ola pessoal depois de contar a voces todos os segredinhos que tenho guardados la em casa chegou a hora de decidir como sera a reparaçao dos estragos na lataria do carro e as modificaçoes que pretendo acrescentar nesse processo o acidente que sofri no autodromo de brasilia ocorreu em julho de 2014 e toda essa demora para iniciar o conserto do carro tem explicaçao outras prioridades tive que canalizar meus recursos para a reforma da minha casa e quem ja mexeu com isso sabe muito bem o que acontece voce planeja gastar um valor e no final acaba gastando tres vezes mais o bom de tudo e que deixei minha esposa bem feliz pois como diz o ditado when mama is happy everybody is happy agora o caminho para a recuperaçao do carro esta pavimentado e as ideias que surgiram nesse tempo começam a se encaixar novo visual do kadett uma coisa eu ja tenho certeza vou atualizar o visual do carro e fazer o facelift do modelo fabricado ate 1995 para o design do esportivo kadett gsi ja tenho em maos todas as peças necessarias capo com aquelas saidas de ar parachoques dianteiro e traseiro grade dianteira lente da luz de neblina traseira spoiler lateral tudo original [gallery columns= 4 link= file ids= 50839 50840 50841 50843 ] aproveitei que estava com tempo de sobra e comprei alguns itens exclusivos da versao europeia la o nosso kadett gsi era conhecido em alguns paises como opel astra mk2 gte 16v e noutros como vauxhall kadett gsi tirando o fato de que la ele foi produzido com o famoso motor c20xe muitos deles com cabeçote cosworth as diferenças de visual ficam por conta de alguns detalhes como por exemplo os piscas na cor ambar os nacionais eram simplesmente transparentes e a entrada de ar do vidro traseiro perfurada aqui ela tinha aletas iguais as demais versoes gl e gls depois de muito garimpar no ebay consegui os piscas ambar da marca germanica hella e a entrada de ar perfurada seguem as fotos dos trofeus e como eu precisava substituir o farol dianteiro direito avariado na batida aproveitei e arrematei aqui mesmo no brasil um par de farois cibie um achado de estoque antigo new old stock mesmo com todas as peças para o facelift em maos ainda tenho algumas duvidas que eu gostaria de compartilhar com voces a respeito da cor qual cor vou tentar expor as questoes apresentando os pros e os contras de cada opçao fazendo um contraponto entre razao e emoçao vamos la primeira opçao manter a cor original conhecendo nossos prestadores de serviço vulgo lanterneiro e pintor como eu conheço e antevendo todo o tipo de problema que eu poderia enfrentar numa tentativa mais ousada com o carro ja me bate uma tristeza no coraçao prazos estourados serviço tendo de ser refeito desgastes tempo perdido dinheiro jogado fora nessa perspectiva pintar o carro da mesma cor e manter o feijao com arroz nao parece ser tao ruim assim a cor original e chamada na paleta de cores da gm de azul cezanne e e muito comum de ser vista cobrindo a lata de alguns omegas e dos primeiros vectras alguem com indole mais purista ja deve estar se contorcendo na cadeira e esbravejando que a gm nao fabricou o gsi nessa cor azul e verdade sairam apenas nas cores preto liszt branco nepal branco mahler vermelho bach vermelho shumann bordo prata argenta cinza niquel e azul colonial este ultimo rarissimo de se encontrar por sorte eu consegui uma amostra desse azul colonial pra gente comparar como efetivamente nao saiu kadett gsi na cor atual do meu carro pedi a um amigo para fazer uma simulaçao no computador eis o resultado confesso que gostei bastante do resultado mas achei sobrio demais e pouco inspirador para um carro de pista e por falar em carro de pista quero abrir um parentese para discutir se vou seguir nessa reforma uma linha conservadora ou uma tendencia mais radical por conservador eu diria que o carro permaneceria street legal isto e com interior todo montado manteria os vidros e nao instalaria a gaiola de proteçao rollcage nao adianta tentarem me convencer como advogado ja estudei o codigo de transito brasileiro e as resoluçoes do contran exaustivamente e nao encontrei fundamento legal para regularizar a gaiola num carro de passeio regularizar como alteraçao visual com aquele despachante do tipo gerson que da um jeitinho em tudo nao serve pra mim se eu for manter essa linha conservadora nao instalarei a gaiola e o carro permanece como esta indo e voltando dos trackdays rodando se for ser radical nisso incluida a adoçao da rollcage cinto de quatro ou cinco pontos alivio dos acabamentos do interior e a troca dos vidros por lexan ai sim o carro toma um rumo 100% racing com as implicaçoes de nao poder mais circular legalmente na rua etc por que estou tratando desse assunto nesse momento porque quando o