ola amigos do flatout no primeiro post falei sobre a compra e algumas melhorias realizadas por mim em meu chevette 1983 voces podem conferir clicando neste link neste segundo post irei falar sobre a minha escolha entre tornar o chevette digno de placa preta ou partir para algo diferente — como montar o projeto ao meu gosto mesmo que nao agrade a todos logo de cara descartei a placa preta embora goste muito de carros totalmente originais nao era o que eu tinha em mente para o meu chevette na verdade enquanto os upgrades iam acontecendo surgiam as ideias de como deixar o projeto mais bonito e harmonico e meio sem querer ficou com jeito de personalizaçao dos anos 1980/90 com a suspensao levemente rebaixada escapamento aberto rodas de tala larga farois amarelos e outros detalhes os boys da decada de 1980 e suas personalizaçoes alem de me inspirar neste estilo que o pessoal chama de veb velha escola brasil eu sempre gostei dos chevette europeus opel kadett c e seus projetos para subidas de montanha e rallye mas para chegar a este nivel faltava muito e decidi dividir o projeto em etapas que seriam estas 1° fazer a tapeçaria 2° novas rodas com uma pegada mais ‘’racing’’ 3° comprar todas as peças necessarias de acabamento dos chevette 83/86 4° iniciar a restauraçao funilaria e pintura 5° preparar o motor original ou partir para um swap rumo traçado era hora de seguir em frente e focar no objetivo entao comecei primeiro pela tapeçaria ja que o seu estado era deploravel [gallery columns= 4 link= file ids= 43525 43526 43527 43528 ] comecei desmontando tudo e para a minha surpresa apenas o assoalho do motorista estava ruim eu ja suspeitava pois ja havia dado uma checada por baixo e toda vez que pisava ali para sair e entrar escutava um rangido como o interior ja estava todo desmontado era hora de cuidar destes podres alem deste no assoalho tinha tambem alguns pontos de ferrugem entorno do para brisa e do vidro traseiro direito coisas comum em um carro com mais de 30 anos entao levei a um funileiro de confiança que poderia fazer o serviço sem me cobrar um absurdo lembrando que eu ainda tinha um orçamento extremamente apertado porem sempre tentando fazer com o maximo de qualidade possivel como as bandejas paralelas sao de qualidade duvidosa decidimos comprar uma chapa com uma espessura um pouco maior e moldar no lugar alem de revestir tudo com kpo e bate pedra e este foi o resultado nao ficou com um acabamento digno mas garanto que a ferrugem por ali nao voltara tao cedo o restante do assoalho so precisou de uma boa limpeza e estava em otimo estado agora teria que tomar outra decisao manter o interior totalmente original garimpando o seu tecido — que ja nao e facil de se encontrar — ou fazer algo diferente sempre gostei da combinaçao carro preto interior claro do tipo creme bege ou marrom entao porque nao fazer algo deste tipo no chevette ja que meu projeto nao era ter um placa preta e sim um chevette diferenciado porem com muitos detalhes originais decisao tomada deixei os bancos com o jorge um amigo tapeceiro o qual eu agradeço muito pelo trabalho feito em meu carro a escolha foi um curvim creme bem claro enquanto o interior nao ficava pronto precisava refazer o console central que antes abrigava os comandos eletricos do monza e um toca fitas tkr retirei algumas medidas do antigo console e fiz um projeto adicionando porta objetos e o alongando ate o banco traseiro antigo console se desmanchando e o projeto feito por mim para o novo console [gallery columns= 4 ids= 43607 43608 43610 43611 ] projeto em maos porem nao tinha ferramentas e nem conhecimento em marcenaria para executar entao recorri a um tio de minha namorada que fabrica violoes e ele topou me ajudar simplesmente um trabalho de primeira agradeço imensamente ao nelson pelo console [gallery columns= 5 link= file ids= 43612 43613 43614 43615 43616 ] agora era hora de ver se eu realmente tinha acertado na escolha de um interior creme para o chevette como no primeiro post eu deixei bem claro os valores gastos aqui nao sera diferente da para se fazer um bom projeto sem gastar fortunas a tapeçaria ficou em r$ 1 350 e foram feitos o forro de teto as quatro laterais console central tampao traseiro e claro os bancos — tudo em curvin de qualidade claro que o ideal seria usar couro mas para mim e impossivel financeiramente e este foi o resultado [gallery columns= 6 link= file ids= 43617 43618 43619 43620 43621 43622 ] com o novo interior o filme dos vidros foi embora ja que eles estavam ali para esconder o antigo todo rasgado o encosto traseiro e da linha fiat e para mim trouxe um pouco de modernidade para o interior as costuras foram feitas seguindo o padrao original nao totalmente a risca pois fiz algumas mudanças para alguns este interior nao combina em nada com o carro para outros e o ponto que chama mais atençao no chevette ja que se tem um belo contraste com a sua pintura preta a primeira etapa havia sido concluida hora de buscar um novo jogo de rodas para o chevette foi quando um amigo me oferece um jogo de rodas girus modelo bbs aro 14 tala 6 5 pintadas de marrom outono metalico as rodas estavam em perfeito estado e depois de uma boa negociaçao suaves prestaçoes decidi que seria elas o novo set de rodas montei as rodas com pneus kumho 185/60 e aproveitei para dar um leve tapa na altura dele com amortecedores preparados e dois elos a menos nas molas o deixaram mais firme nas curvas para reforçar a estrutura e estabilidade foi montada uma barra estabilizadora superior agora o chevette