bom galera voces pediram e vao ter este vai ser o post de project cars mais longo da historia mentira so vou escrever o suficiente dessa vez no primeiro post apresentei pra voces eu e a historia do meu chevrolet opala mas esqueci de mostrar o que ja passou pela minha garagem apesar de o opala ser o primeiro e mais especial veiculo da frota tive alem do opala algumas motos e um segundo carro que nao consegui manter por falta de verba a primeira segunda integrante da garagem foi uma cg125 1984 com cerca de 40 mil km originais ela ainda tinha o cambio de 4 marchas pra baixo e nao a primeira pra baixo e as outras 4 para cima eu gostava muito daquele cambio que foi vendida para o gerente da rede chevrolet de guaiba/rs e restaurada 100% original depois dela veio o carro e que saudade desse carro embora eu seja apaixonado por motores gigantes carros com traçao traseira e barulhentos esse pequeno e querido escort hobby 1 0 com seus valentes 52cv gentilmente apelidado de cicatriz me fez muito feliz e so me deixou boas lembranças tenho muitas saudades desse carrinho apesar dele aparentemente nao ter nada empolgante para retratar nada melhor que uma foto numa trip com os amigos e o cachorro pra praia vai uma mais elaborada tambem pois ele merece eita carrinho zerado que vai deixar saudades [gallery link= file columns= 2 size= medium ids= 91489 91490 ] depois do cicatriz foi a vez da ovelha negra essa nao deixou nenhuma boa historia pra contar ou talvez a historia ruim seja uma boa historia pra contar agora nao sei trata se de uma xt225 2005 muito inteira e muito bonita quem ja andou numa sabe que o conforto de uma yamaha nao tem comparaçao fanboy yamaha detected so teve um problema eu nao consegui fazer sequer um milhar de km com ela fiz algumas centenas entre uma retifica e outra sim meus amigos fiz duas vezes retifica do motor assim que comprei de uma revenda as duas por conta da revenda e as duas sem sucesso acabei botando a venda com motor batendo mesmo deixei bem claro o que tinha acontecido e apareceu um rapaz com uma ybr 125 para dar na troca eu tinha ficado meio assim com a yamaha mas precisava de algo economico aqueles dois meses que tive a xt o opala rodou cerca de 1500km por mes fazendo 5 a 6km/l no carro façam as contas e aceitei a proposta agora a garagem esta assim o opala como projeto para uso em dias de chuva e finais de semana a ybr125 pra daily alias to gostando demais dessa motinha obrigado yamaha e a ttr230 para a diversao do final de semana como eu disse eu sou fissurado em moto desde pequeno influencias do meu pai que naquela epoca andava de xlx350 e hoje anda comigo com uma husqvarna wr 250 2t ja pensei em vender a moto de trilha para fazer o opala mas nao consigo adoro essa moto e nao quero me desfazer dela alias ela ta na fila para ganhar umas coisas novas depois que o opala receber o novo coraçao pois essa moto foi metade comprada e metade ganhada dos meus pais que me apoiam demais em todos os esportes que eu me meto [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 91492 91493 ] finalmente o swap ok ja falamos bastante sobre nada entao vamos a meleca grande que e o motor que sera implantado na minha lasanha o motor e um chevy small block de 283 polegadas cubicas deve ter vindo de uma impala ou algo do tipo porem o bloco ainda mantem suas medidas standart este motor nao e muito famoso entao e muito dificil achar informaçoes sobre ele o que nos interessa e que o motor original oferece cerca de 200 cv e 35 mkgf varia muito para cada veiculo mas podemos dizer que e maomeno isso ai mesmo esse motor ficou conhecido na decada de 50 la fora por equipar as versoes mais primitivas do corvette ate que em 1961 o vette seria equipado com o motor 327 alem de equipar o corvette esse motor tambem foi usado no chevelle nova el camino bel air entre outros o meu bloco eu nao sei daonde veio consegui com o meu mecanico alias obrigado edu vou falar de ti mais tarde ainda mas o motor me chamou atençao por ser um motor bastante girador e pouco conhecido sim eu gosto de passar trabalho mas fazer algo diferente junto com o bloco de medida standart veio o virabrequim original feito a primeira retifica que tambem vai ser usado em um primeiro estagio vide que sou vendedor mas nao ganho muito vou montar esse motor da maneira