salve galera do flatout meu nome e weiler junior moro em goiania tenho 37 anos sou procurador do estado de goias e professor universitario ao contrario do estereotipo da maioria dos goianos eu nao crio gado nao gosto de fazenda e nem curto musica sertaneja; minha paixao sao os carros e a adrenalina das corridas como quase todos os gearheads daqui sou aficionado por carro desde criança meu avo paterno era motorista profissional e sempre chegava em casa com os carros da empresa novinhos em folha jeep willis fusca brasilia gol bx passat e monza foram a minha escola de direçao e tambem de mecanica quando algum tinha problema eu o acompanhava nas oficinas e ficava ali com olho comprido tentando aprender alguma coisa ja o meu pai nao herdou essa paixao com ele eu aprendi o lado racional da coisa prudencia zelo e economia e dessa mistura de emoçao e razao que a minha personalidade automotiva foi formada e isso justifica a escolha do meu project car um chevrolet kadett antes de comprar um carro de uso exclusivamente sovietico tive outros carros preparados o que mais se destacou foi um fiat marea turbo esse carro foi a minha verdadeira escola em termos de aprendizado de manutençao de preparaçao de escolha e importaçao de peças para upgrade boa parte do que sei hoje veio dessa epoca felizmente tive mais alegrias do que tristezas nao fundiu nao viu gastei uma boa grana em peças de performance e como ele era meu carro de trabalho e de brincar no final das contas a razao falou mais alto vendi o marea e decidi dar um tempo comprando um carro mais economico mas os amigos nao deixam a gente quieto uns começaram a disputar campeonato de arrancada outros migraram para os eventos de trackday e eu apenas morrendo de vontade de participar mas sem um carro preparado para esse fim especifico conversando com alguns amigos tivemos a ideia de montar carros baratos e de facil manutençao para brincar nos trackdays de goiania e brasilia tudo naquele espirito de pista amigos diversao a minha escolha recaiu no kadett que e um carro robusto peso mediano leve de manutençao barata e que aceita toda gama de motores e cambios da gm familia ii sem necessidade de adaptaçoes esse e o carro original no dia que comprei e um kadett gl 1 8 e f i ano 1995 alguem pode perguntar ja que escolheu o kadett porque nao pegou logo um gsi simples o kadett gsi tem um preço de revenda mais elevado do que as versoes comuns especialmente se estiver em bom estado preferi pagar mais barato numa versao comum sem o trio ar condicionado direçao hidraulica e vidros eletricos justamente para tentar encontrar um carro com a estrutura legal e aqui vai a minha tirada gearhead sem isso o carro e obviamente mais leve em outras palavras pensando em um carro que sera usado na pista quanto mais leve melhor visual do cofre original com detalhe para o motor 1 8 que se despediu para dar lugar a outro de mais cilindrada a escolha do motor causou alguma controversia quando revelei que pretendia usar um motor 2 4 8v da chevrolet s 10 a tendencia natural de quem vai preparar um gm aspirado e usar o motor c20xe o 2 0 16v de 160cv oriundo do calibra/vectra gsi ou entao o x20xev conhecido como ecotec que equipou os vectra/astra/zafira com motorizaçao 2 0 16v e 136cv a razao da torcida de nariz e o fato desse motor 2 4 possuir uma relaçao r/l alta o que pelo menos teoricamente tornaria o motor aspero em altas rotaçoes pois bem a ficha tecnica do motor gm 2 4 diz que ele tem bielas de 148 mm e virabrequim com curso de 100 mm o que nos da uma r/l de 0 33 ja o bloco gm 2 0 tem bielas de 146 mm e curso de 86 mm resultando em uma r/l de 0 29 considerada bem aceitavel para quem deseja fazer o motor girar eu sabia disso e nao achava tao absurdo como o projeto seria aspirado preferi ficar com o torque produzido pelo motor 2 4 e acreditar naquele ditado americano there is no replacement for displacement entao para compensar a r/l ruim parti para o alivio das peças moveis virabrequim e volante foram