bem vindos ao pc #269 senhores um projeto simples mas bem divertido onde vou lhes contar um pouco do que fiz em minha vw tl 1972 meu nome e jose guilherme stefanelli 27 anos natural de campinas sp e convido todos a ler em detalhes tudo o que fiz desde o dia em que essa tl caiu no meu colo na minha opiniao todo mundo por pelo menos um curto periodo de tempo da vida deveria poder ser dono de um vw refrigerado a ar mas por que simples pra aprender os conceitos basicos de mecanica nao que eu soubesse disso quando comprei meu primeiro brinquedo uma variant ii transformada em pickup que comprei com o unico proposito de transportar minha bike pras pistas no final de semana o problema e que logo que comprei carreguei a bike uma so vez e nunca mais andei numa bicicleta nao tinha mais graça a bike nao tinha motor e nao fazia vrum vrum hahahaha naquele momento eu arrumava um novo hobby motores boxer so que havia um problema eu nao tinha onde guardar o carro ela ficava estacionada debaixo de um viaduto todo os dias eu rezava pra ela amanhecer la e serio viaduto esse que tambem era minha oficina eu montava e desmontava tudo ali mesmo na rua so que minha variant coitada tava um lixo motor perdendo compressao ferrugem pra todo lado oleo ate no teto do carro coitado de mim comprei achando que tava fazendo um bom negocio fiquei tres ou quatro meses com o carro ate que o anjo da guarda graxeiro me falou anuncia esse abacaxi assim o fiz vendi em quatro dias um cara do rj 600 km daqui fechou a compra por telefone e veio buscar o carro fez o percurso de 600 km incrivelmente bem com um consumo de 14 km/l nem eu acreditava que tinha chegado antes que me perguntem sim eu falei de todos os defeitos do carro nao escondi nada o cara quis assim mesmo quem sou eu pra nao vender nao e perdi dinheiro mas ainda tenho saudades do ronco dela nao dava nem pra conversar dentro da cabine era lindo minha namorada finerrima almoçava comigo de vez em quando — eu buscava a doutora no escritorio e a levava pra comer de variant os caras da rua nao sabiam se olhavam pro carro cortado ou se ficavam indignados de eu ter conseguido colocar uma moça arrumada dentro dele ela se divertia durante esses quatro meses que tive a variant tomei gosto pelos air cooleds amigos isso e caminho sem volta nessa epoca enquanto eu aprendia sobre a mecanica desses carros eu trombei com um modelo completamente novo para mim nunca havia visto antes algo lindo me apaixonei na hora que curvas que sensualidade uma prima pobre dos porsche pobre mas bem arrumada me lembro ate hoje ela era vermelha lustrosa so vi por fotos parecia que estava vendo uma foto novela daquelas que eu sei que voces sabem foi a mesma emoçao eu precisava de uma mas espera um segundo qual e o nome desse carro meu deus volkswagen tl virou um objetivo ter uma um objetivo distante porque esses carros sao dificeis de achar por um valor justo poucos dias depois a tres quadras da minha casa eu vejo estacionado um belissimo exemplar vermelho em frente a uma pizzaria linda nunca havia visto uma pessoalmente minha namorada do lado acho que ela pouco deve se lembrar desse dia se e que lembra algo mostrei pra ela disse que era o carro que eu sonhava recentemente em ter recente porque o sonho antigo sempre foi e sempre sera um porsche 911 classic passei devagar quase parando querendo literalmente aproveitar cada segundo que eu olhava cada detalhe nao queria perder nada suspirei o suspiro da tristeza fui embora ainda pensando no carro ouvindo da namorada que eu devia guardar o dinheiro da variant pra fazer uma viagem falei que nao nao usaria esse dinheiro pra outra coisa alem de comprar outro carro aposto ate hoje que ela pensou quase essa foi perto ja que ela tem mais ciumes de eu ficar gastando meu tempo e dinheiro nos carros do que ciumes de qualquer outra coisa despretensiosamente vagando pelo olx com um budget definido encontrei uma senhora menina linda selvagem a principio o preço estava no limite do limite do budget nao me chamou tanta atençao mas o carro estava na minha cidade era um sinal como estava no limite da minha grana eu ja mandei uma proposta bem real pro antigo dono allan um abraço e obrigado pelas fotos um pouco abaixo do que ele pedia mas isso era o que dava pra pagar sem sofrer muito depois de alguns dias eu ja nem esperava mais resposta quando chegou um email domingo a noite ele em principio aceitou a proposta pensem numa criança feliz liguei para o gabriel dib amigo meu que teve um fusca e ate hoje opina nas mudanças que eu invento fomos ver o carro no dia seguinte a noite chegando la ela estava num canto da casa tristonha ate arriada o ex dono se envolvera em um trabalho que nao lhe dava mais tanto tempo pra curtir o carro ele achou por bem repassa la enquanto nao tentavamos dar partida fui observando os detalhes que de forma geral me mostravam que ela tinha potencial nada muito serio pra resolver volante precisando de reforma bancos descosturados mas nao rasgados gostava do que eu via pegamos os cabos pra dar uma carga na bateria mas eram curtos o allan foi no vizinho buscar mais um par de cabos pra gente fazer uma gambiarrinha e conseguir ligar ok deu certo demos partida