ola a todos sou alexandre entusiasta desse pequeno carro renault clio na verdade foi meu primeiro carro quero agradecer a excelente votaçao no meu projeto para o project cars eu fiquei impressionado como o pessoal tambem gosta de clios antigos podem esperar um pc diferente de baixo orçamento e doloroso outra tendencia que notei pelos comentarios e o interesse em projetos baixo custo por isso vou seguir uma ordem cronologica e voces nao saberao como o pc terminou ainda seria muito facil se eu tivesse dinheiro pra comprar uma passagem pra alemanha comprasse um clio rs por 800 euros desmontasse e trouxesse na bagagem comigo ta nao seria tao facil mas nao haveria tanta historia pra contar no começo de tudo como todo brasileiro nascido na decada de 80 eu tinha ideia do nome renault associado a alta tecnologia da formula 1 quem nao lembra das williams renault de suspensao ativa como na melhor sindrome de vira lata eu pensava que tudo que nao existia no brasil so podia ser excepcional em meados de 2000 quando eu tinha 16 anos minha familia comprou o primeiro carro zero km de sua historia era um renault clio 1 0 8v com miseros 59 cavalos de potencia antes de conhecer eu nao morria de amor pelo carro e ninguem morria porem era um carro do mesmo nivel que era vendido na europa naquele ano a impressao dele foi tao boa que acabou com uma longa dinastia de carros vw que na minha familia existiu ate entao gol parati kombi fusca esse carro acabou ficando pra mim quando fiz 19 anos era um clio rn = versao intermediaria durante aquela fase de calouro da universidade eu tinha um amigo de colegio que tinha um rt versao top de linha 1 6 na mesma cor eu ja achava o meu clio o maximo mas o dele era de outro mundo tinha comando de som do volante direçao hidraulica e outras coisas que para o fim dos 1990 era muito luxo depois disso tive varios outros carros outro clio que foi roubado sandero yamaha fazer 250 mas o meu sonho sempre foi aquele rt do meu amigo eu sempre gostei do clio fase 1 acho que eles tem personalidade e sao mais fieis ao projeto de design original alguns chamam ele de clio bolinha e de fato ele e uma bolinha todo o design dele imita uma esfera em varios elementos no painel no volante nas rodas no faro em novembro de 2014 eu fui a procura de um clio 1 6 fase 1 pra que eu pudesse correr em trackdays e passear nos finais de semana foi entao que eu descobri que eu nao conhecia muito sobre os clios fase 1 quanto eu imaginava o clio mk2 em substituiçao ao mk1 quadradinho maradona foi lançado no brasil ao fim de 1999 nas versoes que eu vou explicar didaticamente rl renault lixo 1 0 de 59 cv basica com parachoque sem pintura mas era equipado com airbags frontais rn renault nada possuia parachoque pintado conta giros interior melhorado limpador e desembaçador traseiros motor 1 0 ou 1 6 8v de 90 cv rt renault tudo 1 6 8v incluia ar condicionado farois de neblina trio eletrico cd player com comando no volante e rodas de liga em 2002 foi lançado a opçao 1 0 e 1 6 16v a esportiva si o meu e sempre ingrato 1 6 16v apareceu no final do ano 2000 veja aqui a materia de lançamento da propria renault sobre ele com 110 cv seu diferencial eram farois duplo foco aerofolio bancos esportivos volante e manopla do cambio de couro e freios abs foi lançado em tres cores prata preto e vermelho alem de ter toda uma mistica incerta sobre ele como no caso o documento apresentar 12 cavalos e mais que os rt 1 6 16v lançados em 2001 e outros casos menores que falarei a seguir em 2003 receberia farois grade capo e parachoques redesenhados chamado fase 2 a nomenclatura tambem mudou authentique expression privilege e dynamic ao inves de rl rn rt e si a dynamique viria em 2004 como topo de linha da versao duas portas nas opçoes 1 0 16v e 1 6 16v no mesmo ano que lançaram hi flex para o 1 6 16v com um teco a mais de taxa 9 8/1 passava de 10 que gerava 115 cv com alcool achou confuso ha ainda series especiais