entao jovens agora que voces ja perceberam que realmente eu tenho problemas vamos ao que definitivamente interessa aqui a execuçao propriamente dita do swap sempre digo que swap e uma treta sem tamanho jamais caia no conto do plug and play que incomoda que tira o sono mas assim que voce liga o carro pela primeira vez tudo o que voce quer e fazer outro sim isso e doentio eu sei tudo conspira o correto seria abrir o 1 4 retificar subir as peças novas e pronto mas todo mundo tem um amigo pilha ruim ne assim efetivamente me rendi ao swap quando esse meu amigo pilha ruim apareceu convenientemente com um tu5jp4 1 6 16v psa de um xsara 2002 por um preço irrecusavel ou seja nao tinha nem opçao para pensar mais de uma vez fechei com ele e marquei para ir buscar o mais rapido possivel peguei o primeiro fim de semana disponivel juntei os outros dois nonsenses bruno e denner e rumamos para florianopolis acima o registro do fatidico dia eu bressix o pilha ruim bruno ja passou por aqui com um 306 rallye e o denner ue cade ah ele some as vezes bora para a uti entao era chegada a hora legal tirar o motor antigo e abrir espaço para o novo avaliar tudo o que vai ser necessario para o swap e o que nao vai na foto eu macarrao outro doido da galera bruno e denner que dessa vez nao sumiu tirar um motor fora do cofre e um trabalho legal e relativamente facil tendo as ferramentas corretas obviamente entao estavamos animados para isso estruturalmente o motor original do 205 e o tu5 novo nao tem diferenças expressivas entao o trabalho de montagem depois seria tambem simples as premissas do swap seriam as seguintes usaria o cambio do 1 6 mesmo sendo mais longo ambos os motores compartilham a mesma familia de cambios ma5 tecnicamente falando ha duas diferenças apenas os acionadores apenas a posiçao de encaixe das bieletas e diferente e as relaçoes de resto e o mesmo cambio; subiria o motor sem modificaçoes de performance ja e um daily swapado esta otimo ja ne jovem unico ponto alterado foi o coletor de escape que optei por um 4x1 mas so porque o original e uma porcaria e gigante nao caberia na minha ideia hahaha a injeçao tambem seria original os 1 6 16v antigos da psa usam uma central bosch que facilita as coisas pois nao e tao dependente da famosa e odiada bsi dos psas a me 7 4 4 e nao por menos meu motor ja veio com ela como eu queria o motor e so a gasolina tambem; e por ultimo mas nao menos importante queria manter o maximo possivel de coisas originais do proprio 205 primeiro por facilidade e segundo pra manter o custo baixo desse projeto; bom dito isso o swap foi definido e feito em tempo recorde vejam [youtube id= u3bvdsiehg0 width= 620 height= 350 ] e doses industriais de cerveja o novo motor velho depois de tirar o tu3m do cofre do 205 passei para o novo motor desmontar ele avaliar tudo e deixar no jeito para a pancadaria avaliar tambem o chicote que veio com ele porque teria que usar muitos dos conectores entao o trabalho seria grande as impressoes gerais foram as seguintes o motor estava muito bom no conjunto mais uma sorte ne cabeçote bem assentado sem marcas nas camaras e valvulas comandos e tuchos intactos; a sujeira nos pistoes assustou parece que usavam barro junto no combustivel mas depois de um talento ficou 100%; os cilindros estavam otimos tambem sem marcas e o topo sem vestigios de problemas na queima; no carter a sujeira era bem modesta tambem sem aquelas borras feias; a parte debaixo do bloco tambem estava muito bom desmontei os mancais para avaliar as bronzinas e estavam perfeitas entao nem desmontei o conjunto mantive bronzinas aneis e retentores originais; [gallery columns= 5 link= file ids= 72542 72543 72544 72545 72546 ] o cabeçote seguiu para a retifica para o processo padrao banho quimico troca de retentores assentamento de valvulas e revisao dos dutos comecei a montagem logo na sequencia para ganhar tempo ja que iria fazer tudo na garagem de casa nao poderia me dar ao luxo de demorar