saudaçoes flatouters maveco na area de novo prometi e voltei logo essa parte juro que e mais bacana e tem mais fotos porem nunca me liguei em ter celular caro e infelizmente nao andava com a camera a tiracolo por ai entao peco desculpas pela qualidade de algumas imagens recapitulando a historia ate 2006 nao mexi mais no carro por diversos motivos que ja relatei aqui medo de ser enganado desconfiança de prestadores de serviço em geral fase final da faculdade minha mae acabou falecendo essa parte eu nao comentei nao foi facil o incentivo e apoio dela foram cruciais nessa jornada sem contar o gosto pelos trabalhos manuais ela com arte eu com carros que herdei dela infelizmente nao viveu pra ver o carro pronto o galaxie do qual falei nos outros posts passou a ser meu brinquedao e acabou sendo vendido em 2004 por falar nele fiquei devendo algumas fotos [gallery columns= 4 link= file ids= 110491 110492 110493 110494 ] enfim depois de toda a tormenta veio a calmaria la pro começo de 2007 o maverick estava nos cavaletes eu lixando o cofre e assoalho e me preparando pra abrir o motor estava solteiro e trabalhando embora ainda ganhasse pouco o foco voltou a ser terminar o carro a ideia era botar ele pra funcionar e andar e ir fazendo o resto podendo levar rodando pra uma oficina ou pra outra por isso tinha que deixar a funilaria e pintura do assoalho do cofre e porta malas prontas pois nao pretendia ter que tirar nem a tapeçaria nem a mecanica de novo mas apenas ir fazendo reparos externos e curtindo ao mesmo tempo ja estava cansado e ate quase tinha desistido dele como contei no post anterior pois estava parado ha sete anos daqui a pouco ia começar a gerar iptu em vez de ipva o motor quanto ao coraçao da fera de inicio iria usar sem fazer nada mas devido ao tempo parado resolvi mexer nele um minimo possivel pra nao gastar $$ que nao tinha pois ainda teria muitos gastos pela frente pensei que pela baixa kilometragem seria necessario somente trocar aneis e bronzinas e botar pra rodar assim como tinha feito com o motor do kadett bem mais cansado um ano antes o familia ii da gm costuma gastar so aneis e bronzinas permitindo na primeira retifica simplesmente a troca das peças de desgaste por outras novas na medida standard sem ser necessario usinar o bloco ou o virabrequim entao coloquei o v8 na caçamba da pampa e fui pra oficina do seu ivo pai de um amigo cara super gente boa apaixonado pela profissao apesar de sua especialidade e alegria serem as encrencas importadas carros franceses e japoneses cheios de eletronica e tecnologia nos quais ele sempre dava um jeito de fazer bem feito e com custo baixo tinha experiencia com v8 tambem mecanico das antigas contou ter feito muito motor ford 272 e 292 dos caminhoes das decadas de 60 e 70 com ele tinha feito o motor do meu kadett muito bom e extremamente barato cheguei la de tarde e começamos a desmontar o v oitao tirei os cabeçotes e contrariando minhas expectativas nada estava bom a inocente ideia original de apenas dar um tapa levou um balde de agua fria motores completamente diferentes meus amigos o 302 v8 era conhecido antigamente por trincar pistoes ovalizar e fazer degrau nos cilindros alem de ferver facilmente e claro dando o carinhoso apelido ao carro de ferverick diga se de passagem em grande parte pela falta de lubrificantes decentes multiviscosos e outra parte maior pela falta de cuidado e conhecimento dos mecanicos e uma parte bem pequena pela construçao do motor mesmo ta bom eu sou suspeito pra dizer comigo nao foi diferente alem da borra e o aspecto enegrecido de tudo as valvulas tinham muitas calosidades alguns pistoes estavam com as saias rachadas e havia degraus visiveis no bloco onde eles faziam contato com os cilindros mas o pior de todos era o quarto cilindro cujo anel se partiu e o riscou de cima a baixo nada bom seu ivo ficou entao de acabar de desmontar o motor e mandar o bloco pra retifica e ver as medidas das peças a serem compradas detalhe importante nesse dia ou melhor noite era a primeira vez que eu ia sair com a luiza minha atual