derivadas das variaçoes no acessorios yahoo o super pelado techrun versao 1 0 parecida com si getupaaaaa voltado ao publico jovem o boticario sedan voltado do publico feminino e outros… pra piorar na frança argentina colombia turquia paises que produziram clio mk2 tudo varia muito existia fora do brasil a versao sport 1 6 regular da linha equivalente ao si porem na divisao autentica renault sport existia o rs 172 2 0 phase 1 com 172 cavalos lançado em 1998 e o clio v6 3 0 exclusivo no velho continente se voce acha que o clio rs 172 e so um clio com swap de motor nao se engane ele faz de 0 a 100 km/h em 7 3 segundos mais rapido que um marea turbo e varios esportivos legitimos da sua epoca isso em 1998 os franceses realmente nao batem bem vou voltar ao assunto dos rs e outros modelos posteriormente voltando ao assunto da minha procura ja que descobri os clios si eu iria nele agora parecia bom demais existia um clio nacional mais esportivo so precisava achar um que coubesse no meu orçamento so que os inteiros achei uns quase zero eram quase o dobro do preço e eu nao podia pagar eu vendi minha fazer 250 pra isso foi entao que eu achei um clio si prata que estava no meu orçamento essa foto tirada no dia que eu fui ver o carro pela primeira vez ele nao tinha farol de milhas e a placa tava torta ou seja ja tinha sido batido por isso eu olhei toda parte interna com lanterna tirei as borrachas da porta pontos de solda todos os cantinhos andei nele…olhei o adesivo da ultima troca de oleo e tinha sido recente os bancos estavam rasgados falta as mini calotas das rodas nao tinha mais controle remoto da chave original e o airbag alertava parecia aceitavel arrumar aqueles detalhes visto que a estrutura estava boa entao fiquei com ele agora eu estava equipado com silver bullet de forma geral eu gostei de relembrar os bons tempos com o clio existe uma qualidade na dirigibilidade dos clios que e muito peculiar que detalhes por detalhes ao longo dos anos de facelift foi se perdendo ao ponto que se olhar hoje na concessionaria voce leva um sandero por outro lado foi meio frustrante descobrir que ao passar dos anos pra esse carro especifico tudo foi ficando folgado barulhento… coisas que eu jamais tinha vivenciado em clio com pouco tempo de uso na primeira semana com o carro começou a aparecer os problemas a luz do oleo dava umas piscadelas na marcha lenta o velocimetro morria depois de uns minutos de uso do carro pra piorar o carro baixava agua do radiador… isso era pior do que parecia o motor original dele nao tinha uma vareta de oleo aparente e sim uma mini vareta do tipo de moto cujo acesso era por baixo do motor o nivel do oleo e visto principalmente no painel ate demorei pra entender isso acontece que o nivel estava correto como diria lo borges os sonhos nao envelhecem mas o problema que os carros sim e este estava bem judiado levei ele ao mecanico pra trocar correia dentada e coisas do tipo que em carros usados deve ser prioridade e logo começou a aparecer os problemas vazava oleo pelo retentor do virabrequim e o virabrequim estava com folga ao abrir o carter os mancais estavam gastos gerando baixa pressao do oleo esse comportamento de acender o aviso do oleo somente na marcha lenta e comum como o proprio motor e uma bomba de oleo ele estabiliza a pressao com o giro do motor apesar de o fluxo ser menor que o adequado entao mandei desmontar tudo e estava tudo perfeitamente esmerilhado por dentro pistoes comandos camisas as partes internas do cabeçote aquele velocimetro com problema fez o odometro congelar e sabe deus quando o oleo tinha sido trocado realmente tinha rodado longo periodo sem oleo no resumo eu tinha que trocar tudo a parte de cima e de baixo do motor ele nao fumava nao batia nao estava fraco e nao tinha barulho de tucho eu ja tinha ate cortado giro com ele sera que o diagnostico de condenar tudo estava certo foi entao que eu comecei numa fase ruim de desconfiança com