ola a todos meu nome e estevam tenho 33 anos mesma idade do alfa deste post e moro na terra do hot lap ou seja limeira sp sou engenheiro mecanico por profissao e gearhead por paixao sei que e uma enorme responsabilidade escrever para voces que tem ferrugem com gasolina correndo nas veias e sei tambem que e muito prazeroso ler um texto que foi escrito com cuidado respeito e paixao pelo assunto tratado esse acredito eu e o ponto chave do sucesso que o flatout esta tendo e por isso espero atender as expectativas que foram criadas na escolha da alfa para o project cars o inicio como tudo começou eu imagino que ninguem nasce ja gostando de automobilismo — acredito que tem um momento na vida que essa fagulha se acende e ai e um caminho sem volta no meu caso venho de uma familia em que automovel e apenas um meio de transporte mas tenho um tio que era meio a ovelha negra foi na minha infancia descobrindo uma coleçao da revista motor 3 que a coisa teve inicio os testes naquela epoca botavam pra quebrar sem do so pelas fotos publicadas dava pra perceber isso na terra era c10 gurgel buggy sempre com as rodas no ar no asfalto era so pneu dobrado quase saindo das rodas nas curvas os textos eram uma delicia de ler alias os leio ate hoje um exemplo a citar foi a materia de lançamento do gol gt o primeiro carro nacional original testado pela revista que virou o antigo traçado de interlagos abaixo dos quatro minutos eles contam que foi necessario trocar os pneus do carro no meio do teste porque eles simplesmente ficaram sem ombros durante as voltas rapidas e assim fui crescendo quando ia a banca de jornal so trazia revistas com encrencas era fusca com motor v8 dianteiro gordini com v8 entre eixos puma dkw com motor ap dianteiro t bucket feito no fundo do quintal romi isetta com motor de 750 four etc bons tempos agora como surgiu essa de alfa romeo 2300 ti4 com motor 302 v8 foi assim eu tinha um gol 1987 turbo com cabeçote feito pela paula faria comando samcams pistao e biela forjado weber 40 trabalhada e quatro bicos extras no his tinha la seus 300 cavalos com 1 bar de pressao era um carro bem divertido e perigoso mas de tanto ouvir que ia me matar com ele decidi vende lo outro motivo para essa decisao foi querer um carro com traçao traseira mas nao poderia ser um carro qualquer teria que ser principalmente divertido tenho o costume de ficar procurando carros e peças nos sites de compra e venda da internet acho que muitos aqui fazem isso e ja tinha praticamente fechado negocio com um lada laika de uma moça de sao paulo quando contei pra minha esposa que sabado nos iriamos pra sao paulo pra ver e buscar o carro quase fui dormir com a honda honda e o nome da minha cachorra vira lata acho que nao fui muito claro ao tentar explicar como ficaria legal um lada laika com motor ap turbo igual ao que o gol tinha mas tudo bem de volta as buscas decidi que meu proximo carro teria que ser ano 1981 para ter a mesma idade que a minha isso me restringiu a uma faixa muito pequena de opçoes chegava em casa depois do serviço e digitava no campo de busca 1981 e analisava os resultados dezenas de fusca 147 opala brasilia passat e um ou outro fora de serie nacional mas os que agradavam os olhos nao agradavam o bolso e os que agradavam o bolso iriam agradar somente o ferro velho aqui da cidade alguns ate eram interessantes mas nao rolava uma quimica e assim foi ate que num domingo a tarde dia 15 de janeiro de 2012 um carro em particular brilhou na tela do computador um alfa romeo 2300 ti4 preto 1981 equipada com bancos de regulagem eletrica revestidos em couro vidros e travas eletricos nas quatro portas abertura do porta malas eletrica direçao hidraulica progressiva ar condicionado freios a disco nas quatro rodas traçao traseira cambio de tres marchas cade as outras duas e a cereja do bolo motor v8 pelas fotos o carro estava bem alinhado com pintura brilhando e tudo bem limpo mas a data que aparecia no rodape das fotos era de 2007 o que me deixou com a pulga atras da orelha afinal em 2012 o alfa poderia nao estar tao bom como mostravam as fotos perguntas enviadas algumas duvidas sanadas e ficou marcado de que no dia 21 de janeiro eu iria ate santo andre ver o carro falei pra minha esposa e a primeira pergunta dela foi nao e outro lada ne mostrei as fotos ela gostou e topou ir junto ver a alfa o primeiro encontro acho que a sensaçao de ansiedade foi bem essa de primeiro encontro lembrei da minha epoca de pre aborrecente quando conhecia uma garota pelo mirc e trocava apenas fotos ate o encontro cara a cara engraçado e que as fotos eram sempre mais interessantes sabado acordei bem cedo peguei o gps programei o endereço abasteci o clio e peguei a