esposa tinhamos nos conhecido na semana anterior e a convidei pra ir a um barzinho onde uns amigos me aguardavam voltei pra casa rapido tomei um banho caprichado e fui la encontra la entao ela nao pode dizer que nao sabia desse meu amor pela graxa e pelos v8 gearheads serao gearheads sabendo dividir o tempo e a atençao tudo da certo voltando ao motor por causa do risco no cilindro a medida de pistoes e aneis foi pra 0 40 ou 1 0 mm e a das bronzinas de mancal e bielas respectivamente 0 20 ou 0 50mm e 0 10 ou 0 25mm aproveitei o motor aberto e para melhorar a durabilidade dele resolvi mandar nitretar e balancear o virabrequim a nitretaçao segundo aprendi nas aulas de motores do senai e um tratamento quimico que visa aumentar a dureza da camada superficial da peça aumentando sua resistencia ao desgaste provocado por um eventual contato com os casquilhos bronzinas ja o balanceamento do conjunto rotativo permite atingir rotaçoes mais elevadas com um minimo de vibraçao o que contribui tambem para um menor desgaste do conjunto porem optei pelo balanceamento so do conjunto virabrequim volante e damper sem pistoes e bielas para levantar fundos e pagar a retifica e as peças de motor resolvi vender o maverick marrom o doador de peças do post anterior com incentivo da ja namorada luiza que nao aguentava mais abrir a janela do sitio e dar de cara com aquele esqueleto de carro vendi ou melhor troquei o que sobrou dele depois de retirar tudo que me interessava pelas peças de motor com o augusto de sorocaba/sp o carro ja estava ha tanto tempo ali que nao queria ir embora criou raizes coitado [gallery columns= 4 link= file ids= 110502 110503 110504 110505 ] assim o augusto especialista em v8 me forneceu um jogo de pistoes hipereuteticos fundidos a alta pressao mais resistentes aneis perfect circle e bronzinas clevite 77 jogo de juntas victor reinz kit de comando e tuchos hidraulicos edelbrock performer plus 2122 corrente e engrenagens de comando e bomba de oleo high volume sobre o comando a graduaçao dele e 260x270 com 0 50 de lobe center de acordo com a descriçao no site da edelbrock e bom para suvs e small trucks ou seja torque em baixa rotaçao o que casaria perfeitamente com o cambio de 5 marchas da f1000 1998 4 9i a gasolina conhecido como cambio mazda que eu tinha acabado de comprar a ideia desde o começo era colocar o tremec t5 do mustang dos anos 90 mas o preço era salgado e o orçamento ja bastante apertado esse cambio da f1000 me apareceu num bom valor e abracei a ideia sem pensar muito a respeito [gallery columns= 4 link= file ids= 110506 110507 110508 110509 ] mas por mais que fosse excelente cinco marchas 5ª overdrive carcaça de aluminio engates precisos capa seca embutida o eixo piloto tivesse estrias iguais a furaçao da capa seca idem sua colocaçao exigiria funilaria no tunel do carro alem de bolar um esquema para acionar o trambulador no lugar original do carro lembrei da maxima que os americanos usam kiss=keep it simple stupid e desisti da ideia na foto o cambio mazda e o quatro marchas original lado a lado em 2008 por conta do curso de automobilistica do senai precisava fazer estagio e comecei a trabalhar na recem inaugurada inspeçao veicular em sao paulo a polemica controlar apesar das criticas que esse programa recebeu da midia por questoes politicas posso dizer por ter conhecido de dentro e trabalhado la que principalmente no começo do programa faziamos um trabalho muito bem feito e criterioso me sentia em casa no meio de entusiastas que como eu curtiam carros e queriam fazer um bom trabalho la conheci amigos que mantenho ate hoje e me ajudaram muito na empreitada do maverick tratavamos os antigos com muito carinho e aparecia muita coisa interessante por la era um parque de diversoes pra quem curte carros entao entre 2007 e 2009 eu estava trabalhando na controlar das 6 00 as 15 30 de segunda a sabado no escritorio com meu pai das 16 00 as 18 30 e tinha as aulas do senai a noite foi uma epoca dura mas de muito crescimento pessoal e profissional entao o serviço de funilaria e pintura no cofre