fala galera do flatout meu nome e ricardo fay sou de sao paulo e a partir deste post vou contar a historia do project cars #190 meu peugeot 306 s16 começando pelo nascimento da minha paixao pelo peugeot 306 o que aconteceu quando eu tinha 18 anos eu sempre fui um gearhead ate por conta da profissao sou engenheiro mecanico e assim que fiz 18 anos faltando seis meses para começar a faculdade fei eu ganhei um carro ou algo parecido uma empilhadeira que meu pai usava na fabrica transformadora de papel que ele havia acabado de fechar brincadeiras a parte a empilhadeira foi vendida e eu presenteado com o dinheiro para adquirir um carrinho com carta branca para comprar o que eu quisesse a unica imposiçao era que o pagamento chegaria na minha mao em tres parcelas totalizando 10 mil reais — isso em 2005 comecei a pesquisar carros com a ajuda do meu primo sempre focando em carros mais usados e com uma boa quantidade de opcionais ate que meu primo me apresentou o peugeot 306 e eu apaixonei a primeira vista pelo design decidi que teria aquele carro aprofundamos a pesquisa e vi varios em estado lamentavel devido ao pouco dinheiro que eu tinha para comprar mas no fim encontrei um 306 xsi 2 0 8v irmao menor do s16 que tinha alguns muitos detalhes a serem feitos e por fim o antigo dono topou as condiçoes financeiras o sofrimento com este peugeotzinho foi enorme varios problemas de eletrica o carro havia pegado fogo passado por enchente e apesar da baixa quilometragem na epoca tinha muitos problemas de eletrica devido ao incendio no cofre do motor foi uma bela escola sobre os peugeot com participaçao no clube peugeot conhecimento sobre a marca e os carros amizades amor ao carro mesmo com os problemas depois de resolver boa parte dos problemas gastar rios de dinheiro eu o vendi mas a vontade de ter outro 306 ficou desde que encontrasse o 306 num belo estado de conservaçao para que o dinheiro investido fosse melhorando o carro e nao somente consertando o mesmo eventualmente conheci o forum 306 brasil forum especializado no modelo e nos psa proximos onde o numero de participantes apesar de pequeno tem uma qualidade e conteudo que torna o forum muito especial considerado por mim e por muitos outros como uma segunda familia aonde mais importante do que os carros e a amizade la ampliei meu conhecimento sobre o carro e suas particularidades e quando estava proximo de concluir a faculdade iria possuir uma melhor estabilidade financeira decidi que era hora de ter outro 306 e dessa vez seria um s16 — e desta vez tive mais calma na busca do carro que realmente estivesse nas condiçoes que eu gostaria que estivesse acabei passando um ano procurando sem pressa em busca daquele que nunca mais seria vendido durante uma tarde chuvosa recebo uma mensagem no chat do facebook com um link de um anuncio em um site nao muito conhecido um s16 vermelho lucifer com 33 000 km rodados por um preço bem razoavel fiquei euforico entrei em contato mal conseguia me conter havia achado meu carro no rio de janeiro de cara ja me prontifiquei a ir ver pessoalmente o carro me preparei brevemente e sai de itu cidade que morava na epoca ate sao paulo numa quinta feira encontrei alguns amigos no oosto e ficamos conversando sexta feira era o dia de buscar o brinquedo novo nesta semana havia esquecido a carteira no carro de um amigo o hudson precisaria dela para ir ao rio buscar o carro ele coincidentemente estaria no posto pois estava trabalhando em um evento resumindo cada vez que eu ligava atrasava um pouco e fui aguardando sem dormir recuperei a carteira as seis da manha como nao havia mais tempo para dormir liguei para um outro amigo o pixel e perguntei se ele estava livre para uma insana road trip naquela sexta feira muito solicito ele se propos a fazer o trabalho que tinha que fazer usando o banco do carona e via 3g nada como a amizade pixel que nao tao coincidentemente e administrador do forum 306 brasil me acompanhou ao rio na busca do s16 tao sonhado ao ver o carro