salve galera do flatout sou daniel bronzatti tenho 36 anos e atualmente moro em curitiba/pr peço licença para contar a historia do bi meu escort xr3 mk3 1985 final dos anos 80 embalado por sucessos do ultraje a rigor camisa de venus e ira invariavelmente turbinados por um bass boost vindo de um walkman sony sports um rapazote de sao paulo começava a flertar com uma das suas maiores paixoes carros epoca de discussoes interminaveis entre amigos para cada um tentar em vao impor um consenso sobre qual era o melhor esportivo nacional nos reuniamos em bando em qualquer horario disponivel entre as aulas do colegio revistas quatro rodas autoesporte e mais raramente motor 3 eram clamadas fervorosamente como provas em defesa de verdades absolutas para aqueles moleques entusiastas o que nao raro era estopim para entradas mais duras no futebol durante as aulas de educaçao fisica naquele grupo uma voz muitas vezes isolada batia na tecla de que um certo pequeno ford era destacadamente o mais belo esportivo e chamativo entre as parcas opçoes nacionais disponiveis o escort xr3 ao meu favor carregava uma bem surrada motor 3 de agosto de 83 onde jose luiz vieira destilava amor para com aquele belo esportivo preto que nas palavras do saudoso escriba era como um potente magneto de atençoes inclusive daquelas femininas que tanto apreciamos [youtube id= 0bguwrqyhig width= 620 height= 350 ] eu tenho um e ele tinha mesmo mais de um ate no brasil e na inglaterra 1997 recem habilitado e trabalhando em uma empresa de tecnologia bancaria emprego este que me convenceu a fazer carreira em ti mas isso e outra longa historia fui atras do meu primeiro carro em tempos onde nao havia classificados on line e muito menos redes sociais a melhor forma de procurar era sujar a mao de tinta folheando paginas e paginas dos classificados de jornais dominicais e principalmente o nostalgico primeiramao como tinha uma certa predileçao por carros com sotaque europeu minha escolha foi ficando restrita entre alguns modelos especificos escort claro e monza hatch de preferencia xr3 e s/r respectivamente na epoca meu irmao tinha um xr3 1988 vemelho rosso e foi libertador dirigi lo ouvindo infinita highway do engenheiros do hawaii em alto volume e com o teto solar aberto aquilo ficou tao marcado na minha memoria que so colaborou para eleger o prioritario da lista para ser meu primeiro carro seria um escort e ponto o cara sabia das coisas e eu nao poderia estar errado belo dia na ducentesima pentelhesima vez que eu enchia o saco de alguem da familia para ver mais um carro eis que deparo com um escort pratinha no fundo de uma loja cheguei mais perto e de cara bateu aquela tipica ansiedade de jovem adulto que infelizmente arrefecemos quando amadurecemos era ele um escort hobby 1996 prata com alguns opcionais de fabrica pouco rodado ta ok era 1 0 com mirrados 50 e poucos pocotos mas era o que cabia no meu bolso de estudante universitario economico resistente e pouco visado foi meu companheirao em mais de 80 mil quilometros de incontaveis e inesqueciveis historias infelizmente tive um problema ha alguns anos atras e perdi um hd com muitas fotos escaneadas dele a unica que restou foi a primeira que tirei ainda com as rodas e calotas originais o tempo passou o hobby foi vendido e vieram varios carros depois mas algo permanecia vivo no inconsciente uma inquietude que motivava a um dia poder reviver aquela sensaçao de liberdade que so um teto solar em uma infinita highway poderiam resgatar meu primeiro carro um escort hobby 1996 cujo fim nao poderia ser mais tragico atualmente e dado como roubado no cadastro do detran quando ele apareceu vermelho e arrebatador o ano era 2006 por virtude do trabalho havia me mudado de sao paulo para curitiba curitiba e uma cidade de verdadeiros entusiastas por carros ruas largas belas paisagens e trafego desimpedido ajudaram a formar uma comunidade efervescente em torno do assunto automoveis junto aos amigos mais proximos ja confessava aquele que era meu maior desejo encontrar um xr3 para chamar de meu em 2006 um escort xr3 era so um carro velho para 90% das pessoas felizmente tive o apoio e ajuda de grandes camaradas que dentre muitas indicaçoes acabaram me levando para aquele que seria na minha garagem o primeiro xr3 de uma serie em um sabado pela manha fui apresentado a este xr3 1985 mark iii tambem conhecido bi apelido dado por uma pessoa muito importante pra mim estava bem vistoso pelas fotos so que nao em uma epoca onde fotos digitais nao tinham muita definiçao uma serie de problemas nao apareciam nelas ferrugem amassados acabamentos ausentes algumas gambiarras eletricas e mecanica bem mais ou menos mas amigo quando e pra ser vai ser ja diria minha querida mae durante um breve test drive aquela velha emoçao bateu forte e me fez ignorar toda a fumaça barulhos e o rodar instavel que se faziam presentes tinha que ser ele negociaçao feita valores acordados fui conhecer a historia do bi adquirido por um senhor que gostava muito dele o carro foi conhecer o fundo escuro de uma garagem quando seu antigo dono veio a falecer alguns anos depois a viuva o repassou ao sobrinho que nao dava muito valor ao carro usando o sem nenhum tipo de manutençao aguas passadas como ja diria o poeta ja na minha garagem eis que começa um dilema sempre gostei de carros potentes e torcudos o cambaleante cht estava nas ultimas e o carro era um bom candidato a uma nova mecanica comecei a devorar todo material que existia revistas antigas foruns de entusiastas como o http //www escortclube com br e http //www flashbackautomotivo com br catalogos de serviços literatura nacional e importada mas faltava a decisao original ou modificado na epoca eram raros os xr3 desta geraçao originais a maioria estava em estado deploravel ou irremediavelmente tunados vitimas do auge da febre fast & furious decisao tomada eu me dedicaria ao resgate da sua maxima originalidade o que por si so ja seria uma grande tarefa fixei em minha mente que este carro seria uma referencia para outros entusiastas do modelo o que de fato se tornou algum tempo depois procurando ser organizado para evitar gastar dinheiro a toa fiz uma planilha de tudo que precisava ser feito na ordem mecanica completa com retifica e preparaçao leve do cht formula funilaria pintura restauraçao do interior compra de equipamentos e acabamentos novos e originais entre outros em mente uma meta tinha 9 anos para conquistar a placa preta com o maximo de originalidade possivel felizmente ele e praticamente identico ao modelo vendido na europa o que facilitou encontrar os detalhes mais encardidos convido a voces a conhecerem os proximos passos desta jornada realizada na garagem de predio muitas vezes no proprio apartamento sem ferramentas especializadas mas com muita boa vontade e a ajuda de pessoas queridas demais para caberem todas neste espaço ate a proxima parte e obrigado meu deus como farei pra remontar isso tudo a resposta fica para o proximo post ate la por daniel bronzatti project cars #289
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.