aqui estou depois de mais de um ano e meio do ultimo post para lhes atualizar sobre as novidades na d20 foram varias coisas algumas recem feitas outras tem mais um tempo pra quem ainda nao conhece o projeto leiam as outras partes parte 1 parte 2 parte 3 parte 4 entao vamos la começando das pequenas mudanças e deixando o melhor pro final detalhes falando dos detahes menores que fiz nela como comentei no ultimo post tinha vontade de melhorar o banco dela pensava em por da silverado mas nao e tao facil de achar e tambem nao e barato acabei achando no mercado livre a espuma original do assento pra vender meu banco era reformado uma espuma bem ruim nao lembro exatamente o preço que paguei mas foi bem barato isso melhorou muito o conforto do banco tambem coloquei um novo jogo de pneus numa medida um pouco maior 32x11 5r15 295/75r15 1pol mais largo e 1pol mais alto que os originais 31x10 5r15 265/75r15 o modelo continuou o mesmo bf goodrich mud terrain atras e all terrain na frente como disse um amigo ficou sexy sem ser vulgar continuando nos detalhes menores ja tinha bastante acessorios eletricos que originalmente ela nao possuia acabei aumentado a capacidade do alternador dos 55 amperes originais pra 75 nao e grande coisa mas ja da conta ai tambem instalei um voltimetro e um amperimetro com copinhos no painel na parte de baixo pra monitorar a parte eletrica e tambem pq adoro reloginhos achei que o visual ficou legal e me da tranquilidade de acompanhar se a bateria esta sendo carregada corretamente ou nao uma mudança sutil mas que melhorou demais a ergonomia e conforto da caminhonete foi a adaptaçao que fiz no pedal do acelerador adaptei o pedal do acelerador da silverado nela que me deixou com mais espaço pra perna alem disso mudou a relaçao de alavanca do pedal em relaçao ao original quase um sprint booster mecanico haha ele ficou mais firme e com curso menor e preciso pisar menos pra acelerar mais foi uma adaptaçao tranquila foi preciso so um pequeno serviço de solda e que mudou demais o conforto ainda nos pedais tambem foi adaptado um terminal rotular no pedal da embreagem o sistema original da d20 tem uma bucha de plastico q sempre quebra e cria jogo agora ficou justinho alem disso teve outras pequenas coisas troquei o player troquei o insulfilm troquei as lanternas como voces sabem essas coisas nunca tem fim turbina nova ha tempos sonhava com uma turbina nova uma com valvula waste gate com menos lag e tal a apl240 nao era ruim mas entrava um pouco tarde pro meu gosto e diminuir a caixa quente nao era uma opçao ja que ai iria amarrar em alta alem disso ela tinha um pequeno lag quando pisava no acelerador a minha preferencia era pela turbina k16 da borgwarner uma turbina com waste gate e rotor de titanio sempre acompanhava o preço que era em torno de r$2000 r$2200 um dia navegando no mercado livre achei um anuncio de uma k16 nova na caixa e com garantia por r$1250 aplicaçao era pro caminhao volkswagen 15 180 com motor mwm x12 4cil e 180cv um motor relativamente parecido com o meu e com potencia tambem parecida achei que era uma boa escolha comprei a turbina bom o encaixe no coletor era o mesmo da minha apl e so de resto nada era plug n play a parte de lubrificaçao as conexoes de ar da parte fria nada servia e o mais importante a primeira curva do escapamento nao existia pra vender na verdade eu ja sabia disso quando comprei por isso levei no mesmo mecanico que adaptou o intercooler pra mim e ele prontamente aceitou o desafio nao foi facil nem rapido esse tipo de adaptaçao tem que ser feito com calma a primeira curva do escape ele fez na mao com solda e como nao dava pra por no torno teve que acertar a flange na mao com uma lima o resultado assim como o do intercooler foi otimo adaptaçao muito bem feita e o desempenho como ja disse no outro post gosto de fazer melhorias isoladas pra ver o que cada coisa em separado contribuiu para o motor entao nao mexi no diesel foi so colocado a turbina mesmo o resultado foi mais que satisfatorio o lag ficou praticamente 0 a turbina entrava muito cedo nao tinha mais aquele buraco no começo tipico de motor turbo a pressao ficou em torno de 1 4 1 5kg dava pra ver que a wastegate que segurava pois o ponteiro do manometro subia muito rapido e parava la em cima fumaça praticamente 0 o motor tinha potencial pra mais mas estamos falando de um motor que originalmente tinha 90cv com quase 300 000km rodados desde a ultima retifica e que tinha passado por dois consertos ainda antes de eu pegar a caminhonete uma vez por calço hidraulico a outra por colar 2 cilindros por superaquecimento arrebentou a helice e estourou o radiador nas duas vezes foram feitas um conserto meia sola pra continuar