ola amigos do flatout meu nome e fred tenho 24 anos sou de avare/sp e estou estreando no project cars com um pouco da minha historia com meu chevette 1983 espero que curtam sempre gostei muito de carros antigos meu avo materno me levava a escola todos os dias em seu maverick luxo quatro portas quando eu tinha meus 10 anos e me lembro como era bom ir a escola naquele carro que todos admiravam quando passava foi ali que nasceu minha paixao por carros antigos era igual a este da foto porem com a pintura bem desgastada eu o chamava de salsicha pois era um vermelho ja bem desbotado foto quatro rodas ja adolescente com meus 13 anos meu pai comprou um chevette se 1987 no qual eu aprendi a dirigir e definitivamente a gostar de chevette ele nunca foi um cara ligado a carros apenas os tem para se locomover e nada alem disso entao restava a mim dar aquele trato no fim de semana para quem sabe poder dar umas voltinhas no quarteirao voltinhas estas que eram so alegria lembro ate hoje o dia que decidi dar uma puxada mais forte com o chevette em uma rua vazia estiquei a primeira passei segunda e na troca para a terceira soltei a embreagem antes de entrar totalmente a marcha encavalando o cambio pensem num garoto que ficou desesperado encostei o carro quase chorando sem saber o que fazer e com uma unica certeza o problema seria grande depois de umas porradas na alavanca consegui deixar em ponto morto e voltar para a casa cambiando suavemente como um velhinho de 70 anos ate hoje meu pai nao sabe desta historia espero que ele nao esteja lendo isso essa e uma das poucas fotos que tenho ao lado dele nela estamos minha mae eu irma e minha falecida avo na outra estavamos na catedral de itaporanga [gallery columns= 2 link= file ids= 35392 35393 ] a compra em 2006 o chevette se foi para dar lugar a um mille ep 1996 infelizmente nao consegui compra lo do meu pai e nem o ganhei de presente quando completei 18 anos comecei a busca por um chevette que coubesse em meu pequeno bolso levei quase 3 anos para finalmente comprar meu tao sonhado primeiro carro de inicio eu queria um modelo ‘’tubarao’’ porem no interior de sao paulo e dificil de encontrar e quando isso acontece a pedida sempre e alta sempre de olho na rua por algum a venda em um dia qualquer voltando do supermercado com minha namorada avisto um chevette preto a venda parei anotei o contato e no outro dia ja fui dar uma conferida melhor ao meio dia estava eu na porta do proprietario para dar uma olhada naquele chevette preto 1983 aos meus olhos o carro estava perfeito era aquilo mesmo que eu queria e a empolgaçao me deixou cego diante de varios defeitos do carro comentei com meu pai sobre o chevette e pedi que fosse comigo fazer um ‘’teste drive’’ para fecharmos a compra demos uma volta e a conclusao dele foi a seguinte esquece este pau velho o carro ta um lixo claro que eu nao desistiria do meu sonho assim tao facil e segui em frente por conta propria o chevette tinha muitos barulhos na suspensao estava imundo mas era bem alinhado e eu seria o seu terceiro dono so tinha um problema o cara pedia r$ 4 000 e meu orçamento era r$ 2 500 ofertei descaradamente metade do valor pedido e recebi um sonoro nao uma semana depois o telefone toca e o vendedor com uma contra proposta diz que fecharia negocio por r$ 2 700 dia 12 de janeiro de 2011 um dia no qual nao irei me esquecer estava eu com meu entao sonhado primeiro carro um chevette e claro com a pintura toda opaca cofre imundo e implorando por um belo banho [gallery columns= 4 link= file ids= 35395 35396 35397 35398 ] nao estava em otimo estado mais pelo valor pago nao dava para exigir muito apenas lhe faltava um dono o primeiro ‘’trato’’ hora de por a mao na graxa e ja fazer algumas melhorias no carro comecei por uma boa lavagem externa cofre assoalho e um polimento no braço [gallery columns= 4 ids= 35399 35400 35401 ] revisei toda a suspensao trocando tudo que era necessario como as quatro bandejas pivos buchas amortecedores entre outras coisas os freios foram revisados com a troca dos discos e pastilhas instalei um abafador jk para deixar um ronco mais encorpado e aproveitei para dar um trato no assoalho incluindo uma boa lavagem e pintura do eixo traseiro aqui um video logo depois de instalar o novo sistema de escape [youtube id= iiygzwvvpqw width= 620 height= 350 ] e assim fui