ola amigos do flatout meu nome e leandro amorim correa tenho 27 anos e sou graduado em sistemas de maquinas navais por meio dessa acalorada conversa lhes apresento o meu esportivo japones de alma americana confesso lhes que fiquei matutando durante algum tempo sobre a maneira de começar a escrever a minha historia por fim achei oportuno dar algumas palavras de incentivo aqueles que sonham em ter um carro legal para poderem vivenciar mais profundamente a cultura automotiva nunca desista de seus sonhos demore o tempo que demorar a nossa paixao pelos carros nao se esgotara mesmo que fique durante muito tempo adormecida algum dia essa paixao ira surgir forte e voce sabera que esta no momento certo para colocar seu sonho em pratica assim aconteceu comigo me lembro nitidamente da primeira vez que vi um eclipse na minha vida era 1995 e eu estava estudando na segunda serie do colegio olavo bilac rj quando ao sair pelos portoes acompanhado de um colega de classe vislumbrei aquela nave espacial deslumbrante parar a nossa frente era o pai desse amigo que estava vindo busca lo apesar da minha familia ter tido carros bem legais que hoje inclusive sao cultuados pela comunidade gearhead gol gti opala comodoro maverick aquela maquina era de um padrao que eu jamais tinha visto ate entao fiquei fascinado pelo formato da area envidraçada que parecia ter vindo de algum tipo de aviao e pela lanterna traseira vermelha de lado a lado que ostentava letras prateadas eclipse [youtube id= qscuocwfqgs width= 620 height= 350 ] com a inocencia de qualquer criança praticamente implorei a minha mae que comprasse um porem nessa epoca em que a abertura das importaçoes era recente o preço de um carro desses superava qualquer possibilidade financeira dela pois a maioria dos que rodavam por aqui eram de importaçao independente e o preço era surreal assim com o tempo e devido a raridade desse carro na epoca praticamente o unico eclipse que eu via era o do pai desse amigo eu dizia para mim mesmo que um dia eu iria ter um eclipse mas depois disso acabei mudando para o interior do rio de janeiro e perdi contato com esse colega nunca mais vi um eclipse pessoalmente e a vontade foi passando e caindo no esquecimento mas nao totalmente felizmente os fatos se convergiram para que quinze anos depois esse sonho fosse reaceso o que culminou na compra do meu eclipse mas para que esse sonho se tornasse realidade estavamos em 2010 eu estava frequentando a escola naval en e cursava o quarto ano na en os aspirantes vivem em regime de semi internato permanecendo a semana em estudos e sao liberados para passar o final de semana em casa a gente se organizava em camarotes divididos entre quatro pessoas e a escolha dessas pessoas era por afinidade logo no meu camarote ficavamos eu e mais tres amigos nessa epoca eu era um dos primeiros da minha turma a ter um carro e tambem ja estava concluindo o curso de maquinas portanto os papos sobre carro eram frequentes nos finais de semana fazimos viagens ate o interior para voltar para casa em meu santana 1993 e meus amigos falavam de seus planos em qual carro comprariam apos a formatura um dia resolvemos chegar os carros usados na internet foi ai que por acaso olhando os sites conhecidos de classificados como o webmotors e o mercado livre uma pequena foto de um anuncio destacado me chamou a atençao era um eclipse preto de sao paulo cliquei no link e no anuncio o proprietario fazia referencias a um clube chamado mitsumania o mitsumania ou mitsubishi clube do brasil era um forum dedicado a proprietarios de carros da marca mitsubishi mas a maioria dos seus membros ou pelo menos os que mais comentavam nos foruns eram proprietarios de eclipse isso fez com que a chama daquele sonho se reacendesse dentro de mim e ignorando a chacota que meus amigos faziam comigo dizendo que era besteira gastar dinheiro em um outro carro velho meu santana tinha 17 anos e que eu tinha que fazer como eles comprar um carro barato e mais novo para começar a vida um corsa classic um logan ou outra coisa pratica para trabalhar eu os ignorei e disse que para trabalhar ja tenho o meu panzer apelido do meu santana o que eu quero comprar e um eclipse todos os sonhos requerem um certo sacrificio no meu caso me inscrevi no forum do mitsumania e o acessava todos os dias eu passava horas namorando os eclipses na seçao de classificados do clube todos lindos porem a grande maioria deles custavam muito acima do preço da tabela fipe como a maioria dos carros de clube muito bem cuidados hora e outra eu investigava o webmotors e o mercado livre a procura de algum eclipse que nao pertencesse a membros do clube e assim foi a busca ate o fim do ano comecei a ficar ansioso pois sabia que se