fala galera continuando a saga do nunka hoje vou falar sobre os upgrades de suspensao freios motor fase 1 e muitas configuraçoes de pneus apos o primeiro track day do carro em bsb ficou claro que a suspensao os pneus e o motor tinham potencial para serem melhorados a um custo relativamente baixo nesse mesmo dia o carro foi fruto de muitas sugestoes começando por cortar as molas da suspensao ate arrancar o belo sevel e colocar um ap treisquilimei no lugar filtramos os absurdos e por coincidencia semanas apos o evento apareceu um anuncio de um jogo de slicks novos 235/580 r16 que sao os famosos pelo perfil baixo diametro total de 580 mm contra 625 mm referente ao de maior perfil e que casariam com a caixa de roda do carro que nesse modelo do palio e bem pequena slicks comprados mas com um problema a maioria das rodas de 16 com furaçao 4x98 nao calçavam os slicks precisavamos encontrar rodas com tala suficiente para caber os 235mm de borracha sem que os pneus tocassem as torres nem as caixas de roda pesquisei muito na internet um catalogo descente que informasse a tala offset e diametro de rodas com furaçao 4x98mm e felizmente achei esse catalogo do uno clube feito pelo thiago dono de um belo uno 1 5r amarelo e ele que ja comentou na 1ª parte nem sabe que indiretamente nos ajudou nesse projeto no qual estavam relacionadas a maioria das rodas fiat com a especificaçao e fotos procurei a de maior tala possivel 7 e cheguei a tres modelos dois do stilo e um do bravo essence conforme foto abaixo era so achar um desses modelos aqui no df que nao fosse replica e com bom preço luizao veio para ca em um fim de semana e rumamos para o setor h norte hell norte para os intimos onde encontra se de tudo para carros quase um bairro desmanche de veiculos andamos cerca de duas horas em busca das rodas mas ninguem tinha nenhum dos tres modelos quando ja tinhamos jogado a toalha encontramos uma replica da roda do stilo connect que alem de cara parecia muito vagabunda e muito feia na minha opiniao alguns passos em direçao ao carro e surge uma loja que todas as outras indicavam nippon se eu nao me engano entramos na loja e avistamos o paraiso dois jogos de rodas originais do stilo 3ª roda da esquerda para a direita na primeira linha da figura acima em bom estado e por um preço excelente nao pensamos duas vezes e levamos para casa nesse momento voce leitor antenado deve estar pensando por que diabos compramos uma roda de 7 para colocar um pneu 235 explico esses pneus estavam montados nas rodas scorro do trofeo linea que foram projetadas em 2010 para esses pneus mas para usa las teriamos que mexer na caixa de rodas — sem contar o preço delas que era o dobro das que foram compradas com as rodas na mao tempo curto ate o track day de outubro preparando o meu palio e o nunka achamos que essa roda de tala 7 iria bater nos amortecedores mesmo sem testar atraves de um ensaio mental mal sucedido determinamos que seria necessario um espaçador ai que começa o primeiro de muitos erros compramos o maior espaçador existente no mercado livre o negocio era tosco nao tinha centralizador de roda parecia ser fundido em fundo de quintal e absurdamente dificil de colocar alem de absurdos 28mm de espessura os pneus montados nas rodas ficaram melhores do que imaginavamos a tala e o perfil baixo casaram muito bem na quarta feira pos trabalho ja na semana antes do track day resolvemos terminar as pendencias dos dois carros eu e antonio trouxemos o nunka para a minha garagem e começamos pelo meu carro colocando dutos de resfriamento do freio foi facil de fazer e demoramos pouco nisso e em seguida fomos montar os espaçadores no nunka e as rodas para ver como iria ficar o primeiro grande problema aconteceu com os parafusos tinhamos dois jogos um pequeno para roda de aço e outro do maior tamanho para rodas de liga leve como as originais que estavam montadas no carro a primeira tentativa de montar os espaçadores foi com os parafusos menores porem percebemos que so sobrariam dois ou tres fios de rosca para a fixaçao no cubo o logico foi feito e resolvemos colocar os parafusos grandes para tal fim para a nossa sorte os pequenos parafusos fixavam as rodas do stilo no espaçador com segurança por ela ter menos espessura que as 14 originais espaçadores no lugar e antes de arriar o primeiro conjunto resolvemos girar a roda que para nossa surpresa estava travada clareia daqui abaixa dali e descobrimos que enquanto os parafusos pequenos eram ineficientes os grandes sobravam e travavam a roda na manga de eixo apos algumas gravaçoes de voz no whatsapp felicitando o dono do carro que serao censuradas por aqui pensamos que so dois caminhos poderiam