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Project Cars Project Cars #257

Project Cars #257: o Fiat Palio 1.4 turbo finalmente está pronto

Bom, galera, iniciando aqui a terceira e última parte do PC, quem acompanhou a primeira e a segunda parte viu o começo tímido do Project Car até que minhas intenções com ele fossem definidas e os preparativos para torná-lo seguro e confiável para sua nova fase sobre-alimentada.

Baseado num carro de um amigo (Mille turbo swap 1.4 Fire) decidi fazer o projeto mais simples possível, resumindo: turbina, clamper, mais dois bicos, scap 2,5″ e toda a pressurização!

A turbina escolhida foi uma Master Power T2 (.42/.48). Indicada para carros 1.0, ótima pegada em baixa e enche rápido demais, mas em alta estrangula. A parte dos bicos auxiliares e do clamper, uma breve explicação sobre o clamper: ele controla a borboleta (no caso de carros com acelerador eletrônico) para que a injeção não pire com a pressão positiva; essas duas funções ficaram a cargo de uma Pandoo Pulser Plus, opção mais barata no mercado e mais moderna em relação a uma HIS, com mais dois bicos auxiliares de 80 lbs.

A válvula de prioridade escolhida foi uma HKS SQV que propaga o espirro saudável com louvor! Como uma brincadeira a mais coloquei um 3 Step ODG que só era usado para incomodar. O coletor de escapamento é feito em ferro fundido, modelo SPA, e também fiz flauta usinada sob medida para os dois bicos auxiliares em alumínio.

PC #257_ultima parte

Projeto acertado! Vamos começar…

O carro foi deixado aos cuidados do Alex, da oficina Speed Racing Preparações, ele me auxiliou na escolha das peças e na definição do projeto: queríamos um carro esperto, nada muito forte e absurdo, mas que desse trabalho no transito para quem pensasse que era apenas mais um Palio…

Lembrando que o miolo ficou todo original e a pressão que eu queria era 0,8 para andar tranquilo, não queria correr risco de quebra.

Foram ao total seis semanas agonizantes até a montagem final, do posicionamento das peças no cofre até a fabricação da pressurização que foi toda feita em inox e com escapamento direto, em 2,5″, até o abafador final!

PC #257_ultima parte

Até que então chegou o tão esperado dia, buscar o carro! Imaginem, muitos aqui já devem ter passado, mas quando finalmente chega o dia de buscar o carro na oficina, ver como ficou o tão esperado resultado…

Enfim, cheguei na oficina, virei a chave e ouvi o som (arrepios), ao esquentar o motor: a primeira acelerada seguida do espirro (risos)!

Saí da oficina e segui para a mais famosa avenida da cidade para andar né, afinal qual a reação esperada Tudo maravilhoso, eu delirando com o carro até que…

Numa saída forte de semáforo: CABUM!  Lá se foi o coletor de admissão original de plástico, literalmente abriu um rombo!

Lá estava eu, 1 mês e meio após encostar o carro e no mesmo dia que o busco na oficina, ele já está impossibilitado de andar novamente… Cheguei a andar apenas 30km com o carro, decepção total!

Consegui levá-lo até em casa onde comecei a pensar: e agora, o que vou fazer?!?

Prontamente no dia seguinte comecei a pesquisar quem na região de SP fazia o serviço de fabricação de coletor de admissão, as respostas encontradas não foram nada animadoras. Ninguém queria fazer e quem fazia cobrava um valor muito alto pela qualidade do serviço (não reclamando, mas tubos dobrados de qualquer jeito e uma flange porcamente cortada no plasma não é um coletor para mim, é uma gambiarra).

Quem leu o primeiro post vai lembrar que eu disse que trabalho na empresa da família que atua no ramo de usinagem.

Pois bem, quando a vida te dá limões… Vocês já sabem!

Desmontei o que sobrou do coletor original do carro e comecei a pensar, minha ideia inicial era fazer como faz a grande maioria: desenvolver os tubos, fazer as flanges, soldar tudo e montar no carro…

Até que numa conversa com um experiente funcionário (operador e programador de CNC) ele me sugeriu fazermos o coletor a partir de um material inteiriço, com o mínimo de solda possível.

Pensamos, pensamos, projetamos e mão a obra!

Primeiramente com o coletor original efetuamos medidas ponto a ponto na Tridimensional até obter um desenho 3D da flange que é aparafusada no cabeçote, a ideia era fazer o mais próximo possível do original para evitar possíveis adaptações. Esse processo foi extremamente importante para que obtivéssemos as coordenadas exatas, comprimentos e larguras para não deixar tudo super dimensionado no cofre, inclusive o posicionamento e angulação correta dos bicos no coletor.

Ao total foram 50 horas de medições e usinagem para que o novo coletor plenum de admissão se encaixasse com perfeição dentro do cofre!

O resultado final:

O coletor encaixou perfeitamente com a ajuda do meu amigo e também mecânico Jeciel ocupando quase que o mesmo espaço do original.

Após a montagem final com as juntas adequadas o carro recebeu um acerto fino pelo Alex, o que mudou o carro da água para o vinho, foi quando vi a importância de uma injeção bem calibrada! Carro montado e acertado, hora da aferição pelo Dino! A caminho do dinamômetro eu pensava: 150cv no motor e já fico satisfeito!

PC #257_ultima parte

Amarramos o carro, calibramos o dino e aí a 1ª puxada:

160cv nas rodas, aproximadamente 190cv no motor (187 para ser mais exato), isso contra os 85cv originais declarados pelo fabricante.

O torque subiu de 12,4 kgfm declarados para satisfatórios 22,6 mkgf. A curva de torque final ficou bonita de se ver.

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Eu não poderia estar mais feliz, o carro superou minhas expectativas, o trabalho da Speed Racing ficou sensacional…

Após tudo isso só me dediquei a curtir carro e me divertir com ele!

“Mas e aí Thales, acabou?”

Todo mundo sabe que esse tipo de projeto nunca acaba, com certeza virá coisa melhor por aí, esse negocio de preparação é realmente viciante e minha intenção é levar ao extremo a relação peso X potencia neste carro…

Então é isso galera! Fica aqui meu 3º e último post do Project Car #257, carro este que me fez entrar no mundo dos carros, curtir cada momento, me ensinou a gostar de outro carro…

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Mas isso já é conversa para outro PC!

Ao escrever estes três posts pensei em toda minha trajetória junto com o Palio nestes seis anos de convivência. Agradeço muito aos meus amigos (apenas os de verdade) que sempre apoiaram, a cada mecânico/preparador que como uma extensão de mim dedicou seu conhecimento e trabalho no meu carro, a todos que acreditam e apoiam o projeto e, também, a toda equipe FlatOut! que disponibiliza este precioso espaço para nossas histórias!

Um grande abraço a todos e pé na tábua!

Por Thales Zominhan, Project Cars #257

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Uma mensagem do FlatOut!

Thales, parabéns pela conclusão do Palio Turbo. Além de ter sido feito no capricho, seu projeto mostra a capacidade que um projeto tem de unir as pessoas, reforçar amizades e, claro, nos fazer gostar cada vez mais dessas máquinas maravilhosas que são os carros. Parabéns novamente. E boa sorte com o próximo Project Car!