fala galera tudo certo depois de apresenta los a minha harley davidson sportster 883 chegou a hora de falar sobre as modificaçoes vamos nessa e fato conhecido dentre os proprietarios de sportster que voce consegue instalar nelas um guidao de ate 9 de altura sem precisar trocar os cabos de comando ou linha do freio dianteiro como esse guidao era de 8 isso nao deveria ser problema quer dizer desde que o serviço tivesse sido feito direito o que eu esperaria de um mecanico especialista em harley davidson e com muitas indicaçoes ainda que algumas contra o que e de praxe nesse mercado restrito nao existe 100% de unanimidade sobre mecanico nenhum o fato e os cabos de comando originais sao sim suficientes para esse guidao so que a regulagem do cabo da embreagem precisa ser feita direito e cinco dias depois da revisao quando eu estava voltando do trabalho pra casa a embreagem que estava mal regulada e enforcada de leve começou a patinar nao so a patinar mas efetivamente a fritar subindo a ladeira do park shopping para o guara ii quem e de brasilia conhece nao e tao ingreme eu quase nao consegui chegar em casa com uma baita fumaceira de embreagem queimada cheguei em casa quase me arrastando sob chuva detalhe que nao era epoca de chuva foi uma daqueles aguaceiros que dao a louca de cair no meio da epoca de seca a 10 km/h no dia seguinte chamei o guincho e levei a moto de volta ao mecanico os discos de fricçao da embreagem haviam fritado completa sendo que quase 12 horas da moto parada o cheiro de disco frito ainda era fortissimo o problema eu havia acabado de comprar a moto via consorcio e estava com a vistoria para transferencia de propriedade marcada no detran para dali a 10 dias nao havia tempo habil para esperar um kit de discos vir dos estados unidos na concessionaria local eu estava disposto a pagar o preço dada a pressa nao tinha as peças para pronta entrega um camarada no facebook me indicou um carinha que vendia um kit de discos paralelos no mercadolivre por 500 reais o kit da mesma marca custa 50 dolares nos estados unidos sendo efetivamente a marca mais barata disponivel na loja jpcycles como eu tinha pressa nao tinha jeito paguei os 500 reais num kit de embreagem de qualidade supostamente duvidosa trocados os discos a moto voltou a funcionar o mecanico especialista me avisou que precisaria fazer ajuste na embreagem dentro de alguns quilometros por conta do assentamento dos discos novos fiz a vistoria no detran dei entrada na documentaçao do banco e da seguradora e depois de 800km os discos começaram a patinar de novo dessa vez sem queimar so patinar regulei o cabo nas harleys voce regula o cabo de embreagem em dois locais um no manete e outro atras da tampa lateral da embreagem chamada de derby cover voltou a funcionar mais tres dias nao cheguei a rodar 100km começou a patinar novamente levei de volta ao mecanico dessa vez pilotando o qual sem nem olhar para a moto ja condenou os discos de embreagem que eu havia comprado em carater emergencial dizendo esses discos que voce comprou nao prestam compre coisa decente que voce nao tera mais problemas bom ainda que eu tivesse um relato de um conhecido que ja tinha instalado discos da mesma marca e rodado 30 mil km sem qualquer problema e trocado os discos na mesma oficina e com o mesmo mecanico nao vou negar que eu estava desconfiado de um jogo de discos de embreagem de 50 dolares ainda que custasse 500 reais aqui entao pesquisando e com base em relatos e indicaçoes comprei os discos da marca barnett muito bem conceituados no mercado americano e muito elogiado por colegas do forum h d e pelo proprio mecanico fiquei 15 dias sem moto esperando as peças chegarem dos eua onde me custaram 130 dolares mais frete e imposto e aproveitei ja que o seguro morreu de velho pra comprar um jogo de cabos de comando mais longos tendo em vista que eu ainda desconfiava de todos os relatos de uso de guidao de 8 com cabos originais e uma mola diafragma de acionamento da embreagem nova o plato da embreagem da moto e composto por duas peças uma mola diafragma e uma placa de pressao ja que suspeitei