salve povo gearhead continuando com a nossa novela que no ultimo estava mais para dramalhao mexicano havia comentado dos 90% de contragosto com a troca do motor e agora nesse capitulo explicarei a historia dos 10% bom se tratando de carros ter modelos comuns nao e o que me desperta muito interesse desde a epoca que tinha meu gol gt eu tinha vontade de montar um motor 16v nele afinal gol e motor ap 8v turbinado etc e igual paozinho de sal toda padaria tem entao desde aquela epoca eu ja tinha comprado um cabeçote 16v e algumas outras peças para montar nesse meio tempo acabou surgindo a intençao de pegar um corrado e com isso nunca montei o cabeçote 16v no gol gt e o cabeçote ficou guardado comprei o corrado e o motor dele e praticamente o nosso conhecido ap 1 8 8v porem com compressor inclusive quem olha o capo dele aberto logo solta a perola ahhhh esse motor e de gol/santana pois bem nos eua so tiveram corrados 1 8 8v e vr6 mas na europa tiveram tambem motores 1 8 e 2 0 ambos 16v inclusive nos eua e comum os donos de corrados converterem para cabeçote 16v entao e aqui que entra a historia dos 10% citados no capitulo anterior o caso com a querida jaque jaque que serei obrigado a trocar de bloco do motor entao ja chuto o balde logo e monto com cabeçote 16v e turbina era algo que futuramente eu ja planejava fazer mas sem pressa e sem data o dia que desse seria na verdade antes de eu optar por montar o motor 16v eu fiquei em um dilema se realmente montaria o 16v ou partiria logo para um 20v dos audi/golf gti ou se barbarizasse de vez e montaria um vr6 fiquei alguns dias pensando e analisando a fundo cada uma das opçoes e chequei as seguintes conclusoes vr6 rapidamente descartei essa hipotese pelos seguintes motivos custo 1 pois seria necessario comprar motor completo cambio semi eixos cubos de roda etc nesse caso o ideal seria ate mesmo comprar uma sucata completa de passat vr6 em leilao custo 2 a probabilidade de comprar um vr6 com media de 20 anos de uso o ultimo passat vr6 vendido aqui no brasil foi ano 1998 e o mesmo estar em excelentes condiçoes dispensando uma retifica seria muito remota para nao dizer nula e uma retifica de um vr6 ficaria no minimo umas tres vezes o valor de uma retifica de ap custo 3 mesmo sendo um vr6 eu iria turbina lo logo um kit turbo para vr6 custaria muito mais caro que para um ap complexidade mesmo que tenham sido fabricados corrados vr6 nao e simplesmente tirar o l4 e colocar o vr6 no lugar pois existem diferenças no quadro/agregado dianteiro cambio semi eixos cubos de roda suspensao suportes radiador mangueiras tubos chicotes e ate mesmo o capo sim se voces repararem bem o capo dos vr6 e testudo e dos g60 possuem um rebaixo ao centro e painel de instrumentos sao diferentes nao que isso seja impossivel de resolver mas com certeza aumentaria exponencialmente o trabalho e o custo capo do g60 reparem como ele tem uma depressao ao centro entre os vincos capo do vr6 reparem ao centro como ele tem um relevo ou seja testudo e com isso ganham se uns 30~40mm de altura no interior do cofre para o acomodar o motor vr6 tempo ja se completavam cerca de um ano e meio da compra do carro e ate entao eu nao tive o prazer de curtir o mesmo nao pude rodar pegar estrada participar de encontros etc e optando pelo vr6 seria trabalho lembrando que eu mesmo e quem faço tudo e nas horas vagas/fim de semana para no minimo mais de ano para montar entao nao sera dessa vez que terei o ronco maravilhoso do vr6 na garagem 1 8t 20v esse foi dificil de descartar fiquei na duvida ate o ultimo momento oportunidade havia encontrando um motor completo faltava apenas o compressor do a/c que quebrou na batida em um audi a3 1 8t 150cv capotado com apenas 70mil km rodados o motor estava impecavel cano de descarga sequinho ate meio enferrujado igual carro a alcool ou seja sem o menor sinal de queima de oleo certamente um motor que dispensaria retifica so montar e rodar facilidade