ola amigos estou de volta com mais novidades sobre meu fit neste post explicarei o que aconteceu com meu motor e como resolvi o problema de vez peço desculpas pelo longo texto mas garanto muitos detalhes depois do ultimo hot lap distrito racing que participei em dezembro de 2015 meu carro ja estava fumando muito e continuei rodando por uns tres meses eu havia retificado o cabeçote antes do evento trocando os retentores de valvulas que estavam estourados e quatro valvulas mesmo o motor fumando muito devido a aneis gastos ele estava muito forte e foi a epoca que senti meu carro mais competitivo e tudo funcionava perfeitamente so teve um problema com ele quando eu ia fechar as voltas de melhor tempo quando eu percebia que tinha explorado o limite do motor e curvas sem ser penalizado o carro tambem percebia o massacre e cortava o acelerador me deu muita raiva nao sei o que pode ser dizem que e o acelerador eletronico que faz fechar a borboleta quando a central entra em emergencia mas nao sou especialista neste assunto quando aconteceu a primeira vez faltando 20 metros para a linha de chegada eu feliz para fechar uma perfect lap levei um susto pois estava a quase 7 000 rpm e o carro apagou fazendo eu quase perder o controle dele na saida da ultima curva uns tres segundos depois o carro acelerou novamente nao vi oleo na pista entao fiquei tranquilo para continuar indo pro trabalho no carro mudei o oleo de 10w40 para o 15w40 todo dia tinha que colocar um litro para rodar 100km um mes depois mudei para o oleo 20w50 e melhorou pouca coisa rodava uns 150km com um litro ja nem lavava mais o carro nem me animava mais em nada com ele toda semana eu deixava acumular os frascos nao aspirava o carpete nunca da para ver pela sujeira nas fotos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 102562 102563 ] confesso que eu gostava do carro fumando claro que foi temporario e poluia muito mas o maior prejudicado era eu e estou vivo ainda a maior utilidade dele foi no dia que a presidente do pais nomeou um ministro indevido e espontaneamente teve um buzinaço em frente ao congresso nacional imediatamente peguei meu carro e parti pra la chegando la me aproximei dos carros que estavam acelerando e comecei a acelerar e buzinar tambem fiz uma nuvem de fumaça imensa fechou um lado da esplanada dos ministerios de fumaça formou se uma galera em volta do carro com umas bandeiras e gritando palavras de ordem ja tinha queimado mais de um litro de oleo entao parei de acelerar e larguei o carro la na grama e fui dar apoio ao pessoal a pe mesmo dias depois o carro começou a encharcar as velas em descidas longas eu tirava o pe do acelerador e acho que o carro cortava o combustivel entao com o movimento dos cilindros e sem queima acumulava muito oleo nas velas tirei as oito e limpei tres delas estavam sem os eletrodos externos so cinco estavam funcionando e tambem ja deterioradas e eram ngk iridium com menos de um ano de uso um prejuizo de quase r$ 500 so nisso aqui no flatout algumas pessoas falaram nos comentarios que eu deveria me envolver no cenario automotivo de brasilia entao pesquisei e descobri que existia uma quinta show onde reuniam mais de cem carros num estacionamento pessoas trocavam ideias mostravam seus carros e era onde se concentravam os carros mais insanos de brasilia muitos projetos de respeito alguns aceleravam la quando iam embora ou estavam chegando mas e algo que nao recomendo a ninguem fazer nesses tipos de encontro porque alem do risco de ser multado e perder a habilitaçao se acontecer qualquer acidente alguns vao fornecer ajuda ja outros vao torcer para que o pior aconteça com voce um exemplo disso foi quando um cara passou reto num balao e estourou os pneus na guia uma galera ficou gritando e zoando muito do ocorrido uma semana depois do dia que fui la na semana que desmontei o motor do carro pessoas que estavam la mandaram videos e prints de conversas no whatsapp dos encontros para o jornalismo de um canal de tv e passaram uma reportagem onde disseram algumas coisas que nao acontecia la ate porque esse encontro era