ola pessoal do flatout meu nome e regis vasconcellos tenho 32 anos sou engenheiro civil e arquiteto e moro em porto alegre/rs sou proprietario de um ford escort mk4 2 0i xr3 conversivel 1989/1990 vermelho opa os puristas ou com conhecimento na area ja devem estar falando que nao existiu escort 2 0 conversivel muito menos injetado nos anos de 1989 e 1990 pois digo lhes estao corretos antes de mergulharmos no projeto — que nao foi apenas uma preparaçao e sim uma reforma com preparaçao — vou falar um pouco sobre como o escort entrou na minha vida minha relaçao com o escort conversivel começou muito cedo no final da decada de 1980 eu ja era uma criança vidrada em carros e o escort sempre me despertou um interesse especial atraves do modelo esportivo xr3 com sua imagem fortemente vinculada ao ayrton senna protagonista de muitas campanhas publicitarias da ford na epoca a figura do escort conversivel entrou em minha mente por um desejo de criança lembro mede ficar observando os carros passando na rua em frente a casa da minha avo e sempre falava pra ela vo olha la um escort convencido ¨ e minha avo me prometeu que assim que eu fizesse 18 anos me daria de presente um escort conversivel para que eu a levasse para passear com seus cabelos ao vento a cena foi marcante na cabeça de um ¨pequeno gearhead¨ que ali se formava por infortunios da vida minha avo adoeceu e infelizmente nao pode ver nem realizar o sonho do neto prometi que assim que tivesse condiçoes realizaria esse grande sonho que tambem se converteria em homenagem a saudosa avo a compra impulsiva e emocional o tempo foi passando e eu sempre estive de olho nos conversiveis a venda na regiao em março de 2007 me atirei e comprei um voyage los angeles 1984 muito inteiro para tentar revender e fazer uma grana em cima no inicio do boom de valorizaçao da linha gol/parati/voyage esportivos infelizmente vi que ser comerciante de veiculos nao e minha praia e que deveria enfim realizar meu sonho comprando o xr3 e para isso me desfazendo do voyage com a falta de carros interessantes na regiao de porto alegre eu e dois grandes amigos tambem gearheads atalo e gustavo subimos a serra gaucha de voyage rumo a caxias do sul decididos a voltar com algum escort conversivel hoje eu consigo dimensionar o absurdo que fiz na epoca por comprar um escort cegamente sem o minimo de conhecimento sobre o carro nao sabia nada e so queria me desfazer do voyage colocando o sonho sem teto na garagem chegamos a uma loja e la estava o dito cujo farois opacos sem farois de milha sem spoiler dianteiro sem compressor do ar condicionado capota estranha mas com sistema eletro hidraulico funcionando no interior bancos com furos pedaleiras e manopla do cambio que tirariam qualquer gearhead do serio pronto nao me perguntem mas era esse nao sei por que mas era indescritivel a sensaçao de descer a br116 com o velho carro novo nao vou entrar em detalhes sobre a historia do modelo escort xr3 conversivel que ja foi muito bem descrita pelo amigo germinal proprietario do projectcar #45 e pode ser vista no seu quarto post o meu conversivel mk4 e o numero kg 09667 contagem esta que começou no numero zero em 1985 nos mk3 este numero foi zerado a partir do lançamento dos mk5 em 1992 modelo 1993 a titulo de informaçao foram produzidos aproximadamente 2 500 mk3 12 500 mk4 e 3 500 mk5 conversiveis no brasil aqui começa essa longa historia de sete anos chega de dissertaçao e vamos ao projeto surpresas e problemas ao pegar o carro notei que havia uma alteraçao legalizada em seu documento seu motor foi alterado para gasolina e apareceram descritos 110cv no campo da potencia sendo que a fabrica divulgava 105cv com alcool e 99cv com gasolina para os motores ap 1 8s na epoca investigando mais a fundo descobrimos que o motor havia sido trocado por um ap 2 0 gasolina que possivelmente pela sua numeraçao e peças internas provinha de um vw santana ou quantum sport neste primeiro post quero apresentar alguns problemas que encontrei no meu automovel e que tambem sao cronicos do modelo juntamente com as soluçoes adotadas sera um post critico e desmotivante mas acalmem se