ola flatouters olha eu aqui de novo para quem nao se recorda ou nao me conhece mesmo ja tive um project car selecionado anteriormente e ele deu as caras em fevereiro quando me desfiz do primeiro gti vr6 o de numero 59 o chewbacca pensei que eu nao sentiria falta dos mk4 em minha vida o passat era um otimo carro mas faltava nele aquela coisa que nao sabemos explicar mas que nos faz olhar pra tras sempre que estacionamos o carro na verdade eu olhava porque ele era lindo mas faltava aquele toque de esportividade agilidade nas curvas arrancadas vigorosas ronco mais nervoso ainda mas vamos pular essa parte por enquanto gostaria que voces conhecessem um amigo que vai contar um pouco da saga deste gti vr6 de numero 79 o chewbacca ii acho que a forma de contar a historia deste novo pc para voces sera inedita pois tera dois autores introduzindo a voces o amigo vittorio kraus ex dono do carro e responsavel pelas principais modificaçoes de performance do carro o nascimento do projeto por vittorio kraus fala galera tudo bom entao o fernando me pediu para fazer uma introduçao ao project car dele ele comentou que seria mais interessante eu contar dos primeiros upgrades que o 79 recebeu alias nao podemos dizer primeiros porque ele sempre foi muito bem cuidado pelos antigos donos ate chegar a mim mas digamos que apimentei um pouco mais a vida do danado missao dada missao cumprida nao seria nenhum trabalho para eu escrever sobre o que fiz no carro quando que e trabalho falar de carros ne o ano era 2014 tinha acabado de perder meu pai uma pessoa de grande estima e presença na minha vida estava querendo algo que me motivasse e ai apareceu o vr6 79 ja tinha o namorado meses atras no webmotors porem naquele dia tomei coragem e entrei em contato para minha surpresa o proprietario da concessionaria onde ele estava anunciado era tambem dono do carro pasmem o cara e gente finissima e sentiu que eu seria um otimo dono para sua joia bom o carro estava em campo grande/ms e eu moro em blumenau/sc alguns quilometros de distancia hehehe mas isso nao e nada para quem tem amigos achar mais alguns malucos para ir junto nao foi dificil duas semanas depois estavamos pegando a estrada fomos no meu carro que foi dado na troca assim ele estava na concessionaria la em campo grande essa foto me corroeu alguns dias ate poder ver a joia ao vivo foi uma viagem e tanto fizemos 1400 e poucos quilometros em pouco mais de 14 horas naquela viagem tocada direto nos demos bem era sexta feira e atravessando para o estado de mato grosso do sul voltamos uma hora no fuso horario nos dando a hora que faltava para chegar na concessionaria e retirar o vr6 ainda na sexta foi muito louco assinando os documentos no cartorio as 18 horas em ponto de sexta e apos tantas horas de viagem indo direto ao encontro dele saimos pelas ruas de campo grande mostrando para todos que quisessem ouvir o ronco do bolido foi uma sensaçao incrivel acho que dificilmente se repetira em minha vida apos algumas semanas ja estava marcado o primeiro track day nao comentei acima mas sempre fui um apaixonado pela modalidade nao me considero nem semi profissional porem quando me sobra tempo levo meus carros para os autodromos track days acabam com o carro dizem as mas linguas sim mas linguas porque ate hoje fazendo todas as manutençoes corretamente antes e depois dos eventos nunca me incomodei com nada fora do comum cascavel/pr foi sensacional dois dias de evento varios amigos fora a viagem poxa viajar de vr6 e simplesmente animal o carro e feito pra andar nao pra ser guardado debaixo de capa amigos primeiro dia foi com muita chuva e o segundo um sol de rachar nada melhor para testar o carro original e saber seus pontos fracos e fortes detalhe para o numero escolhido como ja mencionei as manutençoes sempre feitas na melhor oficina