fala galera do flatout aqui e rodolfo schmidt quem vos fala novamente no primeiro post contei um pouco da historia do carro no brasil e como ele chegou a nossa casa desta vez o texto sera para detalhar o que foi feito no dojao azul obviamente as partes mais marcantes pois se fosse para contar tudo em detalhes seria necessario uns 20 textos pois ele esta ha mais tempo na familia que eu mesmo ate mesmo pela extensao dos problemas e outros detalhes eu resolvi dividir o texto em topicos para facilitar a leitura sem me ater a ordem cronologica entao sentem se peguem a pipoca e se preparem porque começa agora meu tcc troca do para brisa quando meu pai comprou o magnum ele apresentava um ou outro defeito como qualquer carro com quase 10 anos de uso e um desses defeitos era um pequeno trincado em torno de 10 cm no vidro dianteiro saindo exatamente da quina inferior do lado do carona em um angulo que apontava para o centro do vidro na verdade trincado nao seria a palavra certa pois o vidro nao estava rachado e sim que havia entrado ar entre as duas laminas de vidro era tao insignificante que apenas colocando o adesivo de identificaçao do predio onde moravamos nao era mais possivel nota lo acontece que no ano de 1991 o carro precisou fazer um serviço na garagem do predio meu pai levou os mecanicos da antiga autorizada dodge para fazerem o que era necessario porem o serviço acabou nao sendo finalizado no mesmo final de semana como foi necessario retirar as rodas dianteiras do carro e eles nao tinham cavaletes os caras resolveram apoia lo nas proprias rodas deitadas sob as portas pra quem nao sabe a estrutura do dodge e de semi chassi ele possui longarinas que vao ate quase o meio do carro na frente e atras ou seja bem no meio ele tem um pedaço se nao estou enganado em torno de 1 metro sem longarina ja viram ne o carro ficou a semana inteira com aquela frente pesada pra caramba em balanço no fim de semana seguinte meu pai entra na garagem e toma um baita susto o trincado tinha ido ate o meio do para brisa a frente fletiu milimetricamente o bastante para forçar o vidro e fazer o estrago algum tempo depois meu pai procurou uma oficina para fazer um serviço de segurança no vidro que consistia em injetar uma cola ali dentro [gallery columns= 4 link= file ids= 45087 45086 45085 45084 ] durante muito tempo e ate no detran ele apresentava a nota do serviço e passava tranquilo pelas vistorias e outras situaçoes ate que depois de bons anos ja morando no interior o pessoal do detran começou a falar que o carro nao ia passar na vistoria porque os fiscais passariam a vir do rio enfim chegou o momento de trocar o vidro meu pai conseguiu atraves de uma empresa do sul importar o para brisa do carro e eu importei a borracha agora so faltava alguem para trocar o bendito entre diversas conversas com profissionais do ramo um pessoal de uma oficina que faz exatamente o serviço de troca de vidros aceitou fazer o serviço porem ja começaram falando besteira ao falar que precisariam cortar pequenos pedaços nas quinas da borracha para fazer o vidro encaixar tenso meu pai apreensivo por nao ter sentido firmeza nos caras mas pagamos pra ver chegou o dia de eles irem ate nossa casa instalar o vidro novo e nao foram foi um misto de frustraçao e alivio depois da decepçao inicial estavamos sem saida dai meu pai resolveu iriamos trocar nos mesmos o vidro seria bom porque daria inclusive para fazer qualquer pequeno reparo necessario na moldura seja por ferrugem ou simplesmente cuidado extra e assim removemos os frisos de inox a borracha velha e o vidro meu pai realizou os reparos esperados inclusive pintando algumas partes e finalmente nos dois ate com a ajuda da minha mae colocamos o vidro no lugar pensem em um trambolho pesado o ideal na instalaçao e assenta lo na parte inferior e com o auxilio de uma espatula emborrachada ir fazendo a borracha abraçar o vidro primeiro pelas laterais e por ultimo na parte de cima com o vidro no lugar era a hora de encaixar os frisos novamente nos grampos serviço relativamente facil ate chegar ao ultimo friso o do meio do vidro proximo ao teto tive que subir no teto do carro para conseguir fazer a força necessaria para ele encaixar tomando o devido cuidado de nao colocar todo o serviço a perder trincando o vidro depois disso so faltava complementar a vedaçao da borracha com massa de calafetar e voila vidro novo identico ao original