que ela poderia ter destemperado com o calor quando a embreagem fritou da primeira vez chegando os discos levei ao mecanico que os trocou cobrando novamente a mao de obra de r$ 150 00 e instalou os cabos de comando novos mas nao a mola apesar do meu pedido para faze lo mas os discos meia boca nao estavam queimados nem com qualquer aparencia de desgastados entao achei por bem os guardar para alguma necessidade futura e ele ainda me falou embreagem de sportster e assim mesmo da problema direto se acostume esse problema me chateava eu comprei a moto pensando em rodar bastante inclusive na estrada mas nao estava confiando na maquina a todo momento eu rodava achando que se eu forçasse a aceleraçao um pouco mais eu ia ficar na mao de novo rodei mais 1000km e começou a patinar de novo regulei rodei mais 500 patina nova regulagem mais 200km patina nova regulagem nao pegava mais nao tinha mais jeito nao ia subir a rampa da garagem do predio se nao fosse rebocada mas o mais curioso patinava ate chorar mas nao queimava eu confesso pra voces que embora eu sempre tivesse facilidade pra desmontar acabamentos ex tirar tanque desmontar peças da moto e mexer com parte eletrica eu sempre tive um medo irracional de mexer na mecanica por conta propria dado o medo de fazer burrada e ter um prejuizo maior ainda mas eu estava ha tempos levando a moto em um mecanico muito bem recomendado em que pesem algumas poucas recomendaçoes contra coisa que todos eles tem e nao dava jeito recomendaçoes no forum h d diziam cara tu tem o manual de serviço arruma essa porcaria sozinho e facil meu eu nunca tinha feito nada de mecanica nem limpar carburador ou trocar pastilha de freio ja ia pegar logo de cara um diagnostico de embreagem que mais parecia uma caveira de burro enfiada sob o banco da moto do que um defeito de diagnostico simples pensei pensei a moto na garagem impossibilitada de andar ja ha 15 dias e nao estava a fim de gastar mais 100 reais de guincho sem saber pra onde levar ja que todos os mecanicos especializados em harley aqui em brasilia tinham suas recomendaçoes favoraveis e contrarias e lembrei do dito popular o que e um peido pra quem ja esta todo cagado e resolvi estudar o manual de serviços eu ja tinha feito isso quando desmontei o tanque para a customizaçao conforme citarei em outra parte manual na mao seçao de embreagem vamos la a primeira coisa a fazer foi matar minha desconfiança e medir os discos de embreagem baratinhos que foram caros aqueles que guardei quando instalei os barnett com um paquimetro qual nao foi a minha surpresa ao ver que eles estavam perfeitamente dentro das especificaçoes ou seja nao estavam gastos bom pelo menos ja sei existe uma chance de eles nao serem a causa do problema entao olhei o manual de serviços rotina de diagnosticos para embreagem patinando essa rotina de diagnosticos e composta por quatro passos 1 verificar o ajuste do cabo de embreagem no manete e no sistema de acionamento atras da derby cover ja tinha ficado especialista nesse ajuste pois o fazia toda hora e nao gasto mais que cinco minutos para faze lo ; 2 verificar a placa de pressao do plato de embreagem; 3 verificar a mola diafragma do plato de embreagem; 4 substituir os discos de fricçao e separadores ou seja quando deu problema o mecanico foi direto do passo 1 para o 4 o mais caro sem nem passar pelos 2 e 3 a conclusao dai e obvia tomei entao a decisao de fazer tudo por conta propria iria precisar de ferramentas especiais para compressao da mola diafragma da embreagem sem isso nao seria possivel desmontar tudo pra verificar a ferramenta e cara us$ 150 nos eua + frete e imposto para algo que teoricamente eu iria usar apenas uma ou duas vezes a mola de embreagem da harley e pesada e as ferramentas de compressao de mola das motos nacionais nao dao conta fora a questao da medida entao resolvi mandar fazer minha propria ferramenta fazendo o projeto com base em ideias coletadas na internet novamente o forum h d salvou o dia tinha gente que fazia isso ate com tubo de pvc cortado e uma chave combinada furada no meio e levando para um torneiro que