fala pessoal aqui estou mais uma vez agora com o segundo post do project cars numero 245 antes que falem da demora este post estava pronto parte 1 desde 2015 porem no decorrer da historia voces vao entender o motivo pelo qual esperei para enviar seguinte aqui vou contar um pouco sobre o que aconteceu com o astra nesse tempo na familia desde 2010 pra quem nao leu ou nao se lembra do primeiro post e contar sobre a definiçao do tcc entao vamos la alem de contar sobre tudo que mudou no projeto a vida com o astra como dito no primeiro texto o astra entrou em nossas vidas meio que por acaso afinal ele veio de um negocio que meu pai fez durante a venda de um caminhao mercedes benz lp331 entao ele nao foi aquele carro que fomos procurar para comprar o curioso e que nao tinhamos ideia do quao bom era o modelo que em mais de cinco anos em nossas maos mostrou se ser um carro incrivel como ja foi falado pelo pessoal com uma chuva de comentarios no meu primeiro texto segundo a placa e o modelo gl a etanol este carro foi tirado zero como taxi para mim isso nao muda absolutamente nada sobre o carro e confesso que fiquei chateado com a quantidade de comentarios batendo na mesma tecla faz parte sobre o carro quando compramos ele tinha mais ou menos 180 mil km rodados e hoje ja passou dos 215 mil km e sua mecanica e impecavel esses dias conversando com meu pai no telefone ele ate disse que deu carona para um senhor dono de uma s10 que perguntou se o astra era zero pois nao acreditava no estado do carro claro e obvio que no interior dele percebemos que e um carro usado e ele apresenta marcas de uso dos antigos donos principalmente nos bancos mas quando andamos com ele realmente e surpreendente isso se deve e claro aos cuidados que temos com ele tanto na manutençao quanto no uso e falando em manutençao e incrivel como o astra da pouco problema mesmo com uma quilometragem alta nesses cinco anos nos basicamente so tivemos que dar manutençao na suspensao correias embreagem que sao coisas que desgastam normalmente e no sistema de arrefecimento no reparo da embreagem foi trocado todo o sistema e ate o volante do motor na suspensao foram feitos creio que uns quatro reparos sendo o ultimo a troca de praticamente tudo na dianteira com peças gm agora em novembro e no sistema de arrefecimento precisamos de um reparo geral e a troca da lateral do radiador apos usar um liquido de arrefecimento que trancou todo o sistema quando falamos do motor do carro ate mesmo nos que somos donos dele ficamos surpresos o seu motor nao baixa ou queima oleo nao da problemas e o melhor ele nem escurece o oleo toda vez que puxamos a vareta vemos um lubrificante em uma tonalidade clara nada daquela aparencia totalmente escura ta mas o oleo escuro significa que o motor esta sendo limpo sim isso e verdade mas nao e so isso que deixa o oleo escuro e este astra tem o motor a etanol que tem caracteristicas quimicas que nao reagem com o oleo da mesma forma que a gasolina para ser o mais claro possivel sempre quando damos a partida em um motor frio uma certa quantidade combustivel nao queimado passa pelos aneis dos pistoes e acaba contaminando o oleo isso ocorre tanto com o etanol quanto com a gasolina mas quando a temperatura sobe tudo muda como o etanol nao se mistura com o oleo ele simplesmente evapora quando a temperatura do motor sobe ao contrario da gasolina que acaba misturada com oleo contaminando o ta mas ele injeta gasolina durante a partida a frio sim ele tem partida a frio com injeçao de gasolina mas mesmo sendo um carro do rio grande do sul ele so usa a gasolina em dias frios e pela manha ou seja ele tem muito menos gasolina em contato com o oleo que um carro que passa todas as partidas do ano injetando gasolina isso e evidente o etanol apresenta outras vantagens classicas mas a principal de todas alem de todo co2 consumido durante o crescimento da cana creio que seja o fato de ter uma maior resistencia a detonaçao permitindo maiores razoes de compressao e com maiores razoes de compressoes maiores eficiencias termicas podem ser obtidas basta dar uma olhada na equaçao para o ciclo otto ideal a seguir muita gente nem prestou atençao nessa equaçao e passou direto por ela ne ta mas o etanol gasta mais sim realmente um motor a etanol consome mais e tudo se deve por conta das razoes estequiometricas de combustao de cada combustivel em outras