Fala galera! Tudo bem como vocês? Estou sumido desde maio por diversos motivos e explicarei tudo nesse post, então vamos recapitular a história do meu Opala SS4 ex-futuro-turbo.
Bom, terminei meu último post falando que o SS4 seria apenas “aspiradinho”, para evitar problemas futuros, blá, blá, entretando vendo todos esses projetos dos companheiros de Project Cars muitos mais complicados e doídos que o meu, eu pensei “Vou desistir do meu sonho? Nunca!”. Sim, o projeto turbo vai acontecer, mas não nesse momento, tudo tem seu tempo.
O motivo pelo qual não farei turbo e optei pelo maldito carburador (cada um com seu gosto galera que gosta de carburador), eu e a Weber 40 não temos uma “relação boa”, então decidi que meu Opala só seria turbo se fosse injetado, e enquanto não tenho grana para uma injeção decente e todo o resto continuarei com o SS4 aspirado.
Como tinha falado no último post, comprei um coletor dimensionado 4×1 e uma manta térmica para ganhar alguns bons e necessários cavalos de força para o quatro-cilindros.
Eu achava que uns dos pinos guia estava quebrado dentro do cabeçote, então desmontei e para minha surpresa não tinha nada quebrado (que loucura Hugo, como você é burro!), coloquei o parafuso que veio junto com o 4×1 e tudo certo. Até a hora de montar, achei que não encaixar por causa do cabo da embreagem, mas depois de muito esforço consegui encaixar.
Mas a pior parte estava por vir, demorar mais de uma hora e meia só para apontar um parafuso que segura os coletores no cabeçote. A próxima vez que tiver que tirar os coletores irei colocar prisioneiros ao invés desses parafusos. Pergunte a qualquer dono de Opala sobre que ele acha das “tartarugas” dos parafusos dos coletores, aquilo é uma desgraça, o engenheiro que projetou isso merecia perder o diploma.
Como instalei o 4×1, retirei todo escapamento antigo pois não encaixa, e ficará assim “diretão” por um bom tempo, o porque é que o maior motivo de o SS4 não ter tido tanta mudança desde maio para cá, é estou tirando carteira de moto e para comprar uma também. E nesse meio tempo, fiquei sem trabalhar uns três meses, mas já consegui outro estágio de engenharia, mas sabe como é salário de estagiário, se chegar a quatro dígitos é muito, então estou priorizando a compra da moto para usar no meu dia a dia.
Preciso agradecer meu amigo Thiago que me deu uma grande ajuda na parte elétrica, tinha que trocar o chicote do arranque, pois estava com mal contato, além disso ele colocou para funcionar os faróis de milha e neblina, opcionais do meu SS, curto bastante esses “seis olhos”. Outras peças que substitui, por precaução por nunca ter mexido desde que comprei o carro (06/2012) foi o rotor e a tampa do distribuidor, peças baratas mas que se não funcionam direto dão uma dor de cabeça.
Também comprei um volante Lotse bigblock, por ser muito parecido com o volante original optei por ele por mas barato que o original, já que pedem mais de R$ 1.000 no volante original de Opala SS).
Os vizinhos vão adorar…
Bom galera, como falei acima dá para perceber que o Trator está em segundo plano nas minhas finanças, uns meses atrás cheguei até anunciar o carro para vender para comprar um para o dia a dia, mas desisti por ter a certeza que iria me arrepender no futuro e também surgiu a ideia de comprar uma moto, só que não gostou dessa ideia de moto foi minha mãe (desculpa mãe!) mas enfim, tudo para não vender o Trator.
Planos para agora é fazer uma revisão na caixa de marcha e suspensão dianteira, depois quero fazer um upgrade de freio, mas para isso preciso aumentar o tamanho das rodas (provavelmente aro 17), pois com o aro 14 é impossível ter um freio realmente bom.
Agora, antes de terminar, devo avisar que este projeto irá para a “geladeira”, pois acredito que vá demorar algum tempo para serem feitos novos upgrades. Quem sabe eu não retorne com o tão sonhado SS4-T.
Por Hugo Pompeo, Project Cars #21