tinha uma pegada um pouco mais racing mas ainda longe do meu objetivo segunda etapa concluida era hora de começar a garimpar peças novas para a restauraçao a lista era grande mais devagar comprei tudo o que eu precisava retrovisores 83/86 frisos lateiras em aluminio polainas grade dianteira farois e par de setas alguns vao perguntar somente isso e o restante como para choques lanternas traseira e varios outros itens respondo pretendia utilizar os originais do chevette todos em otimo estado e sem a necessidade de troca ja que o projeto e de baixo custo enquanto ia levantando a grana para começar a fazer alguns orçamentos de funilaria e pintura fui a alguns encontros de carros antigos o primeiro foi em avare onde conheci o rafael meu mecanico e proprietario de um belo chevette 1986 automatic todo original e nunca restaurado depois fui para ourinhos/sp e fui muito bem recebido nesta viagem fiz mais um amigo este de longe edmar vieira de presidente prudente/sp e seu chevette 1986 sl [gallery link= file ids= 43630 43631 43632 ] desde o termino da retifica do motor ate esta ultima etapa se passaram cerca de 10 meses e havia um longo caminho a percorrer pois a funilaria e pintura nao ficaria por menos de r$ 5 000 e quando a gente menos espera alguem nos ajuda meus pais decidiram dar um empurraozinho na reforma e me ajudaram financeiramente menos de 15 dias depois la estava eu com capital suficiente para poder finalmente concluir o meu projeto agora precisava manter a calma segurar a ansiedade para escolher a oficina certa que executaria o serviço ja que dinheiro nao seria o problema porem nos tres primeiros orçamentos nas melhores oficinas de funilaria e pintura da cidade quase desisti de tudo me pediram entre r$ 7 000 e r$ 10 000 para fazer o serviço — algo impensavel pelo estado do meu carro que era muito bom e nao exigiria grandes serviços apos cerca de 50 dias finalmente encontrei alguem disposto a me ajudar sombra um otimo funileiro e pintor que trabalha sozinho e apenas com serviços agendados eu ja havia lido centenas de projetos conversado com amigos e o que mais me preocupava era a demora da maioria dos profissionais desta area aqueles casos de projetos esquecidos no canto da oficina desentendimentos e outros problemas a primeira coisa que conversei com o sombra foi o valor que seria cobrado ele olhou tudo no carro mostrou como iria fazer o que seria feito e assim adiante isso com o carro todo montado a mao de obra custaria r$ 3 000 fora isso teria o gasto com todo o material necessario e o prazo de entrega de 60 dias sinceramente eu duvidei um pouco deste prazo inicial mas foi o melhor custo x beneficio e fechei negocio o pagamento seria efetuado apenas com o carro finalizado e ja em casa e o material seria todo comprado por mim ele prontamente aceitou e marcamos que no dia 10/06/2014 eu teria que estar com o carro na porta da funilaria todo desmontado ja que esta parte eu decidi que caberia a mim tanto a desmontagem quanto a montagem depois do termino da pintura neste meio tempo sempre ficava namorando algumas rodas no site rodas de liga leve um dos parceiros aqui do flatout ate que me aparece esta belezinha aqui por um preço imperdivel sao rodas gsw de 15 polegadas tala 8 e offset 15 apos consultar um amigo para saber se caberia no chevette sem grandes adaptaçoes arrematei o jogo e em pouco tempo elas estavam prontas para ser montadas no chevette — antes mesmo de ir para a funilaria nao aguentei esperar fui ver como ficariam junto vieram pneus kumho ecsta spt 195/45 [gallery columns= 5 link= file ids= 43634 43636 43637 43638 43639 ] apos a montagem eu tinha a certeza que a escolha foi certa as rodas ficaram perfeitas nao foi necessario nem rebater os para lamas isso me animou e muito e finalmente estava na hora de iniciar a desmontagem do chevette eu jamais havia desmontado um carro quase por completo nao seria uma tarefa facil mais com um pouco de organizaçao e calma eu o faria tranquilamente na garagem de casa e sozinho para isso eu precisava de ferramentas de qualidade entao decidi comprar logo um belo kit de ferramentas mayle eu tinha cerca de 10 dias para desmontar tudo exceto mecanica e os vidros no inicio parecia um prazo curto para alguem que jamais fez algo parecido mais com calma em menos de cinco dias o carro estava somente na lata como trabalho cerca de 10 horas por dia comecei desmontando no horario do meu almoço e a noite [gallery columns= 4 link= file ids= 43662 43661 43660 43659 43658 43657 43656 43655 43654 43653 43652 43651 43650 43649 43647 43646 43645 43644 43643 43641 ] carro todo desmontado e com as peças organizadas foi mais facil do que eu imaginava porem ainda me assustava o fato da montagem posterior principalmente a parte eletrica eu marquei todos os chicotes e isso facilitou muito dei uma boa organizada no cofre ja que o motor nao seria retirado para a pintura finalmente chega o dia esperado e la se vai o chevette rumo a funilaria e pintura [gallery columns= 4 link= file ids= 43668 43667 43666 43665 ] confesso que foi um momento tenso pois varios projetos ficam estagnados nesta parte as vezes por anos entao tinha que ficar em cima do funileiro/pintor e foi isso que fiz todo dia eu passava fazer uma visita e ver como ia o serviço o restante fica para o terceiro e ultimo post no qual falarei sobre o termino da restauraçao a montagem alguns upgrades e o futuro do projeto um grande abraço a todos e ate breve por fred castro project cars #157
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