e ai galera chegamos no terceiro e ultimo texto relembrando no meu primeiro texto contei um pouco da minha historia ate chegar na compra do carro; no segundo texto contei sobre a montagem do gol e a participaçao de alguns eventos depois da primeira montagem do carro consegui curtir ele por um bom tempo ate que tive a primeira quebra do cambio ainda original a engrenagem da terceira marcha quebrou e os pedaços dela acabaram condenando boa parte do cambio decidi trocar todo ele por outro original e outro e outro depois dessa primeira quebra nunca mais consegui manter um cambio inteiro por muito tempo testei diversas relaçoes e ate um modelo antigo de quatro marchas mas nada aguentava a parte boa e que nos criamos uma grande habilidade para realizar a troca lembro que nas primeiras vezes foi demorado mas com o tempo ficou tao facil que acredito ser possivel fazer com os olhos vendados agora foram seis cambios originais de cinco marchas um de quatro marchas e dois modificados com engrenagens de dente reto que foram comprados usados apresentaram problemas e foram devolvidos contando as vezes que foi preciso desmontar para verificar algo ou trocar somente o diferencial acredito que ja desmontamos e montamos cambios no gol umas 20 vezes claro que isso acabou perdendo a graça precisava de algo que funcionasse para o carro se tornar confiavel mas antes de contar a soluçao que foi umas das alteraçoes mais recentes vou falar de outras modificaçoes feitas antes coleçao de cambios conforme comentei no final do segundo texto o carro começou a tomar um novo rumo começamos a ter mais provas de trackday em curitiba e comparando com as arrancadas era uma forma mais intensa de curtir o carro por muito mais tempo entao direcionei as modificaçoes nesse sentido apesar de gostar das rodas orbital sempre fui apaixonado pelas bbs o modelo original da vw no aro 14 nao cabiam no gol por causa dos freios maiores ate cheguei a testar mas acabei perdendo muito no freio gol com a bbs 14 infelizmente ainda nao consegui importar um jogo original no aro 15 que e a minha vontade a soluçao veio com a chegada das replicas meu amigo kadu atraves da sua empresa borbogussi começou a disponibilizar as replicas de otima qualidade e dessa forma pude colocar as rodas que desejava o modelo rs no aro 15x7 o pneu escolhido foi o yokohama advan neova na medida 185/55 r15 poderia ter colocado a medida 195/50 r15 mas nesse primeiro momento achei melhor tentar o 185 para poder andar com o carro mais baixo sem risco de enroscar os pneus nos para lamas e tambem dar um leve efeito stretch meu amigo junior ajudou na cuidadosa montagem para nao fazer nenhum risco nas novas rodas e respeitar as marcaçoes de balanceamento dessa forma utilizamos o minimo de pesos para balancear quase nada graças tambem a boa qualidade das rodas e dos pneus no momento da montagem utilizei um equipamento chamado fender rolling para rebater um pouco os para lamas de maneira rapida e com otimo acabamento [gallery columns= 4 link= file ids= 65034 65035 65036 65037 65039 65040 65041 65042 ] aproveitei e comprei um segundo jogo de rodas as tsuya suy 431 15x6 5 e montei pneus slick dessa forma tinha um jogo exclusivo para derreter na pista e poderia conservar um pouco mais os neova [gallery link= file columns= 5 ids= 65043 65044 65046 65047 65048 ] apos a montagem desse novo conjunto eu e o kadu tivemos a ideia de fazer um ensaio do gol para apresentaçao das rodas e do carro entao entramos em contato com outros dois amigos o diogo e o pedro da dg works que fazem trabalhos belissimos e tambem sao apaixonados por automoveis como a gente o resultado voces conferem abaixo [gallery columns= 5 link= file ids= 65054 65055 65058 65063 65064 65065 65067 65070 65072 65073 65074 65075 65076 65078 65059 ] [youtube id= oi6e0ny0mjg width= 620 height= 350 ] foram realizadas algumas alteraçoes mecanicas tambem como o carro seria muito mais exigido na pista o motor ganhou um intercooler para ajudar na temperatura do ar admitido ganhou tambem uma revisao completa no sistema de arrefecimento com mangueiras novas e um novo radiador instalaçao do intercooler como comentei o cambio me deu muita dor de cabeça portanto comecei a pesquisar e conversar com muitas pessoas e empresas para achar a melhor soluçao e fazer um cambio totalmente novo entao depois do otimo atendimento e suporte da bf cambios especiais finalmente montei com eles um cambio com as 5 engrenagens forjadas helicoidais uma coroa e pinhao de 35 dentes relaçao 3 89 e um diferencial blocante como as engrenagens seriam produzidas do zero eu poderia escolher a relaçao desse cambio optei por fazer a 1ª marcha longa o que me ajudaria no circuito e ate mesmo em uma eventual arrancada e o restante das marchas calculei baseado nas velocidades das curvas do autodromo de curitiba e nas quedas de rotaçao de cada troca para que eu sempre tivesse a turbina pronta para empurrar a proxima marcha para isso fiz uma tabela para auxiliar nos calculos tabela para relaçao de marchas diferencial blocante pastilhado e no final das contas o cambio ficou maravilhosamente bom funcionando perfeitamente e com