havia um momento para realizar o sonho o momento era aquele eu era solteiro nao tinha familia para sustentar e estava iniciando minha carreira na marinha entao eu tinha tempo livre e poucas despesas podia me dar o luxo de ter o eclipse entretanto minha grana era curta e os carros que eu podia comprar sempre tinham algum problema mecanico ou de documentaçao na vespera da formatura no entanto finalmente dei o passo decisivo resolvi pegar todo o dinheiro que eu tinha e o dinheiro que eu nao tinha para comprar o meu carro de um senhor que morava em brasilia juntando minha aplicaçao em renda fixa com o soldo especial de fardamento a marinha da dois soldos para os recem formados comprarem fardas novas consegui juntar r$26 mil e o carro custava r$30 mil os r$ 4 mil restantes obtive sacrificando a poupança reservada para a minha festa de formatura dessa forma eu iria — depois de 7 anos em regime de internato — participar apenas da cerimonia formal de formatura e deixar de viver a comemoraçao festiva com meus amigos e familiares para comprar um carro que estava a 1 400km de minha casa voce pirou essa foi a primeira pergunta que minha mae fez quando contei a ela meu plano logicamente meus outros familiares tambem me desaprovaram e me saturaram com perguntas do tipo — e se voce for pra brasilia e nao comprar o carro — e se o carro nao for capaz de chegar ate o rio de janeiro — com que dinheiro voce vai pra brasilia vai de onibus vai dormir onde vai comer o que vai chegar la e voltar logo em seguida perguntas perguntas e perguntas apesar de tudo isso nao arredei o pe o momento era aquele o carro que eu queria tinha otimas referencias e estava com um preço otimo apesar de estar com alguns detalhes de uso o proprietario me garantiu que ele aguentaria a viagem de volta e meu coraçao me fazia acreditar nas palavras dele ate mesmo a cor era identica a do eclipse dos meus sonhos alem disso se eu esperasse um pouco mais ele certamente seria vendido para outra pessoa contudo dias antes de eu pegar o onibus para brasilia minha mae se comoveu com minha determinaçao e resolveu bancar uma passagem de aviao com duas condiçoes a primeira condiçao de que isso me ajudasse a retornar vivo em casa com ou sem o carro e a segunda condiçao de que ela fosse junto e pudesse revezar comigo no voltante dessa maquina o resto da historia eu prefiro a reservar para um post falando somente de como foi a aventura em trazer o carro de volta pra casa resumindo o carro correspondeu as minhas expectativas o antigo proprietario foi muito sincero e honesto apresentando todos os aspectos do carro que mereciam atençao imediata e foi muito transparente na negociaçao voltamos vivos e com o carro — senao eu nao estaria escrevendo esse post nao deixe seu sonho se transformar em pesadelo hoje eu reconheço que nao se deve tomar 100% de sua decisao baseada na paixao realmente existiam varios fatores que foram desconsiderados nessa viagem alem disso por desespero eu poderia ter me agarrado a um carro que me traria muita dor de cabeça mais tarde com o eclipse isso acontece muito infelizmente e por isso aconselho sempre quando possivel buscar ajuda de uma pessoa proxima quando faltar aquele empurrao final conselhos de terceiros podem ate ser irritantes ou desestimulantes mas com certeza se forem de alguem que gosta de voce de verdade como mae ou pai pode ter certeza que irao te ajudar deixo aqui meus agradecimentos para a minha mae essa conquista teve uma participaçao sua agora vamos falar do carro o eclipse surgiu em 1989 fruto de uma joint venture da mitsubishi com a chrysler dessa parceria surgiu o nome no qual voces vao ouvir falar muito dsm ou diamond star motors — dsmers sao os fas da marca desta maneira ja temos uma primeira curiosidade sobre o modelo o eclipse na verdade e um carro americano e nao 100% japones como muitas pessoas pensam e e por isso que la nos eua eles sao tao populares quanto os volkswagen sao aqui o eclipse era um carro esportivo popular de mecanica japonesa confiavel com motor 4g63t versoes gs t e gs x ja a versao de entrada a gs o eclipse de brian o conner em velozes e furiosos possui o motor chrysler a420 que ao contrario do que muitos pensam nao e turbo de fabrica o foco principal desse esportivo popular era portanto a relaçao custo/beneficio por ter um motor oriundo do wrc fica claro por que os dsmers dizem que o eclipse e um carro que implora pra ser preparado e por que existe uma infinidade de peças de preparaçao no mercado americano algo bem semelhante ao que vemos hoje com o subaru impreza wrx nos dsmers classificamos o eclipse em geraçoes 1ga 1gb 2ga 2gb 3g e 4g entranto so e dsm o eclipse fabricado ate sua geraçao 2gb quando as pessoas pensam em eclipse