a fez a partir de um cilindro de nylon usaria o proprio parafuso e porca de ajuste da embreagem para apertar a ferramenta e a mola e pronto por r$ 60 entre material e serviço eu tinha uma ferramenta de compressao de mola perfeitamente funcional e toca lhe o fim de semana e como se tratava de um trabalho inedito para as minhas maos resolvi dessa vez deixar de lado o habito do isopor com latinhas e gelo ao lado das ferramentas para desmontar a tranqueira embora a mola de embreagem fosse o passo 3 como eu tinha uma mola novinha dando sopa em casa resolvi testa la primeiro mas antes disso desmontei tudo e medi os discos de fricçao e os separadores um a um e nao so estavam totalmente dentro das especificaçoes como estavam exatamente ate a terceira casa decimal do paquimetro digital na mesma medida dos discos que eu havia guardado em casa lembram ja sabia que nao eram os discos coloquei a mola nova e para a minha surpresa o problema continuou a moto continuava imobilizada entao me restava verificar o item 2 dada a pressa a moto estava na garagem do predio com a tampa da primaria desmontada um plastico embaixo pra nao sujar tudo de oleo uma zorra tava vendo a hora que ia tomar uma chamada do sindico pensei uma peça que nos eua custa us$ 10 + frete ja achei uma paralela por r$ 150 no mercadolivre no mesmo vendedor que me vendeu os discos de embreagem de r$ 500 pela experiencia que eu tive com a mola eu imagino que a placa de pressao original de fabrica deve custar o mesmo ou mais barato de fato era mais barato mas pra variar nao tinha no estoque da concessionaria entao eu decidi que precisava dar um jeito de testar antes de gastar 180 reais assim peça mais sedex o proprio atendente do setor de peças da h d sugeriu que eu fosse em um mecanico do outro lado da cidade tambem especialista em hd pois ele poderia ter alguma peça usada boa que eu poderia usar pra testar cheguei la bati um papo com ele e ele deixou eu fuçar a caixa de ferro velho e no meio achei uma placa de pressao da sportster a qual foi vendida pra mim por uma cerveja ele nao queria cobrar pois nao sabia se a peça estava boa ou resolveria meu problema mas eu fiz questao de pagar ja que estava la e levando a peça por minha conta e risco chegando em casa resolvi comparar as duas no paquimetro nao se ve diferença perceptivel de medida mas visualmente nota se a diferença a minha placa de pressao antiga estava totalmente lisa enquanto essa que eu catei no ferro velho tinha um restinho de superficie de fricçao nos cantos pegando um disco de embreagem velho embebido em oleo e testando a fricçao nas peças desmontadas a placa de fricçao que tirei da minha moto escorregava a do ferro velho dava fricçao montei tudo e testei a moto voltou a funcionar perfeitamente como o seguro morreu de velho comprei uma peça nova fiquei com medo daquela faixa fininha de atrito que sobrava danificar os discos pois era uma faixa de fricçao tao fina que era quase uma superficie de corte desmontei tudo de novo coloquei a peça nova regulei tudo uma unica vez apos a montagem e ja rodei 12 000 km sem nem precisar reajustar o cabo de embreagem os discos de qualidade duvidosa doei para um amigo que precisava que ja rodou 20 000 com direito a duas viagens pelo sul sem qualquer sinal de problema o referido mecanico especialista que condenou os discos instalados que nao seguiu as orientaçoes do manual de serviços que dizia que embreagem de sportster e problematica mesmo nunca mais viu minha cara nem meu dinheiro bom esse processo de diagnostico me animou a começar a fuçar mais por conta propria o trabalho de manutençao mais simples de se fazer em moto depois da troca de oleo que e a troca de pastilhas de freio e sangria que eu tinha panico de fazer comecei a encarar sozinho porem quando troquei os pneus da moto fui alertado que os rolamentos da minha moto nao estavam exatamente bons de fato eles estavam começando a fazer barulho e pediam troca como nao gosto de fazer gambiarra usando marreta e a ferramenta especial pra sacar e instalar rolamentos e muito cara para algo que se usa vez ou outra entra naquela