entrei no carro fechei a porta virei a chave a bomba de gasolina zuniu ate fazer pressao na linha de combustivel dei a partida o motor acordou imediatamente pra vida girando firme nas 850 rpm mas eu ouvia no escape direto as eventuais tossidas de protesto apertei a embreagem enfiei a primeira marcha que entrou suave como em todo cambio gm bem acertado e acariciei levemente o acelerador soltei a embreagem suavemente e o carro se movimentou preguiçoso pra frente o som grave e encorpado do escape reverberava por toda a garagem do predio quando eu saia com o vtr da garagem era algo como manobrar a enterprise pra fora de uma doca espacial me sentia num filme de ficçao cientifica olhando aquele painel cheio de telas digitais com o tigra nao quando o seu motor nao cabe no seu contagiro voce sabe que esta guiando algo especial era como sair de um hangar com um spitfire o calor os escapes diretos o barulho o cheiro a vibraçao os comandos todos passando uma sensaçao incrivelmente mecanica rude direta pras minhas maos e pes tudo me lembrava o taxiamento de um velho e potente caça da segunda guerra e como o velho spitfire o tigra era pequeno mas era uma maquina feita pra subjugar pra perseguir pra matar e quando eu embicava na rua ah era hora de decolar era hora da caça ja parecia ameaçador agora era hora de afiar as garras se voces se lembram da ultima parte o tigrinha tinha recebido uma reforma cosmetica completa com direito a confortaveis bancos em couro e uma repintura tambem tinha ganhado chao com molas eibach e amortecedores bilstein alem de freios mais potentes mas logo depois disso ele começou a fumar e eu tive que tomar alguma atitude em relaçao a isso eu acredito firmemente que um motor aberto e refeito em suas especificaçoes originais e um desperdicio de uma oportunidade eu decidi que o motor receberia uma preparaçao aspro procurei alguem que fosse fazer isso em brasilia com capricho encontrei um cara que por causa de sua seriedade e seu compromisso se tornou uma referencia e alguem que eu considero demais ate hoje o zezao do autodromo de brasilia um preparador extremamente experiente em motores chevrolet na oficina do zezao fizemos um trabalho de retifica de motor completo no bloco medimos as folgas observamos que os cilindros ainda estavam dentro das especificaçoes originais essa informaçao foi determinante para que eu mantivesse o motor a gasolina e com a cilindrada em aproximados 1600cc se houvesse folga eu teria aberto o motor para 1800cc no alcool entao brunimos os cilindros instalamos aneis e casquilhos novos e equalizamos o peso dos pistoes lindos pistoes ks billet os motores dos tigras corsas gsi calibras e vectras gsi vinham com pistoes ks billet virabrequim e bielas e aliviamos o volante do motor instalamos uma bomba de agua nova e uma bomba de oleo originaria dos motores 1 8 de bloco pequeno que conseguia manter a pressao de oleo ate 8500 rpm as bombas originais dos motores 1 0 e 1 6 nao seguravam pressao de oleo acima de 5500 rpm o cabeçote recebeu um trabalho de preparaçao completo valvulas e sedes ganharam angulaçao os dutos foram alargados os de escape foram polidos ate o espelhamento e os de admissao ganharam uma superficie rugosa para manter a turbulencia nas paredes e evitar o gotejamento nas paredes da admissao as janelas do cabeçote e do coletor de admissao foram equalizadas a borboleta foi aberta de 50 pra 54mm o maximo que a pequena borboleta que veio instalada nos f1 podia ser aberta teve o torque lump retirado e o aquecimento desconectado a camara de combustao teve potenciais pontos quentes removidos as guias de valvulas foram cepadas e as valvulas tiveram as partes expostas das canelas afinadas a taxa foi elevada por meio de um passe no cabeçote para 11 1 1 dutos alargados polidos na admissao e espelhados no escape os comandos foram mantidos os originais apenas reenquadrados pra giro mais alto uma vez que os tigras brasileiros vinham com comandos que a propria opel usava em motores de rally na europa outra coisa importante e que com esses comandos eu poderia continuar usando molas originais com especificaçao pra 8500rpm com esses comandos e tuchos hidraulicos e me livrar da regulagem constante da folga de valvulas dos tuchos mecanicos cabeçote aplainado e valvulas e sedes anguladas e montadas quando fechamos o motor em que usamos um kit completo de juntas vedantes e retentores da sabo pra desencargo de consciencia com uma junta de cabeçote de aço da propria chevrolet testamos a bicheira num dinamometro de bancada ainda sem acerto de injeçao e igniçao 133 cv que ganho espetacular o motorzinho montado e rodando no dino de bancada a hora da verdade maaaaas ainda nao tinhamos terminado a montagem do motor depois desse primeiro teste nos retiramos o coletor de admissao original e instalamos um coletor de admissao desenvolvido pelo tigra clube brasileiro a partir de uma fantastica peça de preparaçao europeia que e o mantzel powerbox a ideia do mantzel e por consequencia do nosso powerbox e aproveitar o fato de que o coletor de admissao do tigra e bipartido voce desmonta o coletor retira a parte de cima com o plenum e metade dos dutos e instala o powerbox que funciona como um plenum com mais volume que o original apenas na parte inferior dos dutos assim voce tem um plenum com mais volume e dutos bem