elas logo imaginam o filme velozes e furiosos assim nao ha como negar que sua geraçao com maior numero de fans e a 2gb infelizmente ocorreu tambem um efeito que considero negativo de toda essa fama que e a grande quantidade de xuning que esse carro sofreu como consequencia da estetica de gosto duvidoso desses filmes e tambem nos jogos da serie need for speed underground alem de inumeros maus tratos de seus donos assim sendo o carro ganhou no brasil injustamente a fama de bomba logico que quando estamos falando de um esportivo popular tambem falarei sobre os defeitos do carro em um outro post quando a oportunidade surgir finalmente os planos para o carro quando eu o comprei ele ja possuia alguns upgrades mecanicos de herança de seu primeiro proprietario dentre elas uma turbina gt35r bomba de combustivel walbro 255lph e chip de potencia o motor produzia algo em torno de 300 cv a potencia original era 214 cv esteticamente o carro possuia apenas rodas enkei rsv de 18 polegadas ponteira de 4 5 polegadas montada sobre o escape original e o para choques dianteiro da versao 2gb o capo com extraçao de ar que aparece nas fotos eu coloquei depois havia portanto alguma base para a preparaçao inicialmente eu nao tinha pretensao nenhuma de preparar o meu carro como hoje em dia pois a potencia que eu tinha na epoca ja me satisfazia tampouco queria mexer na estetica original do carro que por sinal e atemporal minhas açoes iniciais foram voltadas a consertar os defeitos conhecidos do carro como os pneus a suspensao e alinhamento e outros que apareceram como os amortecedores da mala que perderam a pressao pneus novos reparo na suspensao e amortecedores do porta malas permaneci cerca de um ano e meio com o carro da maneira que ele comprei porem depois disso me vi estimulado a prepara lo meu atual objetivo e deixa lo com o setup necessario para que este carro possa participar de trackdays e nao fazer feio mas com uma aparencia que nao denuncie tanto sua preparaçao e que permaneça em um nivel que o permita ser usado em viagens ou nos finais de semana depois de algum tempo pesquisando o conjunto que mais me agradasse e com a ajuda de outros membros mais experientes do clube chegamos a minha atual receita de preparaçao motor a prepraraçao devera usar o potencial maximo da turbina gt35r nesse caso de 700 a 800 cv precisa ser forjado para resistir a altas taxas de boost treskilimei o momento de inercia e o r/l terao que ser reduzidos para se adequarem ao conceito de motor girador [youtube id= w_09a3uw1ls width= 620 height= 350 ] cambio e transmissao precisara ter uma embreagem que resista ao grande torque no minimo uma act2600 xtreme duty ou uma excedy mark ii o carro tera que ser controlavel em curvas por isso eu tinha que ter um diferencial de deslizamento limitado suspensao e freios apesar de executar o reparo da transmissao eu ainda achava que o carro era muito bobo para perder a traseira nao sei se isso era algum problema nao identificado ma distribuiçao de peso ou inabilidade do motorista mas o fato e que isso nao me transmitia muita segurança entao a suspensao seria completamente retrabalhada e o chassi enrijecido com strut bars e sway bars alem disso se voce quer correr voce precisa de meios para parar o carro e nesse quesito os freios originais do eclipse sao pessimos combustivel e arrefecimento basicamente o upgrade no setup do motor deveria ser acompahado igualmente pela capacidade de suprir o motor de combustivel e tambem de resfriar o cofre em materia de combustivel no começo cogitei rodar usando apenas gasolina podium no tanque pois ela tem octanagem mais alta o que me permitiria aumentar a taxa de compressao entretanto essa gasolina e dificil de se obter em minha regiao so tem 1 posto num raio de 100 km que vende essa gasolina e tambem recentemente vem ficando muito cara assim tive que me curvar e considerar a utilizaçao do e85 ou ate mesmo e100 como alimento para a fera aparencia nao curto personalizaçao estetica portanto pretendo apenas atualizar o bodykit para a versao 2gb e todo o resto que farei nesse quesito tera um embasamento voltado exclusivamente para o funcional defino isso como deixar o carro ser lobo em pele de cordeiro aparencia desejada cereja do bolo apos concluir todas as etapas anteriores pretendo partir para a adiçao de um sistema de carter seco e converte lo para traçao 4x4 do eclipse gs x contudo existem diversos fatores que devem ser levados em consideraçao para isso diagrama 3d de um sistema de carter seco por hoje me despeço nos veremos no proximo topico onde abordaremos com mais detalhes a questao da preparaçao ate la por leandro amorim correa project cars #136
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