situaçao do custo beneficio de levar em um mecanico x fazer em casa hoje eu so levo moto em mecanico se precisar de alguma ferramenta cara demais ou grande demais que eu nao tenha entao levei a moto ao mecanico nao o que nao soube consertar minha embreagem mas um outro que tambem e cheio de recomendaçoes e nenhuma negativa ate que eu fui la oficina organizada mecanico com boa vontade inclusive pra ensinar aquilo que voce precisa pra se virar em caso de emergencia na estrada trocados os rolamentos das duas rodas na hora de montar tudo o freio traseiro parou de funcionar nao acredito que tenha sido alguma burrada do mecanico ate porque acompanhei todo o processo ao contrario do mecanico anterior que se recusava a mexer na sua moto na sua frente mas sim que o cilindro mestre traseiro ja estava ruim e o problema so se manifestou depois de tirada a roda quando os pistoes do freio traseiro sairam do lugar o problema faltava uma semana para o motocapital o evento motociclistico do ano em brasilia e o terceiro maior encontro motociclistico anual do mundo perdendo apenas para sturgis e daytona beach nos eua pra variar novidade o reparo do cilindro mestre nao existia no estoque da concessionaria o mecanico entao sugeriu pedir no fornecedor dele e ele me garantiu que a peça chegaria ate terça no maximo ate quarta feira e la vou eu pra casa com a moto sem o freio traseiro experimente andar de moto no transito sem freio traseiro que voce vai ter noçao do perigo frear so com o dianteiro principalmente nas cruiser e pedir pra tomar chao principalmente na 883r que tem um freio dianteiro meio superdimensionado e sem abs com medo de perder o evento do ano e eu ja tinha decidido se for pra ir de carro nesse negocio eu fico em casa o problema ele se esqueceu de me avisar terça ou quarta de que semana quinta liguei chegou minha peça ainda nao sexta chegou nao motocapital ja era ir de carro por causa de moto quebrada seria depre demais entao acabei nem me animando de ir semana seguinte terça nada quarta nada quinta nada ja morrendo de raiva por ter perdido o evento semana seguinte semana do dia dos pais a ladainha continou e ele me disse faz o seguinte pede a peça e traz aqui qualquer dia da semana pra instalarmos por causa do atraso e pelo fato de ter dado o problema quando desmontamos pra trocar os rolamentos nem vou cobrar a mao de obra sao vinte minutos de trabalho perguntei voce vai estar aqui a semana toda ou vai viajar pro dia dos pais vou estar aqui a semana toda pedi a peça em porto alegre paralela na quarta feira a noite chegou pra mim na sexta a tarde lembrando que ha tres semanas o mecanico nao conseguia a mesma peça acordo cedo sabado de manha pra nao pegar transito sem freio feliz da vida que ia finalmente arrumar minha moto e voltar a rodar e dei com a cara na porta sim ele resolveu viajar com a familia se deu ao trabalho de mandar na quinta feira um e mail para todos os clientes desejando um feliz dia dos pais mas esqueceu se de avisar que nao abriria no sabado eu nao fui o unico a dar com a cara na porta tinha outro cliente la e mole voltei pra casa entao puto da vida decidido a novamente resolver por conta propria eu que sempre fui medroso ate pra trocar pastilha estudei o manual de serviços e desmontei o cilindro mestre de freio traseiro pra fazer o reparo e aproveitei ate pra trocar as pastilhas dianteiras que pediam troca tres horas depois a moto estava rodando de novo e eu feliz da vida por ter superado mais um medo de mexer nas coisas sozinho tava tao chateado que nao tirei fotos deste processo liçao aprendida nesse um ano e meio que eu tenho essa moto nao conte apenas com os outros procure fazer sempre que compensar financeiramente as coisas por conta propria e mais prazeroso e voce sabe que se for feita alguma besteira foi voce mesmo quem fez fora o dinheiro economizado para gasolina churrasco e cerveja voces devem estar pensando e dificil manter uma harley entao essa e uma questao que sera respondida no proximo post fique ligado por bira muniz project cars #181
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