da minha cidade a eurocar sinceramente acho fenomenal o local e ambiente de trabalho nem parece brasil alguns meses e viagens depois resolvi trocar a suspensao e mais algumas coisas do carro de freios fui com os discos de audi s3 upgrade dos 288mm originais para 312mm com aeroquips perfeitos para o atual estagio do carro de suspensao sempre quis ter uma bilstein acho a marca fenomenal sei que existem outras com melhor custo x beneficio e sei tambem que nao seria a ideal para uso misto mas como bom alemao que sou cabeça dura comprei as pss9 sao fenomenais nao deu vontade de montar sao lindas nao elas tem nove ajustes possiveis de carga nos amortecedores e um range bem grande para regulagem da altura em conjunto com os freios o carro mudou da agua para o vinho na pista melhorou ainda mais apos ter comprado um jogo de pneus slick pois naquele primeiro track day destrui os originais [youtube id= gbyahe0ikxm width= 620 height= 350 ] a cereja do bolo dos upgrades veio algumas semanas depois comprado direto do 2º dono do vr6 79 o nao menos fenomenal fernando filho que baita pessoa esse cara tambem o lindo escape completo com flanges e abafador final borla cara isso e insano e marca registrada desse carro ate hoje [youtube id= ziqngcdknla width= 620 height= 350 ] detalhe para o flange que ele mandou fazer nas emendas foram colocadas no escapamento original tambem facilita bastante o trabalho pois caso queira trocar e so soltar os parafusos colocar uma junta nova e montar nao precisa cortar nem soldar nada dei umas voltas no aic tambem la e o autodromo mais proximo para mim ja sabemos o traçado de cor e nunca acerto a mesma tocada boa ate que descobrimos um jeito de prender a camera desse jeito driver’s eye achei sensacional [youtube id= j6wddvae2 y width= 620 height= 350 ] e o que dizer dos amigos que fazemos nos eventos pelo brasil afora esse outro foi em santa cruz do sul/rs autodromo animal pessoal simples e legal da saudade de voltar pra la a hospitalidade do pessoal e o diferencial o amarelo atras e um r36 100% de pista enfim ate parece que o carro so andou track days credo hein nao e bem assim sempre foi meu segundo carro usava para passeios esporadicos aqui na minha cidade nos nossos encontros de carro semanais temos uns colegas que trabalham com estetica automotiva hoje como esse ramo esta muito difundido acho que todos tem amigos que trabalham com estetica automotiva nao querendo parecer arrogante mas esses meus colegas nao simplesmente mexem com estetica eles sao profissionais da area e muito bons profissionais com todo o know how deles resolvi que era a hora de fazer um tratamento de detailing completo e tambem uma proteçao para a pintura novamente fomos surpreendidos pelo vr6 o verniz desse carro e sensacional tem uma camada generosa e a dureza e bem alta nunca tinha sido polido e deu um baita trabalho para fazer o corte primeira etapa do polimento de remoçao dos riscos e arranhoes aqui o video do tratamento completo e aplicaçao do ceramic pro 9h otimo coating para a pintura com base de nano particulas de ceramica [youtube id= xx1yokqyfj4 width= 620 height= 350 ] e assim começou esse processo que durou uma semana e assim finalizou foto sem muita qualidade uma pena porem foi na hora em que fui buscar na casa do colega quem viu o carro no bgt do ano passado pode ver o brilho que ele tem esta foto foi no evento este bgt que podemos dizer foi o divisor de aguas na vida do 79 ja eramos conhecidos e amigos eu e o fernando porem em 2014 ele viu o 79 ao vivo ja com todos os upgrades e em um papo de bebado surgiu a conversa de vender o carro apos o bgt acertamos para fazer negocio ate fevereiro de 2015 no maximo passado esse prazo eu poderia anunciar o carro e o final nao podia ter sido outro o cara e de palavra fez o que pode e comprou o vr6 ficou