rodando sem gastar muito entao tratamos de um motor muito rodado que tinha passado por duas intervençoes complicadas com potencia muito acima da original e que era utilizado diariamente pra trabalho na fazenda pois e ele aguentou bastante mas uma hora ia dar problema retifica a folga entre o pistao e a camisa deve ser em torno de 0 13mm ate 0 20 e aceitavel mesmo 0 25 ai da pra tocar ainda o meu motor tava com 1mm de folga ai um pistao subiu raspando a saia no cilindro o que fez ele começar a soprar muito pelo respiro e perder força como ja sabia do historico dele ja tava com uma quilometragem alta achei melhor mandar fazer inteiro numa retifica ai que de novo entra o forum picapesgm na historia a gente acaba fazendo amizade com os colegas de forum e de grupo de whatsapp e um desses meus amigos o cursino tinha recem adquirido uma retifica de motores a drm em mogi das cruzes conversamos ele fez um orçamento pra retificar o motor com algumas melhorias internas e mesmo sendo longe quase 400km daqui e tendo o custo dele buscar o motor aqui saiu mais barato que fazer por aqui fora o fato do motor estar com alguem de confiança ele veio buscou o motor e ja fomos discutindo o projeto alem das peças normais que se desgastaram e que iam ter que ser trocadas discutimos algumas melhorias diferente de alguns motores que tem varias peças de performance e varias receitas na internet aqui nao se tinha quase nada acabamos limitados a peças do mesmo motor mas com outras aplicaçoes e outras pequenas melhorias as mudanças foram pistoes de silverado quatro cilindros a silverado tambem usa o motor s4 mas com pistoes maiores o que acaba aumentando o deslocamento de 4 para 4 1l alem disso usa os mesmos pinos de pistao do meu motor o que torna possivel o uso das mesmas bielas as camisas foram abertas para caber os pistoes comando do s4t/s4t plus colocamos o comando do motor turbo original da d20 pra quem nao lembra meu motor era originalmente aspirado pelo o que pesquisamos essa e a unica opçao de comando para um upgrade cabeçote do s4t plus o cabeçote foi otimizado utilizando valvulas maiores e com angulos do s4t plus ficou lindo nao ficou jetcoolers o motor turbo original da d20 conta com jetcoolers que sao esguichos que jogam oleo na saia do pistao para resfria lo o meu motor nao tinha e nao tinha nem o lugar pra por so um pequeno ressalto na galeria de oleo foi preciso furar essa galeria pra adaptar os jetcoolers imagina o problema que ia gerar se erra o furo ou se nao da certo isso ai confesso que estava bem preocupado mas confiava no trabalho do cursino que pesquisou muito antes de meter a broca no bloco e a adaptaçao foi um sucesso retorno de oleo da turbina como disse pra colocar a k16 foi necessario adaptar tudo e o retorno nao tinha ficado 100% ele estava praticamente na horizontal e o diametro era pequeno ja que estavamos mexendo aproveitamos pra furar o bloco e fazer um novo retorno alias essa mudança foi proposta pelo polaco meu mecanico equalizaçao das bielas essa foi uma coisa que eu nem pedi e nem lembrei mas depois de montado o cursino me falou que fez haha um detalhe de uma montagem caprichada uma curiosidade o virabrequim continuou com medida standart foi so polido tem quase 700 000km esse virabrequim o legal de montar o motor com um amigo e que assim como nos e gearhead e gosta de mecanica e que o entusiasmo e de ambas as partes a cada dia eu recebia fotos do motor conforme ia progredindo a retifica e montagem e iamos discutindo o projeto a cor do motor foi meio por acaso a casa de tintas acabou errando na cor e depois de pintado ficou mais claro do que tinhamos pedido mas tem que dar parabens pra esse cara que errou porque ficou otimo a cor perfeita eu diria parece metal cru muito legal mesmo pra caprichar ainda mais polias canos de diesel e outros detalhes foram pintados de preto e foi pintado tudo desmontado assim quando montou dava pra ver as juntas todas novinhas como sao muitas fotos aqui vai um video da retifica e da primeira partida do motor [youtube id= uk dy_1n qw width= 620 height= 350 ] enquanto isso na oficina em que a d20 repousava sem motor o pessoal estava trabalhando em outra adaptaçao na colocaçao de 2 ventoinhas eletricas na frente de todos os radiadores acionadas junto do compressor do ar condicionado pra ajudar na eficiencia do ar e tambem do intercooler em dias quentes a ventoinha original nao dava conta de puxar ar suficiente pelos 3 radiadores e o ar acabava nao gelando tao bem eu achei que alem do lado funcional o visual ficou muito legal com as ventoinhas na frente a montagem do motor no cofre demorou um pouco ja que ficou bem apertado e tem varias adaptaçoes tambem aproveitamos pra melhorar