depois de deixar passar por varias vezes a inscriçao para o project cars resolvi nesta ultima oportunidade inscrever meu projeto por que nao inscrevi antes por achar que meu projeto e comum demais para entrar na lista entre tantos projetos interessantes afinal trata se do tradicional vw quadrado com motor ap de longe a geraçao de carro e motor mais preparados no brasil bem desta vez resolvi me inscrever e para minha surpresa meu projeto entrou na lista meu nome e aluizio tenho 30 anos e sou natural de maringa/pr mas moro atualmente em macae/rj de onde surgiu esta ideia de montar um voyage sport aspirado foi o somatorio de varias paixoes que surgiram desde moleque sendo a principal delas a mecanica automotiva que vem de sangue meu pai praticamente nasceu na oficina que ele tem ate hoje e eu comecei a frequentar a oficina diariamente e aprender a consertar carros a partir de meus 12 anos de idade apos as aulas na parte da manha fazia minhas tarefas escolares e ficava o resto do dia ajudando meu pai na oficina mas por que a ideia de montar um aspirado quando criança meu pai montou dois motores aspirados para amigos dele um era um fiat 147 1 3 com uma weber 40 de uso diario o outro era um opala com tres weber 40 sendo este exclusivo para arrancadas o opala era todo depenado no interior com gaiola e um tanque minusculo no porta malas nas provas de arrancada o 147 andava na street 4 cilindros e o opala na super street 6 e 8 cilindros categorias praticamente extintas da arrancada atual naquela epoca a arrancada era uma categoria quase amadora a disponibilidade de peças era baixa e muita coisa era feita com criatividade e habilidade aproveitando peças de diferentes motores usinando pistoes para adaptaçoes e assim por diante por conta destes carros meu pai ficou relativamente conhecido entre as pessoas do meio mas sempre foi convicto de que nao trabalharia com isso o negocio dele sempre foi e ainda e mecanica em geral e nao preparaçao apesar de algumas pessoas tentarem levar carros ou motores para ele montar ele quase sempre negou montou somente pouquissimos motores para alguns amigos mais chegados mas nada muito elaborado a nivel de seleçao de peças e preparaçao bem por acompanhar estes carros e principalmente o opala durante as arrancadas tomei gosto pela preparaçao aspirada tendo acompanhado um fiat e um gm porque a decisao do voyage o gosto pelos vw surgiu em funçao dos gol gts e gti nascido em 1984 eu era relativamente novo quando gts e gti fizeram sucesso e admirava demais estes carros o interior com bancos esportivos recaro e tecido xadrez sempre me chamaram muita atençao somente um tempo depois fui conhecer o voyage sport uma especie de versao gts do voyage com motor 1 8s e comando 49g bancos recaro e rodas bbs 14 soma se a isto eu ter aprendido a dirigir em um vw um santana ap 1 8 1986 o carro do meu pai na epoca este foi o carro que marcou minha adolescencia e no qual fiz as primeira modificaçoes mesmo que basicas como a instalaçao de um comando 49g pois bem tendo trabalhado na oficina do meu pai desde novo e fissurado pelos motores preparados sempre tive o sonho de ter meu proprio carro com um desempenho melhor durante a faculdade como nao tinha um emprego fixo somente trabalhava na oficina do meu pai durante as ferias nao tive dinheiro para comprar meu carro e a ideia de poder montar meu carro com a ajuda do meu pai foi so crescendo quando me formei em engenharia mecanica no fim do ano de 2006 comprei meu primeiro carro um gol g3 1 6 2003 no inicio de 2009 nas minhas primeiras ferias decidi turbinar o carro seria este a primeira modificaçao com resultado mais significativo que eu faria comprei o kit e eu e meu pai instalamos o resultado ficou satisfatorio apesar da receita simples o famoso kit padaria voltei rodando com o carro para onde moro hoje a praticamente 1 300 km de minha cidade natal sem problema algum nesta epoca comecei a amadurecer a ideia de realizar meu desejo de criança montar um motor aspirado com meu pai a primeira ideia foi a de montar um gol gts mas acabei desistindo em funçao do preço elevado de um gts em razoavel estado neste ponto o voyage sport atendia muito melhor pois e praticamente