era um dia chuvoso de dezembro de 2011 o ultimo dia de trabalho antes de entrar de ferias e viajar para a minha cidade natal as malas estavam prontas na sala de casa eu ia pegar o aviao no dia seguinte eu tinha que me despedir do tigrinha entrei no carro dei a partida o motor respondeu de pronto vibrando o carro todo embiquei para a rua a chuva forte encharcava o parabrisa os limpadores estavam perdendo a briga contra a agua nao liguei o radio eu queria guia lo prestando atençao a tudo por causa da chuva olhava os espelhos retrovisores as gotas escorriam deles fui andando devagar pelo bairro ate chegar na avenida conferindo a temperatura do motor subindo e a pressao do oleo estabilizando sabia que tinha que esperar tudo estar em ordem pra poder esticar o carrinho embiquei no semaforo pra entrar no eixo monumental uma avenida enorme e reta de brasilia o sinal abriu sai devagar virei na avenida e alinhei o carro com o carro reto acoplei a embreagem e so entao apertei o acelerador de forma progressiva mas rapida imediatamente os pneus gritaram em protesto e o carro destracionou em toda a primeira o corte chegou mais rapido que eu previa estouros no escape avisavam que eu tinha que trocar de marcha chute na embreagem soco na alavanca acelerador esmagado e a segunda destracionando depois a terceira inteira e ele so foi pegar algum grip no asfalto molhado pela metade da quarta pra imediatamente perder grip de novo ao beliscar o pico de torque meti a quinta sorri maldosamente e subi costurando com o carro ate perto do serviço a chuva nao dava tregua ao contrario ficava cada vez mais forte segunda terceira quarta terceira de novo na reduçao a aderencia era so uma lembrança para os pneus e um sinal fechou alinhei o sinal abriu estiquei as marchas como havia feito antes ate aquela hora primeira segunda terceira quarta quinta nao entrou forcei e escutei um estalo metalico em protesto o motor imediatamente parou de funcionar e o painel inteiro acendeu de reflexo apertei a embreagem enquanto me perguntava o que havia acontecido ainda embalado fui jogando para o acostamento quando me dei conta ao forçar engrenei a terceira em vez da quinta e o giro foi ate a lua tive certeza que alguma coisa tinha arrebentado no motor do tigra chamei um guincho liguei para meu mecanico pedi pra receber o carro na oficina e viajei com o coraçao na mao 2012 seria um ano de muito trabalho pra consertar a merda que eu tinha feito na volta das ferias meu mecanico tinha aberto o motor do bichinho e me mostrou o pistao 3 havia atropelado uma valvula os cacos da valvula foram cuspidos de volta pro coletor de admissao e depois engolidos pelos outros cilindros nas poucas voltas que o motor deu ate travar os outros pistoes ficaram com os cacos cravados neles incrivelmente nenhuma face dos cilindros levou uma unhada de pistao mas o casco do cabeçote poderia estar comprometido e as camaras de combustao estavam todas marcadas pelos cacos da valvula sem falar que uma biela encontrou jesus o motor teria que ser refeito inteiro nessa hora eu tinha que tomar outra decisao montaria igual faria algo diferente decidi entao seguir meus principios de aproveitar a oportunidade do motor aberto e dar outra incrementada no motor abriria pra 1 8 com pistoes e vira novos usaria os comandos carlini pra girar mais alto ainda tuchos alemaes e molas duplas pra segurar a onda comandos carlini tentariamos usar o casco do cabeçote caso ele nao estivesse trincado se estivesse usariamos o casco condenado como gabarito para um casco novo os pistoes seriam os do motor 1 8 flex e se a taxa de compressao cooperasse o motor agora giraria no alcool pistoes e bielas novos o casco do cabeçote pode ser reutilizado ele nao havia sofrido nenhuma trinca e as dentadas que as camaras haviam sofrido eram rasas o suficiente para sairem com um polimento da camara a face ganhou outro passe e junto do novo virabrequim e dos pistoes mais cabeçudos levantaram a taxa de compressao para 13 5 1 perfeita para o alcool uma bomba de astra flex foi instalada no lugar da antiga original para permitir maior vazao do combustivel de homem um grande amigo meu diz que gasola e combustivel de muiezinha alcool e combustivel de homem e podium e combustivel de tarado bicos de astra a alcool com mais vazao permitiriam um