ser tomados comprar parafusos intermediarios o que nao daria tempo de ir com o carro montado no sabado ou cortar 16 parafusos no muro da garagem com um belo arco de serra como sou um bom amigo solicitei educadamente ao antonio que tomasse a frente e relembrasse os tempos de baja enquanto eu montava os espaçadores com os parafusos que ficariam prontos nao e novidade que terminamos o processo ja de madrugada obviamente com direito a videos e mais audios em agradecimento ao amigo que estava no conforto de sua casa na cidade maravilhosa o acidente sabado dia 18/10/2014 antonio iria para o rj e luizao chegaria na manha deste dia fomos em comboio eu no meu carro e antonio levando o nunka ate o a aeroporto com direito a slicks 235 para fora da caixa de roda e o volante tremendo como se a caixa de direçao tivesse mal de parkinson luizao assumiu a direçao do bolido e rumamos ao saudoso autodromo de bsb chegando la fizemos a vistoria de ambos os carros posicionamos cameras e estacionamos no box a espera dos transponders enquanto isso resolvemos dar um passeio para olhar os carros que estavam vindo do rj e descendo da cegonha como a maioria dos carros arrastava o para choque na rampa foi improvisado um calço com uns blocos de concreto abandonados no estacionamento do autodromo para diminuir o angulo de saida da rampa da cegonha luizao resolveu ajudar a carregar esses blocos ate o local porem de todos os que estavam movimentando o bloco ele era o unico que nao estava de luvas durante a descida de um desses blocos o amigo deixou o dedo embaixo fraturando o osso do dedo e tendo um corte profundo gritos correria para levantar o bloco luizao levanta a mao e percebe o ocorrido decidimos entao ir ate uma das ambulancias estacionadas para o evento eu ia andando a frente quando ouvi um barulho era luizao que teve o disjuntor desarmado e deitou sem audio nem video mais correria tapa na cara gritos para chamar os socorristas respiraçao boca a boca sacanagem essa parte nao aconteceu felizmente foi so o susto em pouco tempo eu ja estava dentro do meu carro seguindo a ambulancia ate o hospital proximo do autodromo o veredicto a fratura era considerada exposta e por isso ele teria que ficar internado quatro dias para administrar antibiotico venoso para evitar uma infecçao fiquei acompanhando no hospital aquele dia e no domingo mesmo sem muito clima andei no meu carro no track day pela manha neste evento o nunka so ficou nos boxes infelizmente novas preparaçoes para o terceiro track day depois do susto internaçao de quatro dias e de algumas semanas de antibiotico ficou so a frustaçao de nao ter acontecido o encontro dos palios no track day porem os ups nao podiam parar consultando o pessoal de brasilia descobrimos a oficina do fernando cordova muito bem recomendada para trabalhos em escapamento e peças sob medida em geral compramos um filtro conico imenso e decidimos fazer um cai e escapamento em 2 5 com 1 so abafador o coletor foi mantido original por que os planos levam a um carro sobrealimentado e essa opçao nao descartariamos o investimento chegando na oficina gostamos muito do espaço e do ferramental utilizado alem do cao que nos recebe sempre com algo para ser jogado conversamos sobre as ideias com o proprietario e a unica coisa que ele disse a respeito foi vai ficar barulhento ignoramos o fato ate por que o carro e de pista ignoramos tambem o fato de que ele anda na rua mesmo que as vezes e e ligado constantemente na garagem do predio onde dorme enfim depois de alguns dias o nunka estava pronto e fomos busca lo no cordova quando ligamos o motor e o caos pairou na terra o fernando nos olhou e lembrou eu falei que ia ficar barulhento levamos o carro para o fausto na epoca na 61 motorsport para fazer um chip no caminho era impossivel nao chamar a atençao quando se acelerava o som ficava mais agudo e ensurdecia todos ao redor quando se tirava o pe um pipoco que mais parecia o pavarotti tossindo num megafone pulava do escape e rateava o coraçao do piloto existia uma faixa milimetrica do curso do acelerador onde o carro era silencioso infelizmente essa faixa minuscula ficava entre a ressonancia + 3 000 rpm e o som ambiente do inferno dali pra cima apos retirar o modulo da injeçao e conectar ao supercomputador fausto constatou que ja havia um chip equipado no carro tambem constatou que a programaçao nao era das melhores descobrindo o porque da injeçao ficar louca as vezes resolvemos deixar assim pois novos ups viriam em breve o track day muito tempo se passou o autodromo de brasilia foi destruido e em dezembro de 2014 foi realizado em goiania o primeiro track day pelo distrito racing mesmo organizador dos