ola amigos do flatout me chamo diego matias tenho 24 anos moro em joao pessoa/pb e estou aqui para contar a historia do meu chevette hatch 1980 construido para track days arrancadas e algumas voltas na rua acho que como a maioria dos gearheads desde criança eu sempre fui apegado a carros lembro dos carrinhos que destrui brincando de bate bate ate as voltas da escola adivinhando todos os modelos de carro que meus olhos conseguiam enxergar durante o trajeto assim como definindo caras alegres e tristes de acordo com a dianteira/traseira de cada carro quem nunca o fez cresci indo para a loja de usados do meu avo esperar a hora de ir para casa depois do colegio em meio aqueles carros a venda assim como ao chegar em casa e correr para o video game para terminar aquela corrida de gran turismo que faltava para completar o campeonato sim onde eu passava e metia a mao os carros estavam sempre por perto e assim se sucedeu ate meu primeiro carro estar na garagem de casa ainda lembro do primeiro dia em que dirigi o renault clio 1 0 2004 duas portas que compramos usado para ser meu primeiro carro a partir dai as modificaçoes começaram porem eu ainda nao possuia muita referencia de modificaçoes e parti apenas para o visual enquanto isso as corridas continuavam nos jogos eletronicos anos depois veio outro clio mas dessa vez um clio sedan 2006 1 6 16v que possuia escapamento e filtro de ar dando indicio de que eu ja comecava a transferir do mundo virtual para o real a intençao de acelerar ok nao era um carro de corrida mas me divertia muito para o que eu podia ter naquela epoca nunca esqueci todas as coisas boas que vivi nesse carro e se eu pudesse teria ate hoje estacionado na garagem foi com ele que conheci minha namorada comprei todos os acessorios que eu desejei e passei bons momentos da minha vida porem tudo acabou de forma tragica quando em uma segunda feira as cinco da manha ao voltar para casa pela rodovia federal onde tinha ido deixar minha namorada na rodoviaria uma moto completamente apagada veio na contra mao da rodovia que tinha faixa dupla e canteiro central acertou em cheio a frente do meu carro o final dessa historia foi que meu carro teve a frente completamente destruida e veio a ser consertado e depois vendido com o valor das peças do clio eu decidi entrar de cabeça em um projeto voltado para as pistas eu sempre ia a caruaru a 250 km de onde moro para acompanhar os track days e rachas noturnos que acontecem por la com o valor acabei comprando um chevette hatch 1980 que estava parado fazia cinco anos com o intuito de reformar e coloca lo nas pistas mas por que passar todo esse tempo reformando o carro do zero podendo comprar um carro ja feito e adiantar as coisas vendi esse chevette a um amigo que o reformou e o deixou todo original digno de um placa preta e acabei arrematando o chevette hatch 1980 do joemil nene project car #111 ele tinha comprado o carro a pouco tempo e em uma noite acabou me oferecendo juntamente com um kit turbo para chevette depois voltarei a esse assunto no mesmo dia fui buscar o carro mesmo sem o dinheiro completo o carro estava bom de lata ja tinha algumas modificaçoes no motor 1 4 como escapamento 4x2x1 e abafador final carburador miniprogressivo gasolina pistoes 0 50 e bobina de gol mi eu ja tinha tido a oportunidade de andar previamente nesse chevette e tinha me apaixonado pelo carro — e tambem tentado comprar mas sempre com resposta negativa dessa vez nao perdi a chance ok tinha o carro e agora eu teria que começar as modificaçoes eu sempre gostei de curvas nao sei se por influencia dos drifts ralis ou subidas de montanha — os quais sempre tentei acompanhar como pude e esse foi o passo inicial para o projeto um carro que andasse bem de reta mas principalmente fizesse curvas foi assim que escolhi primeiramente as rodas um jogo de gsw135 15x8 et15 montadas em pneus radiais 195/50 alem disso eu precisava de um volante que me desse apoio melhor que o original por isso entrou em cena um volante omp deep dish que deu outra pegada ao dirigir pensando na eficiencia dos freios fiz o basico troquei pastilhas e fluido de freio e coloquei dutos de ar para refrigeraçao na tentativa de dar algumas voltas a mais no track day a fase 1 do projeto estava pronta e faltava ir pra pista a competiçao estava marcada para os dias 13 e 14 de dezembro de 2014 e aquele medo de ter que percorrer 500km entre ida e volta rodando e o chevette me deixar na mao caruaru e a pista mais proxima da minha cidade e eu nao tinha dinheiro pra pagar um reboque pois sairia extremamente caro graças a ajuda de amigos do clube um membro disponibilizou o seu reboque como forma de incentivo a minha primeira vez na pista chegando em caruaru no sabado pela manha 06/12 o nervosismo bateu o dia todo ja que a competiçao iniciava se com um racha noturno e no domingo acontecia o track day durante todo o dia chegou a hora eu estava de frente com aquele pinheirinho pela primeira vez dentro do meu carro e naquele instante ninguem podia imaginar o que se passava dentro daquele capacete eu estava realizando meu sonho de estar na pista as categorias sao divididas em desafio 12 11 10 9 8 5 e livre assim devido as medias que fiz durante os treinos me classifiquei para a desafio 12s estava competindo com carros 1 0 1 4 e alguns 1 6 das geraçoes mais atuais e injetados onde na maioria das vezes eram iniciantes como eu consegui na minha segunda puxada completar o tempo de 12 126s e consegui ser campeao da 12s sabendo que ainda tinha muito o que melhorar meu carro teve como 11 454s como melhor tempo de pista mas minha reaçao sempre era muito alta e isso era o primeiro ponto a melhorar pois nao dependia do carro apenas de mim nas proximas vezes fui dormir com o trofeu na mao sabendo que no outro dia teria um dia mais dificil ainda ja que era a estreia no circuito completo e esse realmente era o meu foco caruaru possui uma pista com 3 180m de extensao e consiste em um circuito bastante tecnico apesar de parecer facil quando se olha de fora os fins de reta seja principal ou oposta requerem muita atençao no ponto de frenagem assim como as curvas de baixa como o cotovelo coloquei o transponder no carro e mesmo sendo muito competitivo eu queria primeiro me adaptar a pista sentir a emoçao e depois tentar virar algum tempo que me desse parametro para o futuro consegui andar o dia inteiro dividi algumas curvas com outros carros e aprendi pontos de frenagem aceleraçao e tangencia de curvas o que ate aquele dia eu apenas sabia na teoria a sensaçao de estar em um circuito nunca vai ser equiparada com nada fora disso e eu sabia que a partir daquele dia eu iria querer cada vez mais do que aquele simples motor 1 4 aspirado consegui fazer o tempo de 2 10 769 que ja se tornaria o parametro para futuras modificaçoes sobre o carro ele me deixou muito satisfeito ja que corri a arrancada no dia anterior e andei praticamente o dia inteiro em media seis voltas entre uma parada para esfriar fluido de arrefecimento e freios e so no fim do dia o cabo do alternador soltou e achamos que tinha quebrado algo ate descobrir o problema o track ja tinha acabado o carro ainda voltou para joao pessoa rodando com o joemil nene ja que seu chevette tinha dado problema na embreagem no dia anterior e voltou no reboque que tinha trazido meu carro outro problema encontrado foi com relaçao aos pneus que ficaram pegando em todos os paralamas devido as curvas no track day onde quase perdi um dos pneus a soluçao contarei no proximo post junto com a minha segunda ida a caruaru entre outras coisas ate la por diego matias project cars #244
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