palavras uma parte de gasolina brasileira precisa de mais ou menos depende da quantidade de etanol e outros 13 3 partes de ar para realizar a combustao estequiometrica ja uma parte de etanol precisa de 9 partes deixando mais claro um mesmo motor com mesmo volume razao de compressao eficiencia volumetrica tudo igual mesma relaçao de lambda sempre vai precisar de um volume total maior de etanol do que precisaria de gasolina para realizar a combustao por outro lado a vantagem disso que e que a maior quantidade de etanol no motor acaba fornecendo mais potencia do que o mesmo com gasolina por isso no carros flex e normal termos mais cavalos no etanol do que na gasolina um fato curioso que ate um professor meu ucraniano me perguntou em um debate sobre combustiveis ele e professor de engenharia ambiental foi como o etanol fornece mais potencia que a gasolina se ele tem um menor poder calorifico realmente a primeira vista e estranho um combustivel que tem um poder calorifico inferior de mais ou menos 27mj/kg etanol fornecer mais potencia do que um que tem mais ou menos 40 mj/kg gasolina brasileira mas o fato que disse antes de termos um volume maior de etanol dentro do motor acaba no total tendo uma maior energia ok muita gente pode estar lendo isso sendo que ja sabe do assunto perdao por estas escapadas no texto estou escrevendo sem controle de estabilidade hehe entao voltando ao astra o meu modelo e equipado com um motor gm familia ii de 1 8 litros de deslocamento sohc comando simples no cabeçote e codigo c18ye basicamente ele e o motor 1 8 a gasolina do astras anteriores modificado para rodar no etanol dentre as diferenças a principal e que a razao de compressao estatica do modelo a gasolina e de 9 2 1 enquanto a do motor a etanol e de 11 7 1 bom com uma razao de compressao maior rodando no etanol temos mais potencia certo nao por mais surpreendente que seja o astra 1 8 a gasolina tambem foi vendido com uma potencia maxima indicada de 110cv @5400rpm em algumas fontes dizem que no a etanol e @5200rpm quando eu vi isso no documento do carro eu pensei na hora que diabos a gm fez e mais louco eu fiquei quando dirigi o carro pela primeira vez a tocada dele e diferente das versoes a gasolina tanto 1 8 quanto 2 0 sendo bem mais esperto em rotaçoes menores logo pensei que se nao era na potencia era no torque que as coisas mudaram dito e feito o torque e maior e o pico chega em uma rotaçao menor falando em numeros o 1 8 a gasolina tem mais ou menos 15 5 kgfm @2600 rpm e o 1 8 a etanol tem 16 9 kgfm @2400 rpm uma mudança consideravel porem quando fui olhar no manual do carro as velocidades maximas por marcha uma surpresa os numeros sao muito diferentes a velocidade maxima em quarta marcha do modelo a etanol e de 187km/h contra 175km/h da versao a gasolina com mesmo cambio e mesmos pneus se colocarmos o 2 0 8 valvulas que tambem tinha a mesmo cambio f17 porem com rodas 15 na comparaçao tudo complica mais ainda mais uma vez uma velocidade superior em todas as marchas sendo superiores ate ao 2 0 16 valvulas com cambio f23 tanto equipado com rodas 15 quanto com rodas 16 o unico com dados de velocidade maiores e o 2 0 8 valvulas com pneus aro 16 sem contar o astra automatico pois as relaçoes e tocada sao muito diferentes claro que isso sao apenas numeros mas devemos considerar que sao todos dados declarados pela propria gm e eu so mostrei eles pra tentar explicar que o comportamento dessa versao e diferente das versoes a gasolina e pra deixar bem claro mesmo eu nao estou afirmando que ele anda mais que nenhum outro astra da mesma epoca essa nem e a funçao dele mas a tocada e realmente diferente aparencia bom voltando ao meu astra lembram que ele parecia uma ambulancia misturada com aquario quando foi comprado para melhorar a aparencia dele pintamos a grade de preto retiramos as calhas de chuva e colocamos insulfilm nos vidros coisas simples mas que mudaram e muito o aspecto geral do carro outras coisas feitas foram a instalaçao de couro na manopla do cambio e do freio de mao pois ambas estavam com aspecto desgastado do tempo e mais tarde foi colocado um jogo de tapetes da s10 executive de tecido como o carro nao era meu ainda e eu morava em outra cidade eu acabava nao investindo nele esperando para fazer isso quando tivesse liberdade agora mas por sorte dos deuses automotivos meu pai e um entusiasta com muito