fala galera o project car para um gearhead e mais do que o meio de transporte e o brinquedo da criança e a expressao da criatividade onde expressa suas ideias e o que faz dessa pessoa alguem diferente das pessoas comuns em seus carros cinzas que as levam e buscam do trabalho o project car e muito mais do que um carro para um gearhead e parte da familia sempre que a minha familia me encontra eles perguntam como vai o carro nao sei se eles entendem o sentimento ou se so querem saber se nao esta na oficina de novo e eu pretendo pedir o deles emprestado as viagens a bordo de um carro especial para voce tem uma emoçao extra nao e somente ir ate aquele lugar o objetivo da viagem deixa de ser o destino e passa a ser o caminho — com o teto solar aberto o vento na cara o ouvido atento a cada barulhinho percebendo se esta tudo certo ou tem alguma peça pedindo para ser substituida por uma de melhor performance afinal ninguem entende porque e tao necessario trocar as bieletinhas do cambio por aquelas de uniball que custam tres vezes mais mas voce entende e ele tambem cada modificaçao que voce faz no carro e fruto de experiencias que voce passou com ele e estudou aquele comportamento e pensou poderia ser diferente se eu sempre gostei de ficar traçando metas e objetivos estudando as modificaçoes a serem feitas mas neste momento eu nao podia pois eu nao tinha mais um brinquedo que eu pudesse usar a mao sim carro na minha visao e para usar respeito os que gostam de guardar seus carros para preservar e os que passam anos e anos com o carro parado sendo modificado mas pra mim alem de modificar o que alimenta o meu prazer e andar e testar cada pequena modificaçao continuando a historia deste croissant invocado eu havia realizado o sonho que eu tanto tinha que era de achar e comprar um s16 em otimo estado e todo o sonho foi quase destruido em um curto espaço de tempo pouco tempo por tentar adiar o gasto de uma manutençao liçao mais do que aprendida a duras penas e tudo por conta de uma negligencia besta com uma simples pastilha de freio olhar para o meu sonho batido me desanimava por um lado mas nao poder viajar usar simplesmente passear nele sim muitas vezes saio para passear e o prazer de dirigir que esse carrinho proporciona e algo tao impressionante que por vezes ando sem rumo so por andar me deixava com muita vontade de resolver logo o problema aprendi que se eu tivesse deixado para me capitalizar antes de começar a arrumar o carro eu com certeza teria ficado cada vez mais chateado e eventualmente desistiria dele ainda bem que eu resolvi desistir de olhar o extrato bancario e encarei a tarefa antes de desmontar qualquer coisa comecei a procurar as principais peças pela ordem de dificuldade numero um os farois para isso preciso explicar um pouco sobre as fases do 306 e suas versoes o peugeot 306 tem tres fases distintas de aparencia sendo caracterizadas basicamente pelos anos salvo exceçoes na versao gti o ph1 que vai de 1994 a 1997 o ph2 que vai de 1997 a 1999 e o ph3 que vai de 1999 a 2001 o ph3 e o mais atual deles caracterizado por um visual mais limpo com farois inteiriços com o pisca integrado de policarbonato lente lisa farois de neblina de policarbonato redondos parachoque com grade bem aberta capo com vinco mais aparente e acabamento vidro limpo existem muitos outros detalhes mas estou me atentando aos visuais e mais relevantes e caracterizados nas fotos abaixo o ph2 foi o começo da modernizaçao do 306 possui farois inteiriços porem de vidro raiado assim como os neblina o capo e grade sao parecidos entre o ph3 e o ph2 mudando somente o tamanho do ressalto o parachoque e distinto das outras versoes com um desenho considerado mais conservador os frisos laterais em relaçao ao ph1 ficaram mais arredondados sao os mesmos do ph3 a lanterna igual a do ph3 possui uma divisao sem friso e reta a parte do ph2 que foi negligenciada nesta re estilizaçao foi a tampa traseira o foco da mudança de fase foi a retirada dos diversos acabamentos por frisos ou borrachas assumindo um