bom galera iniciando aqui a terceira e ultima parte do pc quem acompanhou a primeira e a segunda parte viu o começo timido do project car ate que minhas intençoes com ele fossem definidas e os preparativos para torna lo seguro e confiavel para sua nova fase sobre alimentada baseado num carro de um amigo mille turbo swap 1 4 fire decidi fazer o projeto mais simples possivel resumindo turbina clamper mais dois bicos scap 2 5 e toda a pressurizaçao a turbina escolhida foi uma master power t2 42/ 48 indicada para carros 1 0 otima pegada em baixa e enche rapido demais mas em alta estrangula a parte dos bicos auxiliares e do clamper uma breve explicaçao sobre o clamper ele controla a borboleta no caso de carros com acelerador eletronico para que a injeçao nao pire com a pressao positiva; essas duas funçoes ficaram a cargo de uma pandoo pulser plus opçao mais barata no mercado e mais moderna em relaçao a uma his com mais dois bicos auxiliares de 80 lbs a valvula de prioridade escolhida foi uma hks sqv que propaga o espirro saudavel com louvor como uma brincadeira a mais coloquei um 3 step odg que so era usado para incomodar o coletor de escapamento e feito em ferro fundido modelo spa e tambem fiz flauta usinada sob medida para os dois bicos auxiliares em aluminio projeto acertado vamos começar o carro foi deixado aos cuidados do alex da oficina speed racing preparaçoes ele me auxiliou na escolha das peças e na definiçao do projeto queriamos um carro esperto nada muito forte e absurdo mas que desse trabalho no transito para quem pensasse que era apenas mais um palio lembrando que o miolo ficou todo original e a pressao que eu queria era 0 8 para andar tranquilo nao queria correr risco de quebra foram ao total seis semanas agonizantes ate a montagem final do posicionamento das peças no cofre ate a fabricaçao da pressurizaçao que foi toda feita em inox e com escapamento direto em 2 5 ate o abafador final ate que entao chegou o tao esperado dia buscar o carro imaginem muitos aqui ja devem ter passado mas quando finalmente chega o dia de buscar o carro na oficina ver como ficou o tao esperado resultado enfim cheguei na oficina virei a chave e ouvi o som arrepios ao esquentar o motor a primeira acelerada seguida do espirro risos sai da oficina e segui para a mais famosa avenida da cidade para andar ne afinal qual a reaçao esperada tudo maravilhoso eu delirando com o carro ate que numa saida forte de semaforo cabum la se foi o coletor de admissao original de plastico literalmente abriu um rombo la estava eu 1 mes e meio apos encostar o carro e no mesmo dia que o busco na oficina ele ja esta impossibilitado de andar novamente cheguei a andar apenas 30km com o carro decepçao total consegui leva lo ate em casa onde comecei a pensar e agora o que vou fazer prontamente no dia seguinte comecei a pesquisar quem na regiao de sp fazia o serviço de fabricaçao de coletor de admissao as respostas encontradas nao foram nada animadoras ninguem queria fazer e quem fazia cobrava um valor muito alto pela qualidade do serviço nao reclamando mas tubos dobrados de qualquer jeito e uma flange porcamente cortada no plasma nao e um coletor para mim e uma gambiarra quem leu o primeiro post vai lembrar que eu disse que trabalho na empresa da familia que atua no ramo de usinagem pois bem quando a vida te da limoes voces ja sabem desmontei o que sobrou do coletor original do carro e comecei a pensar minha ideia inicial era fazer como faz a grande maioria desenvolver os tubos fazer as flanges soldar tudo e montar no carro ate que numa conversa com um experiente funcionario operador e programador de cnc ele me sugeriu fazermos o coletor a partir de um material inteiriço com o minimo de solda possivel pensamos pensamos projetamos e mao a obra primeiramente com o coletor original efetuamos medidas ponto a ponto na tridimensional ate obter um desenho 3d da flange que e aparafusada no cabeçote a ideia era fazer o mais proximo possivel do original para evitar possiveis adaptaçoes esse processo foi extremamente importante para que obtivessemos as coordenadas exatas comprimentos e larguras para nao deixar tudo super dimensionado no cofre inclusive o posicionamento e angulaçao correta dos bicos no coletor ao total foram 50 horas de mediçoes e usinagem para que o novo coletor plenum de admissao se encaixasse com perfeiçao dentro do cofre o resultado final [gallery link= file ids= 104587 104585 104584 ] o coletor encaixou perfeitamente com a ajuda do meu amigo e tambem mecanico jeciel ocupando quase que o mesmo espaço do original apos a montagem final com as juntas adequadas o carro recebeu um acerto fino pelo alex o que mudou o carro da agua para o vinho foi quando vi a importancia de uma injeçao bem calibrada carro montado e acertado hora da aferiçao pelo dino a caminho do dinamometro eu pensava 150cv no motor e ja fico satisfeito amarramos o carro calibramos o dino e ai a 1ª puxada [youtube id= xuzn394cnou width= 620 height= 350 ] 160cv nas rodas aproximadamente 190cv no motor 187 para ser mais exato isso contra os 85cv originais declarados pelo fabricante [youtube id= 5ektsxfz6i4 width= 620 height= 350 ] o torque subiu de 12 4 kgfm declarados para satisfatorios 22 6 mkgf a curva de torque final ficou bonita de se ver eu nao poderia estar mais feliz o carro superou minhas expectativas o trabalho da speed racing ficou sensacional [youtube id= 83reas6sfkq width= 620 height= 350 ] apos tudo isso so me dediquei a curtir carro e me divertir com ele [youtube id= ejdoe8krqwm width= 620 height= 350 ] mas e ai thales acabou todo mundo sabe que esse tipo de projeto nunca acaba com certeza vira coisa melhor por ai esse negocio de preparaçao e realmente viciante e minha intençao e levar ao extremo a relaçao peso x potencia neste carro entao e isso galera fica aqui meu 3º e ultimo post do project car #257 carro este que me fez entrar no mundo dos carros curtir cada momento me ensinou a gostar de outro carro mas isso ja e conversa para outro pc ao escrever estes tres posts pensei em toda minha trajetoria junto com o palio nestes seis anos de convivencia agradeço muito aos meus amigos apenas os de verdade que sempre apoiaram a cada mecanico/preparador que como uma extensao de mim dedicou seu conhecimento e trabalho no meu carro a todos que acreditam e apoiam o projeto e tambem a toda equipe flatout que disponibiliza este precioso espaço para nossas historias um grande abraço a todos e pe na tabua por thales zominhan project cars #257 uma mensagem do flatout thales parabens pela conclusao do palio turbo alem de ter sido feito no capricho seu projeto mostra a capacidade que um projeto tem de unir as pessoas reforçar amizades e claro nos fazer gostar cada vez mais dessas maquinas maravilhosas que sao os carros parabens novamente e boa sorte com o proximo project car
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