aliviados e balanceados pistoes ainda originais e bielas forjadas foram pesados e equalizados nessa foto o virabrequim aparece com trabalho de alivio faqueado e o comparativo do antes e do depois em seguida comecei o processo de pesquisa para adquirir um coletor de escape ja havia soluçoes prontas no mercado nacional mas meu mecanico que e preparador de carros de marcas e pilotos me falou de uma empresa na argentina que fabricava coletores de escape perfeitos e mais os corsa de corrida estavam ganhando cavalos extras so com substituiçao por esse coletor depois de alguns emails trocados com o representante da empresa e alguns meses de espera eis que recebo essa obra de arte feita na argentina pela conforma inox s r l inicialmente os freios dianteiros permaneceram os originais e o eixo traseiro recebeu o conjunto a disco do vectra a tudo com pastilhas powerbrakes para nao perder pedal nas freadas mais fortes foram instalados aerokips em teflon e fluido motul rbf 660 as rodas escolhidas foram as originais do astra cd calçadas com pneus toyo r888 medidas 195/55 a rigidez da suspensao necessaria para manter a estabilidade em um carro de pista ficou a cargo de amorcedores fenix toptg com regulagem de traçao e carga depois de algumas semanas entre retifica montagem e ajustes o motor recebeu um cabeçote 8v com balanceiros roletados desses ultimos que sairam a partir de 2009 alem do trabalho de fluxo dutos sedes e angulos de valvula o cabeçote tambem foi taxado e recebeu um comando novo da carlini competizione modelo gm 2r de 310 graus de duraçao o coletor de admissao original cedeu lugar a um novo com borboletas individuais de 48 mm da prt performance paralelamente a montagem do motor iniciamos a parte de alimentaçao e injeçao eletronica optamos por montar um catch tank de inox para suprir de combustivel a sede do novo powertrain essa experiencia eu trago da minha epoca de marea turbo quando enfrentei muito problema de falta de combustivel ja que a bomba instalada no copo original nao conseguia alimentar os upgrades que eu havia feito ja tinha testado as famosas bomba de gti da dinamica da walbro e outras dentro do tanque mas nenhuma supriu como quando eu instalei o catch o x da questao e que o catch fica sempre cheio e a saida de combustivel ocorre pela gravidade ou seja numa aceleraçao rapida ou curva muito fechada a tendencia do combustivel e se mover para o fundo ou lateral do tanque deixando o copo da bomba vazio com o catch isso nao acontece as bombas de combustivel tambem nao foram negligenciadas como a finalidade do carro e ser usado na pista a alimentaçao nao pode faltar por isso substitui a bomba original e cansada do kadett por outra 0 km delphi alcool/gasolina que agora faz a alimentaçao do catch tank e acrescentei outra maior dpl de 12 bar para empurrar o combustivel dali pela linha de tecalon de 10 mm ate a flauta os injetores escolhidos foram os conhecidos siemens deka de 80lb/h instalados na flauta de inox da prt performance compoe a linha de combustivel um o kit dosador tipo aeromotive + conexoes + manometro alem de dar um visual muito legal esse dosador tipo esfera tem relaçao de 1 1 e e muito bem feito o manometro ficou instalado no cofre mesmo para facilitar a regulagem da pressao de combustivel graças ao fato de kadett ter sido produzido por muito tempo na europa e africa do sul ainda encontramos muita coisa disponivel para compra pela internet em uma de minhas buscas consegui adquirir um par de lanternas traseiras do kadett gsi novissimas made in germany dificil de achar mas o visual nao tem igual valeu a pena tambem resolvi personalizar o painel original do kadett gl que so contava com velocimetro e mostradores de nivel de combustivel e de temperatura da agua removi o esquema de fabrica e instalei uma moldura para receber um conta giros central autometer do lado direito o mostrador da sonda wideband odg raptor e do lado esquerdo o velocimetro digital + hodometro da guster ainda do lado esquerdo