carro for para a lanternagem eu ja quero ter decidido o futuro dele sera um sleeper street legal ou sera 100% racing em todo o caso se eu decidir pinta lo com o mesmo tom de azul original vou mudar as rodas para um modelo que eu ja tenho comigo saem as rodas de astra e entram as rodas da bmw 323i aro 15 e tala 7 reformadas para furaçao 4x100 e polidas muito conhecidas entre os entusiastas dos campeonatos de arrancada a vantagem dessas rodas e o peso baixissimo apenas 6kg sem pneu e eu gosto bastante da combinaçao do azul escuro com rodas de aluminio polidas ainda nessa perspectiva sleeper existem outros tons de azul que tem me atraido bastante a atençao na rua sao cores novas e que podem parecer chamativas a primeira vista mas lembrem se estamos fazendo um brainstorm nao tem nada decidido ainda segunda opçao azul grafite da nissan os mais atentos ja devem ter reparado nesse azul que esta circulando pelas ruas nos carros da nissan especialmente no sentra e no march trata se do azul grafite nome dado pela fabricante niponica a esse novo tom de azul que na minha mais modesta opiniao e simplesmente fantastico sei que a foto acima esta bem alterada por software mas ja tem um tempinho que estou namorando essa cor ao vivo nos carros da nissan que vejo na rua uma coisa eu ja reparei ela fica mais bonita no sentra que e um sedan e portanto um carro maior do que no march nao consigo achar uma explicaçao para isso talvez algum amigo fotografo ou especialista na area consiga o certo e que essa e uma opçao que estou cogitando e ela tem ocupado bastante meus pensamentos terceira opçao azul netuno metalico da honda ja perceberam que quando voce compra algo novo seja um carro um relogio ou um celular voce começa a reparar esse mesmo objeto em varios lugares e ele começa a aparecer com mais frequencia em momentos inesperados pois e eu estou vendo azul em todo lugar agora esse tom de azul eu vi no novo honda fit e a montadora o chama de azul netuno metalico e uma cor bem viva e chamativa quase exagerada no honda fit ela contrasta com alguns elementos de preto da grade debaixo dos retrovisores e nos parachoques traseiros fazendo uma otima combinaçao por ser uma cor mais cheguei pode ser uma opçao interessante num carro de rua sem perder o lado ousado dos carros de corrida pesquisando imagens na internet com esse argumento encontrei a mesma denominaçao de cor sendo usada pela fiat para colorir o novo uno particularmente achei o azul da fiat mais metalizado vejam a amostra abaixo uma coisa e certa independentemente se o carro for pintado com o azul original ou com esses outros tons apresentados ele tera um elemento de exclusividade e nao deixara de mostrar um apelo esportivo por causa do visual do kadett gsi e quem sabe de uma cor azul mais provocativa outra certeza mantendo o azul nao havera necessidade de alteraçao no documento uma vez que a cor predominante sera a mesma nao importando pelo menos para o fiscal de transito se aquele e um azul cezanne ou azul grafite ou azul netuno ou azul darth vader whatever com scoop ou sem scoop para alguns a resposta e facil sem scoop logico como a gente diria aqui em goias trem feio so concordo e feio mesmo mas me deixem contar como a ideia surgiu esse scoop para quem nao reparou era usado no modelo anterior da chevrolet s10 nela o scoop cumpria apenas funçao estetica pois nao havia nenhuma abertura no capo direcionando o ar externo para o interior do cofre sendo curto e grosso era so um enfeite mesmo mas a minha inspiraçao original para scoop veio do passado talvez nem todos se lembrem mas nos idos de 2002 2004 havia no campeonato brasileiro de arrancada um kadett aspirado na categoria super street traçao dianteira que era o terror dos competidores que usavam motores vw ap era o kadett vermelho e depois branco do piloto catarinense vicente orige bicampeao brasileiro naquela categoria esse era o seu carro vencedor na epoca em que usava um motor aspirado primeiro com cabeçote 16v e depois com 8v o kadett do vicente ostentava um scoop funcional cuja objetivo era direcionar o ar captado pela frente do carro para o interior do cofre mais especificamente para a entrada das borboletas individuais o principio e simples o ar no exterior do veiculo e mais frio que o ar circulante dentro do cofre sendo por isso mais denso com mais moleculas de oxigenio necessario a queima do combustivel mais oxigenio na equaçao aliado a uma mistura correta resulta em mais potencia finalizando o flashback minha ideia entao foi instalar um scoop no meu carro seguindo o mesmo raciocinio o modelo adotado pelo vicente era da fibra de vidro; como a s10 ja tinha o scoop pronto resolvi adota lo e la ele esta ate hoje cumprindo seu papel e feio sim mas