bom gosto para carros e sempre deixa seus carros com um toque especial logo da chevrolet e rodas pintadas de preto foram o toque especial feito por ele no caso dessa foto foi em um dia que retoquei a pintura mas quem fez a primeira vez foi ele mesmo e sabe e incrivel como uma coisa tao simples como uma pintura nas rodas pode mudar um carro pois bem o astra so foi ser meu quando vim para o intercambio em agosto de 2014 sim ganhei o carro quando deixei o brasil pode rir e com isso tive finalmente a liberdade de fazer os upgrades tao sonhados ou ao menos adquirir os itens e ficar montando tudo na minha mente ate volta para o brasil ainda em 2014 fiz as primeiras compras pra ele realizando de uma tacada so dois sonhos que eu tinha volante de camurça e muffler estilo jdm o muffler em questao sao os classicos feitos de inox com a ponteira queimada com 2 5 na entrada e 4 na saida e nao vejo a hora de instalar no carro pois se tem coisa que nao gosto no astra e o escapamento mesmo que no meu eu tenha colocado um ponteira para disfarçar um pouco o resto do escape vai ser comentado depois ja o volante aaah o volante e da marca americana nrg innovations modelo deep dish suede traduzindo e um volante com centro fundo forrado em camurça essa marca nao e famosa no brasil mas e aquele classico bom por menos pois os volantes sao de alta qualidade e custam a metade de um sparco ou momo nao vou nem falar dos nardi tambem foi comprado na epoca um kit de medidores mecanicos da sunpro mas creio que so o voltimetro vai ser instalado no astra o resto no fusca com tanto tempo longe do astra 852 dias pra ser mais exato perdi muitas horas de sono pensando em como poderia deixar o carro no futuro e em qual tipo de personalizaçao eu seguiria confesso que nao sou atraido nao estou criticando por favor pelo em seguir estilo extremo que vejo na grande maioria dos carros da regiao onde moro onde personalizaçao se resume quase que sempre a rodas muito grandes suspensao colada no chao fixa ar ou rosca e muito mas muito som muitos carros ficam bonitos assim e eu gosto e muito de mudanças em rodas suspensao e som de qualidade mas prefiro algo mais equilibrado para o meu carro nao vejo algo funcional em colocar umas rodas de 19 pol no meu astra por exemplo so vejo uma inercia maior e maior esforço no sistema de suspensao roda grande e leve e cara lembrem disso apos pensar e montar muito tudo na minha cabeça eu decidi que faria o meu astra em um estilo simples mas ao mesmo tempo bonito e diferente quero fazer o carro em um estilo de rally europeu qual o primeiro passo pra isso e claro que um par de farois de milha da hella aproveitando que moro nos eua e que um kit aqui e ridiculamente mais barato que no brasil adquiri com desconto esse kit da foto que nao tem um tamanho muito grande ideal para o que eu quero outra coisa que foi comprada no brasil foi um jogo de rodas classico porem vou manter segredo sobre o modelo apenas por medo de ter minha ideia usada antes de mim pois terei que fazer certas modificaçoes para instalar estas rodas e por isso terei que esperar um pouco ainda primeiro o tcc para fechar comprei junto para nao pagar o frete com meu amigo joao ruella quase o ze ruela em pessoa dois kits da all fit automotive que sao estas fitas de borracha para moldar um spoiler na dianteira do carro o modelo que comprei e da mesma dimensao do carro da foto mas o do ruella ja e maior e vai para sua bmw m3 e36 modelo alemao sim uma m3 e36 com o all fit vou poder deixar a dianteira com uma aparencia um pouco mais baixa mas mantendo a proposta de aparenica simples e limpa nada de spolier de fibra por exemplo que vou seguir muito provavel que quando esse texto sair eu ja tenha instalado boa parte desses upgrades haja vista que dia 16 de dezembro pego o aviao de volta para o brasil voltando para o interior do carro uma coisa que sempre procurei foram umas pedaleiras de aluminio para dar aquele toque racer ao escritorio porem sempre me vi com dois problemas valores e design os modelos de marcas consagradas eram muito caros para meu bolso e as versoes baratas eram de gosto no minimo duvidoso apos meses olhando aqui e ali encontrei um modelo da omp barato simples e bonito deixei no forno tudo que vou comprar pro carro eu olho semanas antes de abraçar ate que certo dia encontro em um leilao do ebay um jogo de pedaleiras da momo o modelo