de fabrica instalado perfeitamente na garagem de casa parte eletrica o sistema eletrico deste carro e muito simples apesar de ser o sistema precursor da injeçao eletronica consiste basicamente dos componentes a seguir bateria ac delco 65 ah bobina bosch e accel distribuidor wapsa e proform igniçao eletronica mopar cabos de vela accel velas ngk regulador de voltagem wapsa e gauss a bobina bosch esta atualmente instalada no carro e supre muito bem a necessidade dele alem de ser facil de achar pois serve em opalas e outros carros a bobina accel importamos por uma questao de performance mesmo pois ela tem uma voltagem de saida de ate 45 000v dando uma faisca bem consistente nas velas o distibuidor original ainda esta funcionando porem depois de tambem dar uma surra em nos ate descobrirmos que o problema nao era nele acabamos deixando um mais novo no lugar a igniçao eletronica mopar orange aguenta mais que a original controlando os demais componentes ate 6 000 rpm como nao dirigia o carro antes da troca da igniçao original por essa nao sei dizer se teria uma melhora perceptivel no trabalho do carro possuimos a mopar chrome tambem que trabalha a ate 8 000 rpm mas sem preparaçao nao precisamos dela por hora por causa de sua simplicidade se torna relativamente facil mexer nestes componentes agora identificar os problemas que eles dao sem trocar o suspeito por outro novo e um trabalho para sherlock holmes quando apresentam defeitos dificilmente eles levantam os bracinhos e falam fui eu fui eu que fiz voce ficar a pe e pior costumam ser defeitos intermitentes vao e voltam alteram o trabalho do carro do nada e voltam a funcionar do nada tao rapido como começaram alem de no caso do modulo de igniçao dificilmente matar o trabalho do carro e sim deixa lo parecendo que o motor esta desregulado no caso do dojao os componentes sao importados e relativamente novos entao ja praticamente elimina a possibilidade de problemas porem nao custa nada tomar certos cuidados os quais descreverei a seguir e no final do texto aterramento certifique se sempre de que todos os componentes do seu carro estao devidamente aterrados claro que essa e uma dica mais para quem tem carro antigo mas carros novos tambem podem ter este problema digo isso porque a igniçao eletronica do magnum nos pregou uma baita peça e que demorou um bom tempo ate ser solucionada como disse no post passado em carro velho uma coisa puxa a outra e e bem dificil um defeito aparecer sozinho um dia andando no carro com meu pai estavamos para voltar com ele para casa quando o carro apaga do nada igual um apagao de eletricidade sem avisar ficamos boas horas parados chamamos mecanicos conhecidos e o carro nao pegava depois de especularem sobre os problemas o mecanico resolveu ligar o carro direto da bateria sem passar pelo motor de arranque pegou otimo ligou bacana sereno andou 100 metros e começou a ficar sem força fomos nos arrastando ate em casa ja imaginavamos que era um problema eletrico por isso foi trocado o regulador de voltagem que nao tinha nada a ver e o distribuidor idem medimos diversas vezes a igniçao com o multimetro comparando com os dados do manual e estava tudo certo ate que meu pai foi medir o aterramento da igniçao em um lugar diferente do que costumava medir bingo a igniçao nao estava aterrada por incrivel que pareça nao foi nossa culpa ela e de metal porem e pintada e envernizada a porcaria do verniz fazia praticamente um isolamento da igniçao com a chapa do carro e pinos de fixaçao foi so lixar os lugares de contato dela com a chapa do carro e acabou o problema entao lembrem se componentes eletricos devem sempre estar bem aterrados e com as conexoes perfeitamente encaixadas suspensao e freios a suspensao dos dodge consiste de balanças com barra de torçao na frente e feixe de molas atras e uma boa suspensao robusta e que da ate certa segurança na hora de sentar a bota no v8 pois ela e meio dura o que da uma sensaçao de segurança um pouco maior do que esperamos em um carro desse tamanho correndo agora nao da para ser afobado neste carro a traseira e muito leve e se nao dosar bem o pe ela vai querer passar a frente no caso do nosso carro a suspensao segue os padroes originais com amortecedores a gas da monroe e buchas de poliuretano chegamos a comprar de uma empresa o jogo completo de buchas da suspensao dele em pu mas varias vieram em medidas erradas ou nao entrariam