aqui seguimos no 3º capitulo desta senhora na primeira parte contei a historia do meu tl 1972 na segunda vimos o inicio da retifica do motor e agora veremos finalmente a primeira partida por favor nao esperem um texto extrovertido montar um motor nao tem a menor graça gente — muito menos quando e a primeira vez que voce ve um danado desses aberto a afliçao que vou contar sera o mais proximo possivel da realidade infelizmente nao pude tirar fotos do processo como fiz uma boa parte sozinho nao dava tempo de parar para registrar entao teremos poquissimas fotos nos proximos capitulos eu prometo muitas fotos do que foi feito enfim a verdade e que eu gostaria de ter enviado minhas peças para o zotti retificar velho conhecido da turma dos vws mas eu realmente estava precoce queria terminar rapido achando que qualquer pessoa que eu levasse ia ter a mesma qualidade de serviço acabou dando certo o motor hoje e uma belezinha mas eu queria ter retificado com o zotti fica pra proxima na propria retifica apos conversar com o dono fui autorizado utilizar o suporte de motor deles para iniciar a montagem parcial isso me ajudaria muito nao haveria pedras no chao areia etc qualquer coisa que eu derrubasse eu poderia limpar rapidamente diferente do chao de brita onde o carro repousa e ia cair alguma coisa naquele chao nao tenho duvidas vou ser sincero eu me baseei nos video do tonella pra tomar coragem e iniciar essa retifica sempre tive a mentalidade de que se alguem faz eu tambem posso fazer me baseei nos videos pra ter uma referencia visual da coisa afinal de contas como e que vc vai saber o que fazer com as arruelas do pinhao do distribuidor sem ver voce nem começa depois daquela pesquisa que comentei em outros textos percebi que realmente a consulta era apenas visual que a teoria correta eu teria que buscar em outros lugares muitas mensagens trocadas previamente com muitas pessoas la estava eu pronto pra fechar a usina prontinho com tudo no jeito pra executar o crime o virabrequim bielas e um bloco de motor so precisava juntar tudo o dono da retifica olhou minha cara e perguntou voce ja montou um motor antes haha amigo se eu tivesse montado um motor antes nao estaria com essa cara de ue e tao pouco teria utilizado os serviços dessa retifica ele terminou de torquear as bielas no vira e me entregou regula a folga do mancal acredito que ele tenha pensado que me pegaria na curva pelo menos isso eu sabia fazer peguei as peças volante parafuso calibre etc e fui la medir tudo medidas feitas folga regulada bora pra proxima etapa colocar tudo no bloco logico que isso tudo ja tendo o vira pronto e montado em maos paguei por isso po ok aqui muita gente acha que e simples colocar os pinos bronzinas encaixar os mancais e pronto ta colocado olha e simples assim sim desde que tudo esteja dento das folgas pretendidas e peças corretas e isso mesmo coloca os tuchos nos alojamentos pinos nos mancais encaixa as bronzinas e na sequencia coloca o vira com cuidado pra tudo entrar no lugar ta pronto vira ta no lugar ahahha que afliçao de alguma coisa estar fora e explodir tudo falta colocar o comando o boy cade esse comando achei la num canto da retifica tranquilo achei as marcaçoes alinha e coloca com carinho confere a folga pra ver se nao esta nem ruim nem apertada tudo nos conformes to com muita sorte pausa pra almoçar muitos pensamentos se passavam enquanto eu comia solitario num supermercado proximo pra mim havia se passado mais de uma hora quando eu retorno pra retifica nao tinha dado nem 30 minutos ainda que desespero eu ja sapateando pra seguir com as coisas e a turma dando um cochilo um cochilo seculo xxi e a turma ainda dorme no almoço eu devo ser de outro planeta nesse tempo de almoço que todo mundo tava descansando fui conversar com o dono ele comentou comigo que nao vale a pena pra ele montar o motor por la muito tempo de trabalho e consequentemente tinha que cobrar por isso alegando que o tempo que ele perdia pra fechar um bloco de vw era o tempo que ele demorava pra fazer 3 cabeçotes naturalmente ele tinha que cobrar o mesmo valor papo vai papo vem deu a hora do almoço eu ainda tinha quase tudo pela frente pra seguir montei tudo no lugar deixei o pinhao pra colocar depois passei cola na carcaça toda fechei e comecei a torquear com o * na mao de estar fazendo caca fechei os 6 parafusos no torque correto e segui para os perifericos que travavam outros lugares falando assim