em questao nao era novo mas nunca tinha sido usado em outras palavras era perfeito nao tinha o desenho moderno da atual linha da marca mas era sem uso e estava em um leilao com lance de us$ 1 50 o modelo e o mesmo dessa foto so nao tiro foto agora pois elas sao estao guardadas e embaladas na minha mala mas quando estiver no carro eu mostrarei voltando ao leilao dei o lance inicial de ridiculos us$ 1 50 e fiquei falando para minha namorada paola que estava me visitando nos eua tomara que eu ganhe ne muito barato e falava a mesma coisa mostrando pro meu irmao murilo por fotos via celular acontece que faltando cerca de uma hora para fechar o leilao outro interessado começou a dar lances e cobria todos os meus foi entao que pensei vou esperar faltarem 3 segundos pra fechar o tempo e dar um lance maior se for maior que o limite dele eu ganho apos quase infartar torcendo junto de minha namorada eu venci o leilao por um valor muito bom e fiquei me sentindo a melhor pessoa do mundo juro afinal eu posso nao usar um terno armani mas meu carro tem pedaleiras da momo italy nota favor pessoal do flatout nao espalhar que as minhas momo sao de leilao e custaram um terço do valor normal ok obrigado mas ainda faltava uma coisa acabar com as tocas de urso que eram o espaço entre os pneus e os para lamas do meu astra o carro usa pneus de perfil baixo deixando ainda maior o espaço a soluçao claro que seria baixar a altura do carro e como estudante de engenharia nada de cortar mola adquiri um pro kit da eibach que foi instalado durante a geral na suspensao feita agora em novembro fotos do dia que chegaram em sao borja meu irmao murilo e meu assistente quando o assunto sao fotos das peças e carros o resultado foi exatamente como eu esperava na altura ideal e segundo meu pai e meu irmao o carro ficou excelente para dirigir me deixando ainda mais louco para voltar ficou melhor ne nao paro de imaginar essa traseira com o muffler de inox nessa foto dele de traseira caso nao tenham visto recomendo voltarem para olhar as arvores da rua da minha casa e do posto de lavagem do meu pai incrivel isso hoje em dia entao com a parte estetica definida e devidamente contada para voces chegou a hora de falar do tcc ideias e mais ideias finalmente damos inicio a parte que me colocou aqui no project cars o meu trabalho de conclusao de curso de engenharia mecanica que vai ser feito agora em 2016 entao vamos começar pelo começo em 2013 na epoca eu estava no sexto semestre do curso e fazia parte do grupo de pesquisa em motores combustiveis e emissoes gpmot da ufsm e percebi que ali poderia ter a base necessaria para um tcc no mundo automotivo foi entao em uma visita a minha familia em sao borja estava eu na frente de casa com meu pai olhando para o astra e conversando que eu disse que poderia fazer algo como instalar um turbo no astra como meu tcc claro com todo o estudo que isso envolve meu pai gostou muito da ideia e na hora disse que o carro estava disponivel para isso plantando de vez a semente na minha mente era hora entao de ver as possibilidades na outra semana fui conversar com o professor mario martins que coordena o gpmot sobre a possibilidade de fazer o tcc turbinando o astra ele como e um grande entusiasta automotivo falou que era sim e deu as dicas basicas do que eu precisaria com isso comecei a procura sobre os kits disponiveis no brasil e demais itens como uma ecu programavel mas tudo ainda era muito distante e nao sabia se realmente era isso que eu faria foi entao que apos uma aula de motores de combustao interna no oitavo semestre em 2014 eu cheguei ate o professor paulo romeu e perguntei sobre alguma ideia em um tcc com carros na hora ele disse que eu poderia fazer analise de emissoes usando um analisador de gases eu agradeci e falei que queria algo voltado para os carros mesmo e foi entao que ele disse para eu usar uma ecu programavel e criar mapas injeçao e igniçao para algum carro pronto realmente seria melhor começar com algo aspirado e como em agosto de 2014 eu estaria vindo para os estados unidos estudar 1 semestre de ingles e 1 ano de engenharia poderia usar todo esse tempo para amadurecer a ideia foi entao que vim para os eua e num pais com cultura automotiva tao rica eu quase fiquei louco em vez de focar e estudar sobre alguma ecu eu perdi muito tempo com outras ideias como levar um compressor de cobalt ss