visual mais clean mas a tampa traseira permaneceu a do ph1 com friso inferior e moldura de borracha no vidro o ph1 e caracterizado pelos farois com piscas separados e linhas menos arredondadas acabamentos com frisos e borrachas nas versoes esportivas no brasil xsi e s16 essa caracteristica e ressaltada atraves de frisos laterais mais largos saias laterais e o mesmo parachoque utilizado na versao xs com farois de neblina cibie quadrados e front lip voltando aos farois com esta caracterizaçao das versoes fica claro que o farol que eu preciso e somente do ph1 e ainda pior ele e diferente nas versoes esportivas xsi e s16 por ser de dupla parabola estas versoes no brasil somente foram comercializadas nos anos de 94 e 95 e tiveram poucos exemplares que em boa parte foram batidos normalmente de frente resultado e que esses farois sao raros comecei a pesquisar no ebay uk mas logo me ocorreu o seguinte o foco dos farois e rotacionado para evitar cegar quem trafega no sentido oposto conforme figura abaixo como voce deve saber na inglaterra o sentido de direçao e oposto ao brasil e portanto o foco dos farois e rotacionado ao contrario impedindo que eu importasse os farois de la alem dos farois o parachoque do ph1 e raro pois os 306 sao baixos de fabrica dependendo da versao ou costumam ser rebaixados aliado a um parachoque com bico inferior e longo caracteristica comum em peugeots o parachoque raspa e bate com certa facilidade que junto com a maioria dos 306 batidos terem sido frontais torna uma peça dificil de se encontrar inteira comecei entao a procurar um carro inteiro para retirada de peças e encontrei um candidato a altura das minhas necessidades fiz a aquisiçao e tramites possiveis e partimos para a desmontagem novamente com apoio dos amigos e em especial o thiago tambem moderador do forum 306 brasil lembra que eu falei que era uma familia esta ai mais uma prova o espaço para guardar o carro inteiro e relativamente complicado entao eu e o thiago desmontamos o doador ate o ultimo parafuso transportei o carro entao em peças para a casa do meu pai entao com o apoio dele desmontei o s16 batido avaliando de perto os estragos capo farois grade mini frente superior travessa inferior parachoque dianteiro radiador evaporador do ac ventoinhas filtro de oleo carter tudo isto estava arruinado o cambio havia quebrado o suporte superior desmontei a frente inteira do carro retirando todas as peças danificadas e tambem o motor para facilitar o espaço para a oficina de funilaria do doador retirei tambem o final das longarinas com as chapas soldadas e a travessa inferior a superior e parafusada o carro sem frente foi levado a um alinhamento tecnico aonde a longarina direita foi puxada de volta ao lugar apos retirar a travessa inferior algo em torno de 10 mm de desalinhamento a travessa inferior foi soldada no lugar seguindo exatamente o formato de fabrica e entao conferido o alinhamento levei o carro pra casa e comecei a remontagem do motor aproveitei para substituir a carcaça do cambio pela do doador para arrumar o suporte e o carter que tambem havia quebrado pintar os defletores do farol fazendo uma aparencia de mascara negra leve enquanto eu remontava tudo em casa com calma e ajuda dos amigos e do pai a oficina de funilaria fazia a pintura do capo grade e parachoques aproveitei para refazer o traseiro tambem a meu pedido retiraram o rebaixo para placa no para choque dianteiro fazendo o borrachao inteiriço [gallery columns= 5 link= file ids= 44719 44721 44725 44726 44724 44723 44727 44729 44731 44722 orderby= rand ] durante esta fase de montagem aproveitei para revisar os freios ja que foram os causadores da batida as pastilhas do doador estavam boas e foram utilizadas o disco traseiro tambem ja o dianteiro estava com espessura inferior a minima comprei um par de brembos para testar sao bons mas nao vi nada significativo pelo preço mecanica montada sem ups me arrependo agora apesar de trocar varios retentores como o do volante alguns vazamentos apareceram a primeira e segunda