nos posts anteriores demos uma visao geral acerca do que pretendo para o meu carro e no segundo post procurei explicar minhas razoes pela adoçao de um supercharger e nao um turbo no caveirao do bope a sobrealimentaçao e a parte principal deste projeto e tambem a mais cara por isso ela so sera executada quando eu tiver certeza que o carro possui uma base adequada estou falando de cambio motor e suspensao fiquei feliz pela quantidade de comentarios — que inclusive me fizeram repensar novamente na questao supercharger versus turbo aos senhores que debateram comigo naquele post externo meus agradecimentos e podem ficar cientes de que sua opiniao sera levada em consideraçao pincipalmente no que diz respeito a adoçao de um intercooler mas antes de começar alguns filmetes [youtube id= jybct_6vkom width= 620 height= 350 ] este primeiro filme demonstra o potencial de um m3 americano com configuraçao stock de fato trata se de um carro que ja agrada bastante mesmo original entao porque preparar o filme a seguir responde um pouco essa pergunta e vem me dando inspiraçao pra esse pc#138 aumentem o volume coloquem em tela cheia e curtam os videos [youtube id= lh0vtgdtzuu width= 6020 height= 350 ] [youtube id= i6ab9alucy0 width= 620 height= 350 ] como voces podem ver trata se de um carro que começa a entrar no seu estilo de vida eles foram produzidos numa epoca em que os fabricantes pareciam se preocupar com a satisfaçao do condutor em primeiro lugar produzindo carros voltados para entusiastas ainda quero fazer meu primeiro drift nesse carro lembram ao que interessa a construçao da base solida iniciando pela transmissao do carro irei discursar agora sobre a base necessaria para o kit supercharger ou ate mesmo uma preparaçao turbo que sera instalado no carro a maioria dos senhores deve saber mas vale a pena lembrar a sobrealimentaçao acrescenta cerca de 10% na potencia e 20% no torque para cada 0 1 bar de pressao de sobrealimentaçao claro que isso e uma medida bruta e generica pois desconsidera diversas perdas decorrentes da transmissao supercharger da restriçao turbo entre outras o importante a saber e que quando sobrealimentamos um carro espera se um ganho de torque superior ao ganho de potencia em uma razao proxima de 2 1 e no que isso implica em reforço no cambio ele passa a se tornar o ponto fraco em um elo de correntes portanto merece extrema atençao outro fator importante a ser lembrado e o fator idade do veiculo que com seus quase 20 anos de existencia possui naturalmente algumas peças que estao necessitando de reposiçao para este carro pretendo fazer a revitalizaçao do aparato de cambio e para isso estou recorrendo a compras online atraves do site turnermotorsport com eles sao uma empresa especilizada em veiculos da marca bmw e negociam peças para a grande maioria dos modelos fabricados desde 1985 a seguir as peças que compoem essa etapa ja em fase de aquisiçao 1 kit sachs hd a ideia aqui e permitir mais torque este kit produzido pela sachs que tambem fornece componentes oem e apropriado para um encremento de torque ate 475nm originalmente o m3 tem 310 nm 2 volante de motor jb em aluminio aliviado em 4 kg agora pesa 7 kg originalmente pesava 11 kg a intençao de fazer esta substituiçao e de alguma forma contrabalancear a perda de potencia decorrente do emprego do supercharger conceito de massa rotativa para o bom entendimento da razao do emprego do volante aliviado vamos a esses conceitos na verdade a perda causada pelo compressor nao se trata de uma perda de potencia mas sim de uma reduçao da potencia util para ser usada na propulsao do carro volantes de motor possuem a funçao de armazenar energia na forma de inercia e portanto deixar o funcionamento do carro mais liso isso e importante para carros de rua onde pegamos muito transito e desejamos ter certo grau de conforto na conduçao porem e algo inutil em um carro de corrida onde o que interessa e a potencia em tese qualquer peça componente da massa rotativa do motor possui tambem essa funçao alem de suas funçoes originais por isso deve se ter cautela ao alterar o peso de qualquer componente que faça parte do conjunto de massa rotativa do motor no topico anterior vimos que uma dos pontos fracos do emprego do supercherger e a canibalizaçao da potencia em decorrencia do seu acionamento basicamente essas perdas podem ser explicadas pela seguinte simulaçao feita por esta calculadora volante do motor oem peso 11 kg diametro 240 mm 9 45 polegadas volante de aluminio jb racing peso 7 kg diametro 240 mm 9 45 polegadas entrando com dados na calculadora para 6 000 rpm temos o seguinte volante oem 16 129 16 joules ou 21 61 hp/segundo armazenado sob forma de inercia volante aliviado 10 000 08 joules ou 13 40 hp/segundo armazenado sob forma de inercia conclusao o uso de um volante aliviado liberaria cerca de 8 2 1hp/segundo de energia produzida no motor esta energia poderia extra seria consumida para acionar o supercharger reduzindo assim as perdas energeticas decorrente de sua desvantagem para aqueles interessados em saber o quanto de potencia e possivel liberar atraves da reduçao da inercia rotativa no powertrain de seu carro eu sugiro este link esta em ingles porem e uma boa explicaçao de como tudo isso funciona reposiçao de componentes o proprio carro ja deu sinais de que precisa de sobressalentes pois semana passada estava rodando tranquilamente e o pedal de embreagem abaixou completamente era provavelmente o cilindro de embreagem querendo se aposentar na proxima semana vou aproveitar uma licença no trabalho para parar o carro e realizar a troca ja comprei o cilindro mestre escravo e uma linha hidraulica de inox para a embreagem soma se a isso a instalaçao de alguns sensores que eu tinha comprado para melhor monitorar a saude do motor manometro de pressao de oleo termometro de oleo e voltimetro da bateria [gallery link= file columns= 4 ids= 25093 25094 25095 25096 25097 25098 25099 25101 ] alem desses componentes ja comprados pretendo comprar em seguida os rolamentos do carda e os coxins do diferencial traseiro e os rolamentos das quatro rodas encerrando assim esse pacote alem disso estao lembrados sobre o que eu disse do carro ser baixo pois e dessa vez um pequeno grand canyon que eu nao consegui evitar causou uma pequena avaria no meu para barro dianteiro direito por sorte nada de mais grave aconteceu com os amortecedores rodas e pneus a passos de tartaruga e demais aventuras como vimos o projeto esta com um ritmo lento com mais planejamento e menos aquisiçao das peças a razao para isso e a restriçao do meu orçamento visto que alem de ter que manter meu eclipse ja em fase final ainda estou me aventurando em trazer mais um integrante da minha garagem um corvette targa 1981 que finalmente tive a coragem ir atras para comprar me despeço mais uma vez e aguardo todos na proxima parada dessa longa viagem ate a conclusao do projeto por leandro amorim correa project cars #138
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