fala pessoal aqui estou eu mais uma vez para continuar falando do omegao e o post de hoje que e o quarto texto e ultimo para quem nao sabe vai falar sobre uns dos assuntos que mais perguntam para mim como e ter um omega pois bem nao preciso nem dizer que como o omega e um projeto feito na europa e veio para o brasil para ocupar o segmento de luxo a maioria de suas peças nao sao baratas mas nao e so disso que vou falar entao vamos la o dia a dia com o omega motor 4 1 tamanho grande para os padroes brasileiros da decada de 90 e alto peso definitivamente estas nao sao as qualidades mais esperadas para um carro usado para o dia a dia se voce mora em uma cidade e enfrenta transito pesado a situaçao fica mais complicada o consumo do carro realmente e alto como dizem e na cidade segundo o computador de bordo fica na casa dos 4 5 a 5 km/l na versao do 4 1 com cambio automatico no caso da cidade que o carro se encontra no interior do rio grande do sul o transito nao e pesado mas o problema e outro a qualidade das ruas o pavimento da cidade deixa a lua muitas vezes passando vergonha por sorte toda a familia cuida o carro evita buracos e anda em velocidade baixa em vias ruins com isso conseguimos manter o carro integro mas basta olhar para grande parte dos omegas da cidade e entender o estrago que os buracos fazem com um carro desse porte a maioria dos carros apresenta um estado bem ruim como no caso do gls que foi nosso cujo dono que comprou o carro da gente o deixou irreconhecivel e muito normal ver os carros na cidade com a suspensao em pessima codiçao e sem os frisos externos por exemplo mas obvio que nada disso impede de usar ele no dia a dia contudo tenha em mente que o cuidado deve ser redobrado e a manutençao nao e das mais amigaveis mas ja digo vale a pena ter um omega na estrada se tem um lugar que omega e perfeito este lugar e a estrada e e daqueles carros que nao cansam o motorista e como meu pai fala viajar 300 km no carro e como dar um passeio na cidade estabilidade segurança desempenho e conforto tudo isso pode ser encontrado nele e no caso do 4 1 automatico o consumo em viagens normais fica em torno de 10 a 11 km/l uma media que eu considero muito boa para o carro foto antiga durante uma pausa em uma viagem eram quatro pessoas dois carros 12 cilindros 8 8 litros e muito torque no comboio a s10 e uma deluxe 4 3 do eduardo santos o taia melhor amigo do meu pai na epoca levei ela para envelopar a pedido do dono que bela pick up ne e nao pense que so os omegas de 6 cilindros que sao bons na estrada o escalonamento dos cambio de 5 marchas manual e perfeito para viagens mesmo nas versao 2 0 ja nas de 6 cilindros como disse em outro post mais detalhadamente o segundo o 3 0 e um motor de baixa velocidade de pistao e por isso anda facil e liso em rotaçoes altas padrao europeu ja o 4 1 e uma fonte de torque desde rotaçoes baixas e viaja tranquilo a 2 000 rpm padrao americano durante todos estes anos que o carro esta em nossas maos eu ja fiz varias viagens com ele todas entre sao borja/rs terra natal e santa maria/rs e arredores onde eu estudo e cada vez que peguei a estrada com ele eu gostei ainda mais serra com curvas grandes retas planicie campos arvores mais campo e paredoes de rochas essa e a estrada que liga sao borja ate santa maria trajeto que o omega mais faz na estrada manutençao geral agora vamos falar um pouco da manutençao do carro durante todo este tempo com a gente vou começar entao pelo motor desde 2008 com a gente o carro nunca precisou de algum tipo de manutençao em seu 250pol³ a unica coisa feita foi a troca da junta do cabeçote logo que compramos o carro como ja disse antes no mais o 4 1 nunca deixou a gente na mao por algo no seu coraçao agora quando o assunto e alimentaçao a conversa muda a bomba de combustivel ja foi trocada creio que 3 vezes na primeira vez o problema nao foi nem de perda de pressao o que deixou a gente muito curioso certa noite de sabado la por 2011 eu estava em sao borja e fui normalmente com o carro ate uma lancheria encontrar um pessoal e quando fui voltar pra casa nada do carro funcionar para minha sorte eu nao estava com ninguem no carro medo de todo jovem entao fui ate minha casa caminhando afinal em cidade pequena tudo e perto porem quando voltamos ver o carro ele milagrosamente funcionou perfeitamente o problema aconteceu