ola meu nome e vitor martins tenho 22 anos e esse e meu project cars um mini john cooper works de segunda geraçao cuja historia começarei a contar neste post muito se pergunta aonde começa a consciencia humana os filosofos dizem que a consciencia vem quando começamos a pensar gearheads dificilmente nascem apaixonados por carros mais apartir de algum ponto esse tema entra nos seus cerebros com tanta força que nunca mais sai ate pouco tempo atras eu achava que a minha paixao por carros era algo recente que veio junto com minha carta de motorista e que foi ficando cada vez mais complexa mais hoje analisando melhor vejo que tudo que fiz desde criança tinha algo de carro relacionado grande parte dos meus jogos eram de carros os blocos de lego viravam carros nos desenhos sempre tinha carro como esquecer do speed racer e seu iconico mach 5 de algum modo meu pai teve muita importancia nessa historia era o tipo de pessoa que por muitos anos sempre assistiu formula 1 nos domingos de manha e sempre contava de cenas memoraveis que assistiu de emerson fittipaldi e ayrton senna sempre que relata o dia da morte do senna eu sinto algo absurdamente triste nesse project cars alem de falar sobre o assunto principal que e o mini cooper falarei muito sobre a experiencia que estou tendo nos eventos de trackdays que comecei a andar nos ultimos tempos assim contando as dificuldades e os avanços afinal o projeto nasceu da necessidade que existe do carro se tornar uma extensao do corpo do piloto primeiro carro quando fiz 18 anos chegou o momento que eu estava esperando por tanto tempo conseguir minha carta de motorista e ter meu proprio carro o primeiro foi um fiat punto 1 6 16v e torq comprador zero quilometro na fiat e que chegou um mes antes da carta imaginem a angustia de ter um carro novo na garagem e nao poder dirigir desde os 16 anos eu tinha decidido que queria um punto pois era um carro bonito e que vinha bem completo tinha um boa potencia — 116 cv com etanol que mais tarde se tornaria muito pouco vale lembrar que em 2011 a unica coisa que concorria com o punto era o vw polo que naquela epoca ja era um carro defasado depois de dois anos com o carro um amigo meu chamado leonardo que falava 24 horas por dia de carro centenas de postagens lidas no antigo jalopnik e uma algumas voltas inesqueciveis de carona num porsche 997 turbo em interlagos a gasolina no sangue atingiu niveis sem volta e os 116 cv nao surtiam mais efeito era a hora de vir algo mais especial honda civic si quando fui procurar o meu segundo carro sabia que ele precisaria de tres coisas cambio manual potencial de preparaçao e cerca de 200 cv procurei o bmw 130i mas estava fora do meu orçamento na epoca subaru wrx meu deus como e dificil achar um exemplar em bom estado por ultimo pensei no civic si o honda civic si foi o que mais atendia a tudo com um preço bacana nas primeiras voltas fazendo teste drive em alguns carros reparei que ele andava muito tinha uma segunda marcha bem curta e o som do motor mesmo stock era algo que digamos vinha de deus o som do k20z3 e algo que marca o carro e quando abre o vtec ai nao teve mais volta comprei o carro e nos primeiros dias ficava espantando que a quinta marcha dele parecia ter a mesma força da segunda do punto alguns meses depois eu levei o carro ao hot lap de limeira a convite do fabio machado para dar algumas voltas nesse evento bacana — voce coloca o seu carro para andar numa pista de kart sempre tive a vontade de andar na pista com qualquer coisa que tivesse um motor e quatro rodas mas ate aquele momento eu nao conhecia quase nada de dinamica dentro de um carro num circuito achei que os hot laps onde as velocidades sao baixas e as curvas abundantes seriam a melhor opçao para começar a aprender a segurar o carro no primeiro evento fazia algumas curvas com marcha errada e um pessoal la nao me perdoou e caiu na zoeira fiz um tempo de 1 12 e alguma coisa que nem lembro tempo alto para um carro desse porte nesse momento coloquei na cabeça que tentaria participar o maximo possivel desses eventos para tentar melhorar isso no evento seguinte eu fiz 1 09 depois 1 08 e a ultima vez que fui com o si no mesmo evento fechei com 1 07 848 nao satisfeito parti para a preparaçao e ai entrei num dilema eu sou um apaixonado por carro mas nao sei praticamente nada sobre mecanica em si passei alguns meses lendo tudo possivel sobre honda e em especial o civic si de oitava geraçao entrei no 8thcivic e acho que li todos os topicos do ano de 2013 para começar resolvi ir por algo basico e ir partindo para algo mais complexo comprei um cold air intake da injen depois uma hondata e depois de uns meses um coletor com cat deleted da vibrant troquei a embreagem por outra original ja que a potencia era algo em torno de 250 cv no motor e parti para os trackdays conheci o jose santiago que e socio fundador da crazyforauto uma famosa organizadora de trackdays e corridas ate mesmo fora do brasil levei o meu carro para o autodromo de ecpa e parti para ver o que conseguia alem de me divertir muito conseguir dar 40 voltas sem nenhum