fisicamente e plug and play no cofre do corrado mesmos suportes mesmo cambio/embreagem etc basicamente o que precisaria adaptar seria a parte de tubulaçao de agua e eletrica e outros pequenos detalhes custo o motor nao estava barato o carro estava em um ferro velho em divinopolis cerca de 130km de bh e o dono estava um tanto irredutivel no preço o negocio ficou amarrado por causa de r$500 — o vendedor queria x e que ofereci x 500 00 alegando a falta do compressor do ar condicionado ate havia falado que se ele conseguisse um compressor perfeito para colocar no lugar eu pagaria o preço que ele pedia isso era na semana do natal eu estava em recesso no trabalho por conta de resolver isso e ir la a divinopolis buscar o motor ficamos a semana interia nessa canja de galo pelo whatssap o cara nao teve boa vontade em negociar e acabou que eu desisti dele tempo o que mais me motivava a pegar esse 1 8t 20v era o prazo para fazer o carro rodar como esse motor estava impecavel e o processo de montagem seria o menos complicado talvez menos ate mesmo que o 16v em questao de algumas semanas o carro ja estaria rodando depois durante a montagem do 16v como voces verao abaixo eu ate fiquei meio arrependido por nao ter pego o 20v pois o 16v demorou um bocado para ficar pronto e tiveram alguns detalhes que deram um baita trabalho para resolver descartadas as alternativas vamos ao que temos em maos cabeçote vw 16v virgem nunca fora retificado/retrabalhado mas para quem acha que basta colocar o cabeçote 16v no bloco 8v e esta pronto ledo engano varias outras partes/peças dos ap 16v sao diferentes dos 8v como coletores de escape e admissao pistao engrenagens/polias correia dentada esticador eixo intermediario distribuidor bomba de oleo tubos de agua flanges cabos de vela velas flauta etc entao maos a obra e garimpar peças na net ao poucos e aproveitando as oportunidades fui comprando todas as peças a maioria delas usadas vinda dos eua dos foristas do vw vortex e varias delas encontradas aqui no brasil mesmo pois sao as mesmas dos gol gti 16v o coletor de admissao esse veio dos eua pois o ideal para montagem no corrado e usar o coletor de admissao do scirocco 16v cuja saida da tbi fica no lado ideal sem necessitar de adaptaçoes aqui segue uma foto de um corrado gringo com 16v montado nesse setup coletor de scirocco 16v +tbi dupla original parece original de fabrica ne apesar da imundicie do cofre algumas miudezas que comprei nos eua que custam merreca la como correia dentada esticador parafusos de cabeçote victor heinz alemao juntas etc como meu objetivo e montar o motor p/ nunca mais ter de desmontar entao vamos fazer tudo seguindo receitas ja consagradas testadas e aprovadas pela turma do vwvortex nada de ficar querendo reinventar a roda pistoes e bielas como o motor que eu tenho reserva e 1 8 e aqui no brasil so tivemos ap 2 0 16v bloco alto seria mais complicado nos eua um jogo de pistao e bielas forjados custam em media u$1200 00 fora frete e impostos e com o dolar nesse absurdo sem chance de eu encarar o que fazer abrir o bloco p/ 82 5mm e usar pistao do gti 16v quem temos por aqui sim era uma opçao mas quando fiz uns calculos vi que se eu montasse com o pistao dos 16v 2 0 o mesmo iria ficar 3mm abaixo da face do bloco o que faria despencar minha taxa de compressao e rebaixar o bloco ou cabeçote estava fora de cogitaçao aleijar o motor sem chance e se eu usasse um virabrequim de 2 0 92 8mm curso contra 86 4 do 1 8 e com isso o pistao ficaria na altura correta rente a face do bloco e mantendo a taxa de compressao proximo a 10 1 como eu desejava ok mas meu bloco e 1 8 e o bloco do 2 0 tem ligeiras diferenças na fundiçao para acomodar o virabrequim mais cursado e ate possivel montar o vira 2 0 no bloco 1 8 mas e preciso usinar umas partes do bloco para liberar espaço enfim eram dois gastos extras pois teria de comprar um virabrequim e para mim so serviria se fosse o forjado$$$ e o gasto com a usinagem