ola pessoal vamos continuar a saga do chewie enquanto escrevo isto ele ja esta beirando os 85 mil kms esbanjando saude hoje vou contar um pouco sobre as modificaçoes que fiz desde que comprei o carro e o que ainda esta por vir mal se acostumou com a nova garagem ja foi pra troca de oleo pentosin 5w40 100% sintetico como manda o manual + militec do reservatorio de expansao e do liquido de arrefecimento e do proprio liquido pentosin tambem com aditivo motul mocool e tambem recebeu uns pininhos pra quem nao conhece a expressao entender e como chamamos no forum os acessorios e outras frescuras apenas esteticas que nao promovem nenhum ganho em desempenho ainda bem que esse veio com o protetor de carter pois com o 59 teve uma pedra no meio do caminho e esses pininhos sao tampas do oleo e do reservatorio de expansao do porsche 911 interruptor do farol com acabamento em aço escovado e iluminaçao diferenciada o indicador da luz baixa acende em verde e lanternas hella smoked originais do r32 as tenho desde meu primeiro mk4 um gti 1 8t vermelho e usei tambem no vr6 anterior o #59 que hoje esta em vitoria/es meu primeiro mk4 um 1 8t na cor tornado red e meu primeiro vr6 reservatorio novo e tampas porsche interruptor do farol com acabamento escovado e acendimento diferenciado lanternas hella smoked de r32 e o limpador traseiro de polo gti um detalhe que tambem troquei foi o emblema gti traseiro coloquei um vermelho com a fonte classica pra combinar com os internos como voces podem ver acima mas e pastel de flango chines e vou explicar isso melhor adiante aqui foi a instalaçao dos bora vents iluminados que sao difusores de ventilaçao do bora com aletas do tipo persiana e iluminaçao dos pictogramas em leds vermelhos sim e ele na foto a lenda o outro instalando os bora vents e o arved este em primeiro plano e o nilton uma das maiores autoridades em golf mk3 no brasil vents no lugar e funcionando perfeitamente dias depois um passeio pela estrada velha de santos rendeu belas fotos prosseguindo consegui o par de badges originais com a fonte classica mas os cromados dos vermelhos mais raros falta completar o par pois o traseiro e dificilimo encontrar o que me incomoda e que na parte interna os gti das soleiras e da manopla sao vermelhos e por isso tinha colocado o chinesinho antes so que alem de ser menor a qualidade e bem inferior gti + rabbit e nao me lembro bem como mas achei uma loja virtual no canada chamada badge skins e la sao vendidos adivinhem so rollmops mentira bom sao badge skins adesivos para colar nos badges e emblemas encomendei logo um par dos vermelhos pois nas fotos do site ficavam perfeitos e bem alinhados e assim eu poderia deixar as coisas do jeito que queria ate encontrar o traseiro que falta porque como podem ver na foto o dianteiro ja tenho e na hora de colocar a decepçao pequenos demais entrei em contato com o vendedor e mandei as fotos ele respondeu que os que eu comprei sao para os badges dos 20th anniversary que sao menores mesmo mas que ele enviaria os corretos sem cobrar nada a mais por isso parece ate os vendedores do mercado livre mesmo que ele nao envie a culpa nao e dele quem quiser dar uma olhada no site tem para outros vw e tambem outras marcas e realmente sao muito bem feitos so dei azar de comprar errado sem saber mais pininhos outra coisa que incomodava e a essa altura ja estou convencido de que tenho algum tipo de transtorno obsessivo compulsivo eram as maçanetas internas cromadas destoando dos demais acabamentos internos que sao escovados entao o proximo passo foi a instalaçao dessas maçanetas escovadas elas sao de r32 mas no brasil estao presentes nos mk 4 5 limited edition como nao estava encontrando nada desses carros em anuncios do mercado livre resolvi pegar o part number e procurar no peças on line como costumo fazer e ter gratas surpresas as vezes encontrando peças originais nas concessionarias com um preço mais em conta que paralelas nao foi o caso dessa vez a mais barata que encontrei estava custando r$ 639 65 so a do lado esquerdo