fala galera estava esperando o momento da partida no motor para finalmente escrever esse terceiro post sobre o desenvolvimento do meu project car alem da partida ja estamos rodando com o carro e ate saimos em viagem para o litoral nesse feriado de carnaval bom como voces ficaram sabendo na segunda postagem sobre o meu vtr turbo depois de uma quebra resolvemos partir para o projeto forjado depois de resolver todos os problemas com as peças sempre que sobrava um tempinho na oficina nos entravamos no projeto infelizmente esses tempos estavam cada vez mais raros isso nao deixa de ser bom afinal a oficina cheia significa que a coisa esta dando certo falando nisso quem quiser conhecer um pouco do nosso trabalho pode visitar a pagina da mga motorfrance no facebook vamos ao que interessa o projeto do vtr turbo como falei no ultimo post estavamos esperando o motor chegar da retifica no dia seguinte ao envio da segunda postagem o bloco voltou da retifica alem de abrir o diametro dos cilindros para 86mm tambem tivemos que diminuir levemente a largura das bielas no alojamento do pistao logo que tivemos um tempo sobrando no final do expediente começamos a montagem do motor e como todo bom projeto tudo serviu perfeitamente vou aproveitar que estamos falando da montagem do motor para dizer que depois de analisar o bloco quebrado acreditamos que por utilizar uma pressao razoavelmente baixa e sem exagero de potencia nao sera necessario o reforço estrutural no bloco [gallery columns= 4 link= file ids= 40021 40020 40019 40018 ] depois de uma revisao no cabeçote tudo estava montado aguardando no suporte de motor para poder voltar para o cofre o motor ficou proximo a uma passagem com muito movimento na oficina em uma dessas idas e vindas sempre dando uma olhada pra ele um colega me olhou e disse essa e a hora de utilizar o coletor do xurs velho conhecido motor do xsara vts no ew10a motor utilizado no c4 e no 307 prontamente eu respondi isso seria demais afinal essa ideia sempre martelou nossas cabeças desde que adquiri o vtr e la fomos nos depois de muitas medidas chegamos ao projeto final para fazer com que o coletor entrasse no cofre sem problemas foi necessario diminuir o comprimento dos dutos e mudar a inclinaçao mas para usar um plenum cornetado projetado pela propria citroen todo o esforço vale a pena [gallery columns= 4 link= file ids= 40022 40023 40024 40025 ] enquanto esperavamos o coletor voltar com a flange e a adaptaçao para a flauta posicionamos parte da admissao e pressurizaçao refizemos o chicote original para poder trabalhar com ele na pro tune utilizamos todos os sinais direto na saida do plugue da injeçao original para tentar deixar o mais original possivel logo resolvemos colocar o motor de volta no cofre fora a pressurizaçao que precisou de ajustes para entrar no espaço quase negativo que temos para trabalhar tudo correu bem o problema foi que a partir dai as coisas ficaram lentas muitos trabalho chegando e muitos carros para entregar acabaram por atrasar bastante o projeto e o que aconteceu quando foi tomada a decisao de montar logo o carro e fazer ele finalmente rodar turbo e forte na verdade foi um carro que chegou a oficina com algumas coisas para fazer e com apenas uma exigencia essa historia vou deixar que o proprio dono conte pois muitos de voces conhecem esse carro e o exclusivo c4 vts do nosso amigo cesar o project cars 165 com a animaçao necessaria para voltar a tocar o projeto fomos com tudo para cima do carro logo finalizamos a montagem do motor no cofre o coletor ja estava em maos o chicote estava sendo finalizado linha de combustivel encaminhada acessorios em posiçao suspensao freios apliques tudo foi pro lugar em tempo recorde trabalhamos muito para aprontar o carro e finalmente chegou o dia de dar a partida ainda sem escape pressurizaçao intercooler e etc depois de bater chave algumas vezes e alguns ajustes na injeçao finalmente o vtr forjado ganhou vida nem preciso dizer que foi uma emoçao poder tirar o carro do elevador sem precisar ser empurrado depois de quase um ano da primeira ideia em realizar o projeto turbo [youtube id= 1nicdkkxxru width= 620 height= 350 ] [youtube id= qylym8zlhdc width= 620 height= 350 ] agora que tudo esta certo com o motor a coisa ficou mais calma so que nao volta a correria providenciar escape intercooler e pressurizaçao com aquele agradavel detalhe desse carro o espaço que nao existe nem preciso dizer que foi feito uma obra de arte em forma de canos hahahaha mas o que importa e que tudo achou seu espaço mas como sempre acaba faltando uma ou outra peça resultado a primeira vez que o carro saiu da oficina foi a meia noite de sexta feira para sabado vespera do feriado de carnaval como todo bom gearheard voces devem imaginar como foi nossa primeira noite de carnaval sim andamos quase 180km com o carro naquela noite na verdade colocamos um mapa basico ajustamos um pouco o ponto e combustivel ligamos o lambda learning e correçao por sonda apenas para poder andar com o carro que usariamos para viajar para praia no dia seguinte fora uma abraçadeira que nao estava bem presa na pressurizaçao tudo correu incrivelmente bem naquela noite arriscamos algumas puxadas mais fortes mas sempre de olho no computador pois sabiamos que o carro estava praticamente sem acerto [youtube id= qylym8zlhdc width= 620 height= 350 ] depois de chegar em casa tarde e quase nao dormir pela ansiedade da primeira viagem com o carro turbo que nao havia rodado nem 250km sai da cama e logo fomos para oficina sabado de manha para finalizar os ultimos detalhes que ficaram para tras e finalmente o carro estava pronto la fomos nos rumo ao litoral [youtube id= pdbtgttz4ko width= 620 height= 350 ] a viagem foi de modo geral muito tranquila como faltava acerto os primeiros quilometros em uma media de 100km/h apresentaram consumo superior a 5km/l nada que algumas modificaçoes na injeçao nao elevassem a media para algo entre 9 e 10km/l no alcool essa viagem colocou um sorriso que insistia e desaparecer dos nossos rostos ouvir aquele espirro extremamente sutil mas que no fundo assopra de maneira parecida com o nosso querido supra era o suficiente para me fazer feliz aquele dia chegando na praia a namorada que estava ansiosa para rever nosso turbao me esperava na porta de casa pronta para dizer que queria dar uma volta e foi exatamente isso que aconteceu no segundo dia a patroa ja fez soprar a turbina hahaha como ocorreu antes todo o feriado e a viagem de volta foram muito tranquilas com boa media na estrada e sem nenhum contratempo o motor ficou demais nenhum vazamento nenhum barulho ficou zerado ate o momento em que escrevi esse texto sexta feira pos carnaval fiz um acerto para o carro com 210kpa ou 1 1bar suficiente para render uma ou outra escorregada com a frente nas puxadas em 3ª marcha com isso acabamos tendo problemas com a embreagem que nao aguentou a potencia mas isso e topico para um proximo post nao posso esquecer de citar que todo o desenvolvimento sempre contou com muita ajuda da equipe da pro tune que por mais de uma vez ficaram ate as 22h quebrando cabeça com a gente nos carros por enquanto essas sao as novidades que temos espero que tenham gostado da historia ate agora e nossos assuntos para a proxima postagem serao dinamometro possivel aumento de pressao instalaçao do aerofolio embreagem e quem sabe o primeiro trackday com o turbo ate la por mateus bordin lucas project cars #119
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