entao desisti dessa ideia a outra soluçao seria comprar um bloco 2 0 mas desisti tambem pois seria mais outro gasto e sem falar que o bloco 1 8 eu ja tinha em maos e ja estava ate com a papelada assinada e autenticada para regularizaçao no detran entao para usar outro bloco teria de fazer esse tramite de novo soluçao montar com o vira 1 8 original do motor do corrado virabrequim forjado original de fabrica bielas forjadas e pistao 82 5mm forjado cabeça plana e mandar fazer as cavas das valvulas desse modo ficaria com um motor 1 9 e taxa entre 9 5 1 a 10 1 como o custo de importar pistao/bielas dos eua estava fora de questao procurei pelos fabricantes nacionais e depois de consultar algumas opçoes tive uma otima surpresa na hxp performance tinham a pronta entrega tudo o que eu queria bielas forjadas 144mm scat e um jogo de pistao iapel exatamente nas medidas que precisava pistao 82 5mm com altura de compressao de 33mm e ja com as cavas para as valvulas de admissao conversando com o engenheiro da hxp o mesmo me relata que esses pistaos sao medidas padrao dos audi rs2 com motor 5cil 2 3 o famoso ap 5 cil e o melhor o preço do conjunto ficava significativamente menor que importar bacana miolo do motor ja em maos e apesar do meu objetivo de potencia ser modesto na casa dos 250~300cv terei uma tranquila margem de segurança pois esse conjunto suporta bem mais potencia o coletor de escape foi outro item complicado pois como o motor do corrado fica na posiçao transversal nao ha muito espaço entre o bloco e a parede corta fogo entao o coletor precisa ser bastante curto deixando o pe da turbina praticamente junto ao bloco aqui no brasil eu so encontrei o coletor dos ap 16v p/ motor longitudinal gol e parati gti que nao serviriam e na spa que fabrica o coletor 16v para exportaçao golf gti 16v porem o coletor da spa o pe da turbina fica para baixo o que deixa a carcaças muito baixas e na reta do suporte traseiro do motor necessitando modificar o suporte nos eua a turma que coloca 16v no corrado usa um coletor curtinho que e fabricado por la mesmo esse nao tive como fugir felizmente nao e uma peça cara saiu praticamente o mesmo valor do coletor 16v da spa aqui no br a turbina como o meu uso do corrado nao e para pista/competiçao e um carro para curtir viagens etc quero uma turbina pequena que encha nos 2500~3000 giros e para potencia que eu pretendo creio que a borg warner k16 me atendera muito bem optei por uma ja com wastegate integrada para deixar o cofre o mais clean possivel os demais itens que citei acima no qual dos 8v e diferente dos 16v a soluçao e mais facil alinhamento da polia da correias auxiliares no virabrequim usa se a original dos gti 16v ou as do ap 1 9 diesel ou usina a original dos golf gti 8v p/ dar alinhamento perfeito na correia o eixo intermediario por exemplo a diferença e apenas na chaveta que trava a engrenagem serviço simples de alterar em um torneiro o distribuidor sim a principio vou usar o original do 16v que vai no cabeçote e num futuro passarei o sistema de igniçao para wasted spark inclusive ja deixarei o motor com a roda fonica original dos ap flex montada no lugar peças mecanicas todas em maos ok mas e para gerenciar isso tudo conforme relatado nos capitulos anteriores eu nao estava mais com paciencia para ficar pelejando com a ie original entao arranca fora a bosch digifant i e entra em açao a pandoo power inject com power spark para usar bobina de gol mi e sensores de temperatura de ar agua e pressao de oleo quando comentei acima que o coletor de admissao do scirocco nao precisaria de adaptaçao de fato e verdade o coletor em si nao mas a flauta de combustivel sim pois no scirocco era usada a injeçao bosh k jetronic cis no qual usam se uns bicos injetores totalmente diferente dos bicos atuais na verdade a injeçao cis nem usa flauta usa uns conduites flexiveis que entregam combustivel diretamente nos bicos ou seja para esse coletor de admissao nao