e assoalho do maverick era feito no sabado a tarde e domingo pela falta de tempo acabei levando 2 anos pra concluir o trabalho da funilaria e pintura pode nao ter ficado nenhuma maravilha mas tenho certeza que nao sobrou sujeira nem ferrugem embaixo do primer e da pintura [gallery columns= 4 link= file ids= 110511 110512 110513 110514 110515 110516 110517 110518 ] durante a semana quando conseguia adiantava alguma peça pequena como o distribuidor os piscas a pedaleira seu suporte em 2009 meu irmao foi a trabalho pros eua e ainda nao era proibido trazer autopeças na bagagem desde que dentro do limite de peso e valor pedi entao pro coitado trazer um coletor performer 289 que segundo o fabricante seria perfeito pra trabalhar em conjunto com meu kit de comando e tuchos ja adquirido do augusto alem disso trouxe na mala tambem um jogo de parafusos cromados pro motor jogo de cabos de vela ford racing juntas do quadrijet e valvula termostatica marca summit racing por essa e outras posso dizer com certeza sem a ajuda dele nao teria montado esse carro como esta hoje eu estava mais feliz que criança abrindo presente de natal quando chegaram as coisas que dia feliz lembro que na epoca meu quarto ficou todo decorado com peças de v8 carburador e coletor com filtro cromado em cima da tv rodas que ja estavam no canto depois bancos um par de procar que comprei pela internet por gostar bastante do desenho deles alem do armario cheio de peças cromadas novas ou restauradas porem no meio de 2009 mesmo dois motivos me levaram a diminuir o ritmo dos trabalhos no carro eu e a luiza resolvemos nos casar no ano seguinte 2010 e nao queriamos pedir dinheiro pra ninguem entao comecei a guardar 60% do meu salario todo mes pra pagar a festa e dar entrada num apartamento com ela consegui fazer pois morava com meu pai e nao tinha despesas alem do lazer e da gasolina do kadett que usava todos os dias pra ir ao trabalho tambem iniciei um tratamento de saude que me deixava fraco e cansado o ritmo da restauraçao como eu disse diminuiu mas nao parou nao tinha tanta energia nos fins de semana mas sempre que podia estava la fazendo alguma coisa no carro o motor tinha saido da retifica mas eu nao tinha dinheiro nem confiança em uma oficina pra mandar montar e nem animo e conhecimento suficiente pra fazer sozinho como sou brasileiro com b maiusculo a restauraçao continuou ainda que a passo de tartaruga com caibra ai tive uma ideia tinha amizade com o professor de motores no senai e ele tinha uma retifica diesel sera que ele toparia me ajudar a montar meu v8 conversei com ele e topou o serviço levei tudo pra oficina dele e la medimos as folgas e conferimos o trabalho feito pela primeira retifica a usinagem tinha sido muito bem feita tudo estava dentro das medidas porem nada tinha sido feito nos cabeçotes as valvulas novas de inox que comprei nao davam vedaçao nos assentamentos e as guias dos cabeçotes estavam gastas e tinham folga ali entendi por que tanta reprovaçao na inspeçao mesmo a pessoa tendo pago pra fazer motor o cara faz a retifica corretamente mas se esquece dos cabeçotes compra valvulas novas e acha que esta tudo certo o professor omil sugeriu fazer guias de cobre para as valvulas e foram feitos os seus assentamentos com 3 angulos diferentes para melhorar o fluxo dos gases eu mesmo fiz o assentamento final usando pasta abrasiva e um trabalho muito gostoso e ver o resultado depois as valvulas escorregando facilmente nas guias e assentando perfeitamente vedando direitinho nao tem preço foram montadas e centralizadas as buchas do comando de valvulas e montei sob supervisao do omil e seus funcionarios os pistoes aneis bronzinas e virabrequim no bloco aproveitei e troquei tambem todos os selos de agua e oleo do motor ele estava tomando forma de novo esse trabalho todo foi feito sempre a tarde depois do trabalho ficava la ate o inicio da noite mesmo debilitado queria pelo menos colocar o carro pra rodar e muito louco pensar isso hoje mas tive medo de morrer e ele ficar la largado no sitio pra sempre sem motor e tudo acabar