e ai pessoal essa nossa vida de gearhead nao e facil no brasil uma hora temos falta de peças para qualquer outro motor que nao seja ap outra hora falta incentivo para as competiçoes falta e mao de obra especializada e por ai vai essa terceira postagem esta fora da ordem cronologica estou pulando os 18 meses que o carro ficou parado na oficina diretamente para o dia que peguei ele de volta voces verao que apesar de tudo nao podemos desistir o desafio do sete de setembro eu havia solicitado para o mecanico que o carro ficasse pronto pelo menos para o desfile do dia sete de setembro do que todo ano eu participo junto com o clube de carros antigos de limeira e tambem porque ja fazia 18 meses que o alfa estava na oficina ele me prometeu que entregaria e assim o fez no sabado dia 6 de setembro as 22 00 foi essa a hora que sai da oficina depois de alguns problemas com a direçao hidraulica no caminho parei para abastecer e chegando proximo de casa percebi que o motor começara a grilar com o giro um pouco mais alto na porta de casa manobrando atravessado na rua para guardar na garagem o motor morreu e girava pesado quando se acionava o arranque nisso ja era 22 30 a rua de casa e calma nao tem movimento mas tambem nao tinha ninguem pra me ajudar a empurrar a monstra liguei para o mecanico e relatei o que acontecera ele me disse que poderia ser bateria fui ate a minha oficina no fundo de casa e peguei uma bateria nova montei no lugar mas o motor continuou virando pesado nova ligaçao para o mecanico ele falou para dar uma olhada no distribuidor fui mexer e pimba distribuidor solto ele acabou adiantando o ponto o que explica o motor pesado e grilando legal mas e agora qual e ponto correto do motor recorri as fotos de outros motores 302 e tomando como base a posiçao do avanço a vacuo coloquei mais ou menos na mesma posiçao e fui apertar o parafuso da trava mas ele nao apertou so faltava ter espanado a rosca no bloco felizmente nao foi o que aconteceu o problema era um parafuso curto demais que so pegava uns dois fios de rosca mas ai surgiu um novo problema em casa todos os meus outros carros tinham rosca metrica o 302 do alfa que e um ford usa parafuso no padrao americano medido em polegadas revirei minhas latas de parafusos usados e nao achei nenhum que servisse entao lembrei que havia trazido o antigo coletor de ferro fundido pra casa por sorte o parafuso que fixava o water neck serviu e consegui finalmente travar o distribuidor ja passava das 23 00 do sabado e eu ainda estava com o carro atravessado na rua com o distribuidor no lugar dei partida e o motor girou livre oba mas nao pegou foram diversas tentativas e nenhum sinal tirei o filtro de ar e com uma lanterna vi que estava injetando gasolina combustivel nao faltou no fim tive que pedir ajuda pra minha esposa que veio meio contrariada ajudar pedi pra ela dar a partida enquanto eu verificava se tinha faisca no cabo de vela pulou uma faisca azul bonita caramba tem ar tem combustivel e tem faisca por que diabos esse motor nao pega nessa hora que minha esposa deu a partida eu percebi uma coisa que nao tinha percebido antes porque estava dentro do carro e ventava na rua um cheiro mais forte de combustivel vindo do escapamento o motor estava afogado entrei no carro pisei no fundo e acionei a partida sem aliviar o pe 10 segundos de partida e nada parei sem tirar o pe do fundo dei um tempinho e acionei de novo a partida ai ele engasgou tossiu e roncou meus vizinhos devem ter adorado isso pois ja era por volta da meia noite manobrei finalmente o carro pra dentro da garagem e o deixei funcionando alguns minutos antes de testar a partida mais duas vezes pra ter certeza que tinha resolvido tudo certo fechei tudo e fui dormir pois o desfile seria no domingo as 9 00 e eu tinha que acordar bem mais cedo para dar um tapa na alfa pois ela havia ficado 18 meses comendo poeira na oficina na manha seguinte cai da cama e ja fui levar o carro para lavar no posto de gasolina — era a maneira mais rapida pois quando eu lavo o carro nao consigo fazer rapido sempre aparece aquele detalhe que eu nao consigo deixar pra tras cheguei la 7 30 e ja era o terceiro da fila pedi a lavagem com cera liquida secagem e pretinho no pneu feito isso voltei pra casa para buscar minha esposa e filho parei o carro em frente de casa e dez minutos depois tocou a campainha era meu vizinho avisando que estava vazando gasolina do carro como assim vazando gasolina pois e faltando meia hora para o desfile me aparece essa o tanque havia enferrujado e estava vazando na emenda peguei o jacare ergui o carro e com um pouco de durepoxi tentei fazer um reparo que aparentemente havia resolvido cheguei na concentraçao do desfile em cima da hora fiquei como um dos ultimos da fila enquanto esperava um amigo do clube me avisou seu carro esta vazando gasolina olha que maravilha o reparo tecnico emergencial nao resolveu nesse ponto nao havia mais o que fazer — ou desfilava com a alfa demarcando territorio ou voltava pra casa decidi desfilar pois sem gasolina nao ficaria eu ainda tinha mais da metade dos 100 litros do tanque uns 20 minutos depois nos chamaram para alinhar para o desfile como eu estava atras nem me preocupei muito deixei o pessoal alinhar na frente e quando fosse a minha vez bastaria entrar na fila quando chegou essa hora o motor nao ligava ele afogou por que o carburador novo ainda nao estava totalmente calibrado e eu ainda nao tinha as manhas do motor novo tentando ligar o carro a bateria arriou nao tive escolha saltei do carro e empurrei rua abaixo por sorte era descida dando tranco com o pe na tabua pensei comigo acho que nao e mesmo para eu desfilar mas como seria o primeiro desfile que meu filho iria eu tinha que continuar tentando quando quase acabou o espaço para o tranco o motor pegou umas aceleradas para limpar a garganta e ele firmou na marcha lenta a partir dai foi tranquilo o desfile o pessoal acenava para o carro presidencial meu filho fazia farra com minha esposa e minha sobrinha enquanto a alfa demarcava territorio com seu vazamento percebi que a temperatura do motor ficou elevada — sinal que tudo que havia sido feito ainda nao resolvera o problema acabando o desfile fui direto pra casa dos meus pais onde o carro ficaria guardado por uns dias ate poder voltar para o mecanico e acertar todos esses detalhes mas ate agora por diversos motivos a alfa nao saiu da garagem e acabei dedicando esse tempo a outros projetos o proximo passo e desmontar todo sistema de refrigeraçao dela para mais uma verificaçao trocar todas as mangueiras e talvez ate um projeto de um novo radiador maior preciso tambem tirar o tanque e verificar como farei para fechar o furo ou os furos pois nao sei o que mais posso encontrar mais ali e afinar esse motor como disse no começo essa nossa vida de automobilista nao e facil mas vale a pena no proximo post contarei como foram esses 18 meses de espera e as mudanças que foram feitas na mecanica 302 ate la por estevam cavazin project cars #130
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.