existe flauta original para montar os bicos injetores modernos nos eua tem empresas que o fabricam com a bahm brenner motorsports mas e bem salgadinho o preço por um pedaço de tubo de aluminio e com o dolar a 4 paus sem chance tive entao que partir para soluçao diy mesmo a flauta dos ap 8v que temos por aqui nao serviria pois a distancia dos furos para os bicos nao coincidem com a distancia do coletor 16v fazendo uma pesquisa descobri que a flauta dos motores vw 20v possuem a mesma distancia de furaçao entao a flauta dos 20v pode servir de fato pode mas nao e plug n play tive que fabricar uns extensores para adequar o encaixe no coletor precisei comprar duas flautas p/ sacrificar uma retirando os copinhos onde os bicos se encaixam e travam e montar a outra no final ficou ainda significativamente mais barato do que importar [gallery link= file ids= 107975 107974 107973 ] tive que fabricar tambem dois suportes em aluminio que serao soldados ao coletor para fixarem a flauta adaptaçao pronta vamos ao proximo passo a montagem do motor busquei o bloco na retifica aberto para 82 5mm banho quimico eixo auxiliar com buchas novas conferido tudo face do bloco circunferencia caixa das bielas polimento do virabrequim etc parte de baixo montada e torqueada agora o pulmao do motor o cabeçote montagem do caracol do capeta para avaliar a posiçao de trabalho das carcaças alimentaçao e retorno de oleo e posiçao da wastgate e a cereja do bolo bem vermelhinha recebeu pintura a po finalmente o motor sai do cavalete e vamos montar no cofre hora de montar a embreagem como o alvo de potencia e da casa dos 250~300cv esse e um capitulo a parte todos os carros com embreagem de ceramica que ja dirigi ate hoje todos sem exceçao tinham o pedal duro que nem um porrete e com acionamento digital ou seja ou voce embreia ou debreia nao tem aquele meio termo de tentar fazer controle pois fica trepidando entao desde o inicio eu havia descartado a hipotese de montar embreagem de ceramica certamente o conjunto original o mesmo do passat 2 0 8v logus 2 0 pointer escort xr3 2 0 etc nao iria aguentar os 300cv sem patinar entao minha opçao seria seguir a receita gringa a turma la usa o kit de embreagem dos passat e golf 2 8 vr6 que e 100% plug and play e tem o disco ligeiramente maior 228mm contra 220mm nos 4cil e plato com mais carga segundo os gringos ela suporta ate 300cv numa boa e o pedal continua macio sem trepidar totalmente original bom comecei a procurar por aqui o kit de embreagem do vr6 da marca sachs ou luk e foi relativamente dificil encontrar nas lojas e as poucas que tinham os preços variavam de r$2 200 00 a r$3 900 00 sem chance nenhuma de pagar essa fortuna num kit de embreagem simples para motor vw nos eua o kit sachs encontrei por u$160 00 mas infelizmente com o dolar a 4 paus mais frete que ficaria quase u$200 00 por conta do peso e mais impostos o custo final ficaria o mesmo ou mais do que comprar aqui sobrou o que entao o kit de ceramica liguei para varias empresas que fabricam aqui no br e fechei com a displatec no qual me asseguraram que me forneceriam uma embreagem com pedal macio e pouquissima trepidaçao seria de ceramica com 6 pastilhas sem molas e com plato de 800lbs recebi o produto montei no motor e realmente o pedal ficou uma manteiga macio igual a original sobre a trepidaçao so saberei quando der a primeira volta no carro mandei dar um polimento no volante a fim de propiciar um perfeito grip do material de atrito para variar meu fiel escudeiro na maior empolgaçao ajudando a montar o conjunto novamente depois de um bocado de suadeira calor danado de mais de 30ºc o motor ja acoplado ao cambio e preenchendo novamente o buraco vazio no cofre hora de tirar a limpo um detalhe que me preocupava; o espaço para a turbina apesar de seguir a receita de bolo dos gringos e usando o mesmo coletor de escape que eles utilizam la o espaço entre o cabeçote e a parede corta fogo e pequeno entao dependendo