outra vez no dia seguinte e quando foi para o reparo percebemos que a bomba parava de funcionar e voltava quando queria com isso uma bomba de combustivel bosch foi instalada resolvendo o problema a proxima vez que a bomba apresentou problemas foi em 2014 eu acho e o mecanico fez o favor de querer colocar uma de marca inferior que durou muito pouco e deixou meu pai nada feliz pois logo uma de qualidade teve que entrar no lugar porem pouco tempo depois apareceu um problema muito inesperado o tanque corroeu e deixou agua e sujeira entrarem em seu interior isso deve ter ocorrido por causa que o omega tem um pequeno espaço entra o tanque e o fundo do porta malas e a sujeira que sai dos pneus durante toda a sua vida acaba indo para essa regiao se isso e normal de todo omega ou o nosso tanque foi colocado um pouco mais para baixo isso eu nao sei mas que esse problema deu uma grande dor de cabeça isso e verdade e o pior que e um local muito ruim de ser bem limpo para piorar a situaçao a flecha e para mostrar a regiao onde a sujeira se acumula no dia em que isso aconteceu minha familia estava viajando com o carro entre sao borja e santa maria como sempre e por sorte nenhum dano ocorreu no motor e apos um trato no tanque e na linha de combustivel tudo voltou ao normal na parte da suspensao quase tudo ainda e original estamos falando de um carro de 1997 com mais de 140 mil km que eu lembre apenas uma bucha da suspensao dianteira uma borracha da traseira e um pivo foram trocados da pra imaginar como nos cuidamos os buracos com o carro ne por falar em suspensao a bucha da parte traseira deu uma dor de cabeça enorme para nos o trabalho da suspensao estava normal mas uma batida metalica aparecia as vezes dando um ola deixando a gente louco revirei o porta malas pensando em achar algo solto como o macaco mas nada fazia o barulho parar o problema so foi resolvido quando o carro foi para um amigo nosso o paulao da auto instaladora missoes para tirar os grilos o interessante e que o local e uma instaladora de ar condicionado e tambem faz serviços eletricos mas mesmo assim ele aceitou descobrir o que era o tal barulho metalico dias se passaram ate o telefonema marquinho eu descobri quando eu cheguei la vi o carro com a suspensao traseira desmontada fiquei no minimo surpreso e o barulho era de uma bucha metalica que e instalada dentro da bucha superior do amortecedor como a bucha do amortecedor estava gasta a bucha metalica tinha um movimento anormal e batia em algum lugar as vezes por isso o barulho infernal nao era constante sai do local e fui ate uma loja de peças que fica no outro lado da rua cidade pequena e suas vantagens para ver a bucha nova e ali tive uma surpresa enorme pedi a bucha do omega e no estoque eles so tinham a paralela a bucha custava no epoca r$ 12 e era de um material preto nao parecia uma borracha juro e era a mesma usada em modelos menores como o corsa sedan uma bucha paralela de corsa em um omega 4 1 isso nao vai prestar e na mesma hora um senhor mecanico de motores diesel sim d maiusculo por ser o ciclo e nao o oleo da cidade olhou e disse meu corsa sedan so usa originais essa nao presta concordei com ele e pedi se tinha como encomendar uma bucha original o atendente viu no sistema e disse que no outro dia ele teria a bucha em maos e o valor era perto dos r$ 60 a primeira coisa que pensei era que o par de uma era r$ 24 e da outra r$ 120 telefonei para o meu pai e expliquei que a paralela era ruim e tive a permissao de mandar vir uma bucha original quando fui buscar a bucha no outro dia eu vi uma peça totalmente diferente o produto original gm tinha um material macio e claramente mais resistente e ainda tinha uma pequena bucha interna de um material que parecia nylon e o melhor tinha sido produzida dois meses antes na alemanha aquele made in germany fez valer cada centavo claro que muita gente deve estar falando ah mas claro que a original e melhor sim eu tambem sabia disso mas nao imaginava tamanha diferença entre os produtos bucha no lugar grilos retirados e logo o omegao estava zero como de costume dormindo um pouco porem chegou a hora de comentar com voces sobre os problemas geneticos do modelo problemas cronicos e normal que muitos carros tenham algum tipo de problema cronico alguns simples como uma maçaneta que quebra relativamente facil como os vw