o mecanico comecei a procurar alternativas e uma delas era trocar por um motor f4r 2 0 16v porem alem de eles serem o dobro do preço de um k4m 1 6 ninguem topava fazer a troca praticamente todos os mecanicos torciam o nariz sem ao menos se interessar foi uma fase horrivel do projeto que durou meses comparecendo toda semana na oficina e discutindo os diagnosticos nessa altura eu ja estava totalmente cetico mas eu dependia do mecanico aonde o carro estava ao mesmo tempo eu procurava aonde leva lo e eu cogitei a hipotese de tirar o carro de la mas sabe se la se iria achar todas as peças retiradas do carro aquela altura sem motor e nessas horas nao faltam pessoas pra te julgar que de forma sutil te chamam de burro porque comprou um carro podre porque deixa o mecanico te dizer o que fazer porque voce gasta dinheiro demais porque comprou um carro e nao anda nele os donos de outros pc ja devem ter ouvido alguma destas chegou uma hora que eu precisava mesmo virar a pagina e mandei refazer tudo oem ele recebeu um bloco novo vindo de um kangoo 2008 com pistoes aneis bielas novas… o vazamento de agua era no radiador do ar quente que foi isolado retirar o painel e troca lo com a mao de obra me custaria mais mil reais tudo pronto o que agora pode parecer um final feliz era so o começo ou nem isso era como eu ia trabalhar de onibus por opçao eu fiquei procurando por boas oportunidades e logo me apareceu um jogo barato de eibachs para clio 1 0 basicamente muda a espessura da mola dianteira por conta do peso do motor elas deixaram o carro com a dianteira bem baixa mas ainda assim macio passados uns seis meses os problemas voltaram a aparecer agua do radiador baixava e vazava na garagem alem de algum oleo que vazava e fazia poça agora voce deve se pensar porque voce nao voltou no mecanico e questionou se ele nao viu isso foi justamente o que eu fiz e quando eu voltei la começaram a empurrar a culpa o carro e velho e voce baixou a suspensao jogou a culpa nas coifas de transmissao ao mesmo tempo ja começou a empurrar orçamentos absurdos troca dos retentores de novo entao ficou claro que eu nao podia depender so de mecanicos eu tinha que descobrir a causa dos problemas e nao podia mais ficar a merce de diagnosticos incertos we ve got no money so we ve got to think traduzindo nos nao temos o dinheiro entao temos que pensar com este lema em mente e procurando uma dose a mais de prazer eu comecei a olhar por mim mesmo os problemas por outro lado isso demandaria muito mais do meu tempo primeiro o radiador foi facil perceber vazando pela tampa do reservatorio apos alguns minutos de funcionamento sem dinheiro eu so passei um veda rosca na tampa trapaça feita problema adiado o oleo vazando era de caixa tinha furado a parte de cima da tampa da caixa perto do respiro uma vez identificado problema resolvido com uma tampa do ferro velho coifas e retentores estavam bons bancos bancos rasgados dao a pior imagem possivel pra um carro aquele aspecto de espuma saindo esfarelando e pedaços de tecido roçando toda hora que entram e saem do carro sao uma mistura de mendigo com zumbi por isso eu comecei a procurar um lugar que eu pudesse arruma lo mas nao se engane se voce acha que so donos de carros caros sao extorquidos foi dificil achar alguem que quisesse costurar os bancos sem trocar toda a forraçao dos 2 bancos dianteiros mais os traseiros depois de retirado a forraçao a espuma estava toda esfarelando e as costuras da forraçao estavam podres os bancos do clio si ajudam a se degradar mais rapidamente eles sao incomodos pra entrar e sair do carro e sao de veludo por outro lado sao a base perfeita para replicar os bancos do clio rs pois tem o mesmo formato se voce ja ouviu falar que os bancos do symbol sao iguais esqueça quem falou isso nunca viu direito os dois lado a lado partida seria facil so arrumar problemas antigos sem aparecer um novo nao e foi entao que do nada o cilindro da partida quebrou