bom assim como a maioria de voces nao lembro exatamente quando comecei a gostar de carros meus pais e irmaos dizem que isso existe desde que eu nasci entao confio na versao deles da historia ah ja ia esquecendo me chamo lucas menotti tenho 26 anos e moro em recife/pe desde agosto de 2014 se eu disser que sempre gostei de carros japoneses estaria mentindo minha paixao eram os carros italianos tivemos fiat na familia de 1996 a 2010 e aos 15 anos ja participava de listas da marca no yahoo grupos onde ganhei bastante conhecimento tecnico e que anos depois me foram muito uteis quando virei jornalista do caderno automotivo do principal jornal do para onde morei de 2003 a 2013 mas o que me fez parar num carro japones sabem o ditado a ocasiao faz o ladrao no meu caso faz o mendigo entao comigo foi mais ou menos isso em 2011 por motivos de força maior meus pais tiveram que se desfazer do 206 sw que tinhamos em casa e consequentemente fiquei a pe a essa altura eu ja tinha acompanhado alguns projetos de amigos e a semente do do it yourself ja estava plantada que comece a procura era inicio de 2012 e eu achava que ja era hora de ter o meu proprio projeto mas como a verba era baixa e eu nao queria nada como gol corsa ou mille decidi ir atras de brasilia ou 147 a procura nao estava facil ou os carros estavam destruidos ou muito caros alguns estavam destruidos e muito caros ate que um conhecido me disse que tinha uma legacy por r$ 6 000 no jornal peguei para ver e alem da legacy tinha um modesto anuncio dizendo vendo subaru 1994 liguei so por curiosidade e o senhor do outro lado da linha disse que era um impreza 1 8 e queria r$ 2 000 mas que tinha r$ 500 de documento atrasado o unico problema era que o carro estava em mosqueiro uma cidade que ficava a 90km de belem/pa fiquei maluco liguei na hora para o alisson um amigo que tambem estava ajudando na procura e que me ensinou muito sobre mecanica e como vao ver mais pra frente ajudou muito neste projeto ele sugeriu de irmos ver o carro no mesmo dia na parte da tarde pegamos estrada para olhar o carro chegando em mosqueiro encontramos um pobre impreza prata jogado no fundo de uma casa a pintura estava queimada a lataria tinha alguns amassados e o interior estava um verdadeiro chiqueiro mas quando me abaixei e vi o diferencial traseiro eu tinha certeza que aquele era o carro pusemos uma bateria e o velho 1 8 com 175 000 km pegou facil e sem fumar e nem bater tucho uma semana depois com apoio do meu pai e dos meus amigos voltamos para pegar o carro como nao sabiamos como estava a mecanica optamos por voltar puxando o subaru ate belem mas ainda em mosqueiro as surpresas começaram a aparecer o entao proprietario do carro me disse que o mecanico dele estava mexendo no carro porque ele colocou gasolina e ainda assim nao queria ligar depois de uns 40 minutos tentando sem sucesso decidimos tirar o carro da casa rebocando e isso nos levou aos problemas dois e tres o lugar onde estava estacionado nao permitia muita manobra ainda mais sendo rebocado depois de uns cinco minutos de apreensao e eu ja sem esperança de manter a lateral direita inteira o carro estava fora da vaga e ate hoje nao sei como ele saiu de la sem raspar na parede o outro problema e que na noite anterior choveu muito entao alagou ainda mais parte da garagem da casa e quando tiramos o carro da vaga a agua dava na metade da porta nisso a doblo começou a querer atolar na mistura de lodo com areia depois de mais alguns minutos de tensao estavamos fora da casa tudo pronto e acertado pegamos a estrada de volta para casa foram aproximadamente 100 km debaixo de uma chuva que faria noe ficar preocupado sendo rebocados a mais de 100km/h em alguns momentos pela doblo adventure que o alisson tinha na epoca nisso descobri que tinha um rolamento mais que estragado e que a caixa de direçao tinha uma folga monstro como voces podem ver no video os barulhos que voces escutam e o rolamento traseiro direito e a folga da caixa de direçao alem da risada desesperada do meu amigo mario conhecido por muitos pelo apelido de bombril [youtube id= aspmaoz1l7u width= 620 height= 350 ] e comprei um impreza 94 o que foi que eu fiz enfim em belem comecei a olhar o carro com mais calma e o desespero começou a bater começando pelo interior parecia que o antigo proprietario tinha mergulhado o carro num mangue e deixado la por semanas nao tinha um centimetro que nao estivesse sujo com algo que pareça lama a moldura central estava aos pedaços os bancos pareciam ter servido de cama para mendigos o interior tinha um monte de tralhas que foram direto para o lixo passando a mao em um ponto de ferrugem na porta direita traseira sem