quadrados ate outros graves como pegar fogo com certa facilidade nao citarei exemplos ok no caso da linha omega que faz parte de nossas vidas a mais de 10 anos posso citar alguns o primeiro foi um problema encontrado apenas no gls 2 0 azul que foi nosso que e a maldita bucha que conecta o carda na caixa e no diferencial quando fui buscar uma foto dela vi que o problema e realmente normal ne google quando essa bucha apresenta desgaste a vibraçao do eixo acaba tomando conta do sistema de transmissao lembro de um dia que andei de carona com um omega gls em mal estado no banco traseiro serio eu podia sentir meus pes pulando no assoalho do carro de tao grande que era a vibraçao ta mas e apenas uma bucha acontece que na epoca as compras na internet eram algo distante para nos e em sao borja uma dessas buchas custava na casa do r$ 500 um absurdo quando ela deu problema pela primeira vez o pouco tempo que levamos ate comprar uma unidade nova foi suficiente para prejudicar a outra bucha parecia um loop infinito serio que logo depois pediu para ser substituida foi ai que apareceu algo engraçado meu avo paterno que e daqueles engenheiros sem diploma que mesmo sem estudo cria soluçoes muito boas fabricou uma bucha para o omega a bucha foi instalada e durou um bom tempo ate ser substituida uma ultima vez por uma que custava na casa dos r$ 250 bem melhor que a de r$ 500 grande vo ari engraçado e que com nosso 4 1 automatico a bucha nunca deu problemas parece mesmo ser verdade que ela so e um problema dos omegas de quatro cilindros e uma observaçao hoje com a internet e possivel comprar um bucha dessas por menos de r$ 70 outro problema uma coisa que parece ser comum em todos os omegas e o defeito no servo freio podia ser algo normal se um servo freio de omega nao custasse alguns mil reais como o valor e enorme e e quase impossivel encontrar um original novo um cara me falou em 2013 que conseguiria mas era mais de r$ 6 000 a soluçao sao os reparos o gls teve um servo freio trocado por um remanufaturado uma vez nada grave mas no 4 1 a coisa mudou quando o servo freio original deu adeus e o primeiro remanufaturado foi instalado parecia ser uma manutençao normal se nao fosse o curto espaço de tempo que durou a peça nova nao satisfeito com o resultado meu pai pediu para eu levar o carro ate santa maria onde eu moro para uma oficina especializada em freios fiz isso e adivinha pouco tempo depois de vencer a garantia a peça estragou levei o carro la para tentar um reparo novo mas nao obtive sucesso e tive que pagar por outro reparo e quando fui retirar o carro no outro dia acabei me deparando com uma situaçao desesperadora o cambio automatico do carro estava estragado sim e isso mesmo eu deixei o carro e quando retirei para testar o serviço o omega estava com problemas no cambio automatico literalmente patinava as marchas e parava de andar fiquei totalmente desesperado e discuti com o dono um lutador de jiu jitsu mal encarado mas de nada adiantou obvio que ele nao iria assumir o problema no fim o carro ficou guardado em santa maria ate meu pai ir busca lo precisando de um guincho para chegar ate sao borja quanto ao que aconteceu creio que o problema começou com o fato de ninguem na regiao trocar o oleo do cambio do omega de maneira correta pois em todos os lugares isso quando trocavam apenas retiravam um parafuso e deixavam sair em torno de apenas 2 litros de oleo quando vi aquilo perguntei ta mas e o resto e o frentista que mais parecia um phd dizia que so abrindo o cambio e ninguem fazia isso foto antiga durante uma troca de oleo e filtro em outras palavras o carro rodava com oleo velho misturado com o novo e e claro que isso levou ao desgaste do conjunto porem no andar estava tudo normal com um pequeno detalhe que a marcha re demorava um pouco para entrar e estava fraca com isso eu tenho quase certeza que na oficina eles colocaram a marcha re para subir em alguma rampa e sentaram o pe queimando o cambio ah e so para saberem eu expliquei com todo cuidado que a re precisava de uns tres segundos para entrar e nesse tempo nao podia acelerar o carro mas pelo visto nao fui atendido infelizmente agora pensem na nossa situaçao interior do rio grande do sul onde nem uma troca de oleo correta era encontrada imagina so encontrar alguem para arrumar o cambio pois nao e que encontramos uma oficina em