parece que perdi apenas duas horas de serviço ne pasmem foi o dia inteiro de trabalho cheguei la 9 30 da manha e fui embora 17 30 eu nao acreditava no tamanho da minha incompetencia se vivesse de retifica eu tava falido mas no fim deu tudo certo e segui pra casa com o bloco parcialmente montado vou ficar devendo fotos chegando em casa guardei tudo na tl e segui pra casa descansar ja estava anoitecendo e dali eu nao conseguiria mais progredir naquele dia no dia seguinte acordo cedo armo minha bancada sobre pneus no estacionamento pego o bloco e continuo a montagem montagem dos aneis nos cilindros sem cinta sem nada apenas dedao e boa vontade alguns cortes no dedo pinos no lugar pistoes montados na biela pausa para conferir se tava tudo no lugar diacho de anel que se inverteu depois que eu montei certeza porque eu tinha conferido antes de colocar tira pistao e monta tuuudo de volta pistoes e camisas no lugar seguindo pros cabeçotes apertados e torqueados esqueci as capas de tucho haha parecia um episodio do mr bean eu tava me sentindo um idiota fazendo caca atras de caca mas tudo reversivel por sorte ate que estava tudo pronto tudo montado tudo no lugar faltava apenas todo o resto gente quando voce pensa que terminou nao ta nem na metade faltava montar balancins varetas capa da turbina turbina latas regulagens e mais os infinitos perifericos o dia tinha acabado balancins 1 25 dia seguinte eu tava de ferias ne gente eu podia demorar a vontade seguimos com a montagem apos tudo no lugar finalmente parti pra um teste que eu devia ter feito antes bem antes muito antes ver se o motor estava girando eu tinha em maos uma alavanca de 2 metros de ferro encaixei a chave 36mm no parafuso do volante do motor e despejei 90kg na bendita o motor nem pensou em girar façam as contas de quantos quilos eu tava fazendo de força o motor estava travado jesus amado liga pro zotti pra ver o que aconteceu zotti nao tinha ideia no fim descobri que tinha montado uma borracha errada e que isso tava travando todo o conjunto desmontei e nada de girar afrouxei o parafuso da polia que eu tambem tinha dado uma forçada boa pra prender nada do motor girar naquele desespero bacana de quem havia impregnado dias de serviço dinheiro e suor no motor coloquei o soquete de volta a barra de 2 metros e forcei forcei como se nao houvesse outra alternativa pra seguir vivendo me pendurei na bendita barra e a bendita soltou soltou e eu cai no chao quase bati a nuca numa quina que perigo menino quando eu olhei nada tinha se soltado eu apenas tinha conseguido quebrar um parafuso de 36mm pega a regua ai do teu lado e confere o que e um parafuso de 36mm de diametro e grande bicho metade havia ficado no motor a cabeça tinha saido como que eu tiro o resto dali agora talhadeira e martelo achando que teria que morrer pra soltar na primeira batidinha sem vergonha o parafuso girou a pressao ja tinha saido comprei parafuso novo coloquei no lugar ja acreditando que depois dessa paulada o motor havia soltado nada continuava preso abortei tudo e fui dormir as ferias haviam acabado e eu nao poderia mais fuçar no motor todo dia no fim de semana seguinte eu decretei que ia resolver o problema força daqui força dali solta daqui solta ali ate que um estalo ocorreu um estalo milagroso o motor girava livre e sem folgas um milagre divino ou apenas uma piada com a minha cara dessa hora em diante foi apenas descer a ladeira sobir o motor pro cofre nao vou contar o parto que foi pra nao escrever mais duas paginas coloca no lugar ligar os perifericos fio aqui fio ali carburador regulado ponto aferido gasolina no tanque [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 97413 97415 ] para registro eu precisava de um coxim traseiro do motor plano que era vendido original de fabrica no mercado livre por singelos r$150 reais achei um absurdo depois de muito procurar encontrei em uma casa da borracha em sp por r$20 so faltava uma coisa meter fogo e assim foi feito eu nao gravei o sorriso mas ele estava la motor todo bagunçado desregulado fios pra todo canto mas ele estava ligado e girando https //www youtube com/watch v=xspop6zu8qq nos proximos capitulos tratarei dos detalhes que foram trocados no carro ps sobrou muito menos parafuso do que eu achei que fosse sobrar porque voces sabem ne um pouco de parafuso sempre sobra abraço a todos jose guilherme project cars #269
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