depois do mendigo ganhar os cuidados basicos para poder voltar a rodar como falei no post anterior chegou a hora de dar uma atençao extra ao interior dele acreditem nao era facil andar no carro e apesar da nova moldura ter dado uma melhorada no visual interno ele estava bem distante do que eu queria entao maos a obra primeiro comecei tentando lavar em casa mesmo usando agua detergente e uma esponja com isso me livrei da camada marrom de lama que tinha no painel e nas portas mas para minha decepçao o painel nao ficou como deveria o tom marrom deu lugar para um esbranquiçado tipo queimado de sol ok nao parecia mais que o carro tinha caido num mangue mas estava longe de ser bonito no porta luvas encontrei ainda algumas folhas de bloquinho com km valor do litro da gasolina e quantos reais haviam colocado de combustivel a ultima anotaçao foi feita por volta de 150mil km isso mostra que ele ja teve um dono cuidadoso e que provavelmente apenas 25mil km foram necessarios ate chegar no estado em que comprei a busca pela verdadeira beleza interior um belo sabado meu amigo joao carlos mais conhecido como baralho me chamou para fazer as fotos de uns trabalhos de detailing serviço que ele estava começando a fazer na epoca enquanto eu fazia as fotos o rai que ja havia me ajudado em algumas missoes no mendigo foi pra dentro do carro com uma escova uma flanela e o interior cleaner da sonax que o baralho tinha emprestado fotos feitas corri pro impreza pra ver se estava tendo alguma melhora no painel e para ajudar na limpeza para a alegria geral da naçao depois de algum tempo escovando o painel o resultado começou a surgir o branco se foi e o cinza original estava de volta e com uma aparencia identica a de carro novo ainda sem acreditar que a limpeza no painel tinha ficado tao boa decidi que era hora de dar um passo adiante havia enfim chegado a hora de lavar os bancos e o carpete se o painel parecia que estava coberto de lama imagina os resto do interior exceto o forro do teto para minha sorte ele e de vinil os bancos resolvi que ia limpar em casa mesmo na varanda do apartamento a grana era curta no que pudesse economizar melhor mas o carpete nao tinha condiçoes esse eu tinha que pagar para lavarem mas nem na hora de tirar o carpete o mendigo parava de me trazer surpresas por baixo dele encontrei alguns reais em moedas centenas de milhares de ovos de barata acho que 1/4 das baratas paraenses nasceram dentro do meu carro e o melhor de tudo uma bala de revolver 38 alem de mendigo era pistoleiro precisei de algumas boas horas para limpar cada um dos bancos inclusive os traseiros ate parar de sair o caldo preto e eles estarem sem manchas serio como alguem consegue deixar o interior chegar naquele nivel acho que nem transporte publico possui bancos tao imundos fiquei tao impressionado que confesso que tive vontade de mandar esterilizar o interior do mendigo hora de contar com a ajuda dos veteranos eu ja estava com o gc havia alguns meses e eu terminei criando uma afeiçao pelo mendigo style ele me levava para os lugares chamava atençao nas quintas feiras no posto e eu realmente nao ligava se as pessoas achavam feio ou nao era meu estava pago e mais completo e melhor acabado que a maioria dos carros atuais mas algumas coisas ainda precisavam ser feitas a primeira delas era trocar os farois os que estavam no meu carro eram do impreza 97 um deles estava quebrado e ambas as lanternas dianteiras estavam com infiltraçao apesar de os preços de concessionaria ate o momento terem sidos generosos eu optei por procurar por farois usados diretamente no clube subaru em poucas semanas chegavam os novos farois de impreza 93 96 com as respectivas luzes de posiçao o melhor de tudo paguei na epoca no jogo o que pediam em apenas um farol no mercado livre na mesma epoca encomendei com outro membro do forum um novo cinto de segurança dianteiro esquerdo o que estava no mendigo estava travado no final entao cinto de segurança e nada era a mesma coisa um detalhe que sempre gostei nos primeiros impreza de rallye eram os farois de lente amarela entao decidi fazer o mesmo sem falar que combinaria muito mais com o estilo mendigo de ser como na epoca usar farois com lente amarela ainda nao eram modinha a soluçao foi pintar as lentes com verniz de vitral os farois novos depois de instalados dividiram opinioes alguns gostaram outros detestaram mas quer saber nem liguei combinaram com o estilo do carro ah antes que apareça algum chato de