estamos de volta com a historia do meu chevette hatch com projeto voltado para as pistas no ultimo post falei sobre a instalaçao dos fender flares banco concha cinto de quatro pontos e a instalaçao da tow bar no carro para facilitar a ida e vinda para as pistas retornei a arrancada e track day e finalizei contando o problema que tive no motor do carro e a retirada do mesmo pois e muita gente deu varios palpites e a maioria deles acertou eu ja tinha dois motores 2 0 8v familia 2 121cv guardados para colocar no futuro alem disso tambem possuia uma ie programavel pandoo pro inject e o que me faltava para colocar tudo no cofre apos essa quebra pois e amigos foi o mesmo que oferecer doce a criança o projeto era para ser feito num futuro mas aproveitei a quebra e a retirada do motor original para colocar o 2 0 e fazer algumas modificaçoes desmontei os dois motores para aproveitar as melhores peças de cada e deixar algumas coisas de reserva para alguma possivel substituiçao no futuro mandei o cabeçote para a limpeza na retifica sem cortes e troca de retentores assim como limpeza do virabrequim o bloco era standard e parti para o corte em 0 50 e pistoes novos de kadett a alcool o que me trouxe uma taxa de 12 5 1 e bielas originais bomba de oleo nova bomba d agua nova correias alem de uma bela limpeza no coletor de admissao que estava muito sujo todo o serviço foi feito com minha supervisao diaria ja que o mecanico trabalha para a loja da familia entao tenho total liberdade de fazer do jeito que eu quero motor de partida coloquei de um vectra 2012 assim como o alternador ja que os que vinheram no motor estavam bem acabadinhos com relaçao as bases do motor conversei com joemil nene que ja realizado a adaptaçao no carro dele e me recomendou as bases da s10 2 2 consegui encontrar em uma sucata da cidade e levei para adaptar nao tenho fotos do processo mas e bem facil de fazer apenas alguns cortes e soldas no meio da base para mudar sua angulaçao e tudo ja se encaixa perfeitamente hora de colocar o motor no lugar praticamente nas pressas pois ainda teria que montar a injeçao toda a linha de combustivel e fazer uma reestreia a menos de um mes numa arrancada que o garagem 83 estava organizando pela primeira vez fora de caruaru e seria justamente no meu estado e eu queria estrear la de qualquer forma tive um problema no carter pois o mesmo batia na barra de direçao o que resolvi tendo que dar algumas pancadas para que ele parasse de encostar com relaçao ao conjunto de embreagem utilizei embreagem de chevette com pastilhas de ceramica que encaixam no plato e volante gm familia ii e a uniao com a caixa de marcha e possibilitada atraves da urna de chevectra que comprei pronta de joemil fazendo tudo ser plug and play motor no lugar agora poderiamos partir para a colocaçao dos sensores utilizados na injeçao programavel instalaçao da linha de combustivel bomba e toda a eletrica necessaria para a injeçao controlar tudo isso aqui na cidade nao temos preparadoras para fazer esse serviço e apenas algumas pessoas que ja possuem conhecimento na area por meio de pesquisas e por terem em seus carros decidi que faria tudo por conta propria e tentaria ate o final fazer com que o carro ligasse e deixasse tudo ok seria uma realizaçao pessoal fazer tudo no meu carro e ate como forma de economizar sabia que teria a ajuda dos amigos pra realizar essa empreitada maos a obra fios fios e mais fios a paciencia muitas vezes acabou as piadas e brincadeiras dos amigos me tiraram um sorriso mas sabia que todo o trabalho seria gratificante quando aquele motor desse a primeira partida foi assim durante duas semanas no pouco tempo que tinhamos para montar o carro e sabendo que faltava uma semana para a arrancada tive problemas com o pandoo powerspark 2ch que utilizei com bobina de vectra e onde a instalaçao estava toda correta e mesmo assim perdi tres bobinas do carro no fim das contas o powerspark veio da pandoo queimado e solucionei o problema utilizando a bobina magnetti marelli dos corsa modelo b com igniçao interna com relaçao a linha de combustivel instalei um niple na parte mais