pois primeiro vem a tempestade depois a bonança nos segundo e terceiro posts tratarei das melhorias que implementei no carro e do grande upgrade mecanico realizado nestes ultimos dois anos muitas das intervençoes e reparos que fiz foram graças a informaçoes obtidas dentro do forum escort clube com os grandes amigos que fiz ao longo desse periodo la dentro carros nao sao nada sem amigos gearheads nao vivem sozinhos na natureza recomendo a todos que procurem paginas e foruns relativos ao modelo que se goste pois apesar da aparente falta de profundidade ainda ha muita informaçao util e valida na internet alem de grandes pessoas dispostas a auxiliar a troca da capota 90% das pessoas que vem conhecer meu carro iniciam a conversa com a celebre pergunta que aterroriza todo dono de carro conversivel ¨entra agua ¨ verdade seja dita se tens um carro conversivel que hoje nao entra agua por algum ponto na capota amanha vai entrar isto e fato a capota original do escort xr3 conversivel era feita na karmann ghia em material tipo lona e com costuras eletronicas fusao a quente segundo informaçoes que colhi com conhecidos que trabalharam na montadora a ford considerava que a vida util da capota do escort seria de tres anos em media por causa do clima tropical na maior parte do brasil a capota do meu mk4 ja nao era mais original ela era feita com costura comum e ja havia se retraido nas laterais formando um arco sobre os vidros parado nao entrava agua porem andando era o drama infiltrava agua com frequencia na junçao entre a capota a coluna a e a porta diretamente sobre as coxas do motorista e do passageiro em porto alegre nao existem profissionais qualificados para fazer tal substituiçao as capotas que vi por aqui eram de pessima qualidade diante da demanda reunimos um grupo de amigos do escort clube e pagamos passagens e estadia para um capoteiro de sao paulo vir substituir dez capotas de escort em dez dias em maio de 2010 a denominada ¨maratona das capotas¨ foi um sucesso as capotas adquiridas nesta ocasiao nao tinham a mesma qualidade das originais apresentando costura comum porem tornou se uma boa soluçao com valor acessivel para quem mora em regioes sem este tipo de serviço e esta com sua capota ruim desejo muito um dia levar meu carro ate sao caetano do sul/sp em um profissional que adquiriu o maquinario da karmann ghia e faz capotas com solda eletronica mas e uma viagem onerosa e ate mesmo castigaria bastante o carro neste longo e perigoso percurso um dia com tranquilidade para ir e voltar quem sabe o sistema eletro hidraulico da capota sempre digo que tive muita sorte em ter comprado um conversivel com a capota eletrica original pois na emoçao da compra pouco dava bola se o carro tinha esse item tao legal e comodo eu queria era um escort conversivel de qualquer jeito outro terror para o dono de escort conversivel ocorre quando o sistema começa a apresentar vazamentos se a capota perdeu força e o nivel do oleo hidraulico baixou no reservatorio do pequeno motor ou entao barulhos iguais aos de uma bisnaga vazia de ketchup pressionada sao ouvidos pode ter certeza que algo esta errado e ha problemas a vista chego a rir com a bizarra e verdadeira comparaçao do barulho o sistema e composto por um pequeno motor posicionado na lateral esquerda do porta malas dois pistoes hidraulicos posicionados um em cada lateral do carro na altura dos passageiros do banco traseiro; interligando o sistema um par de mangueiras para cada pistao o acionamento se da por um botao no console central perto do cambio apesar de ser um carro relativamente moderno ja e grande a lista de peças dificeis de serem repostas ate mesmo no mercado de peças paralelas o pistao da capota e uma delas em meados de 2009 um dos meus pistoes começou a vazar e acabei tendo que recorrer as auto peças usadas onde este item tambem e raro de ser encontrado por sorte encontrei um par em bom estado e o problema foi solucionado ate hoje nao encontrei loja especializada na manutençao destes pistoes creio que oficinas especializadas em manutençao hidraulica de retro escavadeiras ou bobcat podem ser a soluçao apesar de