o mesmo carro porem mais barato meu irmao estava trabalhando a 70 km da cidade onde moram meus pais e nao tinha carro como eu ja estava pensando em comprar o voyage uni o util ao agradavel decidi comprar o carro que seria o inicio do meu projeto e deixa lo com meu irmao que o utilizava para viajar na segunda para o trabalho e na sexta para voltar a maringa procurei o carro aqui em macae e tambem em maringa atraves da internet em macae achei um voyage com a estrutura e a lata bem conservados mas o carro ja era turbo forjado apesar de bonito nao casava com minha ideia de desenvolver o proprio projeto em maringa encontrei dois carros combinei um encontro de cada um dos vendedores com meu pai para olhar os dois e ele gostou mais de um deles com o aval dele negocio fechado comprei o carro sem ve lo pessoalmente somente com base em fotos e na opiniao do meu pai trata se de um voyage sport 1993 o carro estava praticamente original somente com coletor 4x1 polia regulavel no comando e rodas orbital 15 no lugar das originais bbs de 14 alem destes haviam outros resquicios de que o carro ja havia sido modificado como os furos a esquerda no painel indicando a instalaçao de um contagiros conheci o carro pessoalmente alguns meses depois e constatei que o carro era integro apesar de algumas mossas na lata e da falta de tinta nas quinas de tanto polirem o carro e um pequeno podre na moldura do vidro mas nada que um bom funileiro nao resolva trazendo a narrativa para o presente a lataria ainda nao foi feita este e o ultimo ponto do projeto mas o objetivo aqui por enquanto e relatar o trabalho da mecanica este sim ja esta pronto com o carro em maos comecei a detalhar o projeto de preparaçao em minha cabeça li varios foruns sobre montagem de ap aspirados pesquisei varios sites de lojas e fabricantes de peças e comecei a planejar quais seriam as peças e modificaçoes a serem feitas de inicio a minha ideia foi de montar a alimentaçao carburada com duas weber dcoe pura nostalgia sem pensar no resultado apos o inicio dos estudos das possibilidades de configuraçao e de conhecer o leque de regulagens de injeçao e igniçao possibilitadas pela injeçao programavel decidi montar o carro injetado apesar do custo um pouco maior apesar do limite de orçamento anual o projeto nao tinha prazo de conclusao deixo os prazos a cumprir para meu dia a dia no trabalho de inicio minha cabeça ainda pensava na epoca da arrancada praticamente amadora quando boa parte dos participantes ia as provas com os carros rodando ou seja eu queria um voyage forte para andar na rua e de quebra ainda poderia participar de forma competitiva em provas de arrancada depois de ver o nivel dos atuais carros de ponta na arrancada esqueci completamente esta ideia com a condiçao sine qua non de montar o carro com quatro borboletas eu podia abrir mao do carburador mas nao da eficiencia e do visual do coletor com uma borboleta por cilindro proporcionada pelas weber dcoe o carro seria enquadrado na categoria do nesta categoria os carros usam pneu slick e sao aliviados o que estava fora de cogitaçao para meu carro de rua alem disso os valores investidos nos carros de ponta sao altissimos e fora das minhas possibilidades financeiras com isso esqueci completamente a arrancada e a ideia do projeto ficou totalmente voltada para o uso recreativo nas pistas somente para verificar o desempenho do carro e nao para competir esta decisao de nao colocar o carro para competiçao foi de certa forma tardia pois boa parte dos componentes foram comprados pensando na maxima performance me arrependo do resultado final de forma alguma apesar de ter tido algumas duvidas apos decidir usar o carro somente para as ruas afinal eu poderia ter um carro de desempenho ligeiramente inferior e com um investimento consideravelmente menor chega de historia e passemos a decisao da compra do motor e das peças pensando inicialmente em colocar o carro na pista e utilizando a velha maxima muitas vezes incorreta do maior e melhor comecei a pesquisar e selecionar os componentes claro que apos uma ligeira pesquisa a decisao foi por elaborar o projeto tendo como base um bloco 2 0 alto a principal diferença deste bloco para