acerto pelo remapeamento da central original que eu sempre gostei por segurança instalei outra bomba de oleo nova guias novas retentores juntas casquilhos aneis tudo novo de novo o motor voltaria a ser um motor novinho de novo e todos os retentores juntas molas tuchos aneis casquilhos tudo tudo novo todo esse processo levou uns bons seis meses numa tarde quente de junho o motor restaurado virou pela primeira vez ainda um pouco magro e com o ponto muito conservador em giros baixos ao acertarmos o motor alguns dias depois com os comandos carlini conseguimos beliscar os 172 cv nas rodas mas o motor ficava muito chato em baixos giros e perdeu aquela elasticidade que eu tanto gostava decidimos trocar os carlini e voltar com os velhos comandos opel que ainda defenderam 158 cv nas rodas mas deixavam uma curva de torque muito mais gostosa em todo o giro e faziam o carro ser elastico e extremamente esperto em qualquer rotaçao em qualquer marcha 172 cv nas rodas ave lutz por segurança mantive o corte de giros em 7 500 rpm e o tigrinha voltou a andar dessa vez mais gostoso e muito mais forte e com mais cheiro de cachaça do que nunca e ainda soltava uns pipocos fodas o tempo foi passando e o tigrinha continuou cumprindo seu papel era um carro confiavel gostoso e forte mas o comichao dos carros me corroia por dentro e pedia mais ha alguns anos eu vinha juntando uma grana para comprar um novo projeto naquele momento da minha vida o tigra e a alfa estavam bem redondos e nao me davam surpresas lindo ate nos detalhes eu tinha ja trocado meu apartamento por um maior e queria uma novidade entao em março de 2015 surgiu a oportunidade de um grande amigo comprar o tigrinha o dinheiro do carrinho iria integralmente para a poupança da jaca nova num impulso vendi o carro pra ele acertamos o valor ele me fez o deposito e imediatamente eu me arrependi de vender aquele carrinho tao bom eu sabia que nunca mais iria montar outro assim e provavelmente nunca mais teria um tigra pois sou firmemente contra repetir modelo de carro figurinha repetida nao enche album e ainda sinto saudades desse baixinho entao me lembrei que a vida e uma sequencia de pequenas mortes o tigrinha ja tinha morrido e ressucitado na minha mao algumas vezes ja tinha me feito feliz muitas vezes foi um excelente professor e um companheiro de quatro rodas irrepreensivel ele tinha cumprido seu ciclo comigo e tinha feito isso com louvor [youtube id= m3mx2ha8qaq width= 620 height= 350 ] se eu me arrependo hj ainda nao sei eu sinto saudades dele que conseguia ser um carro simples e facil de entender pra mim quase transparente sinto especialmente uma alegria muito grande das historias que vivi com ele das alegrias que me deu das horas de aperto de toda vez que eu precisei e o carrinho correspondeu e dificil mas e importante desapegar o amigo que comprou o tigrinha tem ele ate hj e e completamente apaixonado pelo carro sorte do tigrinha vive hj uma aposentadoria tranquila e continua sendo bem cuidado alemaozinho curtindo a aposentadoria na praia no dia que ia leva lo para a transportadora decidi me despedir levei minha filha na escola com ele fomos conversando e eu contei que o tigrinha ia para uma nova casa ela me perguntou porque ele ta dando muito problema voce precisa do dinheiro eu disse que nao que um amigo tinha gostado dele e que era hora de ele ir pra uma nova casa e fazer mais gente feliz — mas sera que ele vai cuidar bem dele — sim ele gosta do tigrinha igual a gente ela olhou pra frente os olhinhos cheios de lagrimas e me falou com um tom duro ta bom mas voce tem que prometer que o proximo carro vai andar mais que o tigrinha desceu do carro puxando a mochilinha virou pra ele e falou tchau tigrinha por bruno angrisano project cars #239 uma mensagem do flatout bruno a gente sabe como e esse negocio de estar sempre atras de um problema que a gente nao tem um projeto novo para tocar dizem que quando a gente responde coisas por impulso acabamos sendo mais verdadeiros revelando o que estamos sentido naquele momento a venda por impulso talvez tenha sido sua reaçao natural ao tempo que voce passou com o carro e as alegrias que ele te deu parabens pelo projeto e que seu novo dono esteja curtindo o tigrinha como ele merece ser curtido
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.