td aqui de bsb nem eu nem antonio tivemos a chance de ir nesse evento e luizao foi sozinho com o carro calçado de rodas 14 originais espaçadores e escapamento aberto com caixa curta diz ele mesmo que foram os 400km mais sofridos da vida mas era o que podia ser feito naquela epoca na pista o carro vibrava muito pela ma qualidade do espaçador constantemente as rodas ou os espaçadores ficavam frouxos e como ate entao o carro nao havia sido alinhado os tempos foram muito contidos todos na casa dos 2 minutos mesmo com slicks de 235mm o desempenho do carro estava bem melhor com escapamento e o filtro menos restritivo porem a suspensao ainda estava muito a desejar o carro rolava um absurdo nas curvas e nao passava segurança alguma para virar tempo alem disso os amortecedores traseiros estavam vazando denunciando que a suspensao deveria mudar com a decisao de instalar uma nova suspensao a pergunta era qual a troca da suspensao dos bancos e dos discos mais uma enxurrada de opinioes para a suspensao do carro e a duvida continuava basicamente tinhamos dois caminhos uma suspensao toda nova com direito a amortecedor e mola feitos para pista ou manter os cansados amortecedores tag trocando somente a mola por outra com maior coeficiente e menor altura pesquisei dias sobre molas e tudo me levava a crer que uma mola para pista deixaria os amortecedores ineficientes mesmo diminuindo a rolagem do carro que era o seu principal defeito como o palio nao e um carro famoso no brasil para preparaçao de pista a grande maioria das peças que encontravamos era para fins esteticos vulgo palio chora boy que era muito longe do objetivo eu tinha boas referencias da fenix e impacto amortecedores mas aqui em bsb diferente do rj as pessoas preferiam a segunda opçao para nao cometer o erro dos espaçadores seguimos as indicaçoes dos amigos de pista e depois de semanas de contato precario com a impacto consegui fechar um kit de coilovers e molas de pista para o carro a opçao por esse tipo de amortecedor se deu pela possibilidade de ajustar a altura do carro para rua ele anda pouco mas ainda assim anda e para pista alem da possibilidade de ajustar ao conjunto roda/pneu a melhor posiçao o kit foi montado numa oficina muito legal a competition em sobradinho onde foi tambem feita a geometria do carro para a pista ao contrario da compra das peças onde ate hoje nao sabemos qual o coeficiente da mola nem mesmo a carga dos amortecedores o setup do carro foi fornecido pelo mestre bruno pijama e ate hoje funciona perfeitamente eu nao mudaria nada no comportamento outra coisa muito legal foi que percebemos que os espaçadores de 28mm poderiam ser abandonados e seguindo dicas podiamos utilizar quatro discos de freio velhos que retiramos o miolo com a fixaçao deles fizemos os espaçadores bem menores e que cumpriam a sua funçao sem modificar a centralizaçao da roda outra modificaçao necessaria no carro eram os bancos os originais ofereciam pouco apoio lateral alem de serem muito altos e pesados para um carro de pista era impossivel sentar nos bancos usando capacete e nao ficar com a cabeça encostada na gaiola os cintos de 3 pontos tambem nao ajudavam em nada no quesito segurança o que adiantava um carro com gaiola e com bancos tao inseguros foi ai que nos apareceu um anuncio aqui de brasilia dois bancos lico start e cintos quatro pontos a um preço justo nao tivemos duvidas era a escolha certa para o carro ate porque originalmente esses eram os bancos dele e la se foram outras duas madrugadas desta vez eu estava sozinho e tive que transformar um suporte de citroen vts em algo que coubesse nos trilhos do palio isso tudo sem fazer barulho porque estava na garagem do predio de noite e com poucas ferramentas trabalho abortado no primeiro dia por falta de parafusos e uma corrente que aumentasse o comprimento do cinto no segundo dia conclui a façanha e novamente voce deve estar se perguntando por que diabos eu coloquei o banco preso no trilho e nao fixo como um carro de corrida manda essa e facil como nos tres dirigimos o carro e ambos temos tamanhos e diametros diferentes seria impossivel conciliar uma posiçao fixa que agradasse aos 3 por isso o trilho mesmo perdendo em segurança atende bem ao proposito do carro alem de que poder chegar o banco todo para tras auxilia e muito na hora de sair de um carro com gaiola como as pastilhas e os discos tambem estavam nas ultimas resolvemos fazer tambem o bem vindo up nos freios os discos foram substituidos por discos do mesmo tamanho 256 mm porem frisados da powerbrakes as pastilhas tambem da powerbrakes viriam se mostrar muito eficientes e com boa durabilidade na pista aproveitamos para instalar