salve entusiastas meu nome e julian rodrigo mais conhecido neste mundo por monterrey sou um louco por carros um templario do asfalto paraibano com sangue paulista e tenho 30 anos aqui começa a longa e no minimo emocionante historia do chevette 1977 marrom monterrey um projeto que foi inicialmente pensado para ser uma restauraçao de resgate da originalidade repleto de altos e baixos uma liçao de vida para mim e que precisava ser contata em homenagem a todos que a escreveram antes de qualquer coisa preciso dizer que como 99% dos pcs eu tambem sempre fui meio fanatico por carros entao em 2006 abandonei o curso de ciencias da computaçao porque nao havia me identificado logo em seguida comecei os estudos para prestar vestibular em engenharia mecanica aqui entra a pessoa mais importante em todo o projeto meu pai que em uma conversa la nao tao seria ja meio sem paciencia de ver ser filho repetitivamente falar de carros antigos em especial o chevette tubarao inventou de prometer o carro caso passasse na prova o filho entao nao podia ver um chevette tubarao no meio da rua que ja apontava e fazia questao de lembrar da promessa e sonhava com seu primeiro carro foram alguns meses engraçados ate que o dia do resultado chegou e graças a deus foi positivo que comecem as busca posso afirmar que totalmente despreparados fomos atras de um carro se me permitem registro agora um importantissimo ponto para quem vai entrar neste mundo de restauraçoes ou preparaçoes foruns e revistas nem sempre sao suficientes na escolha de um bom carro a experiencia de quem ja fez algum projeto e de grande valia para nao dizer preciosa por isso busquem amigos do meio e peçam a eles para que lhe ajudem na escolha essa atitude vai lhe poupar muito dinheiro e tempo voltando a busca do carro o dinheiro era limitado e eu nao ganhava um tostao furado entao conheci um estudante de agronomia via o extinto orkut que estava querendo se desfazer de seu chevette 1974 azul turquesa tentei comprar mas sem sucesso porem o rapaz findou me ajudando na busca e um belo dia me liga falando que tinha um tubarao preso no posto da prf nao hesitei e fui ver o carro dias antes minha entao namorada esposa nos dias atuais disse que havia sonhado comigo em um chevette marrom voce ja esta naquela tensao de achar o carro e vem alguem para falar isso continuando ao chegar no posta da policia me deparo com o chevette marrom pronto ceguei enlouqueci hoje vendo as fotos de como era o carro as vezes me pergunto a onde eu estava com a cabeça talvez se tivesse um amigo com mais experiencia teria repensado enfim perturbei muita gente ate conseguir o contato do dono no final descobri que era de um sucateiro da regiao tindo usava o carro na diaria inicialmente me cobrou r$ 3 000 00 mais r$ 1 000 00 de multas e documento consegui reduzir para r$ 3 000 00 ja com tudo felicidade era pouco mas antes de pegar o carro um fato comico tiver que ir um dia antes para dedetizar o carro acredite havia um formigueiro e baratas no dia seguinte troquei a bateria dei aquela velha bicada no carburador e o tubarao ressuscitou queria rodar com o carro mas o destino ahh o destino [gallery columns= 5 link= file ids= 72992 72993 72994 72995 72996 ] o carro recem chegado a intençao era ir rodando e arrumando mas o destino e minha condiçao financeira me fizeram rodar no maximo uns 6 meses neste meio tempo acabei ganhando o primeiro amigo de restauraçao eu e o estudante de agronomia henrique sales nos movimentamos e reunimos os chevetteiros da cidade assim nasceu o chevette club paraiba e o começo de um trabalho pelo clubismo na regiao mas isso e outra historia primeiro encontro do chevette club pb agosto de 2007 voltando para o destino um belo dia estava eu indo para a universidade e a caixa de direçao quebrou quase destruo o carro em um muro nao cheguei a bater fiquei com muito receio e decidi parar de andar e começar a desmontar para restaurar sou da geraçao que viu programas como o overhaulin nascerem contagiado por eles decidi fazer por conta propria isso foi muito bom por diversos pontos; voce faz tudo a sua maneira adquiri muito conhecimento sobre o assunto e faz grandes amizades mas por outro lado; a carga de trabalho nao e pequena os sete dias do overhaulin se tornam bem mais longos do que voce pode imaginar entao antes de começar a contar sobre a restauraçao aconselho aos amigos entusiastas que pensem bem antes de encarar essa brincadeira tenham em mente que so vontade nao sera suficiente voce vai precisar de muita paixao