sim voce leu compressor de cobalt ss mas graças a deus eu tinha tempo para pensar e colocar os pes no chao ate achar o catalogo da garrett que e perfeito e calcular qual o conjunto turbina compressor seria o mais adequado para a minha necessidade horas de sono perdidas pensando em turbinar o carro mas outra vez coloquei os pes no chao e bora decidir de uma vez por todas fazer um trabalho aspirado que tal levar um cabeçote 16v sim mais dias olhando cabeçotes 16v no ebay da europa e aprendendo a escrever os nomes das peças em alemao mas a desvalorizaçao do real e o valor do frete acabaram mostrando se inviavel esse plano apos muito tempo decidi ir pelo caminho mais facil e apenas usar uma ecu com um trabalho de preparaçao bem leve como escapamento e trabalho de fluxo no cabeçote era hora de decidir qual seria o modelo quando vim pros eua a minha ideia era adquirir uma megasquirt por ser muito elogiada pelo professor mario e pelo joelson engenheiro mecanico e entusiasta da ufsm que tambem faz parte do gpmot porem apos ver como e grande o suporte que a fueltech tem no brasil e a facilidade para resolver os problemas com os modelos da marca optei em ficar com ela mesmo como a fueltech e brasileira seu valor e mais caro nos eua do que no brasil entao das peças para a ecu so adquiri um sonda lambda de banda larga ou sensor de oxigenio bosch lsu 4 2 modelo pedido pelo manual da fueltech durante o passar do tempo eu sempre retirava alguma duvida tanto com o professor quanto com o joelson e por curiosidade ambos falaram a mesma coisa para mim na mesma semana traz uma mega dai bem melhor foi entao que decidi agora sim tomei um rumo certo e comecei a adquirir todo o conhecimento que podia sobre ecu programaveis tanto em foruns brasileiros americanos em livros e tirando duvida com outras pessoas como estudantes de engenharia mecanica apaixonados por carros trajano e marcelo apos muita leitura defini quais seriam os itens que eu usaria entao vamos agora falar um pouco sobre eles a ecu a megasquirt e desenvolvida por bruce bowling e al grippo sendo comercializada em componentes e nao montada tendo enormes capacidades de customizaçao sendo a ecu mais famosa do mundo nesse formato ao contrario de outros modelos onde voce acaba sendo obrigado a seguir um padrao do fabricante na megasquirt e o proprietario que escolhe quais recursos quer conforme escolhe seu hardware muitos compram seus componentes separados e os soldam usando posts explicativos na internet criando circuitos unicos para cada aplicaçao porem eu nao sou nenhum entendido em eletronica e por isso preferi recorrer a diyautotune lider em distribuiçao de megasquirt vendendo tanto os componentes quanto modelos montados e ate mesmo versoes plug and play era hora de escolher qual versao entao apos muito perguntar e ler decidi ir na ultima versao a megasquirt 3 ou ms3 no meu caso a ms3 escolhida foi a mais avançada excluindo as versoes pro que e a v3 57 com ms3x que apresenta o maior numero de funçoes e possibilidades requirindo o minimo de trabalho diy dentre suas funçoes posso citar 8 saidas logicas de injeçao e 8 saidas logicas de igniçao oferecendo controle sequencial para ate 8 cilindros entrada de cartao sd para datalogging capacidade de utilizar uma enorme gama de sensores saidas para controle de boost nitro injeçao de agua shift light entre outros como meu motor nao tem sensor de fase no comando de valvulas ainda nao sei se usarei injeçao sequencial vantagem em emissoes resposta de de acelerador e um pouco no consumo ou ficarei na injeçao banco a banco onde dois cilindros sao injetados por vez para fazer a programaçao sequencial o acerto e mais complexo e precisarei instalar algo com fez o weiler em seu kadett profect cars 16 usando um sensor de fase na capa da correia com um parafuso na polia do comando emitindo o sinal bom isso e coisa para depois outra coisa que adquiri foram dois chicotes prontos poupa muito trabalho pois a minha ecu tem tanto a saida principal quanto da ms3x por isso usa dois chicotes alem disso foram comprados dois stimulators para estimular as saidas e entradas da ecu no caso o jimstim v1 5 para a saida principal e o jimstimx para a saida da ms3x no final tambem foi comprado um modulo interno para controlar sensor de knock que terei que instalar dentro da ecu comprei ele depois da ecu e nao pude pedir instalado acontece