a chave nao obedecia bem os estados da partida por isso ele acionava o motor de arranque junto com o motor depois de ligado ou acionava com qualquer toque na chave eu peguei o jeitinho de dar partida e parar o carro entao nao me preocupei ate que um dia quando eu fui girar a chave com o carro parado para fechar os vidros o motor de arranque acionou com a primeira engatada e saltou por cima da calçada voce pode ate pensar agora o que faria mas no momento voce nao pensa so quer parar eu pisava no freio mas como o carro estava desligado o pedal estava duro demorou um par de segundos ate me tocar que deveria mexer na chave para parar os pedestres estavam a dois metros na minha frente no momento que parei nem se assustaram quase como aqueles espectadores de rally que nao tao nem ai pro perigo agora ciente do perigo eu tinha motivaçao suficiente para nao usar mais o carro ate arrumar isso eu desmontei os acabamentos mas nao conseguia sacar o cilindro fora demorei varias semanas tentando tirar aquilo tirei tudo ate o volante tentei força bruta mas aquilo nao saia consultei chaveiros mas eles nao revelam o segredo que depois eu descobri este cilindro nao conheço os outros tem duas travas em baixo uma delas solta empurrando pra cima a segunda so solta girando a chave da igniçao ao mesmo tempo que empurra a trava pra cima e um movimento coordenado de girar a chave empurrar a trava pra cima e puxar o cilindro pro lado ao mesmo tempo eu sabia que tinha um truque e tinha levei um cilindro novo ao chaveiro que trocou o segredo mais um problema arrumado velocimetro outra coisa que me incomodava muito era nao marcar velocidade eu precisava sempre seguir os outros carros e rezar pra que eles estivessem dentro do limite de velocidade alem do odometro ter congelado em 142 mil km voce ja se perguntou como seu carro marca velocidade pois entao existe um pequeno eixo de plastico ligado a transmissao que gira esse giro gera pulsos eletricos que sao lidos pelo painel parece um mecanismo do mouse de bolinha esse sensor serve para fazer funcionar seu odometro mas a ausencia dele nao causa quase nenhum outro efeito eu identifiquei onde ficava o sensor e abri ele refiz todas as soldas do circuito dele e limpei o mecanismo e funcionou por um mes entao eu fui no ferro velho e comprei um sensor que estava pior que o meu parecia nunca acabar isso se voce tem esse problema fica dica va na autopeças e compre um novo da marca original nao de bobeira desse jeito limpando e pegando coisa velha 79 reais e trocado em 10 segundos pufff e mais um problema resolvido freios o freio estava baixo mas eu ja tinha verificado o fluido e estava tudo ok porem minha verificaçao visual foi uma armadilha no momento que resolvi enfiar o dedao no reservatorio eu tomei um susto tinha uma borra gigantesca com uma pequena camada liquida por cima isso deve ter sido gerado por mistura de fluidos de bases diferentes tive que mandar fazer toda limpeza e a troca do fluido porem ele continuou baixo soluçao sera apresentada muito posteriormente calotas como voce pode ver nas fotos esse clio vem com rodas modelo taurus que sao de duas cores eu nunca gostei dessa roda mas tenho que dar o braço a torcer sao resistentes e tem tala 5 5 0 5 polegada a mais que do modelo clio rt facilmente encontra se um clio com estas rodas sem as calotas pois estas sao muito furtadas e esse era o caso eu so tinha uma calota alem de serem muito caras 100 reais cada no ferro velho por sorte achei um clio que tinham furtado uma calota e convenci o dono a me vender as outras tres exatamente a quantidade que eu precisava no segundo texto explicarei qual alternativa encontrei pra gostar um pouco mais destas rodas e nao furtarem as minhas calotas pista depois de tanto esforço e dinheiro gasto era hora de começar a ver como seria este carro na pista ja vi alguns casos de carros que sao preparados para pista que depois de preparados os donos levam pra pista