santa ecs tuning batman paguei us$ 73 98 pelo kit com as duas maçanetas originais pode multiplicar por r$ 3 50 e incluir os 60% de impostos de importaçao mais o frete mais o iof que ainda nao chega ao absurdo que cobram por uma simples maçaneta aqui no brasil aqui a instalaçao essa cola marrom e bem dura e chata de tirar e tambem nao sei para que serve ja que as peças encaixam bem justas de qualquer forma quando coloquei a nova passei cola de silicone aproveitei para trocar algumas buchas do forro que estava faltando ou quebradas/frouxas so achei as peças numa concessionaria de blumenau adivinhem quem foi la comprar e enviou pra mim sim os rollmops resultado e pra terminar a lista pininhos literalmente voltando ao compartimento do motor por baixa da capa temos a reguas das bobinas eu paro olho e penso se toda a fiaçao esta muito bem protegida e organizada por conduites por que essa aqui nao esta tambem na verdade esse foi um dos primeiros trabalhinhos que fiz no carro antes e depois seguindo nesse assunto recentemente fiz uma bela limpeza no motor e cofre e se voces forem atentos vao notar que duas peças que estavam faltando nas primeiras fotos la no começo do post agora estao ai alem de outra que mudou de cor cascao nunca viu agua na vida e ai ja identificaram as duas peças que estavam faltando eu tinha um baita medo de pingar uma gota d’agua no motor mas perdi o medo e por mais que tenham uma porrada de sensores e outras partes delicadas eles nao sao de papel sabendo fazer as coisas bem feitas e protegendo o que for necessario corretamente nao ha com o que se preocupar e afinal quando o motor esta limpo fica mais facil notar vazamentos de oleo nao que seja o caso aqui neste ponto gostaria de fugir um pouco do assunto principal e agradecer ao apoio do amigo cluadio kraetzer da automotiva store comecei recentemente nos dias livres a fazer alguns trabalhos voltados a estetica automotiva polimento tecnico e detalhamento e no inicio comprava produtos para cuidar apenas do meu carro e nessa transiçao de amador para profissional ele tem sido um grande incentivador e apoiador um agradecimento tambem aos instrutores ricardo ghica da ri car personal e diego cavalcante da loja detail pra quem ainda nao conhece o ramo polimento tecnico e o que possibilita pegar uma pintura nesse estado e deixar assim nessa area tambem faço esse tipo de magica em bancos de couro 50/50 em bancos de couro claros alem do trampo no motor que voces ja viram tem mais fotos na minha pagina pois bem vamos voltar ao que interessa e agora acho que voces vao gostar lembram se no primeiro post onde comentei que faltam alguns detalhes da versao 337 no vr6 bom as rodas ja nao faltam mais essas lindas meninas estavam anunciadas ha um tempo no forum por um valor um pouco acima do que eu estava disposto a pagar justamente pelo tempo que estavam la lancei uma proposta chorona para o vendedor que aceitou vendedor este que tambem acabou virando amigo o cara era dono de um dos gti sonho de valsa preto com interior caramelo mais bonitos que conheço body kit de vr6 e rodas iguais as que ele me vendeu sim ele tinha dois jogos de uma roda bem rara por aqui so tenho noticias de mais dois existem tambem as concavas mas essas sao de bmw com medidas e furaçao diferentes estas minhas especificamente sao as rc 336 de 18x7 5 offset 38 e pesam cerca de 10kgs pelas minhas pesquisas nao sao forjadas e sim fundidas porem apos a fundiçao no aro e utilizado um metodo chamado flow forming process que confere leveza e resistencia proximas a de uma roda forjada a um custo menor este video demonstra o processo [youtube id= kyu sxepiy width= 620 height= 350 ] outro processo interessante que torna as rodas ainda mais exclusivas e a pintura ou melhor a falta dela o acabamento delas e conseguido atraves de um processo chamado shot peening outras fontes dizem que na verdade e ball burnishing enfim o shot peening e um jateamento mas ao inves de agir por abrasao age por deformaçao plastica da superficie eu nao entendo muito bem como