por este hobby e principalmente incontaveis amigos eles farao toda a diferença que comece a restauraçao o ano era 2007 o primeiro passo da restauraçao foi levar o carro para um lanterneiro retirar todos os pontos de ferrugem e instalar as novas peças de lataria eu ainda era um iniciante neste mundo nao havia me atentado para o tipo de solda para mim tudo era igual mas sao bem diferentes recomendo que nao utilizem a solda tipo oxiacetileno fogo ela destempera uma grande regiao da chapa e deixa residuos isso faz com que o ferrugem volte com mais facilidade mais a frente tive que fazer novos serviço de lanternagem abandonei a solda fogo e comecei a utilizar a solda tipo mig ela deixa o cordao da solda bem mais uniforme nao deixa residuos e nao destempera tanto a chapa soldada [gallery columns= 5 link= file ids= 72999 73000 73001 73004 73007 ] peças trocadas neste ponto paralamas e papo apos a lanternagem levamos o carro para uma fabrica que tinha um galpao ocioso e uma grande estrutura para a realizaçao dos trabalhos começamos desmontando todo o interior e peças de lataria para fazer a limpeza neste ponto finalmente descobri qual era a cor original do carro sendo o raro marrom monterrey cor exclusiva da gm de 1977 a intençao antes desta descoberta era pintar o carro de preto formal tambem da linha gm porem ao saber da cor original abortamos a ideia de pronto fotos do folder de lançamento do chevette 1973 preto formal foi realizada a remoçao de todos os pontos de ferrugem lixando ate chegar na lata somente em pontos comprometidos para depois aplicar o antiferrugen recomendo o f76 deixe agir por uns 10 min depois limpe com um desengraxante [gallery columns= 4 link= file ids= 73009 73010 73011 73012 73013 73014 73015 73008 ] para finalizar essa etapa sempre apliquei o washprimer muitos dizem que nao e necessario e ate alguns fabricantes afirmam o mesmo falam que o primer e a massa plastica/pu possuem fosfatizantes de fato e verdade mas a quantidade e muito pequena insuficiente para proteger a chapa com segurança principalmente em cidades litoraneas por isso recomendo fortemente que caso a chapa fique nua apliquem o wasprimer nesta altura o perfeccionismo começa a me dominar entao encontrei um painel traseiro de otima qualidade e findei por trocar tambem [gallery columns= 5 ids= 73017 73018 73019 73020 73021 ] a principio nao desmontamos o conjunto mecanico era necessario mover o carro pela fabrica depois improvisamos um elevacar com andaimes isso facilitou e muito os trabalhos [gallery columns= 5 link= file ids= 73023 73024 73025 73026 73028 ] somente depois de limpa e tratada toda a chapa foi aplicado o primer optamos pelo primer pu pois ele possibilita um melhor acabamento sendo mais facil na hora de lixar tambem foi aplicado vedante em grande parte das junçoes sempre isolando a area da aplicaçao com fita crepe melhorando o acabamento [gallery columns= 4 link= file ids= 73030 73031 73034 73035 73036 73032 73038 73037 ] apos o primer e da aplicaçao do vedante foi aplicado batida de pedra embaixo de todo o carro mas eu nao queria aquela aparencia rugosa por isso aumentei a diluiçao e realizei duas demaos esperando um intervalo de 48h entre cada demao o resultado final foi muito bom nao aparenta de forma alguma que tem batida de pedra [gallery columns= 4 link= file ids= 73040 73042 73043 73044 73045 73046 73047 73048 ] em paralelo a restauraçao do monobloco comecei a comprar as peças da suspensao o projeto era substituir tudo por peças novas e de preferencias originais ou de boas marcas as que nao podiam ser trocadas como o diferencial caixa de marcha e etc foram encaminhadas para revisao para depois serem pintadas [gallery columns= 5 link= file ids= 73050 73051 73052 73053 73054 ] um fato importante que pesou sobre as minhas costas em um dia de trabalho junto com os amigos na fabrica fui pressionado para dizer um prazo e uma pergunta foi feita quando esse carro vai ficar pronto a minha resposta foi muito em breve porque carro parado nao faz historia mal sabia eu o que o destino me reservava ah destino ja estamos no ano de 2009 começamos a preparar a parte externa do carro no meio do caminho descobri que um rapaz fazia jateamento na carroceria juntei as economias e levei o carro acreditava que alem de qualidade no projeto iria ganhar tambem tempo mas demorou cerca de 6 meses nao ha explicaçao simplesmente o cara demorou muito para realizar o serviço coisas de restauraçao apesar da demora o serviço no monobloco ficou muito bom foi