uma relaçao otima a escolha da coroa e pinhao foi para alongar um pouco a relaçao final e tambem por que o modelo de 35 dentes e mais robusto que o comum de 37 dentes da relaçao 4 11 o diferencial blocado e do tipo pastilhado no começo fiquei um pouco cabreiro com o comportamento do carro pois o bloqueio funciona de maneira bruta e nao progressiva e tipo ligado ou desligado o que ocasiona uns puxoes no volante mas andando no autodromo em maior velocidade as curvas eram contornadas normalmente e agora conseguia sair muito mais rapido delas sem ficar destracionando a mudança foi enorme e assim finalmente o carro parou de incomodar com o cambio ate hoje esta funcionando muito bem sem problema algum em 2014 pela primeira vez o gol conheceu uma pista nova o autodromo zilmar beux em cascavel pr foi o friends trackday organizado pelo grupo ford friends foi um evento muito bom o circuito e bem desafiador com grande variaçao no relevo embarquei o carro numa cegonha e la pude curtir dois dias de pista em um ambiente alucinante cercado de carros amigos boas conversas e velocidade a maioria dos participantes acampou dentro do proprio autodromo assim como eu e dois amigos que me acompanhavam o que tornou toda a experiencia de respirar automobilismo mais intensa o despertador era o ronco dos motores literalmente apesar de nao ter um carro da marca do grupo que realizou o evento acabei conhecendo uma galera gente finissima fiz grandes amizades e agora participo sempre dos encontros e eventos realizados por eles tao bom quanto a lembrança do evento foi ganhar esses novos amigos [gallery columns= 5 link= file ids= 65080 65081 65082 65083 65086 65088 65090 65091 65092 65093 65094 65096 65097 65099 65100 65101 65102 65103 65104 65107 ] com o cambio aguentando bem e o carro tracionando troquei os bicos injetores por outros melhores e de maior capacidade para poder alimentar uma maior potencia passamos a pressao de turbo de 1kg para 2kg o carro ficou muito mais arisco e rapido o melhor tempo de volta no autodromo de curitiba com 1kg de pressao de turbo e de 1 41 ainda nao testei pra valer o carro com a potencia atual mas acredito que fique na casa de 1 38 considero um tempo otimo pelo carro ainda conservar muitas caracteristicas de rua aqui estao alguns registros dos eventos que participei no autodromo de curitiba [gallery link= file columns= 5 ids= 65108 65109 65110 65111 65113 65114 65115 65116 65117 65118 65119 65120 65121 65122 65124 65125 65126 65127 65129 65130 ] [youtube id= nsnwfpuhmss width= 620 height= 350 ] gol passando na reta [youtube id= 7bltmy3lxfy width= 620 height= 350 ] volta rapida na configuraçao antiga sem cambio forjado sem blocante e com 1kg de pressao de turbo nao consegui montar o painel a tempo para ir nesse evento estava fazendo umas alteraçoes eletricas e trocando o para brisa [youtube id= o2vsdmta_fi width= 620 height= 350 ] [youtube id= zy8lxflfmfa width= 620 height= 350 ] o primeiro video e parcial e filmado com o celular o segundo e o mesmo video completo em outro angulo de visao nova configuraçao com cambio forjado blocante e 2kg de pressao de turbo ainda testando o carro sem andar muito forte e sem elevar muito a rotaçao aproveitei a bela bmw como referencia para comparar a pegada no final da reta principal o carro estava alcançando mais de 230 km/h aferidos com o gps o carro se tornou rapido entao nao podemos deixar de pensar na segurança confesso que doi um pouco fazer algumas alteraçoes mais profundas mas e preciso a segurança sempre e o mais importante ele vai ganhar um jogo de bancos sparco com cintos de 5 pontas e o desenvolvimento de uma rollcage completa que tambem vai ajudar na estrutura ja que ele sofre muito com a torçao novos bancos se tiverem interesse em acompanhar nossas historias curtam a pagina no facebook agradecimentos para finalizar gostaria de agradecer a minha familia que sempre me ajudou e me apoiou minha namorada flavia que sempre foi parceira ao flatout por ceder esse espaço para nos podermos contar cada um a sua historia e a todos os meus amigos e parceiros que de alguma forma ajudaram sejam com informaçoes comprando aquela pecinha que faltava no horario de trabalho onde eu nao podia ir ou virando a madrugada terminando o carro nao vou conseguir citar todos aqui que ja me ajudaram de alguma maneira mas com certeza eles sabem que sou agradecido pelo companheirismo e a amizade por culpa dos carros criamos esses sensacionais grupos de amigos malucos que fazem parte da nossa vida e nossos projetos que muitas vezes vao muito alem da pista tambem nao posso deixar de agradecer ao gol por ser nosso parceiro e resistir bem a tudo que passou junto conosco e proporcionar tantos momentos bons e muito aprendizado grande abraço a todos e ate a proxima por giovanni grigolo project cars #199 uma mensagem do flatout giovanni e sempre muito legal ver um carro escolhido a dedo e montado com tanta atençao aos detalhes melhor ainda quando ele ajuda a reunir os amigos e depois corresponde as suas expectativas na hora de acelerar na pista parabens pelo belissimo projeto
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