isso funciona so sei que ficam lindas golf 337 de novo parece cromada tem gosto de diamantada e cheiro de polida mas nao e entretanto tenho que abrir um parentese aqui alem do 337 as bbs rc tambem sairam la fora nos modelos gli mas com pintura convencional eu nao tenho certeza quanto a este jogo que me pertence pois quando as comprei ja estavam pintadas ha duas hipoteses ou elas eram shot peened e ai o verniz descascou o que e normal e foram repintadas ou eram de gli mesmo de qualquer maneira a pintura ficou bem parecida com o tal acabamento jateado e depois de um carinho com essa cera ficaram mais brilhantes ainda para quem quiser comprar aqui esta o link se quiserem economizar pode passar mousse de uva que funciona igual subindo a serra pro encontro da volkspage e estreando as novas redondas video maneiro do amigo fabio ribeiro e na descida mais um belo registro do ricardo santos pouco tempo depois consegui os center caps originais bbs mesmo o carro nao sendo tao baixo assim a parte que mais sofre e o front lip ou spoiler qualquer freada mais brusca que embique a frente se aproximando de uma lombada e pronto raspa que e uma beleza pra subir a rampa da garagem de casa a mesma coisa o agravante no meu caso e que o spoiler ja quebrou com algum dos ex donos descobri isso pois em maio deixei na oficina de funilaria e pintura a mesma onde foi feito o passat a prisma em santos para alisar o friso e pintar o para choque dianteiro de quebra emendei tambem a pintura das grades inferiores em preto brilhante combinando com a grade principal e tambem o proprio spoiler que ja estava bem ralado depois de decapar a tinta e alguns reparos malfeitos com massa o homero descobriu uma emenda foi reforçado com resina plastica e fibra e feita a pintura entretanto pensando justamente em preservar a peça original que nova custa cerca de us$ 800 00 resolvi colocar um alternativo da jom modelo airblade nao e tao bonito quanto o original porque o golf e todo arredondado e esse e pontiagudo quebrando um pouco da harmonia do visual mas quebra uma arvore para andar mais tranquilo no dia a dia fica menos ridiculo que um convencional pintado na cor do carro alem de ser mais resistente e ter uma altura livre do solo maior quando fui prestigiar o volksfest por exemplo foi so colocar o original de volta em cinco minutos e ja era volksfest no hopi hari lado a lado com o belo polo gt do amigo nicolas e agora vou contar a voces sobre a pedra no meu sapato essa pedra e a suspensao bom no sentido figurado mas tambem no literal porque ela e dura dura demais e indiscutivel o quanto essas bilstein pss9 melhoram no comportamento dinamico do carro a frente quase nao abaixa nas frenagens nem levanta nas arrancadas nas curvas terei que apelar para aquele cliche mais batido que tucho de cht mas e como se estivesse em trilhos o limite do carro esta alem da minha coragem de ir ainda mais rapido nas entradas e saidas de curvas e incrivel como eu nao me lembro de ter saido de frente ou de traseira com ele mas toda essa eficiencia so da as caras em asfalto decente e cobra uma conta bem alta do conforto e niveis de ruido e vibraçao resumindo mesmo na regulagem mais macia das nove disponiveis o carro e um pau cada emenda ou remendo naquele asfalto padrao fifa fazem escorrer uma gota de suor masculino pelo cantinho do olho esquerdo cada rua esburacada pela qual tenho que passar me faz questionar o sentido da vida ao mesmo tempo em que me sinto um adepto da cultura #choraboy ziguezagueando a 15km/h tentando nao dar com o c* na guia digo amassar as rodas ou rasgar os pneus num buraco agora de forma mais tecnica baseado num artigo da coluna engineering explained do carthrottle com vou explicar o motivo de uma suspensao mais firme e com pouco curso ser ideal para as pistas mas dificilmente o ideal para as ruas parece obvio mas vamos aprofundar essa questao carros de pista tem molas mais firmes pelo que ja escrevi ali em cima eles precisam ser mais baixos e firmes para reduzir a rolagem da carroceria e otimizar o