problema no si honda e honda algum tempo depois e apos dar uma errada em um punta taco numa estradinha sinuosa destrui uma embreagem com apenas 5 000 km reparei que com o jeito que eu dirijo a original dificilmente faria sua funçao assim para uma embreagem de ceramica que provavelmente ira durar mais que o carro depois disso coloquei freios maiores vindo de outros irmaos honda volante de motor aliviado cilindro mestre de embreagem mais eficaz e assim a coisa foi cheguei a um momento que so tinha tres caminhos a seguir transformar o carro em turbo com um kit da greddy o que era uma opçao cara uma vez que o kit custa us$ 4 930 e nao vem completo com ele conseguiria 400 cv mas teria um problema precisaria de mais alteraçoes para fazer o carro tracionar tracionar um carro tem que conseguir colocar toda a potencia no chao se nao sera inutil tanta potencia a segunda opçao era trocar os comandos aumentar a taxa de compressao e chegar a 300 cv — o que tambem seria uma opçao cara a ultima opçao seria vender o carro e comprar algo melhor fiquei por um tempo com essa duvida mas depois de muito pensar sobre cada alternativa pareceu mais que obvio o caminho que eu deveria tomar mini cooper john cooper works desde o dia em que assisti ao filme uma saida de mestre the italian job 2003 fiquei com aquele carrinho pequeno e chamativo na cabeça como esquecer de um carro cheio de ouro no porta malas e que fez cenas epicas em los angeles assim como nao tem como esquecer do famoso mini do mr bean com seu sofa no teto um dia estava numa estrada sinuosa com o civic si e um carro me deu sinal de luz alta um pequeno ponto vermelho fiquei pensativo e deixei passar era um mini cooper s pensei comigo essa vai ser facil acelerei e aquilo virou um touge começamos a entrar em curvas bem proximos e parecia que eu nao conseguia me manter proximo quando cheguei em casa fiquei pensando naquela historia sabia que o mini era bom de curvas e cheguei a equivocada conclusao de que o carrinho era bom de curva mas na reta eu daria pau nele o destino me deu essa oportunidade no trackday em curitiba encontrei outro mini cooper s nos boxes e fiquei esperando a oportunidade de pegar o cara na reta grande do aic depois de algumas voltas acabei encontrando o mini na pista ele estava um pouco atras de mim e eu pensei e agora entrei na reta principal e ele enconstou em mim e passou fiquei pensativo como pode um carro de 184 cv andar tao mais que o meu si de 250 fui ate conferir para ver ser o carro era chipado ou coisa do genero malditos mini pesquisei na internet e descobri que existia algo mais insano que s o mini que leva o nome do grande responsavel por toda a lenda do carro john cooper o carro tinha 212 cv e 28 kgfm de torque freios brembo suspensao e chassi bem acertadas e cambio manual de seis marchas depois fui descobrir como os manuais sao raros aqui no brasil comecei a procurar carros para trocar pelo si fui atras de subaru wrx 2011 e novamente foi muito dificil achar um inteiro os que estavam em otimo estado eram muito caros procurei bmw 335i mas novamente estava bem alem do meu limite sem contar que era automatico o que eu queria evitar ao maximo procurei entao os john cooper works dei algumas voltas em outros e fiquei abismado que ele andava mais que o wrx de 270 cv tambem eu estava relutante em aceitar mas o jcw era um carro super divertido e mesmo antes de comprar o carro eu pensei e se eu preparar esse carro procurei e achei um mini jcw manual em otimo estado e com menos de 20 000 km rodados comprei e dirigindo pelas otimas ruas de sao paulo descobri por que ele fazia tanta curva a suspensao era absurdamente dura tive a oportunidade de dirigir c63 amg evo x boxster 981 m5 e60 130i e outros mas digo uma coisa nenhum desses carros tem uma suspensao mais dura que o mini jcw depois de uma semana com o carro levei ele ao hot lap limeira para ver do que era capaz infelizmente choveu o dia inteiro e so pude dar duas voltas no seco essas duas voltas foram suficientes para baixar um segundo em relaçao ao si em seu melhor tempo sem muitas dificuldades vale lembrar que os tempos de hot laps sao bem diferentes que os de trackdays e um segundo de diferença e um tempo significativo dois meses depois levei ele para o ecpa para um novo trackday da crazy for auto dessa vez com um tempo maravilhoso e com direito a ceu de brigadeiro nesse dia eu dei incriveis 73 voltas e gastei 60 litros de gasolina podium mais a banda lateral de um dos pneus no fim acabei apelidado de endurance boy mesmo assim foi muito proveitoso fiz uns dos melhores tempos de traçao dianteira ficando atras somente de um gol quadrado com gaiola 400 cv buchas de p u banco concha pneus slick e tudo mais — que tambem foi mais rapido que o segundo lugar um linea do antigo trofeo linea fiquei em terceiro logo a frente de outro jcw por fim termino esse texto colocando um video do mini em interlagos que sera o tema do proximo post ate la [youtube id= ufdrvny7iw width= 620 height= 350 ] por vitor martins project cars #246
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