o ap 2 0 convencional e a altura do bloco que e refletida de forma direta no comprimento das bielas desde que mantido o curso do virabrequim a vantagem das bielas mais longas conforme ja foi mencionado em outros post aqui do project cars e melhorar a relaçao entre o raio metade do curso do virabrequim e o comprimento das bielas o famoso r/l estando o valor do comprimento da biela no denominador da formula quanto maior a biela menor o valor do r/l e mais girador e o motor ou seja os 15mm a mais das bielas do motor com bloco alto em relaçao ao bloco baixo 159 mm contra 144 mm melhoram o comportamento do motor em altas rotaçoes principalmente diminuindo a vibraçao esta caracteristica era importante para o meu projeto ja que o objetivo eram os 8 000 rpm de giro maximo estes blocos vieram ao brasil instalados nos golf 2 0 glx e gti e se nao me engano tambem no passat apos muita pesquisa na internet encontrei em 2011 um motor deste com a parte mecanica completa em uma cidade vizinha a onde moro comprei o motor e aproveitei a oportunidade de um amigo viajando para maringa para leva lo a oficina do meu pai outra diferença deste motor para o ap 2 0 dos carros nacionais e o cabeçote de fluxo cruzado no motor de bloco alto com a base do projeto em maos comecei a estudar a escolha das peças e procurar os lugares para comprar o comando selecionado foi um alemao schrick 320º e este foi adquirido atraves do ebay do pais da cerveja e da origem da vw alem de berço dos meus fabricantes favoritos esta peça por sorte nao foi taxada quando da entrada no brasil abaixo uma imagem do catalogo da schrick com os dados do comando part number 0014 01 200 01 as demais peças do cabeçote valvulas guias sedes molas pratos inferiores e superiores de titanio tuchos com regulagem por baixo calços dos tuchos e travas de titanio foram adquiridas da techtonics tuning dos estados unidos este foi um dos erros do projeto fui orientado pelo vendedor a escolher valvulas do maior diametro disponivel 42 mm na admissao e 35 mm no escape o que e ruim para a velocidade de fluxo e tambem causa uma pressao de assentamento das sedes no cabeçote muito baixa em funçao do tamanho destas nao deixando material algum do cabeçote entre as duas sedes outro problema foi o valor dos impostos que tive que pagar quando as peças chegaram ao brasil que representaram mais de 100% do valor que paguei pelas peças alem da encomenda ter ficado parado na receita por meses como engenheiro de formaçao e curioso de nascença decidi estudar um pouco mais sobre o fluxo de cabeçotes o principal responsavel pelo desempenho dos motores aspirados e sobre os trabalhos que podemos fazer para melhorar o fluxo de ar e por conseguinte a quantidade de oxigenio admitido permitindo uma maior injeçao de combustivel gerando maior torque e potencia em uma visao mais simples sem considerar outros efeitos envolvidos alem das muitas horas gastas lendo materias em sites na internet comprei e li dois livros sobre o tema engine airflow do harold bettes e how to port & flow test cylinder heads do david vizard gostei mais do segundo livro com exemplos bem praticos enviei o cabeçote para ser trabalhado pelo jadir da jj competiçoes de florianopolis que e de longe um dos melhores profissionais que conheci nesta caminhada ele inclusive e mencionado em outros posts muito interessantes aqui do project cars o jadir me assustou de inicio me explicando que o comando que comprei era muito agressivo so gerando torque e potencia em rotaçoes muito altas tambem foi dele a proposta de descartar minhas valvulas e sedes enormes e instalar peças com diametro menor visando melhor funcionamento do motor em baixas e medias rotaçoes tornando o comportamento menos extremos para uso na rua outro caso que se for contar a historia inteira consumiria o espaço de um post foi o da compra do coletor de admissao de quatro borboletas o primeiro que comprei foi entregue na oficina do jadir com qualidade e acabamento terriveis negociei a devoluçao com o fabricante prefiro nem citar o nome que apesar de ter aceito a devoluçao e confirmar o cancelamento dos boletos em meu nome emitidos para a compra nao os cancelou o que fez com que meu nome