do formato do coletor e do tamanho da turbina sem chance de caber como optei por uma borg warner k16 com carcaça fria 48 ela ficou perfeita sobrou o espaço de 1 dedo 2cm entre a carcaça e a parede corta fogo eu quase optei por usar uma turbina k24 com carcaça 50 ainda bem que nao fui nela pois nao caberia turbina no lugar e sem nenhuma interferencia logo uma preocupaçao a menos como o motor esta em sua posiçao antes de prosseguir a montagem dos parafusos e hora de verificar o espaço dos demais componentes coletor de admissao flauta e tbi; logo de cara o primeiro obstaculo a flauta dos audi 20v que eu havia modificado para usar no coletor 16v ficou muito alta e o capo nao fecha o mesmo pega no copo para o regulador de pressao a esquerda e nos tubos a direita os tubos seriam simples resolver bastando curva los para baixo mas o copo sera preciso outra intervençao; e apos varios cortes emendas e pontos de solda agora consigo fechar o capo sem interferencia pelo angulo da foto nao se percebe mas ficou sobrando cerca de 15~20mm entre o topo da flauta e o capo paralelamente ao trabalho da flauta fui trabalhando no downpipe no qual sera em 2 5 de diametro e sera preciso fazer duas curvas de raio bem pequeno praticamente um sifao de modo que nao encoste nos cabos do cambio ainda serao necessarios mais uns ajustes no downpipe para ficar o mais afastado possivel dos cabos do trambulador e a rosca para a sonda lambda mais outros pequenos detalhes que aparecem na hora da montagem ligeiras diferenças no bloco nos locais de fixaçao dos agregados esse bloco saiu de um escort gli ap 1 8 e no local onde deveria ir um dos parafusos do suporte do alternador que estou usando todo o conjunto de um golf glx 2 0 com alternador compressor de a/c e esticador de correia com mola simplesmente nao tem rosca o local para abrir a rosca existe no bloco mas nao fizeram rosca na fabrica entao broca nele e vira macho 8mm x 1 25 alem desses pequenos detalhes houveram tambem varios outros semelhantes mas citei apenas um para deixar claro que ao contrario de que muitos imaginam swap de motor e adaptaçoes vao muito alem de simplesmente aparafusar um punhado de peças no lugar e esta tudo pronto sao justamente esses pequenos detalhes uma flauta que pega no capo um suporte que nao bate furaçao um local que nao tem rosca etc que mais dao trabalho e as vezes ate desanimo para resolver por mais que voce pesquise busque informaçoes em foruns fotos videos etc sempre aparecem detalhes imprevistos suporte fixado pelos quatro parafusos originais e pronto para receber o alternador e compressor a/c suportes de agregados no lugar hora de montar sistema de arrefecimento aproveitei um jogo de mangueiras de silicone que usava no meu gol gt e surpreendentemente a maioria delas serviu uma vez que no gol gt o motor e longitudinal e no corrado e transversal o cofre do motor vai ficar meio que carnaval com mangueiras coloridas vermelhas no arrefecimento e azul na pressurizaçao num futuro quem sabe coloco tudo de uma cor so sensores de temperatura da agua vao direto no cabeçote para o sensor que envia sinal para o painel usei o original/padrao da maioria dos carros vw mesmo plug n play no cabeçote mas o sensor que envia sinal para a ecu que sera usado na pandoo mte4053 tive que refazer a rosca do cabeçote pois originalmente e m10x1mm de passo e o sensor da pandoo e m12x1 5mm nada complicado mas e como disse acima longe de ser plug´n play agora o carro esta voltando a tomar forma de carro novamente montagem do radiador e mini frente o proximo desafio sera montar a tubulaçao de pressurizaçao da turbina por enquanto vou deixar o intercooler original que e pequeno e fica escondido no para lamas semelhante aos intercooler dos audi a3 e golf gti e ir monitorando a temperatura ate gostaria de colocar outro intercooler maior e frontal mas o espaço e complicado os gringos quando colocam intercooler frontal ou removem o condensador do ar