como vimos no capitulo anterior senti que havia bastante espaço para melhorias na suspensao e os freios tambem exigiam atençao pois apos 5 a 6 voltas rapidas ele começava a fumar e ficar borrachudo primeiro coloquei novas molas eibach pro kit que reduzem a altura em 2 5cm na frente e 3cm atras sem alterar o conforto original que alias e bem duro os amortecedores nao mexi por enquanto ate porque eles sao koni fsd na dianteira com sistema variavel de dureza de acordo com o piso se alguem disser que o amigo do primo viu que os amortecedores sao cofap vou dizer sim sao fabricados pela cofap nos eua com a tecnologia licenciada do koni fsd pois nos eua a koni nao tem fabrica e a fiat usa esses amortecedores na europa resumo da opera os amortecedores originais sao muito bons e apos a troca das molas a rolagem continuou mas bem reduzida para melhorar os freios investi numa soluçao que seria a mais barata mas que daria conta do recado pelo menos foi o que conclui depois de muita pesquisa coloquei linhas de freio de aço inox da eurocompulsion o famoso aeroquip e pastilhas de freio de carbono ceramica da ebc modelo red stuff tambem fiz slots semi circulares em um disco novo comprado na concessionaria para completar coloquei fluido de freio dot 5 1 [gallery link= file ids= 75696 75695 75686 ] o resultado nao poderia ser melhor hoje ando 15 voltas e nenhum sinal de fadiga e ainda freio perto da placa de 100m no final da reta principal do aic para dar mais estabilidade mandei fazer espaçadores de aluminio para as rodas de 12 para a dianteira e 10mm na traseira assim o carro ficaria um pouco mais largo ja que a bitola dele e a menor que existe entre os esportivos nacionais sao 12cm a menos que um golf gti em 07/06/2015 fiz mais um track day e testei as novas configuraçoes consegui abaixar um segundo e meio com 01 48 14 vejam o video [youtube id= yz9cavn3lbk width= 620 height= 350 ] a cambagem original do abarth ja e negativa em 1 5° mas queria aumentar para perto de 3° e ganhar mais estabilidade nas curvas para isso encomendei um kit de parafusos especificos para a suspensao dianteira dele e um kit de placas para a traseira com isso consegui em torno de 2°57’ na dianteira e 2°34’ na traseira alem disso foi instalada uma barra de torçao na dianteira e um par de barras para o chassi que substitui os finos suportes originais senti algumas escapadas de frente e uma lateral na curva da vitoria provavelmente terei que voltar a cambagem traseira outro problema que enfrento e que ainda estou usando os pneus originais pirelli cinturato p7 na medida 195/45 r16 um pneu duro sem muito grip e com pouca largura prejudicando bastante a estabilidade tambem nao consegui um bom acerto da calibragem dos pneus mas mesmo assim consegui abaixar mais um pouco no track day de 12/07/2015 fazendo 01 47 53 com o controle de traçao ligado pois a pista ainda estava um pouco umida em consequencia de chuvas na noite anterior video [youtube id= 5taz4hbbbu8 width= 620 height= 350 ] com a pista seca um pouco antes de começar uma mega chuva consegui fazer 01 46 9 mas essa volta nao filmei infelizmente fiquei bem feliz por finalmente chegar na casa dos 01 46 que era o meu objetivo inicial mas como diz uma frase conhecida nao vamos colocar meta vamos deixar a meta aberta mas quando atingirmos a meta vamos dobrar a meta entao a nova meta agora e chegar perto de 01 42 parece bastante mas tenho um plano traçado diminuir a força inercial e aumentar a traçao para isso adquiri algumas peças segue a lista volante do motor em aluminio clutchmaster reduçao de peso de 11 3kg para 4 98kg polia do motor em aluminio rrm reduçao de peso de 1 58kg para 750g a grande vantagem do volante do motor aliviado e possibilitar uma rapida subida no giro do motor pois o volante liga o virabrequim a embreagem e com ele mais leve o motor faz menos força para subir de rotaçao subir o giro rapido e uma bençao em carros turbinados principalmente como o meu que tem um lag alto a turbina so começa a encher com 3 000rpm entao imagine numa curva fechada em que tenho que desacelerar bastante e acelerar novamente na saida dela se o giro subir rapido a velocidade de saida sera bem maior pois a turbina ja estara enchendo ou ate cheia a polia do motor segue a mesma logica mas em outro local ela aciona os acessorios do carro direçao hidraulica que no meu caso e eletrica entao esse esforço o carro nao faz ar condicionado e alternador com a polia mais leve o motor se ocupa so em tracionar esses elementos liberando mais potencia como a pressao do turbo esta acima da original e pretendo aumentar ainda mais no futuro troquei todas as mangueiras da pressurizaçao por mangueiras de silicone reforçadas muito mais resistentes e com otimo isolamento termico afim de diminuir o calor no cofre e manter ele onde e bem quisto coloquei tambem uma manta termica em volta do downpipe/catalisador percebi que escorrego muito no banco mesmo ele tendo um desenho esportivo nao e o suficiente para segurar o piloto entao instalei cinto de segurança de quatro pontos infelizmente para o track day de 14/08 nao consegui instalar todas as peças a tempo pois algumas delas so chegaram depois nesse track day consegui melhorar um pouco o acerto aumentando a pressao dos pneus traseiros infelizmente so pude ir no periodo da tarde e a temperatura da pista estava perto dos 35°c com isso o tempo aumentou e a melhor volta filmada foi com transito e fiz somente 01 48 50 [youtube id= z25ca8dlb50 width= 620 height= 350 ] instalaçao das peças deixei a instalaçao das novas peças com uma especializada fiat aqui de curitiba a milecar ja trabalho com eles ha anos desde o stilo abarth entao podia confiar que o trabalho seria bem feito e no prazo [gallery columns= 5 link= file ids= 75676 75677 75681 75682 75689 75683 75694 75678 75691 75687 ] tudo instalado carro testado e em ordem ja confirmado o trackday do dia 1º de novembro parti para a etapa final do acerto melhorar a traçao para isso adquiri pneus yokohama neova proximo da medida original mas um pouco mais largos 205/45 r16 com muito mais grip que os duros pirelli ficaria mais facil abaixar o tempo de volta aproveitei e fiz uma revisao na cambagem para deixa la mais para pista ainda agora e so esperar ate a proxima por hildevar munin project cars #266
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