serem maquinarios de uso pesado com equipamentos muito maiores que os pequenos pistoes da capota do escort estrutura/longarinas o escort mk4 fechado ja e um carro de estrutura fragil o conversivel tem essa caracteristica agravada porque sua carroceria sofre mais a cargo de comparaçao e como provocar torçao em uma caixa de sapato com e sem a tampa sem a tampa a caixa torce muito mais que com o reforço da tampa tomada as devidas proporçoes no conversivel acontece a mesma coisa suas longarinas nao foram corretamente dimensionadas para aguentar nosso solo lunar e o conjunto motriz dos escort se com o motor cht 1 6 elas ja racham com o torcudo motor ap 1 8s a chance disto ocorrer e bastante ampliada fui ¨premiado¨ com um carro que ja tinha as longarinas ressoldadas e que voltaram a rachar a solda foi refeita com todo cuidado e o carro foi realinhado inclusive resolvendo o problema de desalinhamento da roda esquerda/eixo dianteiro em relaçao a caixa de roda com estes serviços feitos a soluçao para a nao ocorrencia novamente do problema foi a instalaçao de uma barra de amarraçao regulavel superior fabricada pela imohr unindo as duas torres da suspensao dianteira esta barra trouxe um reforço estrutural necessario para que as longarinas nao se rompessem mais como nem tudo sao flores a barra dava conflito com a mangueira do respiro de oleo da tampa do cabeçote do motor 2 0 convivi com essa incompatibilidade ate a intervençao feita no motor em 2014 quando solucionamos alterando a saida do respiro na tampa nao so a estrutura do carro foi beneficiada com a instalaçao da barra houve grande melhoria na dirigibilidade o escort mk4 possui tendencia a sair de frente nas curvas e este problema foi completamente sanado tornando se um carro mais firme preciso e como se popularmente diz ¨na mao¨ base da bateria/ferrugem outro problema cronico dos escorts seja mk3 mk4 mk5 e mk7 e o aparecimento de ferrugem e consequente vazamento de agua para dentro da cabine por baixo dos locais onde ficam posicionadas a bateria e a caixa de fusiveisno compartimento do motor ha provavelmente uma falha de projeto do automovel na qual a agua se acumula sob estes elementos e nao e drenada com o tempo a ferrugem toma conta e motorista e passageiro passam a sentir pingos de agua sobre as pernas tanto com o carro transitando na chuva quanto apos sua lavagem felizmente tive este problema apenas do lado da bateria onde foi encontrado um rombo no local ao ser realizada a primeira reforma em 2009 o problema foi solucionado com a remoçao do metal contaminado pela ferrugem e a colocaçao de nova chapa com caimento para o lado do motor acima da chapa optou se por aplicar uma camada de impermeabilizante emborrachado alem de se instalar uma nova base para fixaçao da bateria aproveitei e providencieia vedaçao de toda a base da caixa de fusiveis a fim de evitar futura entrada de agua por este local louco varrido quem le este primeiro post deve pensar que sou louco que deveria ter vendido o carro e partido para outro mas a obstinaçao e o desafio de recupera lo e deixa lo como novo sempre se sobrepuseram aos problemas e as dificuldades muitas vezes desanimadores tudo absolutamente tudo desencadeou uma absurda aprendizagem e nada disso teria sido possivel sem as dicas e ajuda dos amigos de clube chega de falar de problemas no proximo post irei falar sobre a primeira reforma voces devem estar pensando porque diabos eu falo primeira reforma mas logo saberao o porque tambem falarei sobre melhorias e upgrades que fiz no carro e orgulhosamente denomino de ¨licenças poeticas¨ termo muito utilizado pelo meu amigo atalo entre estes itens estao bancos recaro nao disponiveis na linha 89/90 reformados com o tecido original do ano do carro 5ª marcha alongada melhoria na eficiencia do ar condicionado e pequenos detalhes sutis como iluminaçao sob os pes do motorista e do carona iluminaçao sob as portas alem de começar a falar sobre a opçao pelo abandono do carburador e escolha de uma injeçao eletronica programavel ate o proximo post por regis vasconcellos project cars #177
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