mais economica possivel e nos proximos paragrafos vou explicar como sera esse primeiro estagio seguidamente das minhas intençoes num futuro para ele e para o opala em si bom vamos começar por baixo mesmo cabeçotes originais de ferro molas comuns comando comum tudo escolhido com base no menor preço como eu disse nao tenho recursos financeiros pra cair de cabeça fazendo algo louco que voces nunca viram antes vai ser montado seguindo a receitinha original e ainda assim estarei triplicando a potencia original do carro e duplicando o torque acho que ta bom pra começarmos nao esta o alternador vou usar o que tenho hoje que foi retirado de um santana radiador sera de opala 6 cilindros molas dianteiras tambem vao vir de um diplomata 6 canecos com ar e direçao bomba de oleo admissao bomba de agua tudo original ou de menor custo apenas o sistema de igniçao pretendo investir um pouco mais e usar logo um distribuidor hei ou algo parecido o segredo do brinquedo esta no aumento da capacidade cubica do motor os pistoes serao usados os do opala 6 cilindros provavelmente da marca metal leve o virabrequim sera o original como eu ja havia citado e as bielas vao vir do tempra nao voces nao precisam ler de novo as bielas usadas no meu motor serao do fiat tipo/tempra antes de mas kelvin tu vai usar peças fiat no teu motor chevrolet se vai montar um motor chevrolet usa peças chevrolet e porque nao compra logo um tempra turbo deixem me explicar as bielas de tempra sao ligeiramente parecidas com as chevrolet em medidas e sao compativeis com algumas adaptaçoes o que me faz escolher elas e o baixo custo em comparaçao com bielas originais do motor 283 que teriam de ser importadas provavelmente e principalmente a resistencia dela perante as originais falando assim parece abobrinha mas so de segurar uma biela de tempra e uma chevy na mao nota se a diferença no peso ja o perfil e o mesmo porem bem mais reforçado e o peso adicionado nas bielas nao vai ser prejudicial para o motor ja que ele e em v e o conjunto todo sera balanceado antes da montagem [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 91496 91497 ] com essa receita bem basica espero chegar em algo perto dos 200cv lembrando que neste primeiro momento vou usar a caixa de cambio original e o diferencial do opala 6cil com auto blocante que ja tenho no meu carro tambem vou usar o volante e embreagem original do motor quatro cilindros que provavelmente nao vao aguentar muito tempo mas quem se importa vou estar andando de ve oitao man o que me obriga a mais alguns up’s em toda a mecanica do meu carro mais pra frente para esse swap vamos fazer algumas coisas que eu sei que voces ja viram no post do alexandre garcia entitulado como fazer o seu opaloito a primeira modificaçao que vou fazer e jogar a bateria para o porta malas coisa que eu ja queria fazer ha tempos pois gosto do visual do cofre limpo a segunda das modificaçoes tem a ver com os freios de largada vou arrancar o servo freio fora e usar ele apenas no cilindro mestre o que vai permitir a instalaçao do motor com folga e deixar o pedal mais ao meu gosto digamos assim tambem serao adaptados os discos do diplomata na traseira com pinças de marea nesse momento ja deve ter gente me chamando de fiat lover enrustido e meu opala de frankesntein alem de reforço estrutural nas longarinas para aguentar o motor novo e melhorar a rigidez do carro enquanto nao vem o santo antonio ops spoiler as rodas traseiras foram alargadas para 7 e ampliado o aro para 15 perante os 14 x5 originais a dianteira permanecera original mesmo para colocar o motor no lugar a principio nada de mancais vou soldar o motor na estrutura mesmo because race car mas ainda quero andar num carro com motor soldado a estrutura pra ter uma ideia de como vai ficar [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 91498 91499 ] planos futuros para resolver a situaçao do cambio e diferencial fragil vamos fazer mais algumas alteraçoes afinal eu quero um carro confiavel para poder rodar no dia a dia o drivetrain sera atualizado portanto o cambio embreagem e diferencial vao vir de uma blazer com motor v6 vortec uma coisa legal dos carros chevrolet e que cambios e motores quase sempre sao compativeis em veiculos similares escolhi essa caixa pois ela possui cinco marchas e nao quatro