estamos de volta com mais um best of project cars e no episodio de hoje vamos relembrar a historia do fiat 147 turbo do leitor giovanni franceschini o inicio a historia deste project cars começa pouco antes do aniversario de 18 anos de giovanni quando ele estava contando as horas para poder fazer sua habilitaçao e juntou todo o dinheiro possivel para comprar seu carro afinal alem da cnh ele tambem queria um carro para poder usa la depois de varias tentativas seu pai acabou cedendo e juntos foram procurar um carro a busca incluiu chevettes que eram caros demais para o orçamento de giovanni fuscas que eram igualmente caros e fiats 147 que estavam quase sempre em estado lastimavel mas em um golpe de sorte giovanni e seu pai toparam com um 147 dourado que estava estacionando quase em frente aos dois abordaram o motorista e descobriram que ele havia acabado de pegar o carro como pagamento de uma divida de r$ 800 o carro nao estava muito bem cuidado mas estruturalmente estava perfeito ofertas contra ofertas ajustes no preço e depois de alguma conversa giovanni arrematou o carro por r$ 1 400 agora ele tinha um carro ou quase isso o inicio do projeto giovanni e seu pai ja tinham ferramentas e alguma experiencia adquirida na reforma de uma picape chevrolet c10 entao começaram a restauraçao do 147 por conta propria o carro foi usado por algum tempo sem restauraçao mesmo ate que um funileiro viu o carro e ofereceu seus serviços por um valor hoje irrisorio em alguns meses o fiat 147 estava pintado de preto cadillac depois vieram as rodas de 15 polegadas do alfa romeo 145 quadrifoglio e a suspensao ajustavel o carro ja estava com um visual muito mais saudavel mas faltava um pouco de potencia para combinar com ele algo alem dos 55 cv do motorzinho 1 050 do sr lampredi a soluçao talvez estivesse na propria filosofia do engenheiro italiano motores nao bebem eles respiram a preparaçao do motor depois de trocar o cambio original por um de palio com cinco marchas e acionamento por varoes giovanni percebeu que o carro ficou mais agil e pensou em uma preparaçao aspirada para seu 1 050 original comprou um coletor 4x1 igniçao eletronica comando de 292 graus e carburador 3e uma nota preta na epoca o primeiro problema começou quando giovanni mandou instalar as valvulas de 36 5x31 da linha fiasa e os mecanicos tambem rebaixaram o cabeçote para chegar a 10 1 de taxa de compressao os mecanicos alteravam a fase do comando e adivinhe so o que acontecia pistao nas valvulas e duas retificas de cabeçote no fim ficou tudo uma grande m*** segundo giovanni o volante leve somado ao comando de lobe baixo cilindrada baixa deixaram o carro completamente morto na estrada eu tinha que andar em 3ª@5000rpm pra manter os 100km/h ate gerava uma certa emoçao pelas esticadas ate os 7 500 rpm mas o carro era muito fraco disse frustrado por ter gasto tanto dinheiro na receita errada giovanni comprou outro carro e esqueceu o 147 no fundo da garagem a segunda fase do projeto durante seu curso de engenharia giovanni devorou livros de preparaçao e adquiriu um conhecimento tecnico acima da media e qual seria o melhor lugar para aplicar toda essa teoria no 147 claro giovanni mirou na relaçao peso/potencia com 780 kg o 147 precisaria de apenas 250 cv para proporcionar a mesma pegada de um opala de 400 cv diante disso ele estabeleceu como meta chegar aos 170 cv 200 cv no stage 1 e aos 300 cv em uma segunda etapa de preparaçao como fazer isso desta vez a resposta estava em outro italiano mas radicado nos eua leo santucci em seu livro sobre preparaçao de motores seis em linha gm diz apenas deixe de optar pelo motor de maior deslocamento disponivel caso ele nao esteja disponivel no seu pais sua categoria nao permita ou seja financeiramente inviavel imediatamente giovanni viu o fiasa 1 5 no cofre do seu 147 mas como chegar ao numero magico aspirar o ar ou empurra lo a força a instalaçao do turbo como giovanni bem disse em seu projeto motores aspirados com varias borboletas e girando alto sao como o canto de sereias mas o fiasa nao era o motor mais adequado para isso sobrequadrado r/l alto demais e o deslocamento pequeno o empurraram para o lado do turbo giovanni entao devorou mais um livro sobre preparaçao de motores turbo descolou uma turbina 50 para fazer os testes dimensionais e iniciou o projeto pelo balanceamento dos componentes internos a ultima coisa que ele queria ver e seu fiasa em pedaços por todos os lados o cabeçote foi trocado por um mais novo com um comando de valvulas argentino circelli de 280 graus molas e dutos retrabalhados elegantemente como diz giovanni depois foi a vez de abrir o cambio e substituir as engrenagens originais por forjadas de forma que o cambio pudesse suportar ate 450 cv sem deixar pedaços por ai a embreagem logicamente tambem foi trocada pois a original do palio ja estava deslizando nos primeiros testes no dinamometro com a turbina produzindo 1 bar de pressao no lugar dela foi instalada uma embreagem de quatro pastilhas de ceramica e plato de 1 000 libras suspensao rodas e pneus como o carro seria usado nas ruas mas principalmente nas arrancadas giovanni instalou buchas de poliuretano e molas com maior carga para otimizar a traçao o carro ficou confortavel como uma empilhadeira nas ruas mas excelente nos rachas no autodromo as rodas foram trocadas por modelos originais do 147 rallye com pneus 175/70 r13 yokohama a drive e a potencia com tudo montado o carro foi levado ao dinamometro onde o fiasa revelou seus 190 cv a 5 600 rpm e 24 7 mkgf a 5 500 rpm — todos medidos na roda numeros excelentes no papel mas como isso se traduz em desempenho de pista as arrancadas no primeiro evento o racha guapore giovanni participou de cerca de 40 puxadas e seu melhor tempo nos 201 metros foi 9 6 segundos com 2 6 segundos nos 60 pes [youtube id= v55 kutfils width= 620 height= 350 ] antes da segunda arrancada que seria realizada em antonio prado/rs giovanni abriu o motor mais uma vez para avaliar os componentes internos apos o primeiro fim de semana na pista as bronzinas estavam ligeiramente desgastadas e foram substituidas assim como a junta de cabeçote mais espessa que a anterior ela reduziu a taxa de compressao para 8 8 1 permitindo o uso de mais pressao no turbo de volta ao dinamometro o 147 chegou a 1 8 bar para produzir 230 cv e 31 5 mkgf nas rodas no racha de antonio prado a pista era tratada e giovanni decidiu usar pneus maiores na dianteira os yokohama originais nao aguentavam a nova potencia e torque do motor sem nenhuma assistencia booster ou pre corte para largada giovanni errou todas as puxadas do treino livre mas na hora de marcar tempo em pista conseguiu se classificar na categoria 10 segundos ao lado de um opala turbo seis cilindros com pneu slick depois da classificaçao veio o mata mata perdeu esta fora quatro puxadas com o carro no limite na ultima giovanni errou a largada e acabou com o segundo lugar nada mal para um carro que começou como um laboratorio para um jovem de 18 anos relembre o projeto na integra parte 1 a historia parte 2 a preparaçao parte 3 os rachas
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