a amizade e a felicidade de ver o carro receber tantas outras coisas magnificas que serao contadas a seguir o melhor de vender um carro inesquecivel para voce e vender ele para uma pessoa que com certeza ira cuidar mais ainda do que voce fora a facilidade de continuar acompanhando a historia do carro e o fernando e f$@a cuida do carro mais do que de um bebe hehehe eu paro por aqui sigo minha vida e aguardo ansioso para ler as proximas partes e novidades vindas das palavras do fernando ah sobre o jetta que sera citado pelo fernando mais adiante nao ha muito o que dizer pois fiquei pouco tempo com ele logo em seguida o vendi e agora a brincadeira evoluiu para um audi a3 sport mas as rodas continuam sendo as bbs ch que vieram nele sucesso e vida longa ao 79 the show must go on por fernando correia bom depois da bela introduçao do meu grande amigo vittorio contando a saga da busca pelo carro e tambem dos upgrades de performance e participaçoes em track days e minha vez de assumir o teclado e que fique claro que ele ter usado o carro na pista foi a menor das minhas preocupaçoes pois tinha certeza de que as manutençoes estavam em dia na verdade o intervalo era bem menor do que o ideal e sob meu ponto de vista um carro rodado com manutençao em dia e mais confiavel que um garage queen que so anda nos finais de semana bom so nao conheço o primeiro dono do carro mas na nota fiscal consta que ele foi faturado no interior de sao paulo em abril de 2004 o segundo dono foi meu xara fernando filho e ele mora em maceio o terceiro dono foi o cristiano gionco da concessionaria vw autobel em campo grande depois veio o vittorio em blumenau e agora finalmente eu no litoral de sp viajado esse carro continuando a vw demorou a vender esses vr6 pois o desempenho era semelhante ao do gti 1 8t mas custava o dobro hoje ha toda essa aura de mito pairando sobre eles e considerado um futuro classico mas quando foi lançado quase micou quem optava pelo vr6 creio que fosse somente pela exclusividade pois nao havia nenhum motivo racional vamos nos aprofundar um pouco na historia dessa serie limitada de forma bem simplista pegaram as carrocerias duas portas das versoes 337 e 20th anniversary que eram fabricadas em sao jose dos pinhais pr e exportadas para o mercado norte americano e colocaram o motor e bancos dos vr6 europeus antes de continuar uma observaçao os 20 anos do gti em 1996 foram marcados por uma versao especial e limitada a 1000 unidades de um modelo mk3 golf 20 jahre em 2002 o mercado europeu recebeu a versao 25th anniversary ja na plataforma mk4 golf 25th anniversary neste mesmo ano foi lançado o 337 identico ao 25th mas sem teto solar para adicionar leveza e voltar as raizes gtisticas contando com apenas 1500 unidades para os eua e 250 para o canada golf 337 e finalmente em 2003 eua 4 mil unidades e canada 200 unidades tiveram sua versao 20th anniversary porque por la o primeiro gti so chegou em 1983 entenderam golf 20th anniversary voltando ao vr6 nacional oficialmente sairam 99 unidades da linha de montagem todos nas cores preto ou prata nao se sabe ao certo a proporçao mas existem bem mais pratas do que pretos todos tem cambio manual de seis marchas caixa 02m e carroceria de duas portas exceto pelo de numero 99 um quatro portas a pedido do diretor da fabrica de sao jose dos pinhais a epoca thomas schmall que posteriormente se tornaria presidente da marca no brasil esta unidade ficou com ele mas depois foi vendida tanto e que este ano apareceu aqui nos achados meio perdidos e algumas poucas unidades nao possuem teto solar outras sairam blindadas de fabrica ha uma lenda que diz que nao existem os numeros 13 24 e 69 pois a vw tinha receio da reaçao do publico bom eles foram fabricados tanto e que eu ja dirigi o 13 zagallo e segundo listas oficiais dos foruns que