como a 260f de dodge sendo a ultima marcha com relaçao 0 78 1 e nao 1 1 como a maioria dos cambios quatro marchas o diferencial da blazer e um dana 44 com relaçao 3 73 1 que ate e um pouco curto mas como vai entrar bem em conta nao ligo talvez num futuro eu mude para um com relaçao mais longa com esse powertrain vou ter um carro forte pra arrancar e que vai viajar a 100km/h com giro baixo cerca de 2500rpm e sera muito robusto afinal quer algo mais robusto que cambio e diferencial de camionete que foi usada pela brigada militar por anos ta beleza kelvin agora tu tem parte de um powertrain cabuloso pra aguentar um motor furioso qual o proximo passo o motor furioso aqui eu nao me resolvi muito bem ainda mas quero montar algo forte e confiavel nada de lenta embaralhada ou carro morto em baixa num futuro distante vejo o opala bi turbo mas algo nao tao surreal como o opala v8 bi turbo do jader nao sabe do que eu to falando vejam o video abaixo [youtube id= xp6vxtxre0i width= 620 height= 350 ] claro isso e a ideia que eu tenho mas as coisas podem mudar supercharger aspirado nitrado tudo sao coisas que passam pela minha cabeça mas provavelmente nao irao aparecer aqui no flatout pois esse e um projeto para a vida toda o que posso adiantar e que antes disso tudo pretendo instalar cabeçotes de aluminio fazer coletores dimensionados e usar um comando mais interessante com as devidas molas de valvulas alem dessa pequena preparaçao no motor pretendo usar injeçao programavel neste carro sempre fui adepto a carburadores por puro saudosismo mas tive contato com carros preparados usando injeçoes um tanto quanto complexas e bom os carros hoje em dia nao usam mais carburador e sim injeçao eletronica por algum motivo ne dessa maneira tambem posso rodar no alcool com partida a frio evitando as gasolinas com pessima qualidade aqui do brasil ja saindo um pouco do quesito motor pretendo instalar ar condicionado e direçao hidraulica pretendo instalar o santo antonio funcional pra melhorar a rigidez do veiculo mas sem retirar os bancos traseiros afinal vou precisar levar os filhos pra escola um dia tambem quero trocar as rodas originais por replicas das weld prostar pois as originais sao feitas exclusivamente pra carros de arrancada e nao vao aguentar o tranco das estradas brasileiras algo como uma tala 10 na traseira e 6 na dianteira ta de bom tamanho o interior apesar de usar santo antonio pretendo deixar com os bancos que tenho agora e sem grandes parafernalhas nada de banco concha led’s por todo painel ou relogios monitorando ate a pressao dos gases do piloto tera o necessario e o que destoar da minha proposta ficara escondido no porta luvas de castigo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 91501 91502 ] esteticamente o carro e este ai nao fiz nenhum plano pra ele pois acho o carro muito bonito assim mesmo claro que ele precisa uma reforma mas eu nao estou me importando com isso para a turma do frisinho vou mandar os parachoques e frisos serem recuperados e voltarem a cara original mas a lataria vai longe assim como esta talvez eu faça uma restauraçao onde tem os podres maiores e pinte todo ele de fundo cinza num futuro proximo por enquanto eu vou usando uma tecnica muito arrojada para conserto de lataria e prevençao de infiltraçoes e um produto que tu masca por alguns minutos ate perder o sabor depois aplica na area desejada moldando o conforme necessario o produto chama se chiclete e a tecnica e uma gambiarra o pessoal do grupo do flatout no whatsapp adorou essa tecnica desconhecida et ceteras queria terminar esse post com um pouco das bobagens que fiz e felicidades que tive com esse carro mesmo sendo um opala quatro cilindros de miseros 80cv primeiramente devo lembrar a voces que com piso molhado o carro pula de 80cv para 400cv automaticamente se os pneus estiverem carecas a potencia se eleva pra 500cv isso torna o carro especial para os dias de chuva e nao ha como resistir uma acelerada numa saida de curva como eu gosto de gravar essas brincadeiras as vezes hoje teremos ate videos pra voces sentirem um pouco da brincadeira nao e um ken block nem um han de v&f e obvio mas a diversao e incomparavel [youtube id= acmsjzaftv8 width= 620 height= 350 ] alem da brincadeira nas saidas de curvas nao da pra deixar de aproveitar o