ola pessoal tudo tranquilo voces ja foram apresentados ao tobias e agora chegou a hora de colocar a mao na massa hoje vou contar para voces algumas historias que vivi com o tobias e depois mostrar o processo de funilaria e tapeçaria bom o fusca e um carro bem popular alias acho ate dificil encontrar alguem com mais de 40 anos que nunca tenha andado em um mas para a galera mais nova o besouro e um misterio eu me encaixo nesse grupo nasci em 96 ultimo ano de produçao do besouro no brasil eu nunca tinha andado em um e mal sabia como ele era por isso vou contar para voces minhas impressoes da primeira vez que o dirigi o cambio e bobo obviamente nao tem a mesma precisao de carros modernos mas nao tem grandes segredos a suspensao traseira dele e um tanto rustica tendo de redobrar a atençao para passar em lombadas sem sentir uma dor no coraçao alias a suspensao traseira e tao rustica que caso seja rebaixada fica com um stance bem caracteristico basta ver em modelos ratlook no final das contas aquele velho cliche entusiasta depois de dirigir um fusca voce dirige qualquer carro me pareceu errado me senti muito mais conectado ao carro e tive muito mais facilidade de tocar o carro sem a famigerada morrida de novato ao volante do que em modelos mais modernos como o logan da mamae e o hb20 da autoescola a direçao e extremamente leve assim como o carro como um todo afinal de contas um carro com 760kg e um peso pena alias a primeira vez que dirigi em via publica sem ser na autoescola foi com o tobias para treinar para minha prova pratica no detran meu pai do lado o feroz motor 1300 urrando seu poderoso ronco de batedeira misturado com maquina de lavar quebrado e entao partimos visibilidade estranha potencia mais do que o suficiente para alguem que nao podia passar dos 30km/h na autoescola o que me acontece um carro entra na contramao da rua de bairro onde eu estava e eu me assusto mas o fusca nao se abala com o desvio de emergencia demonstrando desenvoltura alguns metros para a frente uma sw4 gigantesca da força tatica surge no sentido contrario em um rua estreita onde eu estava passando e entao descobri um ponto fraco do tobias voce nao sabe onde o carro começa e termina com aqueles paralamas arredondados mas nao nao bati na viatura entao ja foi uma vitoria novas lanternas instaladas e o borrachao ainda sem corte alguns meses se passaram e finalmente estava com a grana necessaria para a reforma resolvi que faria a parte pesada estetica toda de uma vez entao quando o carro fosse desmontado para a pintura os bancos seriam enviados para o tapeceiro que ficava algumas quadras de distancia do funileiro o funileiro foi indicado por um outro viciado em aircooleds que conheci em um encontro e o itamar do cara estava brilhando entao o que poderia dar errado tudo a primeira ideia era repintar na cor original conhecida como azul copa mas acontece que em 1981 essa cor nao era oferecida alias em 1981 nao existiam fuscas azuis de acordo com a tabela de cores da volkswagen na epoca logo o tobias ja havia sido pintado anteriormente nao so isso como o motor dele apesar de ser 1300 tambem nao era original inclusive gastei dias indo no detran fazendo a legalizaçao do mesmo entao tomei uma decisao nao desperdiçaria um dia a mais indo no detran fazendo alteraçoes de documentaçao entao o carro seria azul e como a cor nao era mesmo original decidi que escolheria o azul mais bonito que conseguisse encontrar um fusca azul copa original comecei entao a procurar fotos de besouros azuis pela internet para me decidir eu queria uma cor forte mas que nao fosse escura demais tambem por fim encontrei um fusca que me serviria de referencia a partir daquele momento encontrei ele como fusca azul laguna apesar de nao ser exatamente essa cor essa era a referencia do que eu queria mostrei a referencia para o funileiro e ele mostrou no catalogo uma cor tambem original da vw chamada azul arara nao era igual mas era bem semelhante e um pouco mais forte me dei por satisfeito e deixei o serviço na mao dele tres semanas depois sem noticias do dito cujo resolvo aparecer de surpresa para ver o progresso do carro quem sabe ve lo pronto conforme o prazo ja viu cabide com rodas pois e o cara basicamente so tinha tirado os parachoques e os farois devo dizer que fiquei desapontado mas ja sabia que palavra de funileiro e tao confiavel quanto platinado de fusca entao cobrei um avanço mais rapido tive de relembrar a cor que queria pois ele nem recordava mais e voltei para a casa emburrado pelo visto ia ter de pressionar o cara para o trabalho ser feito umas tres semanas para frente finalmente recebo a chamada que eu esperava o carro tinha sido pintado e antes de montar as peças o cara queria um okay da minha parte ainda sem habilitaçao fui de carona com a minha mae e tenho uma surpresa alguem me beslica e diz que e um pesadelo meu fusca estava com cor de calcinha desbotada fantastico como se nao bastasse o nervosismo de ver a cor errada ainda estava acompanhado da minha adorada mamae que fez questao de repetir incontaveis vezes o quao errada estava a cor no meu ouvido e escuto a perola do funileiro ah eu achei que a cor nao estava certa pensei em ligar para confirmar mas como o serviço ja estava atrasado decidi pintar logo apesar do erro ser obviamente dele tive de bancar a tinta nova mas dessa vez quem foi comprar fui eu se quer algo bem feito faça voce mesmo desta vez para nao haver mais confusoes olhei o catalogo e peguei o codigo mas a cor que escolhi dessa vez era azul pepsi um tom mais moderno mas ainda dentro da volkswagen tinta na oficina mais um mes de prazo e volto novamente decepcionado para casa mas agora ja estava tudo acertado com o carro desmontado o tapeceiro recebeu os bancos e começou a fazer a forraçao em courvin preto que eu tinha encomendado quatro meses de espera desde o dia em que o tobias saiu de casa em uma sexta feira ensolarada recebo a ligaçao que eu tanto esperava o interior estava pronto e eu podia levar o carro para casa mas como no dia meu irmao nao estava em casa eu ja tinha 18 anos mas nao tinha habilitaçao e a funilaria ficava longe alem disso meus pais haviam se separado recentemente e meu velho nao estava mais morando em casa o que acabou quebrando todo o proposito do projeto de familia e eu simplesmente nao conseguiria esperar ate segunda para ir busca lo saquei meu celular e chamei meu amigo gabriel meu brother gearhead desde sempre mas ele nao poderia me ajudar eu so tinha mais uma pessoa habilitada que podia me ajudar naquela sexta feira minha amiga ana ela nao dirigia um carro manual desde que tinha tirado a carta mas topou na hora me ajudar a levar o carro para casa nos encontramos no funileiro e la estava o tobias em toda sua gloria finalmente o tobias ficou azul entrei no fusca com minha amiga ao volante e minha mae seguindo com o carro dela momentos de tensao bom o que se seguiu foram peripecias de quem se esquece do que e dirigir um carro manual alguns trancos morridas e ate cantada de pneu mas foi naquele momento que descobri a magica de se ter um besouro em bom estado ainda mais azul as pessoas ficavam sorrindo para o carro dando pancadas umas nas outras e gritando fusca azul agora o tobias era um senhorzinho muito popular e a cor estava servindo ao seu proposito interior ainda sujo depois de voltar para casa no entanto nem tudo sao flores para os besouros veteranos quando finalmente consegui minha habilitaçao meu pai me disse nao comprei o tobias para ser seu carro mas para ser um projeto de familia voce precisa de um carro para voce o que isso queria dizer o tobias viraria um sem teto por bruno pelegrine project cars #258
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.