faxinal do soturno perto de santa maria que era especialista em cambios automaticos levamos o cambio ate o local uma cidade muito pequena e ficamos apavorados com o grande numero de veiculos importados de toda a regiao do sul do brasil eram audis mercedes bmw landau silverado americana cherokees opala diplomata taurus eclipse 406 pininfarina a maioria por problemas no cambio automatico mas nao era algo geral alguns carros nao encontraram soluçoes para seus problemas e acabaram la como uma mercedes c 350 com problemas nos sensores que atravessou o estado para pedir socorro o cambio foi totalmente reformado e ficou perfeito so um vazamento no conversor de torque atrapalhou e teve que ser arrumado depois o carro voltou a parecer zero ficou muito forte e agora sabemos que para a troca de oleo devemos nao so retirar a tampa do cambio como limpar um ima que coleta sujeira metalica e uma limpeza no radiador de oleo da caixa tambem deve ser feita realmente nao e um serviço que qualquer um sabe fazer na regiao o cambio ficou perfeito ate que um dia eu estava dirigindo tranquilamente quando vi um s piscando no painel por sorte eu sabia que era a luz do modo esportivo do cambio que tambem era um indicador de anomalias no sistema de transmissao e quando isso ocorre devemos usar o modo manual 1 2 e 3 e nao o drive e andar o minimo possivel como os cuidados quando isso aconteceu foram tomados nada demais ocorreu e o problema foi que meu pai lavou tanto o carro por baixo que acobou entrando um pouco de agua no modulo da caixa que foi resolvido mais tarde deixando tudo perfeito itens de acabamento bem agora posso dizer que este e o pesadelo de qualquer dono de omega que realmente queira originalidade no carro alguns itens de acabamento sao realmente dificeis de encontrar e isso acaba prejudicando muitos omegas e creio que o principal item sao os frisos que contornam todo o carro realmente os frisos sao um dos detalhes mais marcantes do carro ne o problema deles e que os frisos pretos nao sao lisos ou seja tem um textura e o que acontece quando um deles e arranhado na maioria das vezes sao lixados e pintados de preto ficando lisos e ridiculamente normal ver omegas com frisos lisos na regiao que eu moro por ser a soluçao simples e barata e claro que nao culpo quem faz isso so quando o assunto e originalidade a coisa complica entao o que fazer quando um friso e danificado bom se for no parachoque a soluçao e a troca da peça ou procurar alguma empresa especialista no assunto existe uma em santa maria que refaça toda a textura dos frisos como dito no primeiro post quando compramos o carro ele tinha um esfolado no lado traseiro direito uma marca normal em um carro de 1997 e como o pai sempre diz prefiro um carro arranhado pois posso ver o que aconteceu o parachoque tinha outras marcas da vida como de alguma re infeliz entao em 2013 o parachoque foi trocado por um novo resultado perfeito mas e um omega e os frisos sao um problema lembram parachoque novo o problema era um simples friso cromado que precisava ser trocado e quando fui procurar um novo tive a infeliz noticia que so eram produzidos os frisos para a dianteira do carro em outras palavras reze para nao danificar os outros frisos pois a soluçao sao as peças de sucatas mas por sorte apos muita luta encontrei na internet um friso original gm na embalagem peça de epoca original gm e que nao e produzida mais claro que o valor seria bem maior que o normal e apenas uma simples parte do friso traseiro saiu por r$330 o tal friso ja instalado uma outra soluçao radical por que nao e retirar os frisos e criar algo mais esportivo quem sabe um dia nao compro algum omega em mau estado e faço algo desse tipo obrigado barata por tirar essa foto no museu de nurburgring isso e perfeito nao custa sonhar com isso fecho o meu quarto e ultimo post da saga obrigado pela atençao de todos que gostaram e acompanharam o projeto e espero ter mostrado algumas informaçoes importante sobre o carro principalmente com o segundo post abraço a todos ate outra hora por marcos rainier de sa project cars #270 uma mensagem do flatout marcus e sempre muito legal ver um grande carro de volta a ativa e bem cuidado — especialmente um classico nacional como o omega que foi feito para viver na estrada parabens pelo projeto
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