mais curtos no motor jogando a eficiencia volumetrica para os giros mais altos o proprio mantzel e um coletor inspirado numa peça de competiçao elaborada pela propria opel momento teoria da conspiraçao porque voces acham que a opel fez esse coletor bipartido pra começo de conversa numa foto registrada pelo querido amigo rafa run4fun o coletor de admissao powerbox montado com os resultados expressivos que conseguimos no tigra clube o raro item começou a ser disputado a tapa tambem entre os donos de corsas gsi com tudo montado testamos o motor de novo no dinamometro de bancada e o resultado foi melhor que o esperado 154 cavalos e quase 20 kg de torque original cansado aquele motor havia rendido 102 cv e pouco mais de 14 quilos de torque no dinamometro eu tambem fiquei muito feliz ao observar que graças ao aumento de taxa nenhum torque foi perdido ao contrario a curva de torque havia ficado toda mais alta com o pico de 19 6 kg em 5 4 mil rpm eu estava radiante no mostrador do dino os expressivos resultados de torque que depois seriam usados no calculo da potencia final do tigra nos dois meses seguintes o tigra ainda ficou pulando de oficina em oficina montando uma caixa de marchas mais curta um escape todo novo e mais livre com duas polegadas de diametro lembrem se era um 1 6 nao um 2 0 apenas dois abafadores luneta voce olha de um lado e ve pelo outro diretassos uma pintura em alto relevo sugestiva na tampa de valvulas e a cereja do bolo um coletor 4x1 lexmaul de inox que era uma obra de arte mas que foi devidamente enrolado em termotape pra nao fritar com o calor o cofre ja apertado do tigra olha ai o coletor lexmaul enrolado na termotape ja depois disso o tigrinha foi pra outro dinamometro de outro amigo meu o rodrigo para a gente testar o que passava para as rodas e o que mais conseguiriamos ganhar com acerto de injeçao igniçao e aumento de giro eu ja tinha andado no carro um pouco e observado que ele cortava ainda querendo subir muito giro cortava no impeto com o carro devidamente amarrado no dino de rolo medimos a potencia das rodas antes do acerto 126cv a 6500 rpm no corte vimos com uma lambda wideband que o motor estava pobre em baixa e rico em alta ajustamos ponto e taxa acertando o motor para a podium que enchia o tanque e elevamos o corte de giro pra oito mil rotaçoes o valente motorzinho respondeu a altura entregou de volta 138 cv a 7 500 rpm nas rodas os tecnicos do dino falaram que provavelmente aquele motor estava rendendo mais de 160cv no eixo ao sair da oficina eu dei uma volta bem comprida com ele e vi que agora o carro tinha a potencia e o desempenho que o seu visual prometia finalmente pronto entao eu olhei pra ele e decretei esta pronto esse carro chegou no exato ponto onde eu queria era potente era usavel na cidade podia ir pra uma arrancada ou um track day e com os devidos cuidados me daria muita diversao ao longo dos anos era meu carro preferido e eu confiava plenamente nele com ele levava a minha filha na escola pegava engarrafamentos esticava ia a alguns eventuais festivais de arrancada e track days e ate viajei com ele a um dos encontros anuais do tigra clube em campos do jordao uma viagem de 2 500 km em que ele nao deu um soluço pra nao dizer que nao aconteceu nada nessa viagem eu perdi uma calotinha do cubo da roda na estrada funcionando como um relogio ele nao baixava oleo ele nao bebia muito andando devagar fazia 11km/l na cidade mas eu nunca conseguia manter esse auto controle huahuahuhauha ele tinha um ar condicionado que foi retificado e gelava muito uma direçao hidraulica perfeita uma embreagem macia na medida certa freios no peso certo e suspensao firme na medida certa a heloisa curtia demais o tigrinha porque ele corria e espremia ela no banco eu adorava cada minuto com aquele carro ele era a prova concreta de que todas as minhas crenças automotivas estavam certas de que um bom carro quando devidamente trabalhado com componentes de qualidade e com peças de prateleira de maior desempenho da propria gm e especialmente com muita atençao ao ajuste e ao equilibrio na montagem pudesse sair do outro lado como um carro muito melhor um carro excepcional um carro que nao so subjugou qualquer concorrente da epoca dele como dava combate real a carros originalmente muito mais fortes quem disse que esportivo nao faz mercado faz sim esse carro me dava orgulho e me deu a coragem pra adquirir um outro carro para iniciar outro projeto uma alfa romeo giulia gtv 1974 sim eu tinha comprado o carro que era um sonho de infancia do meu pai um carro que ganhou tres campeonatos de marcas na europa nas decadas de 60 e 70 um carro que foi o responsavel pelo renascimento e afirmaçao da alfa como marca esportiva na decada de 60 e que foi eleito o melhor carro ja feito pela empresa a giulia gtv no meu caso uma gtv2000 feita em 1974 de um azul profundo lindo ela chegou a minha garagem e imediatamente foi um caso de amor entre os dois eu olhava aqueles dois carrinhos pequenininhos paradinhos namorando na garagem e um frances todo frescoso tentando se enturmar eu me derretia de orgulho num raro momento com os tres limpos e alinhados na frente do predio uma foto memoravel mas entao num dia chuvoso de dezembro uma tragedia aconteceu por bruno angrisano project cars #239
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