condicionado coisa que nao quero abrir mao ou para manter o a/c fazem cortes na mini frente/alma do para choque para caber e mesmo assim ficando parte do intercooler exposto coisa que nao me agrada muito entao tomara que o intercooler original de conta do recado seguimos verificando o espaço para a linha de pressurizaçao que sera por enquanto feita com tubos de aço comum e parte aproveitando a tubulaçao original que e em plastico de forma provisoria mesmo pois se for inevitavel a troca do intercooler toda a tubulaçao precisara ser refeita entao nada de gastos $$$ nessa etapa e aproveitar ao maximo possivel o material que ja tenho em maos por enquanto o cofre esta esse ninho de gato de fios e cabos obviamente depois serao organizados e eliminados todos os fios desnecessarios nao necessariamente um autentico wire tuck que sinceramente o trabalho para fazer isso deve ser de arrancar os cabelos heheheh os caras que fazem wire tuck sao verdadeiros magicos e impressionante como conseguem esconder a fiaçao mangueiras etc enquanto isso o filhote segue firme na montagem olhando as fotos abaixo parece que esta acabando neh so mais ½ duzia de parafusos de pronto para dar uns roles que nada ainda tem parafuso e montagem que nao acaba mais para dar a primeira partida no motor optei por faze lo usando a injeçao original pois como o motor foi recem montado com a injeçao original eu teria certeza de que a parte eletronica estaria funcionando desse modo caso o motor nao funcionasse eu saberia que o possivel problema seria relacionado a sincronismo de comandos distribuidor etc e nao ficaria perdendo tempo procurando por problemas eletronicos caso ja tivesse montado a pandoo junto [youtube id= hifckbfqaik width= 620 height= 350 ] minha intençao tambem era antes de montar a pandoo ir rodando com a injeçao original ate a loja de escapamento fazer o escape e linha de pressurizaçao para so entao montar a pandoo mas novamente o plano foi por agua abaixo com a injeçao original estava impossivel manter o motor funcionando em condiçoes razoaveis nao dava lenta direito falhava em alta etc horrivel provavelmente por causa da nova taxa de compressao que era 8 2 1 no antigo 8v e agora 10 1 no 16v maior cfms graduaçao de comando etc entao nao tive como adiar arranquei todo o chicote e ecu originais fora e montei a pandoo levei um sabado inteiro comecei por volta das 7h e dei partida no motor la pelas 18h a instalaçao do chicote da pandoo em si nao e complicado o que me tomou um baita tempo foi o fato eu nao querer pendurar mais reles/fusiveis no sistema e com isso usar todos os respectivos reles ecu bomba eletrica atuadores etc e fusiveis originais na propria caixa de fusiveis do corrado tive que debulhar o manual de serviço e esquema eletrico para identificar quais fios usar depois de um dia inteiro de trabalho o resultado foi esse ninho de ratos provisorio obvio vejam como a lenta com um acerto bem basico coisa de 5mim inserindo dados no mapa de injeçao ja esta muito mais lisa do que o video anterior com a ecu original https //www youtube com/watch v=xug0usi8xxo ate o barulho da descarga que continua sem terminar tem apenas um pedaço de tubo na saida da turbina como estava no video anterior ficou diferente em marcha lenta ate parece que a descarga esta completa chegou o dia de montar a descarga e pressurizaçao a loja de escapamento especializada e famosa aqui em bh em adaptaçoes para carros turbo fica cerca de 5km da minha garagem sai sexta feira cedinho e cheguei la 8hs a loja abriu mas deu 8 30hs e nada do funcionario que e o responsavel por operar a dobradeira hidraulica chegar deu 9hs e o gerente da loja ja tinha inumeras vezes ligado para o celular do cara e so dava caixa postal ja tinham eu e mais dois clientes na loja aguardando pelos serviços exclusivos do cara o gerente por fim disse que esse tipo de atitude era comum do cara e o mesmo faltava com frequencia ao trabalho mas que diabos eu ja