ola a todos do flatout meu nome e brenno nagao sou do interior de sao paulo mais especificamente uma pequena cidade chamada batatais porem atualmente moro em lavras mg pois aqui faço faculdade de engenharia mecanica na ufla universidade federal de lavras minha historia com carros acho que como muitos daqui o interesse sobre carros vem do pai comigo nao fui muito diferente quando eu nasci meu pai abriu uma revenda de carros usados como sua loja era bem perto de casa praticamente fui criado nela passei muitas tardes da minha infancia na loja olhando todos aqueles carros depois com uma certa idade ele ja permitia que eu ligasse os carros aquilo para mim era um maximo — poder ligar e acelerar quase todos os carros da loja voces devem estar se perguntando o porque do quase todos os carros e porque meu pai tambem e um entusiasta e nessa epoca ele tinha um maverick gt v8 1974 amarelo com faixas pretas e esse eu nao chegava nem perto posteriormente ele vendeu o maverick pois estava construindo uma casa e depois comprou um opala especial 4100 1973 roxo ambos os carros eram praticamente originais tinham apenas rodas e escapamento refeito depois disso ele tambem teve alguns outros carros legais mas vendeu todos dentre eles havia afla 164 super manual vw sp2 chevette 1974 placa preta opel kadett alemao uno turbo entre outros atualmente ele tem apenas um passat gts pointer e uma caravan 250s mas se voces acham que so meu pai foi quem me influenciou erraram quem me ensinou a dirigir de verdade foi minha mae por incrivel que pareça ate hoje nao sei como ela teve coragem eu tinha mais ou menos 8 ou 9 anos e minha mae dirigia uma brasilia verde 1974 que meu pai tinha desde de os anos 80 no inicio eu ia no banco do passageiro apenas passando as marchas para aprender ate que certo dia ela me levou para uma estrada de terra afastada da cidade e de uma vez por todas me ensinou a dirigir aquele momento para mim foi magico pois eu realmente estava dirigindo sozinho e nao mais estava apenas dando partida nos carros da loja obrigado mae 18 anos hora de tirar carta e ter o primeiro carro mas como nem tudo sao flores em 2014 quando completei 18 anos eu fazia cursinho em uma cidade vizinha ribeirao preto nada que nao me permitisse tirar carta mas como estava no cursinho e os gastos eram meio altos portanto nada de carro aquele ano fiquei o ano todo sem um carro que pudesse dizer que era meu mas usava os carros de casa que ate que eram divertidos um clio sedan 1 6 16v e posteriormente um corolla manual no final daquele mesmo ano meu pai havia comprado uma marea 2 4 hlx 2002 que era pretendido para ser meu carro eu nao sabia disso o carro ficou com minha mae por um tempo era de uso diario aqui de casa e sim um marea que nao explodiu nem nada mas tambem nesse mesmo ano apareceu uma outra proposta um amigo do meu pai de ribeirao preto ligou para ele e ofereceu uma bmw 323i 1998 no dia seguinte meu pai me falou do carro por telefone e eu nem me animei pois sabia que quase todas as bimmers e36 sao automaticas ate que no fim da conversa ele disse a palavra magica manual essa pequena palavra de me encheu de alegria no mesmo momento disse ao meu pai para comprar o carro e assim foi feito fomos ver o carro e fechamos depois de toda documentaçao acertada ele me deu o carro as aspas se sao ao fato de que nem eu nem ele temos coragem de usar o carro se trata de um exemplar 2º dono com 90 000 km de uma condiçao impecavel o couro ate cheira a bimmer nova ainda por esse fato o meu carro e usado apenas quando venho para casa e dou algumas voltas nelas de fim de semana e pequenas viagens pois manter um carro desse padrao no brasil nao e nada facil um civic de um conhecido meu quando eu tinha meus 15 anos era viciado em uma coisa chegar em casa e ligar meu xbox e colocar o jogo forza motorsport 4 para rodar quase todos os dias jogava com meus amigos online e desse jogo sugiram algumas amizades que tenho ate hoje falo isso porque o civic principal motivo desse post veio de um amigo meu que jogava comigo nessa epoca mantive contato com ele e depois de alguns anos esse meu amigo comprou o civic ele me contava sobre o carro e cada vez mais ia me apaixonando por esse carrinho japa durante esse tempo eu havia passado na faculdade e o sonho de ter meu carro cada vez mais ia se aproximando ate que certo dia meu amigo disse que iria vender o carro no mesmo momento falei com minha mae e fiquei enchendo o saco dela ate que ela deixasse eu ir pra bh ver o carro fui ate bh encontrei pela primeira vez meu amigo pessoalmente e vi o civic logo que ele abriu a garagem e eu vi a traseira do coupe coloquei na minha cabeça que aquele carro tinha que ser meu dopado pelo carro nem olhei muito os defeitos demos uma volta com carro e quando escutei o vtec entrar pela primeira vez me apaixonei mais ainda voltando a realidade eu ainda tinha que convencer meus pais a permitirem seu filho a comprar um carro importado com 20 anos de uso foi uma tarefa dificil mas eu venci essa com tudo certo fui ate bh com meus pais e comprei o carro saimos de la era fim de tarde rumo a minha casa em lavras 220km de bh a viajem ocorreu bem apesar de eu ter confundido 80kmh com 80mph pois o painel nao era muito bem iluminado a compra do civic trata se de um civic ej1 coupe 1994/94 exs manual na cor milano red e com motorizaçao d16z6 sohc vtec com 100 000 milhas rodadas o carro tinha alguns itens novos ja trocados pelo ex dono