baixa do tanque de onde sairia o combustivel para a bomba da dinamica bombas de mercedes 12 bar com mangueira de 3/8 ate a dosadora que jogava o combustivel para a flauta com bicos de astra flex 29lbs utilizei um filtro cilindrico da inflow assim como o coletor de escapamento que foi utilizado um adaptado ja que o motor fica de forma longitudinal todo o escapamento era direto apenas com um abafador no final a ventoinha utilizada foi uma universal comprada na crestana porem no futuro tive problemas e acabei adaptando a de um new civic que ventila muito mais forte e acabou solucionando o problema de arrefecimento a sonda utilizada foi um lsu 4 9 da bosch ligada a um condicionador odg x2 que me traria a informaçao de mistura estequiometrica direto na tela da pro inject motor no lugar e instalaçao feita nas pressas linha de combustivel conectada chegava a hora de fazer aquele carro voltar a vida e meus amigos que emoçao ver que tudo deu certo o motor girava certinho aquele cheiro de alcool tomando conta do ambiente e mesmo com o acerto basico feito pela injeçao a lenta ja se mostrava bem acertada ja podendo ver a correçao por sonda ativa na tela deixei o carro ligado por uns 30 minutos onde pude verificar o acionamento da ventoinha via ie assim como todos os sensores em funcionamento pleno e fui para o posto abastecer pela primeira vez pois e a emoçao foi tanta que fui sem capo mesmo estava animado mas sabia que ainda nao podia extrair toda a potencia do carro ja que ainda precisaria acertar todo o mapa de injeçao a paciencia em esperar o momento correto era fundamental para nao danificar nada por pressa e essa paciencia valeu muito a pena faltavam quatro dias para a arrancada e tive a ajuda mais uma vez do joemil nene project cars chevette c20xe para o acerto do mapa fomos para um local seguro e fizemos todo o acerto ja que aqui nao disponibilizamos de dinamometro para tal fim depois de muito trabalho estresses brigas e achar varias vezes que nao iria dar tempo de finalizar tudo eu consegui nao sozinho mas com a ajuda de inumeras pessoas que seria ate chato colocar apenas o nome de algumas e esquecer de outras apenas agradeço a todos que contribuiram pra esse swap dar certo mas ainda nao acabamos nessa arrancada tive a oportunidade de correr com os amigos brincar e me divertir tambem tive alguns problemas como um pequeno vazamneto na linha de combustivel que logo foi visto e reparado alem disso a terceira marcha algumas vezes engrenou o que me fez perder algumas puxadas e sabia que so resolveria aquilo quando voltasse a cidade alinhei com o nene e seu chevette com c20xe onde andamos muito proximos e ele ate se surpreendeu com o rendimento do meu carro que ainda tinha mais potencia para extrair quando afinasse o mapa a pista nao era muito boa foi realizada em um campo de pouso na cidade de guarabira e tinha muita brita solta o que fazia varios carros assim como o meu destracionar a primeira e segunda marcha inteiras mas para o recomeço estava otimo e eu nao queria saber de tempo dessa vez com todos os problemas fiquei em 7º lugar e o melhor tempo do dia foi ainda nos treinos onde virei 10 5s mesmo com a pista sem condiçoes de virar tempos bons [gallery columns= 4 link= file ids= 86741 86740 86739 86738 ] no fim das contas o que valeu foi a diversao ver o carro andando verificar as falhas que apareceram durante o uso e voltar para casa sabendo em que melhorar acabei trocando a caixa de marcha por uma clark melhorando bastante os engates e sabendo que teria uma caixa mais confiavel para pista e dia a dia ok mas e os track days quando seria o retorno pois e amigos na parte 4 deste projeto eu vou detalhar pra voces a volta para os track days no circuito de caruaru a evoluçao do carro e mais uma serie de upgrades feitos no veiculo tanto de performance como de estetica gostaria de agradecer tambem aos patrocinadores rodar acessorios dantas veiculos e carangospb alem do apoio da oleoexpress fiquem ligados e confiram 10% do que ainda vem por ai na imagem abaixo por diego matias project cars #244
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.