fosse protestado o jadir foi muitissimo camarada e fundamental para resolver a questao do protesto prefiro parar por aqui neste assunto pois ate hoje nao recebi de volta a primeira parcela que paguei para o tal fornecedor apesar de inumeras promessas o segundo coletor que comprei foi de outro fabricante o carlini por recomendaçao do jadir comprei os coletores com borboletas de 40mm tambem visando uma melhor dirigibilidade do carro enfim o cabeçote com todos os componentes foi montado e trabalhado pelo jadir segue abaixo foto do cabeçote quando comprei apos o trabalho e o resultado do trabalho de fluxo para completar o sistema de fluxo dos gases comprei um coletor de escape de inox da conforma inox empresa argentina especializada nestes coletores apesar de argentino comprei o coletor em uma loja do brasil as bielas foram compradas dos estados unidos atraves da internet as peças escolhidas foram os modelos de baixo peso da eurospec que pesam 500 gramas comprei de uma loja americana que tambem me deu muito trabalho apos receber as bielas em maringa vi atraves das fotos que me foram enviadas que elas estavam erradas ao inves das bielas da eurospec o cara havia me enviado bielas da scat estas bielas tambem sao boas mas nao tao leves quanto as que eu tinha comprados e tambem um pouco mais baratas apos muita discussao com o vendedor decidi ficar com as bielas e vender aqui no brasil para facilitar as coisas ele me enviou um novo jogo de bielas e nesta segunda tentativa as bielas chegaram conforme o combinado tambem aproveitei duas viagens ao exterior para trazer algumas peças em uma oportunidade comprei no canada a instrumentaçao da autometer conta giros sonda wideband com leitor pressao de oleo mecanico e de combustivel eletronico comprei tambem nesta viagem as bobinas individuais da accel na outra viagem desta vez aos estados unidos comprei os bicos injetores de 60lbs/hr da siemens registro aqui o agradecimento a minha esposa que cedeu metade de um dia de nossa viagem de ferias para que eu viajasse por 70 km 140 km ida e volta para comprar os injetores pistoes junta do cabeçote modulos de igniçao e injeçao eletronica e seus perifericos como roda fonica volante aliviado e embreagem de ceramica foram comprados atraves da internet em duas lojas uma do rio grande do sul e outra de sao paulo em uma destas lojas tambem tive um problema pois me enviaram a polia da roda fonica errada apesar do erro o problema foi resolvido de forma relativamente simples os pistoes escolhidos para o projeto foram pistoes iasa box de 84 00mm de dois aneis montados com aneis npr preferi montar desta medida para ainda ter espessura nos cilindros para futuras retificas o conjunto virabrequim volante e plato foram balanceados dinamicamente na retificadora onde bloco e virabrequim foram retificados para o sistema de controle de injeçao de combustivel e igniçao comprei uma fueltech ft 350 e um spark pro 4 com o chicote desenvolvido por eles bem resumindo a historia toda segue a lista das peças do motor bloco alto 2 0 virabrequim original 0 25 bronzinas clevite bielas eurospec lightweight pistoes iasa box 84 00 mm 2 aneis taxa 13 5 aneis npr cabeçote 8v fluxo cruzado molas de valvula valvulas prato superior de titanio tuchos com regulagem por baixo guias travas techtonics tuning comando schrick 320 cabeçote stage 3 jj competiçoes coletor carlini 4 borboletas 40mm coletor de escape inox conforma inox volante aliviado embreagem 980 lbs ft 350 spark pro 4 roda fonica bobinas individuais accel bomba eletrica gti velas iridium bicos siemens deka 60 lbs alta impedancia conta giros leitor da sonda wideband pressao de combustivel e oleo auto meter rodas replica bbs 15 em fevereiro de 2014 estava com ferias marcadas e com somente um objetivo viajar para maringa para montar este quebra cabeças e tentar acelerar depois de praticamente cinco anos da compra do carro e mais de dois anos e meio comprando as peças do motor o desafio nao seria simples pois eu e meu pai nunca haviamos montado um motor com injeçao e igniçao programavel mas isso e assunto para o proximo post por aluizio drugovich project cars #207
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