num estacionamento do proprio detran e ninguem seria louco de beber e fazer qualquer tipo de manobra la o apresentador do jornal fez um questionamento perguntando porque a gente nao iria para o autodromo realizar esses encontros ai fica o outro questionamento cade o nosso autodromo ele nao sabe que nosso autodromo esta fechado ha anos e com investigaçoes de superfaturamento da reforma etc foto daniel ferreira/metropoles nao temos mais nada de automobilismo em brasilia pagamos um mico enorme aqui quando cancelaram a formula indy por esses problemas os trackdays mais proximos sao em goiania mas fica extremamente caro correr la tem que pagar hotel combustivel entre outros gastos fica inviavel ir pra goiania ate para assistir so quem tem muito dinheiro consegue a unica maneira hoje de acelerar em brasilia e num dinamometro tem um pessoal organizando um dynoday vou participar mesmo meu carro sendo fraco para estes tipos de evento o que me importa e participar de 2007 a 2014 quando eu nao tinha carro sempre caminhava em torno de 20km quase todos os fins de semana para chegar no autodromo e assistir algum evento quando nao tinha dinheiro para entrar eu ficava do lado de fora em cima de alguma coisa para conseguir ver os carros entao levo muito a serio essa questao do autodromo enquanto nao terminarem essa reforma o que nos resta e marcar encontros de carros na rua me esforço ao maximo que minhas condiçoes permitem para andar com meu carro dentro da lei claro que nem sempre da pra ser perfeito maioria dos brasileiros se fossem monitorados durante uma hora no transito ja teriam multas suficientes para perder a cnh retifica completa do motor depois de tentar muitas medidas paliativas no motor e acabando com os estoques de oleo 20w50 em alguns postos fiquei na duvida se comprava outro fit e encostava esse por um tempo ou se eu gastaria muito dinheiro para trazer meu fit de volta a vida o lado das alegrias e a adrenalina que esse carro me proporcionou pesou mais decidi gastar tudo que pude para fazer o motor dele pensei em swap para r18 do new civic mas ia demorar muito e no df nao tem como regularizar o swap era facil de encontrar e o custo seria proximo do que gastei no motor 1 3 minha prioridade era fazer o motor do fit em no maximo cinco dias combinei com um amigo mecanico experiente com muitos anos trabalhando na honda que acabara de abrir uma nova oficina especializada honda a h vtec para dar maxima atençao ao meu carro para nao ter problemas com peças ou atrasos paguei tudo a vista compramos algumas das peças adiantado e seguimos com o plano de fazer o motor o mais rapido possivel pois ja estavam quase acabando minhas ferias ai rapidinho o motor foi desmontado para mandar o bloco para a retifica so que uma surpresa muito desagradavel apareceu [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 102553 102554 ] o problema na retifica de motores honda muitas pessoas me falaram que em motor honda retifica para medidas acima de 0 25mm o motor fica um lixo eu achei que nao fosse verdade mas conversei com varios mecanicos e falaram que o motor faz barulho consome muito oleo e aumenta o consumo de combustivel consideravelmente meu mecanico falou que faria no meu carro com medidas ate 0 50mm nos pistoes e virabrequim com minha autorizaçao e sem garantir muito que ficaria perfeito aceitei a proposta mas assim que fomos tirar as medidas o bloco estava com desgaste de 1 00mm praticamente e por incrivel que pareça o virabrequim e as bronzinas estavam sem desgaste suspeito muito do aditivo de oleo que coloquei depois do uso de dois frascos do tal produto especificamente no segundo que coloquei em aproximadamente uma semana meu carro começou a fumar horrores e começou a baixar um litro em menos de 400km antes era em torno de 2 000 ou 3 000 km para completar um litro e depois da troca do oleo e aplicaçao deste redutor de atrito batia muita valvula e o motor estava muito aspero tanto e que ate contei nos posts anteriores que tive que trocar o oleo no outro dia o que saiu do motor nem era mais oleo pois ouve algum tipo de reaçao