participo o 69 sofreu pt mas o receio tinha fundamento ou nao se lembram da alcunha de cornowagen dos fuscas com teto solar as diferenças em relaçao aos demais mk4 alem do obvio eram na parte externa o body kit exclusivo composto por front lip/rear valance/hatch spoiler e saias laterais iguais dos 337 e 20/25th anniversary ponteira do escapamento badges na tampa traseira as rodas long beach de 17 e ate os frisos laterais alem disso os farois tambem sao diferentes de todos os outros pois a mascara negra e apenas parcial e as lanternas ocean com uma faixa branca fabricadas pela magneti marelli que posteriormente foram usadas nos golf flash as do 1 8t tinham duas faixas fume e eram feitas pela hella no interior acabamentos em aço escovado inclusive pedaleiras descansa pe e soleiras das portas volante e coifas do freio de mao e manopla de cambio com couro perfurado e costuras vermelhas a manopla com o tema classico da bola de golfe painel de instrumentos cintos e tapetes com frisos vermelhos o sistema de som moonsoon com amplificador e os bancos que sao exclusivos mas bem que eu preferia que tivessem mantido os do 337 bancos recaro 337 alias outro item dos 337 que nao esta presente sao as rodas bbs rc 336 de 18x7 5 mas como veremos nos proximos posts dei um jeito nisso na parte mecanica o motor e uma evoluçao dos vr6 12 valvulas de codigo aaa agora falamos do vr6 bdf o bloco e praticamente o mesmo com deslocamento de 2 8 litros mas o cabeçote tem 24 valvulas duplo comando na admissao e escape e variador de fase na admissao coletor de plastico acelerador eletronico e nao mais a cabo algumas novas soluçoes para o controle de emissoes bobinas de igniçao individuais entre outras coisas que rendem 200cv e 27 kgfm de torque a 3 200 rpm e 0 100 km/h em 7 7s e maxima de 209 km/h limitada eletronicamente os 1 8t com 180cv e 24 kgfm a 1 950 rpm 0 100km/h em 7 8s e maxima de 227 km/h eram de fato uma opçao bem mais vantajosa em termos de custo beneficio temos tambem o ja citado cambio de seis marchas e um sistema de arrefecimento melhorado pois e um dos pontos de atençao dos motores vr6 mais antigos a suspensao e esportiva de fabrica com amortecedores e molas mais firmes e baixas vem ate um anexo no manual do proprietario informando esse caracteristica o que ja livrou minha cara em abordagens da policia com o 59 pois a suspensao era uma coilover eibach mas ainda nao tinha regularizado a alteraçao nao me julguem depois de correr a ficha tecnica vamos ao que interessa entao eu gostava do passat mas sentia falta do golf e as conversas com o vittorio eram quase sempre sobre como ele tambem gostava do carro mas queria um carro mais novo e mais civil nos nos conhecemos pelos foruns e facebook pois quando ele comprou o 79 eu ainda era dono do 59 nesse conversa vai conversa vem eu imaginava que por todos os upgrades de primeirissima qualidade ele pediria um valor alto demais para o meu bolso e por isso nem perguntava quanto mas em dado momento pos bgt eu perguntei e para minha surpresa estava dentro das minhas possibilidades desde que conseguisse vender a sasha grey o passat passat vendido negocio praticamente fechado pelo novo brinquedo mas vittorio ainda estava a pe nessa historia e entao encontramos um belissimo jetta mk5 cinco cilindros 2 5 l completo de tudo manutençao em dia e belas rodas bbs ch o carro estava em sao paulo fui olhar dei uma volta examinei tudo que podia e devia e dei o aval para a compra mas para facilitar as coisas eu mesmo comprei o carro em 24 de janeiro do ano de 2015 da graça do nosso senhor goku alem de moeda de troca seria meu meio de transporte ate blumenau e assim partimos eu e meu irmao na virada de 25 para 26 de janeiro encarar os quase 600 km e 8 horas de estrada que separam cubatao/sp de blumenau/sc e que viagem gostosa a bordo de