fluxo aerodinamico naquela determinada altura alem disso circuitos tem o asfalto liso e bem nivelado se tiver imperfeiçoes sao pequenas o que nao chega a ser um problema para a suspensao ja no mundo real molas duras demais podem comprometer a aderencia molas macias obviamente tem um curso maior e o resultado disso e que uma maior força descendente sera aplicada nos pneus quando rodamos pelo asfalto padrao fifa do brasil cheio de imperfeiçoes ondulaçoes e buracos e essa força maior faz com que os pneus retome contato com o solo mais rapidamente apos uma ondulaçao por exemplo assistam esse video em ingles e irao entender melhor [youtube id= hgzrairqhni width= 620 height= 350 ] alem disso pela carga excessiva para um carro de rua os coxins e rolamentos ja foram pro vinagre troquei pelos de poliuretano da powerflex e depois de uma semana voltou a batucada na suspensao dianteira nao sei se foi torque excessivo na montagem mas inexplicavelmente a porca superior que vai na ponta da haste do amortecedor folgou comprei uma nova coloquei no lugar e voltou a folgar a rosca da haste nao esta espanada a porca pega aperto normalmente mas depois de uns dias rodando folga e começa a bater curiosamente passei pelo mesmo problema com o vr6 anterior que tambem usava coilovers so que da eibach pra finalizar esse durissimo assunto juntei a fome de ter um carro mais confortavel com a vontade de comer os cabelos que arranco cada vez que que a maldita começa a bater e optei por importar um cup kit composto por amortecedores koni str t e molas h&r sport esse conjunto sera firme o bastante para reduzir a rolagem sem comprometer muito o conforto so o stance e que ficara um pouco comprometido mas acho que estou ficando velho e rabugento demais pra me importar com isso ainda nao chegaram ao brasil mas enquanto isso cacei nas concessionarias todas as peças necessarias para um refresh da suspensao inclusive porcas e parafusos pra terem uma ideia do drama acho que vou la na eurocar para ter a certeza de que o carro esta em boas maos vao instalar esse negocio corretamente e nao terei mais dor de cabeça todas as peças com exceçao dos coxins traseiros sao os mesmos dos demais golf mk4 gostaria de ter importado as buchas de bandeja heavy duty do r32/audi tt mas depois da compra do novo setup tive que conter algumas despesas e o dolar esta proibitivo alem disso por ter começado a trabalhar com polimento tecnico/detailing no tempo livre tive que investir uma boa grana em maquinas e produtos para essa empreitada percebam as pequenas diferenças nos coxins/mancais traseiros o com final b e o normal e com codigo terminado em d e o para suspensao esportiva parece que a parte interna de borracha e menor nele estes sao os normais e estes os de vr6 o preço tambem muda duplica um detalhe importante para os donos de mk4 que pode passar batido ao comprar molas h&r sport observem o codigo segundo o catalogo da marca o modelo correto para os vr6 e 1 8t sao as 29526 2 acontece que ja vi muitas lojas vendendo a 29526 1 cuja aplicaçao e para os golf 2 0 como se fosse a certa para os 1 8t pode nao ter nenhum problema e as cargas serem tao parecidas que nao vai ser notada nenhuma diferença mas o seguro morreu de velho caso optem pelas molas race o codigo e 29527 independente da motorizaçao por enquanto voltei com as long beach descontaminei a pintura apliquei uma cera collinite 476 s e troquei o cd player por um mais discreto mirror mirror on the door so shiny very reflection much impressive por hoje e so na terceira e provavelmente ultima parte espero ja estar com a nova suspensao instalada o stubby mirror no lugar e provavelmente o bgt 7 ja tera passado portanto teremos belas fotos por fernando correia project cars #286 falha nossa por um equivoco na ediçao dos textos a terceira e ultima parte do project cars #286 foi publicada antes desta segunda parte voce pode ler a continuaçao deste post neste link pedimos desculpas aos leitores e claro ao fernando pelo erro
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