pegou sem muito esforço acho que erramos feio nessa hora tinha que ter girado o motor antes circular o oleo um pouco ate dar pressao enfim o carro ligou com um barulho horrivel que parou apos dois ou tres segundos eu ja sabia que algo tinha ocorrido mas enfim motor ligado marcha lenta ok o problema inicial era motor rajando a polia do alternador dançava pra cima e para baixo e toda acelerada a polia do vira vinha pra frente e para tras sinais classicos de folga no primeiro mancal nada de super preocupante mas a retifica estava nitidamente proxima saimos para uma volta no quarteirao pude notar algumas caracteristicas de uns probleminhas pontuais problemas na direçao carburaçao totalmente zuada velocimetro nao funcionava luzes do painel nao acendiam chave dos farois ficava meio folgada no painel a seta nao voltava sozinha depois de fazer curva agradeci o allan pelo tempo cedido para me mostrar o carro e fomos embora prometendo dar lhe uma resposta de sim ou nao no caminho conversando com meu amigo gabriel ele me perguntou se eu fiquei animado com o carro confesso que mesmo os detalhes me mostrando que o carro estava legal eu disse nao sei acho que nao fiquei ja estava escaldado com a ultima bucha que peguei quando comprei a variant e dessa vez nao queria errar afinal de contas eu nao teria a grana pra fazer o motor tao cedo o que seria necessario sem demora ele me respondeu rindo que bom por que eu fiquei bem animado pra voce comprar demos risada e fomos debatendo os pros e contras no dia seguinte o dono me mandou uma mensagem na hora do almoço cara como voce veio primeiro e suas propostas sao iguais estou te dando preferencia na compra apareceu um comprador que ja queria leva la preciso saber se voce vai ficar com ela ou nao gente eu nao sabia se acreditava ou nao mas ele nao estava me pressionando a pagar mais ele so queria saber sim ou nao matutei uns minutos conversei com meus conselheiros e ajudantes bruno pires e gabriel todo mundo achou que era um bom negocio enfim fechei a compra ela seria minha enfim realizando o sonho de ter um tl nos proximos capitulos voces ficarao sabendo como foram as primeiras voltas com o carro e as primeiras impressoes primeira foto dela abastecendo pra levar pra casa brincadeira nao deixarei essa parte para depois no proximo post eu quero começar a falar do motor motor que me deu certos sustos no começo logo quando comecei a rodar com o carro primeira coisa que foi necessaria limpeza dos carburadores estavam extremamente sujos e mal regulados fiz o possivel para deixa los em condiçoes quando peguei o carro ele estava terrivel mal andava direito bastou limpar e regular o carro ficou novo nos primeiros dias percebi que em altas velocidades as rodas balançavam tanto que eu era obrigado a abrir a mao no volante pra nao soltar as obturaçoes do dente era intenso dirigir na estrada era um perigo sem tamanho olhando de fora literalmente parecia que as rodas iam sair voando nao duvido de que quase sairam de fato por sorte nada ocorreu diagnostico ja sabido troca dos quatro pivos da suspensao que seguram a manga de eixo coisa simples de fazer porem demandava certo tempo e algumas ferramentas que eu nao tinha sem falar que iria custar algum dinheiro coisa que tambem nao estava facil na epoca enfim rodei com o carro assim por um tempo ate dar uma aliviada nas contas lembro do dia que coloquei dois amigo dentro do carro e fui pra estrada ver a que velocidade que o carro chegava aqui vale o comentario de que tinha mais oleo fora do motor do que dentro dele vazava por todo lado retentor do volante tampa do carter tampa de valvulas respiro nao tinha erro era olhar pra qualquer parte e haveria oleo enfim como o motor batendo vazando oleo pivos ruins fomos para a estrada checar as condiçoes reais para a surpresa de todos quase chegamos no vdo isso custou um pouco caro alguma coisa entrou na ventoinha do motor que e plano e ficou batendo como se fosse uma pedra acertando as aletas do ventilador assustado achei que o motor estivesse desmontando pedi para meu amigo pedro abrir a tampa do motor que fica dentro do carro e ver o que se passava segundos depois do motor aberto começa uma fumaceira dentro do carro fogo ta pegando fogo nao estava nao assustado com a fumaça foi minha primeira conclusao mas depois percebemos pelo cheiro que era mais um pouco de oleo vazando e caindo no escapamento eu ja sabia que o dia de encostar o carro estava proximo os barulhos de batida o oleo vazando carro esquentando tudo isso ia me dizendo pra parar com as pequenas voltas semanais que eu gostava sempre com amigos a gota d’agua foi no dia em que apos uma chuva fui aproveitar o asfalto molhado para curtir um pouco o carro chamei dois amigos pra ir junto apos poucos quilometros a luz do oleo começou a acender e apagar ate que resolvi parar e checar o nivel zero oleo no carter consegui fazer o motor cuspir todo o oleo que tinha a partir desse dia encostei o tl ate desenhar meu pequeno projeto pro motor juntar dinheiro e levar tudo pra retifica agora sim essa parte da diversao deixo para o proximo post abraço a todos jose guilherme project cars #269
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.