que o oleo do meu carro virou agua depois dessas trocas ainda dava para perceber o oleo meio aguado nos balancins ao encostar o dedo da para sentir uma camada muito grudenta que dizendo o mecanico e o aditivo impregnado cumprindo a funçao dele mas num local sem relevancia eu sei que acelero muito mas sempre com motor quente oleo de melhor qualidade antes de consumir um litro por dia etc jamais iam acabar os aneis de segmento e desgastar 1mm no bloco sem que houvesse alguma anomalia no motor quando coloquei o primeiro frasco desse produto meu motor era muito novo com uns 100 mil km rodados nao fumava nada nao reduziu atrito nenhum e me deu varios prejuizos imediatos tirando a viscosidade do oleo e ressecando os retentores de valvula do meu carro as provas concretas que tenho so sao as do documento oficial do produto comprovando que existe cloro na composiçao entao e apenas meu relato e opiniao que estou expondo vi outras pessoas falando no youtube que usaram o mesmo redutor de atrito e tambem o oleo perdeu a viscosidade outra enganaçao que esta surgindo aos poucos sao esses produtos de flush para tirar borras no motor vi um mecanico no youtube esses dias castigando um motor com esse negocio de flush para tirar as borras e nao tirou absolutamente nada foi um mico o serviço o que foi removido ate cuspindo e passando o dedo faria igual entao fiquem espertos com essas frescuras so deixou o cabeçote bem claro mas a sujeira de verdade impregnada ficou exatamente como estava nao removeu um grama de borra voltando a soluçao para o motor so me restou mandar encamisar ai o preço quase dobrou no final ficou em torno de r$ 6 000 00 todo o custo pesquisei na internet como ficaria um motor honda encamisado e levei um susto com a qualidade deste serviço fiquei noites sem dormir imaginando se o meu ficaria assim o lado bom e que eu iria usar pistoes standard comprei pistoes novos bronzinas todas as juntas e retentores do motor e muitos outros itens coloquei um kit de embreagem novo pois o que estava era o original e ja no ferro quando recebi essas fotos do encamisamento com extrema perfeiçao e exatamente como eu desejava que ficasse fiquei muito aliviado e confiante [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 102567 102566 ] o motor do carro ficou perfeito com um oleo 100% sintetico 5w40 o motor esta muito macio e silencioso o giro sobe muito suave ja amaciei e troquei o oleo com mil km estou chegando nos 3 000 km e ate agora tudo ok com o motor meu carro tambem estava com um buraco no lugar do som que me deixava com desgosto dele somando outros detalhes adaptei um radio com usb do fit 2014 ficou perfeito quando comecei mexer no carro a primeira coisa que coloquei foram umas rodas aro 17 de competiçao aparentemente de aluminio forjado pela dificuldade que o especialista em rodas teve para desempenar elas por causa da extrema dureza e pesando apenas 6 8kg cada so que acabaram os pneus e empenei duas numa viagem de 4 000 km que fiz para a bahia ando com rodas 14 de ferro originais do fit atualmente entao animei em deixar meu carro com visual bacana novamente andei brasilia toda para fazer uma tinta da cor branca do honda nsx r grand prix white ou o honda championship white do integra type r rarissimo consegui fazer uma cor bem proxima do grand prix white agora so faltam os pneus que irei comprar em breve e as calotinhas com h vermelho que ja estao quase prontas por que nunca desisto deste carro depois que o flatout fez uma postagem sobre os carros mais legais com preço entre 20 e 25 mil vi que muitos criticaram falando que o fit e um carro sem sal e sem merecimento algum de estar na lista de melhores neste preço e que e uma minivan para senhoras e pessoas que nao curtem carros como fiquei aborrecido com isso vou mostrar os segredos do fit quem criticou o carro e sugeriu alguns nacionais podem nao ter o conhecimento necessario sobre o fit nao estou dizendo que o fit seja melhor que todos os outros so quero mostrar as qualidades dele se eu tivesse outro carro provavelmente iria defende lo tambem como sou proprietario de