a tubulaçao do filtro para a turbina que era fina e com muitas curvas agora ficou legal e para sair caprichado nao pode ter pressa ficou lindo ele no lugar desempenho e como ficou o desempenho bom como sempre uma coisa por vez nao quis mexer na bomba apesar de agora ter margem pra isso pra avaliar so o que a retifica e as melhorias tinham me proporcionado alem disso pra amaciar era prudente nao abusar demais ela ficou muito esperta deu diferença principalmente em baixa a pressao da turbina continuou a mesma 1 5kg limitados pela waste gate a fumaça continuava zero menos inclusive do que as caminhonetes novas eletronicas em ultrapassagens surpreendia as modernas nao acompanhavam rodei cerca de 2500km troquei o oleo depois rodei mais totalizando cerca de 6000km agora o motor ja estava amaciado agora sim a gente ia poder explorar o potencial que todas as melhorias ali contidas nos proporcionavam viajei pra mogi pra conhecer a drm e tambem pro cursino andar na d20 ja que ele tinha montado o motor mas nao tinha andado na caminhonete regulamos o motor fomos andando e mexendo andando e mexendo abrimos mais o debito de diesel totalizando 2 5 voltas em cima de regulagem original da s4t e aumentamos a pressao do turbo para 1 8kg o resultado foi impressionante de arrancar sorriso de marmanjo testavamos numa subida bem ingrime e parecia que ela nao sabia que era subida destracionava de terceira marcha na subida isso com os pneus 295 por incrivel que pareça a fumaça continuou quase 0 da verdade depois que a turbina entra e zero mesmo afinal tem muito ar pra queimar o diesel que ta injetando fiquei muito satisfeito com todo o conjunto ficou progressivo equilibrado sem lag com força desde baixa rotaçao sem nenhum degrau de potencia o consumo continua girando em torno de 9 10km/l afinal apesar de acabar pisando um pouco mais aumentamos a eficiencia do motor sinal disso e que a potencia subiu muito mas nao ha fumaça alem disso o oleo aquece mais rapido sinal que o jetcooler ta surtindo efeito mas nao passa dos 90 graus segue video do teste no dia que estavamos ajustando e do ronco dela [youtube id= p29wvs9yo9i width= 620 height= 350 ] [youtube id= 2stwldm5ari width= 620 height= 350 ] deu pra dizer que tudo o que eu queria fazer na mecanica estava feito nao ha mais nada que eu queira melhorar estava melhor do que eu esperava e agora as coisas mudam sempre gostei muito de trabalhar com a d20 mas as vezes sentia falta de uma traçao 4x4 uma caminhonete de quase 25 anos e com 700 000km nas costas querendo ou nao exige mais manutençao apesar de nunca ter me deixado na mao vira e mexe era preciso ajeitar uma coisinha depois outra alem disso precisava de uma caminhonete mais segura e cabine dupla ja que numa cabine simples e dificil de colocar cadeirinha de criança pro herdeiro que ta vindo ai sendo assim a aposentadoria da d20 chegou e veio uma moderna pra substitui la no trabalho uma l200 triton sport calma meus amigos ele somente se aposentou do trabalho mas ainda esta comigo voces nao pensaram que eu iria me desfazer pensaram agora ela divide atençao com meu fusca 1977 outro projetinho que esta comigo desde o começo de 2016 e estou mexendo devagar agora vai ser mais facil de manter ela em dia e como nao vou rodar tanto esse motor tem uma vida muito longa pela frente acho que agora sim posso considerar encerrado esse pc no flatout claro que um project car nunca tem fim sempre vai ter um detalhe ou outro pra melhorar pra acertar e muito gratificante ver aquele projeto que eu sonhava desde moleque nos meus 13 14 anos se realizar e se tornar no que e hoje cada vez que ando com ela e uma alegria gostaria de agradecer ao cursino e ao leo da retifica drm pelo cuidado e capricho que tiveram com meu motor ao pessoal da oficina triangulo que sempre cuidam bem da d20 e a todos que me ajudaram com esse projeto um agradecimento especial a equipe do flatout por permitir com que eu compartilhasse o projeto com voces com essa iniciativa tao legal que e o project cars e tambem pelo encontro no box 54 que foi sensacional um grande abraço espero que o texto nao tenha ficado longo demais e que voces tenham gostado da d20 quem sabe um dia eu apareço contando a historia de outros projetos no forum do flatout hehe ate mais moçada por petrus veldt project cars #241 uma mensagem do flatout petrus a aposentadoria da d20 nao poderia ser uma forma melhor de encerrar seu projeto aposentadoria merecida alias — 700 000 km nao sao pra qualquer um ainda mais com esse visual todo vimos a picape pessoalmente no sunset meet e ela e ainda melhor que nas fotos parabens pela maquina tomara que voce a curta ainda mais
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