havia esquematizado tudo para ficar por conta de resolver isso nesta sexta feira ligo para um amigo perguntando sobre outra loja que faça o mesmo serviço com qualidade e me indicou uma do outro lado da cidade liguei la e perguntei se poderiam me atender no mesmo dia e se possivel entregar o carro pronto no fim da tarde por fone mesmo me disseram que havia disponibilidade sim mas que entregar no mesmo dia talvez nao mas que no sabado de manha era certeza de entregar desde que eu fosse la de imediato deixar o carro fui la entao com o carro sem cano de descarga fazendo aquele barulhao todo e torcendo para nao deparar com uma blitz no caminho imaginem a situaçao sexta feira carro sem escapamento placa com tarjeta de um municipio e documentos constando outro municipio teria que cair na mao de um guarda mmmuuuuiiiittttoooo compreensivo para me liberar como eu conhecia muito bem os bairros pelos quais eu deveria passar fui seguindo por rotas pouco provaveis de ter blitz ate chegar na loja chegando la expliquei todo o serviço combinamos o preço e ficou na condicional de me entregar ainda no mesmo dia eu deveria ligar no meio da tarde para saber do andamento do serviço como eu ja havia imaginado liguei e fui informado que so ficaria pronto no sabado chegou o sabado 8hs da matina estava eu la o carro praticamente nao havia sido mexido apenas cortaram uns pedados do escape velho e mais nada e a loja ja estava lotada e com fila para atendimento e para variar ninguem trabalhando no meu carro deu umas 9hs e eu chamei o cara no cantao e perguntei quando e que iriam começar os trabalhos em poucos minutos ja foram trabalhar no carro pegaram a maquina de solda e adivinha o cilindro de gas da mig acabou ligaram em um fornecedor e pediram o gas e nisso todos os serviços que dependiam de solda ficaram parados e a loja chegando mais carros e tumultuando tudo e eu la pensando so saio daqui com meu carro pronto uns 30 mim depois chega o gas e finalmente pegam firme no carro fizeram o downpipe instalaçao de flexivel montagem e dobra dos tubos inclusive os de pressurizaçao da turbina o serviço terminou as 14hs fui o ultimo a sair da loja moral da historia se voce nao chegar junto ficar igual urubu na carniça o serviço nao sai agora com o escape e pressurizaçao no lugar posso continuar o acerto da injeçao o resultado final dos tubos ficou dentro da expectativa ainda vou desmontar novamente para pintar de pretinho basico e fabricar suportes para fixaçao dos mesmos a carroceria estao provisoriamente amarrados com arame como a ansiedade para resolver logo a documentaçao e emplacar o carro para bh afinal entre a bomba na primeira vistoria e a aprovaçao nessa de hoje passaram se longos quatro meses montei o para choque e fui ao detran fazer a vistoria peguei toda a documentaçao autorizaçao de cadastro do motor e levei a ate o manual de serviço do corrado ainda bem que fui precavido nisso logo abaixo saberao o motivo aqui no detran de bh voce pega uma senha na portaria e nessa senha e indicado o box onde voce deve estacionar para ser atendido e dai vem o vistoriador como todo esse processo e aleatorio a probabilidade de eu pegar o mesmo vistoriador da vez passada e que ja sabia de todo o historico do carro era bem remota nao deu outra veio uma vistoriadora e de inicio tudo ok olha seta farois pneus etc ate a hora que pede para abrir o capo quando abro o capo ela arregala os olhos e fala ave maria isso nao e original na mesma hora eu disse sim e original apenas substitui os tubos plasticos por esses de metal e as mangueiras pretas por essas azuis porque as originais estavam danificadas e nao fabricam mais ela mal me deu ouvidos e foi chamar o chefe da seçao o cara chegou olhou e disse que eu ou teria de retirar o turbo ou ir a um ceiv fazer um laudo pois o carro nao era turbo original na mesma hora eu contestei dizendo que o carro e turbo original e eu tinha como comprovar ali mesmo o vistoriador pediu entao