caros amigos do flatout venho compartilhar com voces o sexto e penultimo post do projet car #123 minha bmw 325 de pista conforme falei no ultimo post iria participar de uma prova no dia 29 de novembro de 2015 a subida da montanha de campo largo/pr onde eu havia ganhado em minha categoria em 2013 e tinha como meta baixar dos 3 00 00 este ano infelizmente tive alguns contratempos na prova que me impediram disso a prova consiste em tres subidas cronometradas onde vale o melhor tempo das tres apesar do clima excelente no dia a chuva rondou o evento inteiro entao a prova poderia ser decidida na primeira subida pois se chovesse os tempos nao baixariam com isso na cabeça inverti a estrategia utilizada na prova de 2013 quando utilizei a primeira subida para um reconhecimento da pista — ou seja ja parti pro tudo ou nada porem ja na primeira curva forte a esquerda meu carro apagou explico na injeçao ha um modo de segurança em que o motor apaga se a pressao do oleo estiver abaixo de 2 bar quando a rotaçao do motor estiver acima de 3 000 rpm porem os motores bmw trabalham com pressao de oleo assustadoramente baixas geralmente proximos de 1 bar nestas condiçoes e como nao haviamos reprogramado isso o carro desligou demorei uns 10 segundos pra conseguir liga lo novamente sai cuspindo fogo de raiva e continuei de pe embaixo pra colher informaçoes pra proxima volta na outra curva forte a esquerda novamente adivinhem mais uns 10 segundos de soco no volante xingamentos etc e como cereja do bolo desta belissima volta acabei escapando de traseira e bati no barranco o estrago nao comprometeu o funcionamento do carro para continuar na prova mas minha confiança estava bem abalada apos descer e verificar que estava tudo em ordem pra continuar na prova desligamos o modo de segurança da pressao do oleo diminui a pressao dos pneus traseiros pois estava saindo muito de traseira e vamos para a segunda subida do dia com o mesmo pensamento em relaçao a chuva dada a largada o nervosismo passou e segui bem confiante na volta a traseira ainda estava solta demais lembrando que corri com um setup 100% voltado para pista uma suspensao de rua mais esportiva seria muito mais indicada para essa prova vinha muito bem fazendo tudo que havia memorizado de traçado pra cada trecho ate que na ultima curva que eu deveria acertar — pois dali em diante os trechos eram mais de alta — acabei exagerando um pouco na dosagem do acelerador e rodei comparando os videos com a prova de 2013 eu havia baixado de 5 a 6 segundos ate ali so isso ja me colocaria abaixo dos 3 00 00 que eu almejava e beliscaria o 2° lugar na categoria pro mod e ainda faltava mais 1/3 da volta ou seja provavelmente baixaria mais uns 3 segundos no minimo mas como eu costumo dizer se minha tia tivesse torneirinha ela seria meu tio — e isso nao vale nada o que vale e tempo na tela no video abaixo da pra ver essa volta [youtube id= bszsxudjup0 width= 620 height= 350 ] e na terceira subida o que eu temia aconteceu choveu ai os 3 00 00 vao ficar para a proxima prova pra concluir sobre a subida da montanha de 2015 nao posso de deixar comentar e parabenizar a volta do meu amigo pombo que para mim foi a melhor subida de todas andar como ele andou nao e pra qualquer um tambem quero parabenizar publico presente na prova que vibrava com cada passada dos carros e no retorno aplaudiam cada um dos participantes no ultimo retorno tive meu carro cercado por um pai a pedido do seu filho para tirar umas fotos fiquei bastante lisonjeado com isto e tambem com as palavras desse pessoal me parabenizando legal ver que apesar de nao ter feito um bom tempo pelo menos garanti um pouco de espetaculo ao publico segue um video da ultima subida do dia com chuva [youtube id= m_n wccmd2m width= 620 height= 350 ] track days oktane 30/01/16 aic para o proximo track day fizemos algumas modificaçoes na suspensao traseira testamos uma mola mais macia e concluimos um sistema de regulagem de camber e caster que permitiu um alinhamento muito mais refinado pra traseira comentei no post anterior a dificuldade que estavamos tendo pra fazer caber o novo jogo de rodas com slicks de 18 fizemos um para lamas dianteiro na lata que ao meu gosto nao ficou muito bom antes que fosse mexido no traseiro pedi para esperar e acabei encomendando um jogo de fenders da americana hard motorsport quando eles chegaram instalamos os traseiros colocamos as rodas e alinhamos o carro para participar de um track organizado pela oktane aqui no aic e testamos tambem uma asa