constatei seu excelente estado mas que aparentava mais do que os 33 mil km o dono entao me contou que ele havia trocado o odometro para resolver uma pequena folga no velocimetro e a peça anterior fazia parte do pacote revelando o carro com entao 100 000 km na hora fiquei decepcionado mas o estado do carro era tao surreal perto dos outros exemplares que me senti compelido a fechar negocio tratei de realizar as transferencias tanto monetaria quanto de propriedade e toca estrada de volta pra sp totalizando 1 200 km rodados no dia 46 horas sem dormir exausto mas feliz muitos gearheads quando compram um carro ja tem todo o plano traçado para seus brinquedos eu nao sempre fui impulsivo e gosto de definir os aspectos na ultima hora com o s16 tambem foi assim comprei e nao tinha plano nenhum apenas ir curtindo aproveitei e montei o sistema de som que eu havia guardado do antigo xsi sem muito mais planos fui deixando a vida levar porem existiu uma pedra no caminho ou melhor uma arvore em dezembro de 2011 proximo ao natal estava com alguns amigos no posto local ja conhecido de encontro da galera quando um outro amigo fala que estava no pacaembu resolvemos fazer um comboiozinho e ir encontrar ele por la era madrugada e como sempre aquela pequena irresponsabilidade toma conta e pequenas aceleradas no caminho sempre acontecem parado no farol antes do contorno do pacaembu resolvi brincar naquelas curvinhas que sao tao deliciosamente chamativas proximas as entradas laterais do estadio o farol abre acelero praticamente sozinho entro na primeira curva e o catt dispositivo na suspensao do 306 entra em açao caso nao saiba o que e catt esse post aqui mesmo do flatout explica tudo direitinho [gallery columns= 4 link= file ids= 39302 39301 39295 39300 ] um dos problemas do catt e que por vezes ele corrige demasiadamente a trajetoria apontando o carro para o centro da curva a ser contornada com o carro apontado para dentro da curva em direçao a um muro a atitude correta seria diminuir o giro do volante sem retornar a posiçao reta desacelerar e frear lentamente o carro para que o catt retorne e a trajetoria corrigida lembra aquela revisao de freio que eu estava evitando pois bem o barato saiu caro o freio nao mostrou resposta alguma me obrigando a efetuar um contra esterço quando o catt esta aberto e um contra esterço e efetuado o sistema retorna a posiçao de maneira brusca causando um efeito de chicoteada da traseira lançando o carro em trajetoria oposta de maneira brusca obrigando o condutor a efetuar um novo contra esterço no qual o efeito se repetira cada vez com maior violencia a unica alternativa entao seria continuar brigando com o carro enquanto freia de modo a reduzir a velocidade e minimizar os efeitos do lançamento da traseira ate conseguir alinhar o carro e retomar o controle da trajetoria [gallery columns= 4 link= file ids= 39304 39305 39307 39306 ] o espaço entre o 306 e a arvore mais proxima nao foi suficiente para que eu conseguisse retomar esse controle resultado um s16 que estava em excelente condiçao com exceçao dos freios agora estava com uma arvore no meio dos farois consegui chamar um guincho e mandei direto pra itu/sp na casa do meu pai aonde eu teria espaço para mexer no carro e descobrir o que fazer papai noel chegou mais cedo naquele ano e me trouxe uma bela infelicidade com menos de quatro meses de brinquedo novo na garagem no proximo post contarei a voces a analise dos estragos e toda a trajetoria de restauraçao do carro deixando as preparaçoes ja instaladas e os planos futuros para um terceiro e ultimo post termino aqui com um pedido de desculpas pela qualidade do texto pois estou com programaçoes corridas e pouco tempo e acesso a computador para escrever prometo um texto mais elaborado e tecnico para os proximos posts espero que gostem da historia deste gearhead que vos fala e que e apaixonado pelos psa dos anos 1990 ate a proxima ricardo fay project cars #190
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