plantao eu sei sim o porque dos farois serem amarelos no impreza de rallye entao poupe seu tempo na hora de comentar outra coisa que precisava de cuidados urgentes era a suspensao obs recomendo que os mais puristas pulem este e o proximo paragrafo o coxim do amortecedor direito estava quebrado os amortecedores ja estavam cansados passar acima de 50km/h em ondulaçoes e buracos resultava em mudança de faixa em algumas curvas a carroceria rolava mais que a dos carros americanos dos anos 70 foi ai que conversando com o alisson lembram dele na primeira parte da materia decidimos recondicionar nos mesmos os amortecedores e aproveitar para deixar eles mais rigidos ok isso com certeza vai deixar muitos de voces chateados afinal querendo ou nao e uma gambiarra mas continuem lendo vale a pena o primeiro passo foi tirar os amortecedores como o carro ficaria dias parado desmontamos na garagem do meu predio mesmo e deixamos ele cima de preguiças mas o que era para ter levado apenas alguns dias acabou virando um mes e meio o amortecedor dianteiro direito estava quebrado a haste dele estava ate folgada e isso me levou a ter que comprar amortecedor novo como nos iamos recondicionar os amortecedores recorri novamente ao clube e encontrei um par de amortecedores dianteiros em bom estado mas estavam no interior do espirito santo graças aos correios levou semanas ate que os amortecedores chegassem amortecedores entregues começamos o trabalho de recondicionamento retiramos o resto do oleo que tinha neles e substitui por oleo 90 de transmissao bem mais grosso que o original missao concluida foi so levar num torneiro mecanico que trabalhava com solda eletrica para fechar os amortecedores ja que estavamos com tudo desmontado cheguei a pensar em molas esportivas mas depois de nao encontrar as eibach e ver as h&r custando r$1 800 decidi seguir a receita de alguns donos de impreza gc e cortamos 1 elo na mola dianteira e meio na traseira nao foi muita coisa mas ja foi suficiente para deixar o carro na altura ideal para mim suspensao montada e o resultado ficou acima das minhas expectativas a rigidez da suspensao ficou exatamente como eu queria a carroceria praticamente nao inclinava curvas acima de 100km/h pareciam retas em compensaçao fiquei proibido de passar por buracos e andar em ruas de paralelepipedo tinha que ser devagar o carro ficou um tanto desconfortavel mas eu nao ligava ate por que so usava o carro para sair com os amigos na epoca trabalhava a dois quarteiroes de casa sessao de fotos que nao era para ter acontecido uma vez conversando com o bombril tambem falei dele na primeira parte da materia ele teve a ideia de fazer uma sessao de fotos com o mendigo eu curti a ideia e marcamos o dia de irmos ate o estacionamento de um shopping em belem para fazer as fotos mas definitivamente o mendigo nao queria aparecer em fotos bonitinhas logo quando ia saindo do meu predio para buscar o bombril senti o pedal do freio bastante borrachudo quilometros depois a luz do nivel do fluido de freio acendeu no painel passei num posto comprei um frasco de dot 3 completei e segui meu caminho chegando na casa do bombril enquanto esperava por ele desliguei o carro para completar de novo o fluido de freio na hora de sair para o shopping fui ligar o carro e o motor de arranque simplesmente torrou sim com direito a fumacinha e tudo o mendigo estava disposto a fazer tudo para nao ir fazer as fotos mas ja estavamos decididos e querendo ou nao elas iam ser feitas com cuidado triplicado chegamos ao shopping e demos inicio a sessao ate que chegou o guardinha do estacionamento querendo proibir mas logico que depois de tudo nao iamos desistir assim depois de uns 40 minutos esperando para falar com a chefe da segurança fomos autorizados a fazer as fotos fotos feitas mendigo pegando no empurrao era hora de ir para casa no dia seguinte levei para a oficina que trocou o induzido e o porta escovas do motor de arranque e ficou constatado que o problema no freio foi a bomba do freio traseiro esquerdo que havia estragado e adivinhem a quem tive que recorrer para comprar a nova bomba logico ao clube subaru aproveitando que ja estava na oficina mandei fazer o orçamento para consertar o ar condicionado belem e conhecida por ter duas estaçoes do ano a que chove todo dia e a que chove o dia todo e acreditem nao e legal ficar sem ar condicionado em nenhuma delas no final da semana o impreza saiu com freio e motor de arranque revisados e ar condicionado