no lugar ou sobrariam pra fora meu pai e eu medimos as sedes de todos os componentes para enviar a empresa e pedir que retificassem as buchas e a partir dai fabricassem no tamanho exato para colocar no carro plug and play uma coisa legal dele e que nao e preciso levantar o carro ou mesmo tirar as rodas para trocar os amortecedores alem de serem os mesmos da kombi atras e acho que os de f 1000 servem na frente com relaçao aos freios ele possui um sistema de hidrovacuo e freios a disco na frente e tambor atras ele freia bem dentro do possivel para um carro de quase 1 700 kg ja passamos novamente por mais causos com mecanicos que mexeram nele no caso dos freios foi pedido para o cara simplesmente colocar lonas novas no freio traseiro no processo ele conseguiu quebrar um dos estojos que prendem a roda que nos dodge sao rosca esquerda do lado esquerdo ou seja voce aperta ao contrario do que esta acostumado e ainda por cima nao conseguiu regular a abertura das sapatas meu pai saiu de la mais sem freio do que quando chegou [gallery columns= 4 link= file ids= 45079 45080 45082 45083 ] se seu carro antigo tem algum tipo de vazamento de graxa pelas rodas de um jeito de parar o carro para arrumar o mais rapido possivel no nosso caso ele sempre dava um pequeno vazamento pela roda dianteira direita dando uma sujadinha no aro ai meu pai ia la e limpava com pano um belo dia estavamos passeando com o carro quando ele deu como se fosse um freiada apenas na roda direita de leve olhei para o meu pai e tres segundos depois a roda travou cantou pneu o carro deu uma boa balançada e quando voltou a andar normal começou uma barulheira de metal com metal horrivel tipo trituraçao paramos o carro por duas vezes e eu nao consegui ver nada mesmo com capo aberto na terceira vez que paramos estava começando a sair fumaça da roda e notei limalhas de ferro acumuladas por dentro do aro chamamos o guincho e o levamos pra casa ao tirar a roda vimos o estrago o rolamento interno havia estourado sendo que virou praticamente poeira e com a falta dele a roda perdeu o prumo ficando com uma cambagem negativa tal que a borda do aro pelo lado de dentro começou a roçar na balança superior e a pinça de freio ficou forçada contra o disco fazendo altos ralados e sulcos nele alem de praticamente tornear a manga de eixo com a roda fora aproveitamos para dar um jeito nas balanças buchas pivos e tal alem de trocar rolamentos dar um passe nos discos fazer sangria pintar os protetores de disco recuperar a manga de eixo e comprar discos novos depois foi so colocar tudo no lugar e botar na estrada de novo motor ah o motor a cereja do bolo deixei para o final a melhor ou pior parte esse motor e um legitimo v8 americano de bloco e cabeçotes de ferro fundido comando no bloco tuchos hidraulicos e balancins acionados por varetas concepçao de 60 anos porem robusto e confiavel como todo v8 deve ser se cuidado devidamente voce morre sem precisar abrir ele e tao ignorante que uma vez vindo do rio a bomba de combustivel rompeu o diafragma algo que na maioria dos carros faria o mesmo parar mas ele continuou andando com a gasolina sendo puxada do tanque apenas pelo vacuo do motor foi a unica vez que eu vi o ponteiro de temperatura passar do meio alem dele nao consegui passar de 80 km/h no plano e subir igual caminhao velho a serra mas nao foi o nosso caso como disse no primeiro texto como o oleo lubrificante vai perdendo suas propriedades com o tempo e no nosso ele nao era trocado apenas completado com o tempo ele nao fazia mais seu trabalho devidamente o resultado foram cilindros onde dava para sentir com a unha o tanto que os aneis desgastaram as camisas a retifica do bloco foi feita em 2004 acho que esta faltando alguma coisa ah e algum erro de mecanico nesse caso o dono da retifica que na hora de encamisar os cilindros colocou a especificaçao da cherokee 4 7l na hora de montar os pistoes nao entravam que legal ne [gallery columns= 5 link= file ids= 45077 45076 45078 45072 45067 45068 45069 45070 45071 45074 ] volta o bloco para a retifica para colocar no tamanho certo as camisas dos cilindros bom com tudo certo os mecanicos montaram o motor e tal mas como disse os outros problemas do carro como carburador eletrica e outros impediram do carro andar bem por muitos anos com esses problemas sendo eliminados um a um começamos a andar de novo pouco tempo atras um belo dia meu pai estava