pra ver como fica essa ideia nem sempre e boa a chance de voce descobrir um problema na pista ou ter feito algo desnecessario anteriormente e grande eu resolvi colocar ele no autodromo internacional de curitiba pra sondar o que ele precisaria em termos de performance o carro so tinha as eibach e mais nada e os pneus ainda eram o que vieram com ele marca pouco conhecida e muito usados os freios estavam meio baixos e os pneus eram incertos mesmo com o carro no estado que estava se mostrou muito taca pauleavel na primeira volta ele ja fechou 1 59 7 isso era mais rapido que a melhor volta que eu ja havia feito com sandero por volta de dois minutos porem ele começou a sair de traseira em todas as curvas e a rodar depois de rodar igual um piao eu voltei pros boxes e as pessoas estavam apontando pro meu carro ja sabe que isso nao e bom quando eu parei me falaram que estava soltando fumaça dos pneus traseiros borracha velha no pneu traseiro soltou e começou a derreter chegou no arame e meu trackday acabou por ai andei pouco naquele trackday mas valeu a pena gostei de sentir o carro na pista depois disso eu ja pude começar a delimitar o escopo do projeto > o carro tem que ser um daily car caso precisasse nada de gaiola vidros de plastico alivio de peso extremo e coisas de carro de corrida > eu nao tenho interesse em ostentar muito conforto esse carro nao pega estrada e podia ter um pouco de barulho ou vibraçao > como eu tinha feito motor novo e pagado caro por isso eu iria aproveitar o k4m 1 6 pelo menos por um tempo > eu iria tentar restaurar o que tinha de original nele afinal esse era o objetivo inicial na busca por algumas informaçoes de preparaçao do k4m aspirado eu recebi atraves de uns colegas um e mail vindo do lider do projeto clio s1600 campeonato mundial de rally junior para um internauta que disse gostaria de passar dos 200 cavalos nesse motor aspirado email recebido sobre a preparaçao do k4m traduçao propria modificar o motor k4m e afinar ele de 110 cavalos pra 220 e um grande desafio o regulamento da fia pra categoria s1600 com relaçao ao motor e a seguinte corpo de borboleta simples limitado a 60mm rotaçao maxima de 9000 rpm manter o diametro das valvulas inalterado bomba de agua e de oleo originais compressao maxima a 13 1 sistemas variaveis de abertura/fechamento e tempo das valvulas proibidos coletores de geometria variavel proibido titanio e magnesio sao proibidos os dutos do cabeçotes so podem ser aumentados em no maximo 4% o que nos temos feito nesse motor bloco k4m original virabrequim original de k9k renault diesel bielas e bronzinas do k9k pistoes aluminio forjado de formato especifico dutos polidos para aumentar a permeabilidade retrabalho no balancins e troca das molas no cabeçote para permitir alta rotaçao os coletores de admissao e exaustao foram devidamente calculados do ponto de vista acustico para diminuir a resistencia e prover maximo de torque volante aliviado pra diminuir a inercia ecu reprogramada para racing devido a modernidade do motor k4m acreditamos ter um dos s1600 mais potentes atualmente desculpe nao ter fotos pra mostrar saudaçoes jean yves heitz lider de projeto s1600 renault sport technologies e claro que eu so queria dar uma introduzida no assunto de preparaçoes desse motor porque tanto o que e proibido peças de magnesio tianio e adamantium quanto o permitido aluminio forjado estao muito alem do factivel entretanto e bom saber desse potencial 220 cavalos e uma baita potencia pra 1 6 aspirado no proximo post eu falarei um pouco sobre as modificaçoes da copa clio e dicas que peguei no trackday de uma boa olhada na foto aquele clio laranja/preto no fundo ainda vou falar o que aquele monstrinho me inspirou esse primeiro texto foi um pouco chato e ainda nao entra no assunto dos r s esperem para mais empreitadas sem fim no proximo post ate mais por alexandre muller project cars #301
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