torque e fazer marotagem as vezes atire a primeira pedra quem nunca fez um burnout pode ser ate com o carro 1 0 da mae e gostou o cheiro de borracha queimada pra mim e um dos melhores que existe nada como acordar e sentir aquele cheiro impregnado na garagem do dia anterior ainda ta kelvin cala a boca e manda o video [youtube id= lmdap 3hflm width= 620 height= 350 ] mas nem tudo e zuera pinga tendel e foguete uso esse carro diariamente e tambem viajo com ele seja pra algum encontro ou por simplesmente curtir pegar a estrada curto muito viajar alguns devem pensar que e loucura fazer 100 200 300 ou ate 500km com um carro com mais de 40 anos de idade mas a verdade e que ele e tao capaz quanto qualquer outro se tiveres o carro em dia eu gosto de carros que tem historia eu e meu carro temos historia pra contar quanto a viagens e vou contar pelo menos a primeira delas quando recebi a carteira de habilitaçao numa terça feira direto fui pra casa pegar o carro e dar umas voltas aquela coisa de garoto recem habilitado coloquei gasolina no tanque e acabou o dia no dia seguinte resolvi que daria uma volta maior fui ate a zona rural da minha cidade onde a galera desce de skate que dava uns bons km de estrada calma que eu conhecia bem mas essa ainda nao era a viagem no dia seguinte arrumei as malas juntei a parafernalha de ferramentas enchi o tanque ostentaçao total revisei o nivel de agua e oleo ja me preparando pra completar os dois no meio da viagem e parti rumo ao litoral isso ai mesmo no meu terceiro dia habilitado eu peguei a lasanha e fui pra praia no final de semana do planeta atlantida curtir os shows especialmente the offspring com a minha agora ex namorada infelizmente nao achei uma misera foto dessa primeira viagem e fiquei chateado mesmo de nao ter tirado uma foto disso foi muito legal como consolo tenho uma foto do segundo dia habilitado naquele role pela zona rural que fiz se a ida foi tranquila e consumiu apenas alguns ml de agua e um litro de oleo eita a volta ja foi um pouco mais tumultuada voltei dando carona pra dois amigos que tambem nao vao nunca esquecer dessa viagem dada a partida apos o meio dia tudo normal carro pegou tranquilamente andando um pouco ja com radio e farois ligados eu sempre ligo os farois e sinaleiras em viagens o carro começou a falhar o radio desliguei e parei alguns metros adiante nada de anormal no carro pensei que fosse o maldito cd player shing ling que tinha ido para o saco entrei no carro pra seguir viagem e puf sumiu a carga da bateria pronto ne ja viu que vai ser uma viagem daquelas desce todo mundo empurra pega no tranco desliga tudo e vai embora como eu nao conhecia o carro me obriguei a parar no caminho pra ver como ele tava nesse momento ele ja nao marcava mais combustivel temperatura acho que nem a luz do oleo acenderia se precisasse empurra de novo quase que o carro nao pega e pau na maquina de novo dessa vez logo atras dos meus pais que cruzaram comigo no caminho la pelas tantas o maldito simplesmente apagou morreu jogamos pra rua lateral e la vao os dois delinquentes que achavam que ia ser so alegria a viagem empurrar o carro para fora da pista isso rendeu uma baita bolha no pe do meu amigo abraço luiz alberto por causa do asfalto quente em resumo o carro nao tinha nada de bateria e a igniçao nao funcionava o que nos levou a ter de fazer uma ponte do carro da minha mae para o meu sorte ter encontrado eles no caminho no final das contas conseguimos chegar em casa e a culpa era do maldito alternador de chevette/opala original ainda que foi substituido pelo de santana de 65ah que eu uso ate hoje alias ate hoje uso o carro em viagens e procuro algumas rotas diferentes pra passar eu gosto dessa funçao como eu to devendo fotos dessa primeira aventura com o carro vou deixar as de algumas viagens que fiz recentemente estrada velha que ligava o litoral norte a capital hoje quem faz esse serviço e a freeway ou br 101 ao fundo a lagoa dos barros parque eolico de osorio encontro com os amigos em porto alegre e pra encerrar esse segundo post fiz diversas fotos dele incluindo alguns detalhes ha pouco tempo entao segue pra degustaçao [gallery columns= 5 link= file ids= 91508 91509 91510 91512 91513 ] por kelvin spier project cars #302
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.