gelando ha males que vem para o bem #fikadica novos bicos injetores e mudança para cuiaba depois de colocar o ar para gelar novamente o mendigo seguiu sem dar muitas dores de cabeça ate o final de 2012 quando a embreagem começou a patinar e um dos 2 bicos originais restantes resolveu falhar de forma intermitente eu ja tinha ate comprado 4 bicos de zetec 2 0 de um membro do forum mas como o carro estava rodando normal fiz a limpeza deles e nunca instalei a troca por bicos de zetec e uma soluçao mais em conta aos bicos originais que sao caros dificeis de encontrar e se comprar usado ainda pode ter o risco de travar com nosso combustivel maravilhoso a unica coisa a ser feita e a substituiçao do o ring da ponta do injetor para que encaixe perfeitamente na flauta do impreza o unico contra e que o carro passa a andar com mistura mais rica e no meu caso ficou rica demais para o clima umido de belem depois dos 4 000 rpm o carro tinha problemas para continuar subindo rotaçao a soluçao seria colocar um dosador de combustivel mas antes que tomasse essa medida e tambem trocasse a embreagem as coisas mudaram de rumo repentinamente em minha vida por causa da altissima umidade belem passou a ser um problema para a saude da minha mae entao meus pais decidiram se mudar para cuiaba no mato grosso nos ja haviamos morado por la entre 1999 e 2003 e eles sempre gostaram de la alem de ser mais perto de sao paulo onde minha mae fazia o tratamento dela eu optei ir junto com eles entre outros motivos eu tambem gostava muito de la e profissionalmente poderia ser mais vantajoso para mim tambem acreditava que seria muito melhor para o impreza mais facil de arranjar peças e que teria mao de obra mais qualificada no dia 02 de fevereiro deixei o impreza na transportadora que levaria para cuiaba e so voltaria a ve lo no dia 20 http //i6 photobucket com/albums/y223/lucas_menotti/impreza/img2806xx jpg~original quando o dia 20 chegou eu nem sabia andar em cuiaba mas perguntei para algumas pessoas e peguei o onibus em direçao ao patio da transportadora estava agoniado para dirigir o mendigo novamente o problema e que eu nao sabia mesmo andar por la e desci 1km depois de onde devia e tive que caminhar este 1km debaixo de pleno sol de meio dia mas nem liguei ia pegar meu carro de volta mas chegando la logo notei um detalhe cade o meu abafador esportivo abri e estava dentro da mala todo empenado abri o carro e notei que rodaram mais de 10km com ele alem de terem roubado algumas ferramentas que havia deixado na porta do motorista e terem soltado a coifa de cambio assim começava oficialmente 2013 para o mendigo acho que voces podem imaginar a minha revolta mas depois de varios telefonemas peguei o carro e fui para casa ainda revoltado quando finalmente algo bom aconteceu naquele dia lembram que depois que troquei os bicos o impreza ficou falhando depois de 4 000 rpm este problema havia desaparecido o mendigo estava subindo giro rapido e ate o corte parecia estar contente por ter chegado em cuiaba minutos depois o tipico calor de cuiaba deu lugar a uma chuva que ajudou a refrescar a capital mato grossense e assim foi ate eu chegar em casa no dia seguinte enquanto ainda trocava e mails e telefonemas com o pessoal da transportadora que inclusive chegou a chamar meu carro de velho deixei o impreza na oficina para trocar a embreagem encomendei assim que cheguei em cuiaba nao e porque mudei de cidade que eu ia dar folga para o meu projeto embreagem trocada eu tive que reaprender a dirigir o mendigo e falando em dirigir os primeiros dias em uma nova cidade ainda sem ter nenhum amigo podem ser muito entediantes acreditem mas um jeito interessante de acabar com o tedio e dirigir por ai com seu carro awd ate encontrar uma estrada de terra ai voce fica brincando nela sujando o carro todo ate perceber que uma hora voce foi rapido demais e perdeu o controle do carro e por pouco mais de um palmo nao cair num barranco e destruir o subaru que esta ha mais de um ano tentando reformar ate que ficar em casa de vez em quando nao e uma ma ideia vamos ver como sera a nova vida na nova cidade mas a pergunta e sera que quando apostei na mao de obra qualificada em cuiaba eu estava certo agora que estou morando em casa vou poder dar ainda mais atençao ao mendigo isso voces vao descobrir na proxima parte da materia onde tambem vou contar como cheguei aqui em recife por lucas menotti project cars #215
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.