estrada com minha esposa fizemos uma paradinha basica no graal 56 pra tomar um cafe e algum tempo depois estavamos em santo andre tocando a campainha do casal dono do carro fomos muito bem recebidos um pouco de conversa e logo nos encaminhamos para o estacionamento do predio onde repousava sob uma capa ao lado de uma courier o motivo dessa jornada fiquei observando de longe o paulo dono do alfa falou que ia buscar o carro para darmos uma volta quando ele tirou a capa a pintura brilhou como pedra onix ao sol daquela manha quente de janeiro o carro estava estacionado de frente e a traseira estava com as duas saidas de escape apontadas em nossa direçao ouço o barulho de uma bomba eletrica e alguns segundos depois um estrondo um ronco grave e encorpado que so um v8 e capaz de oferecer tentei manter minha poker face afinal eu era o comprador mas nesse ponto ja era visivel meu entusiasmo ele a manobrou ate o portao e me chamou para o test drive uma aula basica de como funcionava a alavanca de cambio — complexa e cheia de folgas — que tem a primeira marcha no lugar da segunda mais pra frente detalho esse item e saimos a rua conforme iamos andando ele me explicava os detalhes do carro e o v8 ronronava empurrando com a facilidade que o torque do 302 proporciona entao chegamos a uma rua reta e deserta e o paulo me disse pisa afundei de uma vez o acelerador eu estava em segunda marcha o motor deu uma engasgada e em seguida acordou colando nossas costas nos bancos como a rua era curta logo tive que frear forte senti que os discos nas quatro rodas seguravam bem a berlina de quase uma tonelada e meia aproveitando a situaçao o dono aproveitou para explicar as mudanças que ja tinham sido feitas no sistema as pinças nao eram mais originais voltamos e estacionei o carro em frente ao predio e vi que termometro do painel ja acusava um aquecimento alem do normal ele me explicou que era por causa do radiador pequeno de tempra que estava adaptado futuramente eu descobriria outros motivos do aquecimento e que andando ela esfriava parti entao para a avaliaçao do restante do carro estofamento bom algumas alteraçoes esteticas em relaçao como os retrovisores de gol e a eliminaçao da tampa do tanque o carro agora e abastecido por dentro do porta malas um ponto de ferrugem entre o vidro traseiro e a tampa do porta malas outro na saida de ar o painel estava solto e o velocimetro e conta giros nao marcavam nada condizente com a realidade havia tambem um problema na documentaçao o motor nao estava ainda cadastrado mas o processo estava em andamento o dono me contou que o alfa era verde metalico e que ele era o segundo proprietario o primeiro tinha sido uma transportadora que usou o carro e depois o encostou por muito anos ai ele comprou e reformou o carro todo mudando a cor para preto e o motor para um seis cilindros de opala com kit gnv depois disso um ford galaxie entrou em um rolo e ele entao decidiu usar o motor v8 — tudo isso feito no fundo do quintal da casa que ele morava avaliando tudo no geral o saldo era positivo para um carro extensamente adaptado como estava os defeitos que eu estava vendo eram poucos e mesmo colocando na balança que eu poderia encontrar muito outros problemas ao menos o carro estava andando e documentado no documento consta veiculo modificado negociamos consegui um desconto no valor e so nao levei o carro embora no sabado mesmo porque o licenciamento estava vencido e o casal ficou de entregar essa parte em ordem ja o cadastro do motor na transferencia ficaria por minha conta na viagem de volta pra limeira perguntei pra minha esposa o que ela achou do carro e ela resumiu esta bonito mas cabe na garagem de casa caramba eu nao tinha pensado nisso a garagem da minha casa e relativamente grande mas e em l e ficam dois a dois sendo que ha um limite no comprimento para dois carros um na frente do outro e eu ja estava com um fusca um br 800 e um clio fiquei a viagem toda pensando nisso chegando em casa corri para pegar a trena e medir a garagem e o clio depois entrei no google e procurei a ficha tecnica do alfa e finalmente a cheguei a conclusao os dois carros cabem e sobra ainda uma folga de uns 20 centimetros ufa e como aquela semana foi longa o despachante ate que foi rapido e conseguiu entregar o documento na quinta feira licenciado assim eu ja poderia rodar com ela combinei entao que na segunda feira dia 30 de janeiro eu iria busca la no proximo texto contarei como foi a viagem entre santo andre pra limeira a sensaçao era de estar dirigindo um carro alienigena por sao paulo e irei detalhar melhor a parte mecanica um abraço por estevam cavazin project cars #130
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