tambem precisava de um condicionador de sinal da sonda lambda entao fui para o mais conhecido dos eua que e o aem 30 4110 que alem de fornecer a saida 0 5v para a megasquirt tem um mostrador que eu acho muito bonito o kit da aem veio junto com uma sonda lambda bosch lsu 4 9 o que e bom pois alem de ser melhor que a lsu 4 2 que eu tinha descobri atraves do post do ka project cars 46 que o modelo 4 2 e feito so para gasolina ao contrario da 4 9 que foi produzida para trabalhar tambem com etanol sem comprometer sua durabilidade completando o gerenciamento do motor segui uma indicaçao do professor mario e comprei um amplificador de sinal com saida 0 5v junto de um termopar do tipo k para fazer a leitura da temperatura dos gases de escape ou egt da marca exhaust gas technologies ou egt tambem e enviar os dados para a megasquirt o que falta agora e definir se uso algum driver de igniçao na minha bobina dupla original ou compro uma bobina com driver integrado como as do vw golf mas isso ainda vou ver escape e admissao em paralelo com o gerenciamento do motor eu tambem venho pesquisando sobre o que melhorar no seu fluxo quando falamos de admissao e astra a primeira coisa que todos falam e a troca do coletor original pelo modelo do motor n20xf que usa coletor de plastico que segundo dizem apresenta um fluxo melhor se eu adquirir um certamente medirei seu fluxo para ver qual e o real ganho tambem quebrei a cabeça quando o assunto e comando de valvulas no brasil parece que o unico 4 cilindros que existe e vw ap pois alem de raros os modelos para gm familia 2 sao mais caros entao ainda nao sei qual sera a soluçao e se vou ou nao alterar o comando tudo depende das medidas do meu original no cabeçote confesso que ainda nao li meus 3 livros sobre o assunto para definir as alteraçoes a serem feitas entao ainda nao sei exatamente o que farei e falando em admissao um dos itens mais belos do sistema sao os filtros conicos na minha opiniao so que a falta de uma boa capacidade filtragem perto de uma filtro original de papel me decepciona era beleza de um lado entrada de particulas do outro o que fazer comprar um k&n e ser feliz retirar o que ja esta instalado nele e colocar mais uma vez o filtro original a soluçao achei em um forum de audi a3 nao me pergunte o que eu fazia la e e essa nao isso nao e um filtro esportivo descobri que o filtro original do honda s2000 tinha o lindo formato conico que tanto gosto porem era muito barato mesmo o original honda e era feito de papel mantendo o alto nivel de filtragem de particulas era o melhor de dois mundos alem de ser projetado para um motor mais potente fornecendo uma vazao mais que suficiente para meu motor so falta agora pintar as partes brancas de preto e fazer uma captaçao de ar frio ou ao menos evitar ao maximo o ar quente do cofre quanto ao sistema de escape estou esperando definir outros parametros para calcular as dimensoes do sistema porem ja me adiantei e fiz um esquema basico do que vai ser e adquiri um muffler dissipativo da magnaflow modelo 10416 em aço inox que como vimos no terceiro texto do flatout sobre sistemas de escape sua restriçao e baixa e por isso apresenta uma vantagem sobre outros modelos quando o assunto e desempenho mesmo ainda sem saber exatamente as medidas que pretendo adotar no sistema e ver se os coletores do mercado tem dimensoes proximas fiz um projeto base aproximado de um modelo 4x1 porem como estava longe do carro eu nao tive como definir as curvas da tubulaçao intermediaria mas ja ficou possivel visualizar melhor e depois e so refinar as dimensoes [gallery columns= 4 link= file ids= 94556 94555 94554 94553 94552 94551 94550 ] caso perguntem fiz o modelo usando o software de cad ptc creo parametric 3 0 agora e hora de voltar para o brasil e finalmente colocar tudo em pratica e realizar esse sonho nao vou fazer um carro de corrida nem algo muito forte haja vista que nao e essa a ideia e sim quero criar uma nova configuraçao mais eficiente que consiga melhorar o desempenho do carro sem prejudicar sua dirigibilidade e consumo de combustivel aqui o principal e o aprendizado e tudo que vou absorver dessa experiencia alem de ter a alegria de dizer que fiz isso em meu proprio carro foco estudo e equilibrio assim que posso definir o que eu quero por marcos rainier de sa project cars #270
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