querer furei ela pelas condiçoes que ele estava nao demorou muito para ser apelidado de mendigo [gallery columns= 4 link= file ids= 59320 59321 59322 59323 ] e mecanicamente bom descobrimos que a bomba de combustivel tinha se aposentado por isso o carro nao ligava aproveitei e tirei os bicos e mandei limpar nisso descobri que ele estava com dois bicos originais e dois de ford zetec 1 8 nao e dificil achar impreza 1 8 com bicos ford no clube subaru tambem me disseram que o arrefecimento nao era original mais tarde descobri que era radiador de astra ah o combustivel que tinha no tanque acho que era 60% alcool tambem aproveitamos para secar o tanque ja que estava parado aproveitei para trocar logo oleo e filtro depois de trocar a bomba montar os bicos e colocar gasolina era hora de ver se o motor pegava e pegou motor mostrou saude o que de certa forma me aliviou muito mas com o carro funcionando descobri que tinha algo muito serio no sistema de direçao hidraulica ela estava anormalmente pesada eu alisson e mais o conhecido que havia falado da legacy sangramos o sistema de direçao hidraulica e descobrimos que tinha fluido de freio no sistema depois de tirar tudo e colocar o oleo certo a direçao ficou leve como devia ser começando a reintegraçao do mendigo a sociedade carro funcionando era hora de leva lo para casa pela primeira vez chegando no predio assim que estacionei apareceu o porteiro curioso pra saber o que era aquilo que eu tinha trazido para casa barulhento e envolvido na nuvem de fumaça criada pelo oleo que pingou no escapamento depois da limpeza do motor no dia seguinte logo pela manha levei o carro para a oficina dar uma conferida melhor na mecanica e verificar algumas coisas que teria de trocar com mais urgencia alem da correia dentada e tensores tive que encomendar tambem pivos ponteiras de direçao cabos de velas e outras coisas menores no dia que tirei o carro da oficina fui encontrar os amigos para comemorar a volta do mendigo e entao acontece uma tipica cena de filme de comedia passando em frente a um barzinho ao lado de uma faculdade o abafador do mendigo quebra e fica pendurado raspando no chao o pessoal no bar começa a gritar e rir quando olho pelo escapamento vejo ele desprendo e rolando pelo asfalto logico que nao voltei para pegar e fui rindo ate encontrar os amigos com primeira etapa da mecanica resolvida comecei a ir com o carro para os encontros no posto e rodar com certa frequencia e era legal chamar atençao querendo ou nao o mendigo tinha carisma e depois que um amigo tirou o insulfilm roxo a aparencia externa parou de ser algo que me incomodava muito e ainda por cima agora nao precisava mais andar com as janelas abertas o tempo todo nesse intervalo de tempo aproveitei para encomendar a nova moldura do console central e o rolamento traseiro optei por comprar na concessionaria e fiquei surpreso primeiro que eles tinham as peças em estoque mesmo meu carro sendo 94 segundo o atendimento foi exemplar terceiro comprei as peças por telefone numa concessionaria em sao paulo e em 48h estavam em minha casa em belem e por fim os preços paguei pouco mais de r$110 na moldura e pouco mais de r$250 no rolamento e mais dois retentores com isso resolvi mais duas coisas que tornavam os passeios menos prazerosos e alcancei a paz interior ou quase isso o painel ganhava uma nova cara graças a nova moldura e o barulho insuportavel do rolamento roncando enfim foi resolvido para deixar meus dias ainda melhores a marina renault dona de uma bmw 328 e36 preta que foi materia no jalopnik brasil ha alguns anos e tambem namorada do alisson me presenteou com algo que e praticamente marca registrada de todo impreza antigo um abafador esportivo sim ela me deu um abafador esportivo e que eu ja vinha criando coragem para comprar ha meses mais um ponto para o visual do mendigo mas apesar do bom atendimento e da disponibilidade de peças nos donos de subaru mais antigos nao podemos depender apenas das concessionarias e e por isso que agradeço todos os dias pela existencia do www clubesubaru com br la aprendi muita coisa a respeito do carro que tinha comprado e vi que muitas das preocupaçoes que eu tinha eram besteira e logico que nao posso deixar de falar na questao das peças quem e do clube sabe aquilo e quase uma loja de doces o que voce precisar voce encontra e acreditem eu precisei varias vezes recorrer aos classificados do forum mas isso e assunto para um outro dia no proximo post começo a falar de novas peças mutirao para limpeza do interior nova suspensao mudança de cidade e mais altos e baixos na nada facil vida do mendigo ate la
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.