traseira oriunda de alguma categoria que nao sei dizer ao certo mas que caiu como uma luva na traseira da bmw — pelo menos na parte funcional porque na estetica confesso que ainda nao gosto dela como era a primeira vez tivemos alguns problemas com a altura do carro nao consegui andar com a altura que ele foi alinhado tivemos que subir bastante pois apesar de ter cortado os para lamas os pneus ainda pegavam no que sobrou da lataria perdi umas 12 voltas ajustando isso e nestas voltas ate percebi uma leve falhada do carro mas como tudo aparentava estar certo nao dei muita bola quando acertamos a altura e consequentemente perdemos grande parte do alinhamento voltei pra pista e as falhas aumentaram a sonda acusava mistura pobre mas como começamos o dia com aproximadamente 50 litros de metanol descartamos a hipotese de ser falta de combustivel — no tanque neste caso — e investigamos outras coisas tiramos as velas verificamos os cabos das bobinas etc nao encontramos nada voltei pra pista e desta vez quase nao consegui andar falhava demais voltei para o box nao desliguei o carro e ficamos analisando o que poderia ser quando escutamos a linha de combustivel secar e o combustivel dar adeus ou seja a falha era realmente falta de combustivel no tanque o que e uma noticia boa e ruim ao mesmo tempo boa porque nao era nenhum problema e ruim porque fica inviavel levar 300l de combustivel para poder andar tranquilo em um track day nisso la se foram mais algumas voltas perdidas pra achar isso entao abastecemos o carro com os 40 litros que restavam e parti pra andar as ultimas voltas com metanol enquanto o pessoal foi buscar etanol pra andar o resto do dia tenho os dois mapas gravados na injeçao entrei na pista ja tinha uma boa aderencia nas primeiras voltas e nao perdi tempo na primeira veio 1 37 na segunda 1 37 e na terceira 1 36 521 na quarta volta os pneus estavam acima da temperatura ideal perdi a freada no final da reta e resolvi utilizar um pedaço da volta pra esfria los ai abri a outra volta mas na curva da entrada do miolo os parafusos da homocinetica resolveram acabar com a brincadeira mais cedo vinha muito mais tempo — no video abaixo da pra ver que a tocada estava muito facil e principalmente as frenagens estavam muitissimo longe do limite [youtube id= daq8cjopft4 width= 620 height= 350 ] track day in 14/02/16 aic neste track andei apenas pela manha andei somente no etanol e e nitida a perda de potencia principalmente na reta principal onde a 5° marcha entra quase no final da reta com metanol isso acontece aproximadamente na saida dos boxes mas mesmo com menos potencia pude ir refinado a tocada e me acostumando com o novo setup devo dizer que o que mais esta me impressionando e a asa traseira como mudou o carro o s de alta da pra fazer com muito mais propriedade e com o carro muito na mao o contorno da curva da vitoria a mesma coisa e como a traseira fica estavel nas frenagens falando em frenagem este e o quesito que ainda tem muito a ser explorado acho que e o que falta pra poder andar na casa de 1 35 e beliscar o 1 34 alto o que seria algo meio que inedito no aic um carro com menos de 200 cvs na roda andando abaixo de 1 35 isso se tratando de tds um comentario sobre o consumo de combustivel no metanol esta fazendo aproximadamente 1 km/l e no etanol 2 km/l ou seja levar bastante combustivel pros tds sera uma necessidade pretendo levar os dois tipos para os proximos tracks explorar e acertar o carro no etanol e quando nao tiver mais nada pra ser tentado no dia colocar metanol e ver o tempo que pode vir [youtube id= 50rmdpyenrq width= 620 height= 350 ] [youtube id= uoh3woga0rs width= 620 height= 350 ] o que esta por vir pretendo nos proximos meses apenas concluir alguns pontos que estao começados e ainda nao foram concluidos como o assoalho e o difusor traseiro e as borboletas individuais da m3 euro gostaria de fazer isso antes que o aic feche pra poder ver o potencial destes upgrades na pista apos isso vou dar uma atençao a parte estetica do carro um banho de tinta e a troca dos policarbonatos que ja estao bastante riscados e me preparar para viajar pois ja que nao teremos mais autodromo em curitiba teremos que rodar um pouco pra poder utilizar o carro minhas metas sao londrina cascavel as pistas do rio grande do sul e voltar a andar em interlagos em um futuro nao muito distante farei o post de atualizaçao por ora me despeço aqui de voces ate a proxima por fabio baggio project cars #123
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