marchas nao entravam e o velocimetro nao funcionava exausto tanto mental como fisicamente decidi levar o carro andando ate uma oficina de confiança para terminar de montar e revisar a minha montagem nota divertida um pneu rasgou na batida como meu estepe estava ruim coloquei o outro dianteiro para estepe vendi o par traseiro e deixei para comprar pneus novos as rodas do doados iguais as minhas eu mandei pintar de branco perola mas enquanto elas nao ficavam prontas aproveitei um jogo de slicks que montei nas rodas originais do carro para mover o carro ate ele ficar pronto como consta nas fotos dele sem a lataria indo da minha casa ate a oficina sem parachoques sem capo e grade e calçado nos slicks no minimo inusitado vale aqui uma observaçao importante que o problema de ser dono de um psa antigo e que apesar destes carros serem difundidos na europa no brasil quase nenhum mecanico sabe mexer neles mesmo os das concessionarias ai entram os amigos o forum do 306 e o conhecimento proprio onde muitos se veem tendo que ensinar aos mecanicos o que tem que fazer no carro pois a mao de obra especializada e complicada mesmo nas chamadas especializadas especialmente na inglaterra o 306 e a serie de motores xu e muito modificada e existe uma gama de peças de performance bem interessante o que atrapalha e o fato de tudo ser vendido em libras e com frete da inglaterra que normalmente e mais caro tornando certas peças proibitivas motivo pelo qual nao vemos tantos psas modificados quanto eu e os outros entusiastas gostariamos as peças normais ainda tem boa parte a venda nas concessionarias que passaram por uma queda de preço bem interessante ao longo do tempo algumas nao praticam os preços corretos demanda alguma pesquisa mas a lenda de que as peças sao caras ou inexistentes existe e isso desvaloriza os psas antigos que acabam sendo comprados por questao de oportunidade preço barato e ao sinal da primeira manutençao rotineira ja vem o jeitinho brasileiro gambiarra [gallery columns= 5 link= file ids= 44700 44736 44735 44698 44734 ] este ciclo da lenda das faltas de peça e so saber procurar e dos poucos mecanicos capacitados contribui para a reduçao dos carros em bom estado e consequentemente a reduçao de serviço dos poucos mecanicos especializados que acabam tendo de aumentar os preços ou mudar de mercado isso me leva a fazer boa parte das manutençoes em casa e/ou em oficinas de extrema confiança mesmo que eu tenha que ensinar um detalhe ou outro ao profissional voltando a reconstruçao do carro os vazamentos sanados trocada tambem a bomba de direçao o velocimetro nao funcionava pois eu havia colocado o cabo no respiro do cambio ao inves de colocar no sensor de velocidade consequentemente sem um cabo do velocimetro no caminho a primeira e segunda marcha passaram a funcionar okay my bad nao da pra ganhar todas carro encaminhado para a oficina de funilaria para montar capo grade e parachoques para entao ir colocar a placa dianteira no carro que havia estragado por completo na batida aproveitei e troquei a de tras parzinho de placas novas durante toda essa remontagem e com acesso a peças em otimo estado provenientes do doador e boa parte de peças que eu estava comprando na concessionaria pude verificar o bom estado de conservaçao e originalidade que o carro se encontrava e aproveitei para melhorar ainda mais nesse quesito com ajuda do servicebox que e uma ferramenta online com todas as peças em vista explodida com codigos de peças para os carros da psa tirei as pouquissimas adaptaçoes e repus algumas pecinhas faltantes levando o carro a um excelente estado final ja nesta etapa comecei algumas modificaçoes que deixarei para comentar no post 3 apesar da continuidade equivocada mantemos o foco por tema conferi o alinhamento do carro depois do mesmo montado tanto tecnicamente como na pratica na estrada e ficou 100% estava renascido o sonho ate o proximo post com as modificaçoes feitas no carro abraços ricardo fay project cars #190
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