meu nome e jayme tenho 21 anos e sou aluno de engenharia mecanica automobilistica da fei minha paixao por carros vem desde que me entendo por gente afinal em uma familia de gearheads em maior ou menor grau nao se podia esperar outra coisa project cars sao comuns na familia sou um apaixonado por volkswagen e porsche especificamente os com motor boxer refrigerados a ar esta paixao inicialmente pelo fusca veio do meu avo materno que sempre me dizia que o volkswagen e o melhor carro do mundo o tempo passa uma coisa puxa a outra e logo os porsche começaram a dividir minha preferencia com os volks o projeto ainda bem pequeno ja louco pelos fusquinhas em miniatura especialmente um fusca split window 1 18 decidi que queria um fusca — mas tinha que ser um split de verdade; nada daquelas adaptaçoes com peças de fibra depois que passamos a ter um computador em casa passei a pesquisar quase que diariamente em sites de venda por fuscas alemaes em paralelo ficava horas em sites estrangeiros literalmente estudando os componentes originalidade e demais caracteristicas dos primeiros fuscas alemaes da decada de 1950 no principio eu queria um fusca 1952 split window brezel que foi fabricado ate setembro daquele ano com os famosos gela saco que estivesse funcionando mas para ser restaurado e se possivel matching numbers ou seja com motor cambio e demais componentes originais pouco exigente para um moleque de uns 10 anos ne o gela saco e essa pequena abertura atras do para lama dianteiro para circulaçao de ar no interior do carro esse modelo de fusca ainda nao tinha quebra vento que foi o substituto do gela saco foi em uma dessas buscas quando eu tinha 13 anos que achei um carro anunciado no sul que preenchia quase todos os requisitos o carro estava rodando mas precisando de restauraçao com boa originalidade so que a mecanica havia sido alterada mesmo assim gostei do carro fiz as contas e dava pra comprar na epoca eu tinha uma conta poupança que meus pais abriram quando eu nasci a ideia era comprar um carro quando eu fizesse 18 mas como o dinheiro era meu meus pais disseram que eu podia comprar o split desde que nao reclamasse por nao ganhar outro carro aos 18 para andar no dia a dia maravilha estava autorizado agendamos a viagem e fui com meu pai ver o carro vistoria feita voltamos e eu fiquei louco pra fechar negocio era setembro e percebi que meus pais estavam me enrolando para nao comprar o carro sabia que meu pai nao era muito favoravel mas nao consegui entender porque aquilo estava acontecendo na manha do dia 25 de dezembro daquele ano eu descobri o porque este fusca estava parado na porta de casa e a chave na minha mao meu presente de natal de 2006 sabendo que eu queria um fusca meu pai havia comprado um fusca itamar um ano antes o carro ficou na oficina do meu tio por um ano para garantir que ele estivesse em perfeito estado quando eu o recebesse no dia de natal eu nao suspeitava de nada foi uma surpresa e tanto afinal que pais em sa consciencia dao um carro para um garoto que havia acabado de fazer 14 anos mas o tempo mostrou eu espero que foi uma decisao acertada com isso pensei que havia acabado a brincadeira do split que nada tres meses depois mesmo com o itamar na garagem o guincho da transportadora estava entregando o split aqui em casa uma das primeiras fotos que eu tirei do split logo neste primeiro ano nao consegui ficar sem explorar o split queria colocar a mao na massa e entender e ver na pratica como eram aqueles componentes que eu tanto havia estudado as curiosas bananinhas de seta perdi as contas de quantas vezes desmontei e montei legal tambem era desmontar algumas peças e descobrir alguma marcaçao original ou plaqueta quase perdida embaixo da forraçao um verdadeiro trabalho de arqueologia automotiva mas o mais legal nesses anos todos foi que este hobby me fez conhecer alguns novos amigos mas principalmente me aproximou da minha propria familia meus tios passaram a me ajudar com frequencia no carro lembra que os project cars sao comuns na familia e ficamos muito mais proximos acabei descobrindo que a paixao pelos refrigerados a ar nao e exclusividade minha na familia e que tinha acesso a um verdadeiro expert da mecanica volkswagen com quem aprendi e aprendo muito ate hoje outro tio o que cuidou do meu itamar por um ano antes de eu ganha lo me ajudou muito no começo da vida como proprietario de veiculo automotor e compartilhou algumas dicas do universo da funilaria e pintura meu pai apesar de gostar de carros bem mais velozes acabou tendo que participar da dança afinal alguem tinha que fazer a força bruta para soltar algumas porcas e parafusos mais emperrados nem mesmo minha mae escapou da tarefa de ajudante em algumas ocasioes curioso como as coisas acontecem nao como descobri o flatout alias a forma como descobri o flatout tambem e bastante curiosa e vale mencionar ao contrario do que era de se esperar nao foi o mundo aircooled que me fez conhecer e frequentar o flatout descobri o site por intermedio de alguns amigos que me mandaram o link do project cars #91 um polo gti voces devem estar se perguntando por que me mandaram esse e nao o de um fusca acontece que meu carro de uso diario e um polo gti gostei do site e achei bacana a historia de documentar a evoluçao dos carros no flatout ja vinha com uma ideia de documentar a restauraçao do split de alguma forma mas as inscriçoes ja estavam encerradas havia algum tempo quando as novas vagas foram abertas fiz a inscriçao e para minha surpresa aqui estou o painel simetrico do fusca split brezel conhecido por ter dois porta luvas que vinham originalmente sem tampa no meu caso o carro veio com tampas nos dois porta luvas que eram acessorio de epoca desde que comprei o split tenho dedicado a totalidade dos meus recursos financeiros para compra de peças para a restauraçao do fusca como os componentes sao raros e caros alem da verba ser curta isto tem demandado muito tempo quase sete anos ate agora o objetivo e começar a restauraçao da carroceria ainda este ano uma vez que ja tenho a maior parte das peças para isto reconheço que sou um purista e prefiro carros originais apesar de saber reconhecer as boas modificaçoes meu objetivo sempre foi de restaurar o split para deixa lo o mais original possivel mas como quero um carro que possa ser usado para ir e ate mesmo viajar para eventos nada de guincho duas alteraçoes reversiveis estao previstas respeitando o que existia na decada de 1950 e começo dos 1960 mas isso fica para um proximo post quando entrarei em detalhes no que sera feito no carro e quais os meus planos para ele abraço e ate a proxima por jayme costa project cars #128
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