jateada somente a parte externa e em seguida aplicado o washprimer fundo fosfatizante a parte ruim da historia foi que o jateamento acabou estragando uma porta e a tampa da mala isso aconteceu devido a força do jato um erro do jateador no processo fiquei um pouco chateado mas o projeto nao podia parar acabei encontrando uma porta nova gm e a tampa de mala em perfeito estado em uma sucata a ansiedade crescia busquei maneiras de tentar encurtar o tempo entao encontrei um preparador adilson muito gente boa que topou me ajudar a finalizar o serviço conseguimos dar uma adiantada limpamos toda a parte interna do carro lixamos reaplicamos o primer e aplicamos o batida de pedra da mesma maneira que foi feita a parte debaixo do carro ja a parte de fora aplicamos uma mao de primer pu sobre todo o monobloco começamos a fazer o alinhamento com a massa pu deixando a parte de fora do carro praticamente pronta [gallery columns= 4 link= file ids= 73058 73059 73060 73061 73062 73063 73064 73065 ] nesta altura da restauraçao ja estamos no final de 2009 eu trabalhava e estudava nao tinha tempo durante a semana entao todos os sabados e domingos trabalhava no carro junto com o adilson mas eu nao podia exigir na questao do tempo e a ansiedade me devorava entao resolvi levar o carro para uma oficina na esperança de ter o carro mais rapido para entrar no ano de 2010 tive que fazer ajustes na vida a primeira foi o curso de engenharia mecanica havia iniciado um empresa junto com meu irmao por isso meu tempo ja nao era tao livre quanto eu gostaria logo tive que trancar o curso e na sequencia acabei abandonado a vida tambem pedia um carro para o uso diario que fosse barato qualquer pessoa normal pensaria em um celta palio corsa etc mas um entusiasta brilha os olhos por outros entao apareceu um chevette 1988 com 58 000km por um preço muito justo nao hesitei e comprei o carro em sociedade com meu irmao aqui matei um pouco daquela vontade de ter o meu tubarao rodando fiz mais inumeras amizades e fiquei com muitas historias para contar isso foi muito bom para aliviar a pressao e ansiedade de ter o tubarao entramos em 2010 com o carro na oficina o serviço era para durar apenas seis meses mas durou quase 2 anos isso aconteceu porque eu nao escolhi uma oficina especializada em restauraçoes sendo que o foco dela e serviços rapidos entao a todo instante serviços mais lucrativos e rapidos colocavam meu carro no estado das mais baixas prioridades foi deveras estressante se soubesse disso jamais teria levado o carro minha ansiedade era um tortura psicologia e carro parado nao faz historia por outro lado a qualidade do serviço que estava sendo realizado era inquestionavel a preparaçao da parte externa continuou sendo realizada a aplicaçao da massa para acabamento e o controle de lixas começando pela aplicaçao do primer depois lixa se com lixas grossas 320/340 e vai afinado ate 600 onde e aplicado um mascaramento bem leve preto para depois afinar as lixar ate 1200 esse procedimento e feito para tirar todas as morsas e tambem evitar riscos de lixas na pintura [gallery columns= 5 link= file ids= 73069 73071 73072 73073 73074 ] somente apos esse controle foi aplicada a primeira mao de tinta onde sao visualizados os pequenos defeitos e corrigidos depois o carro todo foi lixado novamente com lixas finas 1200 [gallery columns= 5 link= file ids= 73076 73077 73078 73079 73080 ] em paralelo fomos finalizando a parte interna embaixo e cofre do motor tambem recebendo um controle de lixa quase tao rigoroso quanto a parte externa a intençao era deixar o carro todo vernizado sendo a repetido o mesmo padrao de pintura em todo o carro [gallery columns= 5 link= file ids= 73081 73082 73083 73084 73085 ] chegado o dia da pintura a vontade de ver o resultado final e uma mistura de prazer com tortura mas para nos entusiastas e o final de uma grande etapa e o começo de outra [gallery columns= 4 link= file ids= 73097 73098 73099 73100 73101 73102 73103 73104 73105 73106 73107 73108 ] que comece a montagem mas essa nova etapa vou deixar para o proximo post sei que quem leu ate aqui teve uma grande determinaçao foram mais de 100 imagens e muitas palavras espero que estejam gostando da historia estou cortando muitas informaçoes para nao alongar ainda mais esse odisseia se houver qualquer duvida terei uma grande satisfaçao em responder um grande abraço a todos do chevetteiro templario monterrey julian rodrigo por julian rodrigo project cars #251
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