uma eternidade detalhe legal nesse momento e que a garagem de casa nao era da minha casa efetivamente e sim dos meus sogros quando falei que ia ter que fazer esse trabalho e estava sem local com espaço eles prontamente organizaram um espaço na casa deles que estava em reforma fizeram ate uma porta pra eu poder guardar as coisas hahaha deu um gas para fazer o trabalho e como bom fechei a parte debaixo do bloco dei um talento no cambio comprei buchas e guias novas pro garfo rolamento novo pra embreagem e mantive o volante plato e embreagem do 1 4 por ser mais leve o que depois eu descobriria que nao da certo a diferença de torque faz o conjunto todo patinar demais infelizmente e usar so o volante nao e uma opçao porque a pista e bem diferente; cambio montado depois de uma pequena adaptaçao em um dos parafusos que comprei novos e um deles ficou pouca coisa maior nao façam isso em casa usem sempre equipamento de proteçao na foto o angulo nao ajuda mas eu estava com a visao bem afastada das faiscas mesmo assim nao justifica ne e montado o suporte inferior do bloco tambem no detalhe da foto abaixo e o do 1 4 que ainda estava otimo e nao queria gastar ate porque essa porcaria custa 380 reais hahaha cabeçote ficou pronto em poucos dias mesmo sendo feito no açougue lembram do 306 hahaha ficou um bom serviço considerando um contexto geral nesse ponto fiquei aguardando o coletor de escape alternador bomba de direçao hidraulica e bicos que nao vieram no motor mais detalhes bom pra quem quer vislumbrar melhor o que precisa para fazer um swap desse seja em 205 ou 106 por exemplo as premissas gerais sao essas para o 205 como disse acima estruturalmente o motor original e um tu5 ou ec5 1 6 16v sao bem parecidos entao os motores cabem sim no cofre apesar de nao parecer; os cambios sao os mesmos com relaçoes diferentes como eu disse tambem entao nao precisa de adaptaçao em acionamento das marchas os semi eixos podem ser do 205 mesmo embreagem e volante que precisa ser do 1 6 impreterivelmente tentei usar o setup do 1 4 pelo volante ser bem mais leve mas nao deu muito certo patina demais; coxins do cambio do motor superior e inferior dos semi eixos tambem se usa os originais; no caso do 106 e necessario usar o braço de suporte do 1 0 original porque so ele vai encaixar no coxim os semi eixos precisam ser feitos sob medida porque o do 106 e mais simples e oco; o sistema de arrefecimento pode ou ser substituido por completo por um de 1 6 para ambos os carros ou pode ser usado o original com pequenas adaptaçoes se atentando ao fluxo correto da agua e para o 106 so a ressalva de uma ventoinha decente porque a original e deprimente hahaha a eletrica se for pra ser com central original basta equalizar os principais sinais do chicote original com o chicote da central do 1 6 bobinas bicos map tbi temperatura e rotaçao basicamente o arranque vem direto da chave o restante e controlado por dois reles apenas isso usando da mesma central que comentei me 7 4 4; se for pra usar uma stand alone por exemplo solte a imaginaçao ceu e o limite ne; na parte de alimentaçao o 205 e 106 sao monoponto entao trabalham com pressao linear de 1 5bar sem pressurizaçao num swap desse tipo e preciso trocar a bomba de combustivel trocar as mangueiras pra aguentar a pressao e pressurizar o sistema eu usei um regulador de pressao de tempra tem entrada saida pressurizada e retorno e e avulso o que ajuda na adaptaçao; basicamente e isso nao e tao complexo quanto parece e da trabalho entao nesse ponto parei por alguns dias o trabalho por conta de uma viagem a trabalho mas quando voltei as coisas caminharam mais rapidamente volto no proximo com os detalhes da montagem do cabeçote no bloco a subida do motor pro cofre e o inicio das adaptaçoes para viabilizar o swap os estudos para determinar o que era mais facil e assertivo a ser feito etc abraços galera por euripedes marley project cars #236
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