um fit vou defender o fit pode ser fraco mesmo o motor mas acham que foi so sorte eu andar mais rapido que dezenas de carros com ate quatro vezes a potencia do meu suspensao preparada e ate carros menores pode ser um carro desrespeitado na rua pelo motor fraco mas pelo menos nos hot laps ele tem muito respeito pouquissimos carros originais e do preço dele andam junto com ele os que andam mais rapido geralmente sao menores e bem mais leves e com melhor relaçao peso potencia lembrando que meu projeto e exclusivo para hot lap e dia a dia e minha batalha e baixar meu tempo a cada evento conforme vou baixando tempo vou superando o tempo de alguns carros e sinto que estou progredindo agora vamos conhecer o outro lado do fit que poucos conhecem o dia em que o drift king keiichi tsuchiya se surpreendeu com o fit no japao existia um programa de tv chamado best motoring international 1987 a 2011 um programa com avaliaçoes tecnicas de carros os pilotos que testavam os carros eram dos melhores do japao incluindo o proprio dk eles eram bem criticos com os carros analisavam cada detalhe no volume ou episodio 13 do programa eles levam o proprietario da spoon sports ischishima san para apresentar ao mundo o spoon fit no 95 e a impressionante estrutura do monobloco original do fit parte do texto abaixo eu li no blog qual carro pois o editor transcreveu algumas partes da materia para o portugues dk se alguem procura viver seu sonho eu acho que o fit pode ser transformado em um carro esportivo no caso do teste era um spoon fit o carro tinha em torno de 15cv a mais que o original reduçao de peso suspensao preparada entre outros detalhes ischishima san mostrou um monobloco de fit para provar que ele pode ser um carro esportivo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 102575 102574 ] ele afirma que nao e esportivo pela aparencia ou estilo e sim pela estrutura do monobloco segundo ele qualquer carro pode ser chamado de esportivo colocando aerofolios saias etc mas o chassi nunca podera ser alterado o primeiro item que ele destaca e a localizaçao do tanque de combustivel que fica no centro do carro abaixo do banco do motorista e passageiro a estrutura do monobloco e flexivel na parte de cima e rigida embaixo padrao existente em carros de categoria gt em todo o mundo proporcionando uma impressionante rigidez a torçao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 102573 102576 ] quando ischishima san começa a mostrar a parte de baixo do monobloco ele fala que e feito de forma diferente dos demais carros urbanos e todo reforçado com chapas de varias espessuras e estruturas tridimensionais como por exemplo esta enorme barra reforçada abaixo da localizaçao do estepe [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 102568 102571 ] quando keiichi tsuchiya pilota o fit ele varias vezes diz nao acreditar em tamanha performance e potencial do carro [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 102578 102577 ] foram muitos elogios e ele afirma que realmente e um verdadeiro esportivo e muito divertido de pilotar este fit foi projetado para provas de endurance nao e a toa que o monobloco do fit e a base do honda civic type r fn2 europeu turbo agora começo a planejar uma melhoria no motor do meu carro como nao fiz o swap a unica soluçao para conseguir potencia e com turbo ou supercharger e baixar muito o centro de gravidade do carro estou analisando as peças necessarias e vou comprar aos poucos quando eu tiver todas ai faço o orçamento para montar sera algo simples com pouca pressao e miolo original meu sonho mesmo seria um rotrex mas andar com este pedaço apelativo de agera r nao e pra qualquer um ai desisti quero este kit turbo para focar no objetivo de ficar entre os cinco carros mais rapidos de hot lap em brasilia um dia conseguirei enquanto isso irei publicando o desenvolvimento do projeto um abraço a todos e obrigado pelos comentarios de apoio nos posts anteriores voces leitores me motivam a cada dia ate a proxima pessoal por lucas ribeiro project cars #279
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