o bom e velho tubo flexivel para resfriar os freios o desempenho de frenagem do carro melhorou muito o terceiro track day nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2015 foi realizado mais um track day em goiania o carro ja estava com os bancos concha escapamento feito filtro conico e suspensao de pista dessa vez ele foi de cegonha para evitar o sofrimento dos 400km esse evento foi a estreia da suspensao nova em conjunto com os slicks 16 infelizmente devido ao outro evento eles tinham sido muito castigados pela falta de cambagem e a rolagem em excesso no final do sabado depois de uma rodada no s um dos pneus foi mordido pela lataria o que deu fim a sua utilizaçao por sorte os radias que haviam sido usados em outubro pelo meu carro foram levados achamos um borracheiro no domingo em gyn e montamos nas 16 quarto radiais velhos e ressecados 205/55 que teimavam em arrastar na lataria a cada volta nos fazendo parar nos boxes para ajustar a altura do carro umas cinco vezes como estavamos acostumados a um dia inteiro de slicks reduzir o ritmo para os radiais nao foi facil na primeira volta rapida luizao rodou feio no s mais uma vez somando os problemas de falta de pneu e pneus arrastando ele resolveu parar de andar naquele dia eu peguei o carro para tambem dar a ultima volta foi quando avistei um ka no retrovisor de sangue quente brinquei com ele umas duas voltas um carro havia vazado oleo na curva 0 e eu nao sabia disso entrei na curva com tudo ka logo atras protagonizamos uma rodada sincronizada com coreografia artistica digna de 10 nas olimpiadas felizmente conseguimos parar sem esbarroes mas o indicador de cagaço entrou na redline e o cansaço mandava parar naquele momento estava decretado o fim da nossa participaçao nao por que algo tivesse acontecido e sim pela quantidade de coisas que ja estavam acontecendo achamos melhor guardar o brinquedo o carro neste evento conseguiu seu melhor tempo 1 57 1 com o luizao dirigindo e 1 59 9 comigo de radiais brincando com o ka uma melhoria significativa de 3 segundos com o mesmo pneu somente modificando a suspensao os freios tambem se mostraram muito eficientes o que eu observei e que usando pastilhas originais o desagaste e muito grande porem a força no pedal bem pequena ja usando as powerbrakes o desagaste e minimo porem a força no pedal e muito maior e a fadiga nao acontece mesmo depois de muitas voltas lembrando que ainda usamos os flexiveis de borracha originais e o fluido de freio nunca foi trocado nao sabemos qual e a suspensao em conjunto com o alinhamento para pista fez com que o carro ficasse traseiro na medida certa nao dava sustos e qualquer escorregada podia ser corrigida com traçao fazer o s era absurdamente divertido por que qualquer subesterço era corrigido aliviando o pedal direito e que gerava um leve sobresterço o hot lap com o fim dos slicks 16 e a escassez de substitutos de baixo perfil no mercado usado ou novo ficamos sem opçao de pneus nesse diametro para o carro pensamos muito em colocar radias bons de baixo perfil porem mais uma vez uma boa oportunidade apareceu estavam vendendo um jogo de rodas 15 com o offset que precisavamos furaçao 4x100 que nao seria problema e slicks michelin nao tivemos duvida ate por que o preço que era pedido pagava somente as rodas de liga e os slicks sairiam de brinde montamos elas no carro e ficaram perfeitas na ocasiao tivemos um hot lap no fim de março de 2015 onde o carro ficou em 5 lugar geral atras de carros como lancer evo mini cooper pug 106 swap 1 6 16v e gol aspirado de slicks 13 imensos no hot lap o carro se mostrou muito equilibrado na travada pista do kartodromo do guara na primeira bateria corrida luizao pilotando e antonio de carona a discussao sobre onde ganhar tempo na pista estava acalorada no cockpit antonio deu a ideia de entrar no s de terceira e reduzir para a segunda antes da segunda perna do s luizao o fez e protagonizou uma bela rodada que foi parar no video oficial no evento [gallery columns= 5 link= file ids= 83298 83297 83296 83295 83294 ] no video do evento criado por erick gb voces podem ver o bale do nunka aos 2 27 [youtube id= fnfthstbkt0 width= 620 height= 350 ] freios mais eficientes suspensao para pista com acerto levemente traseiro bancos concha cinto de quatro pontos o carro estava ficando a cara da tacalepaulidade so faltava mais maldade e a maldade escolhida para o carro foi tao mal que gerou uma senhora briga com acerto a continuaçao dessa historia que envolve um projeto audacioso e um shake down de tirar o folego voces acompanham no proximo texto ate por luiz sergio costa project cars #288
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.