embaixo do carro vendo alguma coisa quando caiu um pingo na cabeça dele o fazendo notar na emenda do cabeçote com o bloco um filete de agua e um pouco de ferrugem no minimo estranho entao analisando melhor chegamos a conclusao se essa agua esta saindo ela tambem pode estar entrando iriamos ter que abrir a parte de cima para isso seria necessario remover carburador coletor de admissao distribuidor que trabalheira fizemos tudo isso e constatamos o que advinhem que o mecanico havia montado errado os cabeçotes primeiro cada parafuso apresentava um torque diferente alguns ate frouxos e depois ele nao se tocou que as duas juntas que vem no jogo eram identicas ou seja serviam no mesmo lado ele apenas virou a junta para que ela encaixasse nos pinos a prova de burro isso fez com que alguns furos do sistema de arrefecimento ficassem tapados pela junta enquanto em outros lugares no furo da junta so aparecia o bloco embaixo ou seja a refrigeraçao do cabeçote estava bem deficiente sem circulaçao adequada retificamos o cabeçote para tirar qualquer empeno causado pelo calor esmerilhamos as vavulas e acabamos resolvendo pintar o coletor de admissao tampas de valvulas e cabeçotes com uma tinta decente pois o mesmo mecanico quando montou o motor o pintou com tinta de tecido bem apropriado para aguentar o calor que ele faz ne depois disso remontamos tudo sabendo que o serviço que fizemos foi mais esmerado do que 99% das oficinas que encontramos por ai hoje em dia graças a muito esforço carro esta andando maravilhosamente e acho que e hora de encerrar esse post espero que tenham gostado de saber um pouco das historias do nosso carro no proximo post darei mais algumas dicas e me despedirei do pc formalmente grande abraço a todos curiosidade apesar de o magnum contar com o cambio de quatro marchas no assoalho ele anda a mesma coisa que o de tres marchas como e possivel ver no manual que a relaçao das ultimas marchas dos dois cambios e igual e direta 1 00 o que fizeram foi inserir uma nova engrenagem entre a 2ª e 3ª no cambio de tres marchas e colocar uma relaçao intermediaria nelas se ele realmente tivesse uma 4ª marcha mais longa os 220 km/h viriam bem faceis e mavericks e opalas chorariam ainda mais brincadeira pessoal dicas para carros antigos e dodges condensadores se o seu carro tem de um jeito de elimina los eles praticamente nao servem para nada sendo simples supressores de estatica e ruido em carros antigos porem podem dar muita dor de cabeça e afetar o funcionamento de outros componentes eletricos ate faze los estragar bomba de gasolina muitos vendedores e outros lojistas vendem a bomba de gasolina do maverick como opçao na hora de trocar a sua saia fora delas pois a bomba do maverick apresenta uma pressao de trabalho maior que a suportada pela boia do dodge e apesar de encaixar perfeitamente no lugar da original faz o carburador trabalhar no limite tornando muito mais facil o carro afogar e transbordar gasolina esse problema nos perseguiu por muitos anos so depois de muita pesquisa que descobrimos isso entao se for trocar sua bomba de gasolina tenha certeza de que ela e compativel com seu sistema de alimentaçao gasolina aditivada se seu carro fica muito parado evite abatecer com gasolina aditivada pois a mesma quando fica muito tempo em repouso cria uma goma ou cola que acaba por entupir os dutos que trazem combustivel do tanque aconteceu conosco e foi preciso retirar o tanque e o tecalon para desentupir na empolgaçao e correria para escrever o primeiro texto acabei deixando os modos em casa e me esqueci de prestar os devidos agradecimentos gostaria de agradecer a equipe do flatout por proporcionar esta experiencia incrivel de troca de informaçoes e conhecimento tornando este espaço uma extensao de nossas casas e um lugar onde encontramos ou fazemos amigos que compartilham da mesma paixao reafirmo o diferencial deste site a nivel mundial pois nunca vi engajamento parecido em nenhum outro lugar obrigado a galera que votou e apoiou este pc e em especial ao meu pai por ter feito crescer em mim este amor incondicional pois este carro e como se fosse a primeira pedra e que pedra de um alicerce sobre o qual foi construida toda essa paixao este interesse em aprender em cuidar e curtir estas maquinas incriveis obrigado a voces e ate o proximo post por rodolfo schmidt project cars #166
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