um seda executivo alemao com motor potente e cambio automatico muitas paradas para esticar as pernas e tomar um cafezinho e revezar ao volante inicio da viagem passando por curitiba ao som de midnight oil e beastie boys chegamos por volta das 08 00 em blumenau conversamos bastante vi a maquina de perto entrei liguei o motor e ali sim caiu a ficha de que finalmente eu teria o que queria novamente aproveitamos a manha pra conhecer a cidade e resolver os tramites das transferencias do jetta e do golf almoçamos e voltamos para a casa deste que acabou se tornando um dos meus melhores e mais verdadeiros amigos neste mundinho gearhead que em muitas vezes se mostrou uma fogueira de vaidades para mim um merecido banho e o mais merecido ainda cochilo durante a tarde para se recuperar da viagem e recarregar as baterias para a volta devo ter mencionado isso na historia do passat mas nao custa repetir no fim das contas os carros sao apenas uma desculpa para fazer amizades e estreitar laços por exemplo nunca tive uma relaçao muito proxima com meu irmao ate pela diferença bem grande de idades 11 anos mas ao longo dos 1200 kms e 16 horas de viagem colocamos em dia muitos assuntos que na verdade nunca tivemos alem disso tornar real uma amizade que so existia virtualmente na verdade nos encontramos no bgt 6 mas ele estava bebado demais e nao se lembra de nada e serio ele e os amigos foram ate convidados a se retirar desse restaurante da foto conhecer a galera vaglover barriga verde juntar 2 gtis dois vr6 sim tem outro la o 83 e um jetta 5 cilindros num role pelas itoupavas blumenauenses comer rollmops pensando bem rollmops e melhor dispensar rollmops sao pesadelos tiras de peixe cru com cebola em conserva rafael nazario e seu gti azul que ja apareceu no project cars bom neste momento ou voces que estao lendo estao realmente achando legal esse lance de amizade e uniao em torno de uma paixao em comum ou ja estao cansados desse papo e nao veem a hora de quando vou começar a escrever logo sobre o carro bom arrumamos as malas enfiamos todas as tralhas num hatch de modo ninja pois afinal trouxemos conosco a suspensao escapamento e freios originais alem de muitas outras peças sobressalentes e tambem cervejas chocolates e afins chegamos moidos mas com um sorriso de orelha a orelha mesmo com o peso extra o carro era um monstro nas curvas graças as coilovers bilstein pss9 e o abafador borla foi o inimigo numero um da economia de combustivel mesmo assim quase conseguimos completar a viagem com apenas um tanque algo que nao foi muito dificil com o jetta e nao e que o tal de ceramic pro funciona mesmo foi so bater agua que saiu quase toda a sujeira de 600 kms de estrada repele muito a agua e sujeira entre outras propriedades magicas existem algumas outras marcas no mercado e com certeza voces ja ouviram falar delas modesta gtechniq etc segue um video demonstrando o poder hidrofobico da parada [youtube id= awekcjvcnyi width= 620 height= 350 ] no proximo post começo a contar sobre as modificaçoes esteticas as novas rodas novos planos para a suspensao algumas manutençoes de rotina e mais coisinhas que ainda pretendo mudar antes de me despedir gostaria de agradecer a atençao e paciencia de algumas pessoas em se tratando de paciencia principalmente a da minha noiva erica e dos meus pais pessoal do grupo vw friends aqui da baixada santista todos sem exceçao galera do vr6 owners especialmente ao carlos sempre solicito luciano beto que me ajudou com muitas informaçoes sobre as series especiais dante e nilton do golf mk3 club vw golf club com br e volkspage os demais nao preciso citar pois eles sabem espero que tenham gostado ate aqui e que a proxima parte saia logo porque ela ja esta pronta por fernando correia project cars #286
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