funciona alem disso chama muita atençao para o carro e quebra um pouco aquele look caracteristico dos sleeper que e justamente ser um lobo em pele de cordeiro o scoop denuncia logo de cara que ali debaixo do capo tem algo a mais so que com toda essa ideia de reforma e mudança de visual estou colocando essa questao estetica novamente em discussao para nao dar mancada e estragar o quadro geral se e que me entendem e para ajudar a decidir seguem abaixo duas imagens uma do meu carro sem scoop e outra com scoop so lembrando que o capo do gsi que sera instalado tem saidas de ar e precisara ser cortado para receber a entrada de ar e os furos de fixaçao do scoop da do so de pensar mas se for por uma boa causa sera feito branco dtm ou branco martini ate agora so falamos do azul mas alguem pode estar perguntando por que voce nao pinta de outra cor tipo vermelho amarelo ou mesmo branco a primeira restriçao que eu tenho para mudar a cor e justamente o processo de legalizaçao perante o orgao de transito alem da vistoria final e necessario um requerimento administrativo previo informando a alteraçao de cor pretendida e exige se que a oficina de pintura apresente nota fiscal das peças e serviços empregados burocracia pura mas e a lei enfim se eu for encarar esse desafio minha opçao de cor sera o branco nao vejo meu carro vermelho amarelo verde ou noutra cor e questao de gosto; cada um tem o seu se for branco tenho algumas opçoes bem legais em mente pelo titulo acima voces ja devem ter imaginado primeira opçao branco dtm alem da cor branca que cai muito bem no kadett essa opçao envolve utilizar um layout de faixas coloridas para compor o visual adotado pelos carros da opel que corriam no campeonato alemao de turismo mais conhecido como dtm deutsche tourenwagen meisterschaft toda vez que eu olho para essa imagem meus amigos eu tenho pensamentos obscuros me da vontade de chutar o balde e mandar o kadett para o lado negro da força mesmo visualmente da para replicar praticamente tudo exceto as rodas que sao dificilimas de encontrar alem de caras e com o aro 18 e estao fora dos meus planos mas de resto cor adesivos gaiola bancos tudo e possivel de fazer exatamente igual aqui no brasil falei em adesivos porque caso eu opte por esse esquema de cores nao pretendo fazer com pintura em mascaras os motivos sao simples alem do custo e da dificuldade em arrumar um pintor animado a fazer isso usar adesivos e mais barato facil de aplicar e tambem de retirar caso o resultado nao fique do meu agrado segunda opçao branco rallye tem ainda um outro esquema de cores que eu considero mais discreto e que tambem pode ser uma opçao logico que quanto mais discreto menos racing sera o design este e um carro misterioso eu o achei no google sob a insignia de kadett rallye deve ter sido uma tentativa da opel de ingressar no mundo dos 4x4 mas certamente sem sucesso pois nao temos muitas informaçoes sobre essa investida o que nos restou foi apenas esse esquema de cores que abrange o capo e parte dos paralamas quase atingindo as portas achei bem discreto e ate consigo imaginar um carro de rua assim quem sabe terceira opçao branco martini racing essa dispensa apresentaçoes nao existe nenhum kadett pintado ou adesivado com as cores da martini racing mas minha inspiraçao para cogitar em pintar meu carro assim veio dessa imagem sei que os carros nao se comparam entao por favor abstraiam o odio e tentem focar apenas no esquema de cores kadett branco com faixas na soleira das portas e no centro do capo e do teto ficaria lindo mas ha um risco serio a considerar aqui no brasil eu ja vi golf martini porsche martini xsara vts martini so aqui na minha regiao daqui alguns dias com o kadett martini certamente vao aparecer os corsa martini celta martini gol bola martini e ate honda biz martini deu ate coceira roadmap para 2015 enquanto as ideias vao amadurecendo o carro encontra se parado aqui em casa meus planos sao desmonta lo eu mesmo com bastante cuidado e paciencia deixando no lugar apenas o motor parabrisas e vidro traseiro todo o resto vidros das portas e laterais acabamentos internos bancos painel forraçao lanternas etc sera retirado e o carro deixado na lata apenas depois disso o carro segue para a oficina mecanica para retirada do motor onde começara o processo de substituiçao dos componentes atuais pelas peças de upgrade que relatei aqui no post anterior ja sem motor e sem cambio levarei o carro para a oficina de lanternagem de onde so deus sabe quando ele vai sair entao e isso pessoal conto com o apoio de voces e prometo relatar no nosso proximo encontro o progresso com o kadett abraços e ate mais por weiler junior project cars #16
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