mandei fazer uma colmeia com as luzes indicadoras originais todas funcionais para completar as modificaçoes internas nessa primeira etapa do projeto instalei um volante lotse e um banco concha generico de fibra de vidro montado sobre o trilho original do kadett foram instalados manometros de pressao de oleo nivel de combustivel e temperatura da agua sendo que estes dois ultimos deixaram o painel original e foram para o espaço onde seria o radio tambem compoe o visual uma manopla shutt herdada do marea turbo a esta altura do campeonato varios meses se passaram de julho de 2011 a fevereiro de 2012 e tinha chegado a hora de iniciar o acerto do motor o visual final ficou assim finalizada a fase de montagem de peças iniciamos o processo de calibragem do novo motor o gerenciamento de injeçao e igniçao ficou a cargo de um modulo megasquirt 2 montado no brasil e fornecido pela ms racing com sede em piracicaba sp com base em informaçoes que eu forneci o pessoal da ms racing ja me mandou o modulo com uma pre configuraçao suficiente para dar partida apos a instalaçao do chicote e dos componentes da injeçao demos a primeira partida nao perca a ultima acelerada no final desse video [youtube id= iisdolhh6xi width= 620 height= 350 ] como o projeto da megasquirt e do it yourself eu mesmo me encarreguei de fazer um acerto grosseiro apenas suficiente para permitir que eu iniciasse a fase de amaciamento do motor so que o meu conhecimento em calibraçao da mega como os entusiastas a chamam era limitado a epoca e mesmo tendo conseguido um acerto que me permitia andar com o carro decidi que era melhor leva lo ate piracicaba onde os verdadeiros entendidos da ms racing fariam o acerto definitivo agendei a visita e a viagem de goiania a piracicaba uma distancia de +/ 850km estava prevista para ser feita em 11 horas contanto com paradas para abastecimento e descanso no inicio do trajeto o kadett foi bem valente nao apresentando nenhum problema mecanico; porem apos rodar 420km o carro começou a apresentar um comportamento estranho a injeçao começou a cortar a rotaçao caia e voltava inexplicavelmente um tipico sintoma de sensor de rotaçao com defeito consegui andar com o carro ate o posto mais proximo e dai para frente tive que terminar a viagem no guincho eram 21 30h daquele dia quando finalmente consegui desembarcar o carro no galpao da ms racing os responsaveis pelo acerto luiz mais conhecido como piu e o cristiano foram super profissionais e me deram todo o suporte necessario no dia seguinte iniciamos os trabalhos logo cedo e descobrimos que o defeito apresentado pelo carro na viagem foi a queima de um driver de igniçao por excesso de ruido vindo do sensor de rotaçao instalado errado bingo culpa do eletricista que fez o chicote resolvido o problema subimos o carro no rolo para o acerto fino como disse eu ja tinha feito um acerto bem quadrado para permitir que o carro rodasse razoavelmente na estrada o interessante e que isso acabou ajudando diminuindo bastante o tempo do carro em cima do dinamometro em poucas horas chegamos ao resultado final 184 whp e 215 5 nm aproximadamente 21 97 kgfm de torque nas rodas [youtube id= ewuk4dxkpjy width= 620 height= 350 ] [youtube id= q h8njecd3o width= 620 height= 350 ] fiquei bastante feliz com o resultado de um longo trabalho de oito meses acompanhando oficina e muitas vezes tendo que colocar a mao na massa para ver a coisa acontecer e contrariando a boca maldita o 2 4 surpreendeu a todos com muita elasticidade subindo giro rapidamente casando perfeitamente com o cambio de kadett gsi de relaçoes curtas no proximo post contarei a voces sobre a estreia do carro nas pistas os detalhes das minhas experiencias nos eventos de trackday pelo pais e as mudanças que ocorreram com a chegada de novas peças que transformaram um humilde kadett gl no que eu chamo de kadett evolution espero que todos gostem e ate a proxima por weiler junior project cars #16
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