indo pro lixo nao por um pensamento materialista mas sim por todo tempo dinheiro sangue suor e lagrimas que esse maverick ja tinha me custado nao podia terminar assim pelo menos rodando meu irmao ou alguem poderia terminar de restaura lo ou vende lo fazendo assim meu esforço de todos aqueles anos ter algum sentido e o carro voltar as ruas ainda que por outras maos em junho de 2010 finalmente casei com a mulher que ja aturava e apoiava minhas loucuras desde 2007 azar dela kkkk infelizmente nao sai da festa de maverick como sempre sonhei que faria se casasse mas o carro da noiva foi um ford landau que tinha pertencido ao ex presidente figueiredo gentilmente cedido pelo edu toledo outro que eu nem conhecia direito na epoca mas se prontificou a emprestar o presidente para a saida triunfal entao nao posso reclamar a noiva chegou e nos dois saimos de v8 como eu queria hahaha em outubro de 2010 contratei outro colega da controlar o antonio eximio soldador tig pra acertar uns detalhes de lataria do carro ele foi ate o meu sitio e ligando a maquina de solda na fiaçao do chuveiro unica 220v na casa soldou as caixas de roda traseiras e repos alguns pedaços de chapa das longarinas dianteiras que tinham alguns buracos por conta de o carro ter ficado no tempo e outros detalhes o serviço dele ficou perfeito e eu finalizei com fundo fosfatizante primer tinta e verniz nas caixas de roda e assoalho apliquei emborrachado bate pedra ficou muito bem feito o serviço e o carro estava praticamente pronto pra receber a mecanica no fim de 2010 graças a deus terminei o tratamento com sucesso no começo de 2011 fui desligado da controlar por corte de pessoal estava assustado em ficar desempregado mas ainda tinha o escritorio com meu pai onde nao tinha salario mas eventualmente entrava uma grana tinha recebido um valor razoavel de rescisao tinha tambem tempo livre e estava retomando a saude resolvi que era naquela hora ou nunca que eu iria terminar de montar tudo e colocar o maverick nas ruas novamente claro que nao podia gastar toda minha rescisao no carro bem que eu queria mas separei 1/3 dela pra isso comprei um jogo de pneus hankook pra calçar as rodas mangels modelo direcional que eu ja tinha desde 2003 e comecei a procurar alguem para montar a mecanica no meu carro cogitei levar alguem no sitio pra colocar motor e cambio nele mas acabei desistindo pois teria que arrumar uma talha guindaste de motor e outras ferramentas no começo de 2011 com a ajuda de outros dois amigos de aventuras automotivas da controlar o aleks e o rafael que tambem tinha feito senai comigo levei o motor com a parte de baixo montada pro sitio esse ai o rafa e outro a quem devo muito varias vezes que desanimei foi la e me colocou nos trilhos de novo em março fomos no sitio e ele vendo o motor desmontado no quartinho anexo a garagem cabeçotes de um lado bloco em pe em cima de uma cadeira me pediu ajuda pra deitar o motor sem falar nada colocou os cabeçotes em cima os escapes me pediu o coletor e o carburador [gallery columns= 5 link= file ids= 110535 110536 110537 110538 110539 110540 110542 110543 110544 110545 ] aquilo ver o quanto eu estava perto de ter o v8 montado me fez começar com a ajuda do rafa a pintar e montar o motor faltava montar os cabeçotes carter bombas de oleo e agua coletores de escape e admissao e a carburaçao acabei desistindo momentaneamente da ideia do tremec t5 e comprando outro cambio clark 4 marchas original do v8 que um colega da br_maverick um grupo de e mails de donos de maverick ofereceu pintei as tampas do motor na cor do carro igual tinha visto em uma revista hot rod ha quase 20 anos e o bloco em aluminio alta temperatura ate que pra um novato no assunto ficou muito bom as tampas tinham uns amassadinhos que tirei na medida do possivel mas fiz questao de raspar toda a tinta velha e protegi tudo com wash primer um fundo fosfatizante anti ferrugem pintando com tinta e verniz ficando bonito ou nao o trabalho estava sendo bem feito a tampa do oleo que eu limpei cuidadosamente e mandei cromar era a cereja do bolo junto