fazendo melhorias simples e que coubessem em meu orçamento neste tempo ainda nao sabia ao certo qual seria meu projeto e que rumo tomar eu estava apenas fazendo o necessario para rodar com segurança minha ideia era todo mes reservar uma grana para fazer algo nem que fossem detalhes minimos mas que no final fariam grande diferença toda parte eletrica foi revisada retirado tudo que nao funcionava como alarme bloqueadores entre outras coisas antigas quando o comprei ele tinha um kit ‘’monza’’ com antena eletrica retrovisores porta malas e vidros eletricos porem nada funcionava entao resolvi tirar para evitar dores de cabeça e um possivel incendio emaranhado de fios e um sistema de alarme la dos anos 1990 e so quem tem chevette sabe o quanto e dificil encontrar um painel sem trincas em umas das minhas inumeras visitas ao ferro velho acabei encontrando um em perfeito estado e nao pensei duas vezes em comprar com ajuda de amigos que me explicaram como era todo o processo de retirada do painel fiz o serviço em casa sozinho com ferramentas made in walmart e duas horas de trabalho finalmente tudo no seu devido lugar antigo tabelier depois de sofrer um pouco com a desmontagem e dar um belo trato no painel novo consegui deixar tudo montado e funcionando [gallery columns= 4 link= file ids= 35406 35407 35408 35409 ] tambem fiz a reforma das rodas jolly modelo piquet que foram diamantadas e ficaram um bom tempo no chevette instalei tambem um par de farois de neblina cibie serra ii amarelos foram um achado e tanto retirei de um gol bx bem surradinho por meros r$ 100 e ficaram perfeitos no chevette gol bx doador e ja instalados no chevette algumas pequenas mudanças e o chevette ja havia melhorado muito ate que chegou a hora de focar no motor pois alem de inumeros vazamentos ele estava rajando e começando a perder força la fui eu em busca de um mecanico de confiança que me deixasse acompanhar todo o processo e tambem aceitasse as peças que eu mesmo compraria por indicaçao do meu avo conheci o gabriel um cara super honesto e disposto a me ajudar motor desmontado e a surpresa era tudo como saiu de fabrica 30 anos antes entao mandamos o bloco para a retifica para brunir as camisas que agora seriam na medida 0 50 o virabrequim precisou apenas de um leve polimento e as bielas agora recebiam novos pistoes metal leve 0 50 o cabeçote foi revisado como nao havia trincas bastou um jogo de aneis novos limpeza das valvulas originais e assentamento com todas as juntas novas retentores e correias o motor estava pronto para ser fechado alem disto comprei um kit novo de embreagem revisei cambio e diferencial e fiz a troca de oleo dos mesmos e tambem revisao do motor de arranque e alternador na parte de igniçao troquei velas cabos tampa do distribuidor e bobina o funcionamento ficou perfeito uma coisa que sempre gostei de fazer e anotar todos os gastos mesmo que sejam minimos uma boa e velha planilha do excel me faz ter uma ideia de quanto ja foi gasto no projeto — o que serve como referencia para quem quiser embarcar numa aventura como a minha vejam o valor de algumas peças aqui o motor ja fechado com todos seus perifericos pintados e pronto para ser instalado [gallery columns= 6 link= file ids= 35418 35419 35420 35421 35422 35423 ] este foi um dos dias mais felizes com meu chevette ali meu carro melhorava muito tanto em desempenho como em confiabilidade ate entao eu o usava apenas na cidade pois nao tinha confiança para viagens longas com o antigo motor voces vao pensar por que ja nao fez um engine swap nao fez uma leve preparaçao aspro ou turbo vou explicar nao tinha grana para nada alem de um motor original com peças de qualidade e uma mao de obra honesta obviamente tenho em mente algo mais apimentado para este motor mais isso ficara para os proximos posts agora teria que tomar uma decisao manter a originalidade ou partir para algo digamos diferente a decisao e o rumo do projeto voces ficarao sabendo na segunda parte onde o chevette se transformara literalmente em um project car quero agradecer a todos do flatout pela oportunidade de mostrar meu projeto e deixo aberto a seçao de comentarios para sugestoes criticas opinioes e qualquer tipo de duvidas que responderei com o maior prazer ate a proxima pessoal por fred castro project cars #157
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.