para que eu mostrasse a prova peguei o manual de serviço abri no capitulo referente ao supercharger e mostrei o vistoriador pegou ficou olhando as figurinhas e olhando para o motor como o manual esta todo em ingles na hora pensei; so falta o cara pedir para eu arrumar um manual em portugues alguns minutos depois ele concorda e comprova que o carro e mesmo turbo de fabrica nisso a vistoriadora solta a perola mas como voce prova que esse livro e sobre esse carro fulana esqueci o nome dela veja aqui comigo o titulo do livro o desenho do carro na capa os detalhes do carro nas diversas figuras nas paginas enfim todas as informaçoes do carro aqui como voce pode ter duvida a essa altura tinha uma rodinha de vistoriadores em volta do carro ate que chega uma outra vistoriadora bem jovem por sinal parece que entendia de carros e me pergunta qual o nome e ano desse carro eu disse corrado g60 1991 ela pesquisa pelo celular mesmo no google e fala com todos; a informaçao confere o carro e mesmo turbo de fabrica e tem 160cv enfim tentaram dificultar mas nao teve jeito meus argumentos foram comprovados a vistoriadora bateu o carimbo na papelada e fim de papo o sufoco heheheheh mas finalmente me livrei de um peso que me atormentava carro 100% legalizado sem precisar recorrer a nenhum tipo de mutreta com despachante$$$$ placa selada documentos em dia e apto a rodar estradas afora continuando a montagem aqui cabe voltar la no capitulo sobre a embreagem pois bem a displatec cumpriu o que prometeu a embreagem ficou macia como original e praticamente sem trepidar muito boa mesmo e somente quando se arranca bem devagar numa subida forte ou rampa de garagem e que sente uma trepidaçaozinha bem de leve fabriquei os suportes dos tubos de pressurizaçao uma pintura pretinho basico e por hora esta bom num futuro quem sabe nao substituo os tubos de aço por aluminio ou inox sobre o intercooler original parece que servira ate o momento nos testes que fiz a maior temperatura registrada do ar admitido foi de 69ºc isso numa tarde ensolarada muito quente subindo uma serra e turbina soprando 1kg ainda falta dar mais um talento na organizaçao dos cabos/fios no cofre mas estou aguardando a chegada de um sensor de pressao de combustivel e tambem preciso refazer o chicote da sonda lambda pois instalarei uma sonda wide com condicionador da odg instruments como tive que baixar toda a caixa de fusiveis/central eletrica para passar o chicote da sonda aproveitei para tentar dar uma geral na organizaçao dos chicotes que era um pesadelo de tanto fio embolado era assim e depois de quase que um domingo inteiro de trabalho conseguir deixar menos caotico fui separando e agrupando cada chicote em seu respectivo segmento e distribuindo de maneira mais uniforme os fios acho que deu uma boa melhorada ainda tem um bocado de fios soltos/cortados que ainda serao removidos por completo pois tratam se de restos de alguns sistemas os quais removi completamente do carro abs cambio auto chicote do cinto de segurança automatico/eletrico chicote do sistema de travas das portas a vacuo sistema de alarme original etc todos esses fios serpenteiam para a parte de tras do carro e quando chegar a hora de eu remontar as peças de acabamento do interior farei todo esse serviço mas esse sera no proximo capitulo da nossa saga finalmente a batalha referente ao powertrain e injeçao foi superada faltam apenas pequenos detalhes no acerto dos mapas da injeçao mas o carro ja esta rodando firme e forte no proximo ou proximos capitulo sera abordado a soluçao de alguns inconvenientes eletricos restantes e na montagem do acabamento interno antes de encerrar este capitulo um videozinho de um rolezinho na estrada [youtube id= _qgnxhf2gti width= 610 height= 350 ] ate la ps rolou ate de participar de um encontro de antigos de ultima hora fotos e arte feitas pelo meu filho por fabiano silva project cars #248
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