com as cintas do tanque e os puxadores internos das portas queria peças novas mas mantive outras antigas ao meu ver uma forma de manter a identidade do carro um link com seu passado nesse meio tempo outro amigo o ramon foi aos eua e me trouxe mais umas pecinhas duas tampas de distribuidor diferentes bobina msd blaster 2 velas rotor [gallery columns= 5 link= file ids= 110546 110547 110548 110549 110550 ] eu ja participava desde 2005 da lista br_maverick e la ouvi falarem muito bem da oficina rota v8 do arley liguei um dia pra ele e me pareceu muito serio disse ter montado a oficina exatamente por ter começado a fazer serviços de inicio por problemas semelhantes aos que eu tive quando viu que dava certo começou a trabalhar com isso decidi arriscar um voto de confiança e combinamos que em dezembro de 2011 eu levaria o carro e a mecanica para ele instalar tudo tinha que correr precisava montar o maximo de coisas possivel e deixar pronto pra colocaçao pintei o tanque de combustivel o tabelier do painel a coluna de direçao instalei tudo os bancos procar ainda forrados no curvim que veio neles o volante e o vidro traseiro coloquei os feixes de mola e o eixo traseiro sozinho na garagem do sitio no meio da semana estava mesmo determinado a botar o carro pra rodar custasse o que custasse coloquei as rodas e pneus no lugar mesmo sem as molas dianteiras ficou no melhor estilo fixa por fim no final do ano de 2011 mandei fazer a forraçao dos bancos em couro na mesma oficina que faz para o renomado batistinha aproveitei e forrei as laterais traseiras o volante o tabelier e os paineis de portas excelente trabalho e a preço justissimo estao perfeitas ate hoje [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 110523 110524 ] aqui preciso parar pra contar outro fato sensacional que me ocorreu o guilherme colega da lista br_maverick estava visitando a irma nos eua e comentou que traria uma replica do carpete original do maverick pra ele conhecido la como cutpilow aqui conhecemos como bucle muito dificil de achar em terras tupiniquins entao perguntei a ele em pvt quanto me cobraria pra enviar um tapete desses pra mim no brasil ele prontamente disse a um cara que nunca tinha visto na vida so trocado meia duzia de palavras e mail pra comprar no site da autokrafters e mandar entregar na casa de sua irma ele nao me cobraria nada fiz entao a compra e ele despachou via usps chegando confortavelmente na agencia dos correios mais proxima da minha casa ainda por cima perto do natal fiquei muito contente com a atitude dele pra mim esse e o espirito que deve unir pessoas como nos gearheads flatouters nao so ter o prazer de ver nossos projetos darem certo mas nos ajudarmos sempre que pudermos sem esperar nada em troca e acredito que isso um dia volta de uma forma ou de outra tudo que fazemos de bom ou ruim sempre retorna [gallery columns= 5 link= file ids= 110525 110526 110527 110528 110529 110530 110531 110532 110533 110534 ] finalmente apos todo o trabalho tirei os cavaletes e o maverick deixou os cavaletes que o sustentaram no ar por 9 anos e se apoiou no chao com suas proprias rodas e pneus fazendo companhia para a explorer outro projeto que caiu no meu colo sem querer em 20 de dezembro de 2011 chamei um guincho ja conhecido meu e fui pro sitio o maverickao viu a luz do sol pela primeira vez desde o dia em que chegou de piedade no começo de 2002 foram quase 9 anos embaixo da terra nos cavaletes nao tive como nao me emocionar como disse antes cheguei a pensar que nao iria viver pra fazer isso mas estava la colocando ele no guincho pra finalmente montar a mecanica e funcionar o v8 peguei estrada atras dele feliz da vida destino santo andre oficina rota v8 parecia um sonho sonho que depois de tantos anos finalmente virava realidade ali diante dos meus olhos [youtube id= jszj4cmh4du width= 620 height= 350 ] e a historia continua mas so na quinta parte um abraçao a todos obrigado por acompanharem e nao desistam nunca dos seus sonhos por leo di salvio project cars #292
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