço a disposiçao dos componentes e quais parafusos eram usados comecei a achar que dava conta do serviço entao depois de alguns dias pensando comprei as peças e as ferramentas que faltavam e esperei pelo final de semana mas na sexta feira depois do trabalho com a desculpa de adiantar o serviço comecei a desmontar e so parei quando estava tudo montado com os novos componentes no lugar nao tem preço que pague a satisfaçao de ver tudo montado e funcionando certinho depois de horas de esforço alguns meses depois tive que recorrer a oficina o carro tinha vazamento de oleo agua fluido de freio e da direçao hidraulica e eu ja aproveitaria para trocar os fluidos e fazer uma revisao pois iria viajar e queria que tivesse tudo em ordem mas antes de internar a guria fiz uma inspeçao em casa o vazamento de agua foi resolvido com o reaperto das mangueiras o vazamento do fluido de freio era por causa do atuador da embreagem que estava com os aneis vedadores em mau estado novamente pesquisei na internet e descobri que a peça foi utilizada nos fiat coupe e existia uma soluçao com direito a um tutorial bem explicado onde se trocava apenas esses reparos de borracha e o mais interessante e que eram os mesmos utilizados na kombi entre as decadas de 1950 e 1980 o martelo e apenas ilustrativo no caso teria que comprar o kit de reparo do cilindro mestre e do freio da kombi o atuador novo custava cerca de r$ 250 00 os kits iria sairiam por r$ 50 00 e ficaria com varias peças dele sem uso por isso pesquisei e consegui achar um lugar que vendia somente os aneis e a coifa acabei gastando inacreditaveis r$ 15 00 o vazamento acabou e a embreagem funciona perfeitamente mais recentemente o lavador do para brisas parou a bomba funcionava mas nao saia agua primeiro pensei que fosse um vazamento ou obstruçao da mangueira verifiquei seu caminho mas estava tudo em ordem teria entao que ver junto ao reservatorio e ja que ia fazer isso tentaria reativar o lavador dos farois que estava sem a bomba depois de tirar o reservatorio de expansao do arrefecimento fui surpreendido com o fato do reservatorio so sair com a retirada do para lamas felizmente a bomba ficava em local de facil acesso nao foi dificil retira la e descobrir a causa do problema o filtro entupiu por causa do lodo de que se formou ao longo dos anos uma lavagem resolveu o problema pesquisei pela bomba do lavador dos farois descobri seu part number e que foi usada em poucos carros nenhum disponivel no brasil as que encontrei custavam em torno de 80 euros como nao e um sistema que impacta diretamente na segurança comprei uma bomba universal e refiz as conexoes com o que tinha a mao nao ficou bonito mas a principio funcionou bem o lavador do para brisas voltou a funcionar normalmente mas o dos farois ainda nao a bomba funcionou mas nao saiu agua as mangueiras estao entupidas e como o acesso e dificil vou esperar quando for pintar os para choques retiro as mangueiras e vejo o que terei que fazer para quem tem vontade de mexer no carro por conta propria mas tem medo a dica e começar por coisas simples como trocar alguma lampada ou o filtro de ar procure na internet por tutoriais e clubes de proprietarios onde sempre tem alguem disposto a ajudar e sempre use as ferramentas certas nada de inventar por hoje vou ficando por aqui espero que tenham gostado e ate a proxima por delfino mattos project cars #117
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