como buchas de pu energy embreagem nova suspensao toda revisada e a parte mais legal filtro esportivo e andava sem o ultimo abafador resumindo o carro estava pronto para andar e nao tinha nada para ser feito de imediato nos primeiros momentos me senti totalmente inerte pelo carro o modo de conduçao era totalmente diferente do que eu estava acostumado a posiçao de dirigir mais baixa a suspensao independente o baixo centro de gravidade… todos esses fatores se mostravam evidentes nesse carro aliado a um baixo peso cerca de 1 100kg transformavam o carro em uma maquina de devorar curvas haha e nele pude aprender cada vez mais sobre pilotagem uma das partes mais legais de se ter um honda civic e a grande gama de informaçao disponivel desde foruns gringos ate grupos no facebook e possivel achar tutoriais para tirar um parafuso do porta malas ate receitas de preparaçao e com isso estudei bastante sobre meu carro para saber o que fazer no futuro ja que a vida de universitario nao e la muito rentavel apos pesquisar bastante vi que para mim tudo sairia caro entao resolvi rodar com o carro stock mesmo apenas com filtro esportivo e sem abafador final nessa busca sobre preparaçoes entrei num grupo no whatsapp chamado clutck kick pode parecer irrelevante agora mas mais pra frente entenderao o porque de eu citar isso ja ia me esquecendo num desses foruns vi sobre regulagem de valvulas perguntei ao antigo dono se ele havia feito e ele disse que nao la fui eu comprar ferramentas e uma nova junta da tampa de valvulas para fazer a tal regulagem com todo o material na mao comecei a desmontagem da tampa de valvulas sem problema algum regulei as valvulas com uma folga de 0 1mm a menos que o recomendado no manual honda segundo os foruns onde consultei isso me daria um pouco mais de força em baixa rotaçao e assim foi feito mas tudo estava indo muito bem por ser a primeira vez ate que chegou a hora de colocar a tampa de volta e apertar os parafusos foi nessa hora que me esqueci que precisaria de um torquimetro que eu nao tinha como queria ligar o carro e andar fui apertando o parafuso por rumo ate que sinto a chave fazer um cleck nessa hora gelei e parei de apertar foi quando vi a cagada que tinha feito quebrei o parafuso e a rosca havia ficado presa no cabeçote mandei o carro para oficina e nao sei o que ele fez que apenas em 1 hora o carro estava pronto para rodar bom para mim hora de testar no inicio nao senti nada diferente mas com o carro quente parece que ele realmente ficou mais esperto em baixa rotaçao outra dado que me impressionou foi o consumo fazendo o trajeto batatais lavras 410km ele fez 15 5km/l com ar ligado e tres pessoas dentro outro problema do qual me lembrei agora e o maldito painel desse carro ja deu dores de cabeça o motor d16z6 tem o corte de giro programado para 7 400rpm e o meu motor gira isso com certeza o problema e o maldito conta giros ele marca so ate 6 000 rpm mesmo quando o motor esta a 7 400 rpm ja desmontei o painel dezenas de vezes ajustei o potenciometro do tacometro e nada de aumentar o giro so me falta instalar um conta giros aftermarket e ver se resolvo meu problema cansado do visual apos cerca de quatro meses com o carro ja estava enjoado do seu visual ele tinha rodas de honda fit 14 e pneus dunlop sp704 185/60/14 medidas originais começou entao a caça por uma roda ideal para ele fuçando em foruns e grupos do facebook achei um jogo de rodas de vti eg agendei um horario e fui ver as rodas estavam com a pintura um pouco gasta porem integras uma apresentava uma pequena trinca que nao foi motivo de desistir da compra comprei as rodas que por sinal ja vieram com pneus 195/50/15 fate que posteriormente foram substituidos apesar das rodas nao terem as famosas calotinhas de vti o visual do carro havia melhorado e eu estava contente temporariamente meu carro possuia as molas originais com um elo e meio cortado na frente e um atras estava com um visual bem adequado para mim porem nesse periodo mudei de apartamento e o civic nao entrava na garagem do novo ap devido sua altura fui atras de molas originais e me deparei com um jogo de molas de vti eg e os comprei elas aparentam ser identicas mas as dianteiras possuem constate elastica diferente por o motivo do motor b16 do vti ser mais pesado a mola dele tem mais carga pena que fiquei sabendo disso depois de instalar as molas no carro ou seja fiquei com um carro com a frente mais alta que a traseira mas pelo menos entrava na garagem agora uma pequena introduçao sobre meu carro para os que nao sabem aqui vai um pouco de historia a carroceria com design coupe a silhueta mais linda na minha opiniao nao foi vendida no japao foi apenas para os mercados europeu e norte americano porem foram fabricados nos eua ou canada e possuem duas variantes ej1 e ej2 a primeira com motorizaçao d16z6 125cv e versoes ex e exs e a segunda com motorizaçao d15b7 102cv apenas na versao dx todos apresentam suspensao independente nos quatro cantos a dianteira e bem servida com o tipo double wishbone duplo a ou braços sobrepostos e a traseira se vira bem com o tipo multilink o fator suspensao foi um peso a mais na decisao na hora da compra do carro no proximo post veremos os upgrades de verdade no civic coletor escape cai a primeira experiencia em pista as novas rodas banco concha e uma dor de cabeça com freios e suspensao ate la por brenno nagao project cars #300
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