bom galera aqui esta a terceira parte do pc #274 o resgate do chevette tubarao 1975 dos confins do interiorzao do meio do mato e do barro pra quem ainda nao viu as duas primeiras partes eu me chamo gutto morais e sou um chevetteiro roxo este e o meu quarto chevette alias esqueci de comentar nos outros capitulos que eu ja restaurei um 1978 sl prata que considero tao lindo quanto o tubarao nesta terceira parte vou mostrar minhas soluçoes caseiras para reparar o casco do velho e sofrido tubarao 75 que apesar de estar bem alinhado teve alguns problemas serios com os cupins e tambem com o uso descuidado de seu proprietario anterior que se chama acreditem velocindo isso mesmo voces vao conhecer ele no final deste post mas antes disso quero mostrar e falar um pouco mais dos acessorios utilizados nesta primeira fase da customizaçao pois percebi que a galera curtiu muito o interior escolhido para o projeto e tambem as rodas exoticas e pouco conhecidas do gp o projeto de customizaçao teve inspiraçao no chevette gp 1976 e gp ii 1977 conforme fotos abaixo que tinha um design pra la de bem acertado o primeiro gp tinha como destaque as faixas rally e rodas largas bem agressivas de 13x6 que em 77 no gp ii foram substituidas pelas copinho de 13x5 que eram mais comuns e em compensaçao ganhou painel com conta giros console central com manometros e bancos esportivos exclusivos ausentes no primeiro gp convenhamos que o interior do chevette gp ii e um show a parte e os creditos sao todos da gmb dos anos 70 eu apenas tive o trabalho de reunir todos estes acessorios raros e caros pra deixar o cockpit bem charmoso e de fato lembra alguns belos esportivos europeus dos ano 60 e 70 alias isso e uma das coisas mais apaixonantes deste carro o chevette tem uma posiçao de dirigir excelente alem de otima visibilidade ele tem o cambio na mao e o volante de 3 raios tem otima pegada parece um carro nascido para as pistas e nao um mero popular perguntem pro carlos cunha se e mentira — a revista 4 rodas comparou a posiçao de dirigir do chevette as alfa romeo dos anos 60 acho ate engraçado quando falam mal da dirigibilidade do chevette culpando o volante levemente deslocado para esquerda e pedais proximos um ao outro parece comentario de mulherzinha que so dirige um ford ka dentro da cidade completamente sem fundamento outro acessorio indispensavel em qualquer carro que se preze e um som de qualidade eu acho que uma viagem longa belas paisagens carro antigo e musica boa se completam por isso inicialmente coloquei um dvd pioneer e 4 falantes instalados de forma discreta para nao enfeiar o interior classico alias este dvd nao ficou por muito tempo pois e uma bela porcaria logo troquei por outro radio pioneer sem dvd e com bluetooth que e muito melhor e mais discreto o dvd destoou demais do resto do interior saindo agora um pouco da parte interna ja era hora de dar uma melhorada na parte externa as rodas do gp ficaram show mas a altura do solo nao tava legal mandei tirar algumas voltas das molas chevette pode cortar mola sem medo que continua macio e seguro pra andar a proxima etapa foi dar um emparelhada na pintura e eliminar alguns pontos de ferrugem ta certo que o estilo rat hod e hood ride estao na moda mas nao da pra deixar retoques grotescos de pincel pra cobrir arranhoes e pontos de ferrugem avançados pintura velha fosca gasta e manchada sao como cicatrizes de batalha de um velho guerreiro mas podres amassados e pinceladas mal feitas nao pegam bem outra coisa que e comum apodrecer no chevette e embaixo das borrachas do para brisa e vigia traseiro pontos criticos alem disso a caixa da bateria estava podre com furos grandes e o porta malas um bagaço o antigo dono inclusive pintou o porta malas com spray preto pra cobrir riscos e ferrugem a ideia dele foi proteger a lataria da corrosao mas ficou feio demais por incrivel que pareça o assoalho do chevette ainda e o original de fabrica coisa cada vez mais rara de ver hoje em dia mas tava bem surrado pra quem nao sabe diferenciar o assoalho paralelo nao possui os furos com tampoes de borracha bom como nao sou chapeador ou funileiro nao tenho equipamentos de solda e pintura nao tinha intençao de gastar uma fortuna com restauraçao e pra piorar moro em apartamento o jeito foi improvisar na garagem do predio mesmo comprei um poderoso anti ferrugem chamado tf7 pincel fibra de vidro massa plastica rolinho de pintura espatula martelo especial lixa ferro escova de aço tinta pu amarelo trigo e adesivo pu de alta resistencia usado pra vedar carrocerias e colar chapas de aço este material resolvia varios dos meus problemas comecei o trabalho de lixar desamassar corrigir e retocar varios pontos do carro [gallery columns= 5 link= file ids= 79012 79011 79010 79009 79003 ] os buracos da caixa da bateria e porta malas eu lixei e limpei bem depois cicatrizei tudo com tf7 e cobri com fibra de vidro nao recomendo o uso de fibra em nenhuma restauraçao seria mas pra este tipo de conserto e otimo este adesivo pu de alta resistencia tambem e pra la de util na hora de dar acabamento e cobrir pequenas imperfeiçoes fazer emendas tapar furos quando seca ele se transforma em uma borracha densa e dura que resiste a altas temperaturas e a esforço mecanico usei muito na carroceria principalmente no reparo do suporte do para brisa e vigia traseiro conforme as fotos a seguir a unica coisa que precisei recorrer a um profissional na parte de lataria foi no alinhamento da porta do motorista que estava com um suporte interno quebrado e precisou de solda mig apos os reparos acabei optando por um para brisa degrade novinho em folha o original estava muito riscado e picado de pedras e contra o sol eu nao conseguia ver quase nada dei um trato na saia dianteira acabei pintando tudo com rolinho mesmo apos muitas horas de lixa martelinho e massa consegui deixar bem mais liso e com a pintura mais homogenea do que os reparos anteriores feitos de pau a pique a ideia era so deixar a lata bem protegida ate pensar em algo melhor outra soluçao encontrada depois dos reparos mais urgentes na lataria e pintura foi personalizar a traseira com uma faixa preta semi brilho e eliminar o cromo dos adornos das lanternas pintando no mesmo tom de preto isso deu um toque de esportividade e personalidade ao chevette que eu particularmente gostei muito pra completar surgiu o anuncio no facebook de um item de coleçao rarissimo um espelho retrovisor conico original do chevette gp igual ao que era usado no opala ss 76 e maverick gt a cereja do bolo ate o momento ele ja estava criando forte personalidade old school com suspensao rebaixada mascara negra na traseira farois de lente lisa rodas largas e afins durante esta transformaçao toda eu liguei pro antigo proprietario e num domingo fui ate la mostrar o chevette pra ele a ideia era apenas ir ate o centro da pequena cidade de sao pedro da serra mas ele me fez levar o carro ate a casa dele em um sitio afastado da cidade [gallery columns= 4 link= file ids= 78992 78991 78990 78989 78987 78988 78986 78985 78983 78982 78981 78980 ] a estrada era bem ruim mas valeu um belo registro do seu velocindo completamente impressionado e quase emocionado com a transformaçao feita em apenas 4 meses do velho chevette que lhe serviu tanto nos ultimos anos no proximo capitulo vou finalmente falar da compra da chevy 500 94 e a troca do motor cambio rodas pneus e mais alguns itens enquanto isso fiquem com algumas fotos tipicas de um antigo daily use aguardem o proximo capitulo por gutto morais project cars #274
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