fala pessoal tudo bem com voces estou aqui com mais um episodio da novela do meu velho fusca quando me inscrevi no project cars mencionei que as pessoas que gostam de mecanica iriam se interessar pela historia do meu carro mas se passaram dois posts e voces leram tudo sem ficar nem com uma leve francesinha de mecanico entao vos digo a hora de sujar ate a testa de graxa chegou terminamos o ultimo post com a noticia de que o motor estava mal e apesar de poder continuar usando preferi enconstar o carro para que o estrago nao fosse maior confesso que ter realizado outros pequenos serviços no carro nao me encorajaram muito a encarar esse problema bem mais serio e intrusivo por curiosidade fui pesquisar mais sobre o assunto e comecei por aqui como agir quando voce precisa retificar seu motor volkswagen encontrei desde como proceder na hora de fazer uma retifica ate problemas mais inusitados como o dia que um usuario foi trocar o oleo do fusca e uma bronzina saiu inteirinha junto a peneirinha naquela mesma epoca um canal do youtube iniciou uma serie de videos mostrando a desmontagem retifica e montagem completa do motor refrigerado a ar da vw a serie de videos me encorajou a fazer serviços mais complexos no meu carro da maneira que vinha fazendo desde sempre sozinho na garagem de casa estava quase decidido a inicar a bagunça quando um usuario do ffb me disse a frase que virou o tema deste periodo do carro e deu o titulo ao meu terceiro post do project cars pior do que esta nao fica entao let s do this retirando o motor do fusca preferi seguir o passo a passo do tonella retirando todos os perifericos pois alem de ser a primeira vez que faria algo assim estava completamente sozinho e caso algo desse errado nao adiantaria gritar por socorro entao so restava fazer tudo com cuidado capricho e atençao nao adiantaria agir como um ogro fuscas sao vingativos nunca aja como um ogro com ele o jeito era passar wd40 nos parafusos colocar uma boa musica e curtir o momento [gallery link= file ids= 112199 112200 112201 ] quando o motor saiu foi tanta emoçao que esqueci de tirar fotos desmontagem a principio a intençao era reparar o cabeçote defeituoso no momento que eu escrevi isso uma voz ecoou na minha cabeça dizendo sabe de nada inocente mas quanto mais desmontava mais problemas ia encontrando era para ter ficado mais chateado a cada peça que ia sendo removida do motor so que ia ficando mais impressionado com o conjunto mecanico que equipava meu velho carro tudo tao simples e tao complexo ao mesmo tempo os sistemas preparados para funcionar mesmo em condiçoes completamente adversas soluçoes extramamente minimalistas que so poderiam ter vindo da mente de um genio realmente esses carrinhos sao valentes fiquem com as fotos velas modelos errados para o meu motor as corretas sao mais longas e essas ficavam escondidas dentro do buraco do cabeçote [gallery link= file ids= 112203 112204 112205 112206 112207 112208 ] cabeçotes aqui comecei a me assustar aqui percebi que o buraco era mais embaixo [gallery columns= 4 link= file ids= 112210 112213 112212 112211 ] cilindros e pistoes de 1 a 3 [gallery columns= 5 link= file ids= 112214 112218 112217 112216 112215 ] meus amigos isso e um pistao que retirei de um motor que ainda estava funcionando foi neste momento que comecei a sentir odio do meu ford ka foram retirados cabeçotes cilindros pistoes radiador bomba de oleo etc o proximo passo seria separar as duas metades da carcaça para ter acesso ao restante das peças e acabei encontrando muitas dificuldades para descobrir como fazer aquilo ja que o modo ensinado pelo video nao ajudou muita coisa para unir as duas metades e usado cola e isso acaba dificultando os menos experientes confesso que deu vontade de meter a talhadeira para abrir entao para evitar fazer besteira sai para esfriar a cabeça e desvendar a charada de como abrir a carcaça sem danifica la depois de um tempo observei alguns detalhes na construçao dela que foram feitos exatamente para momentos como aqueles com duas chaves de fenda consegui separa las facilmente a cada etapa vencida estava ficando mais apaixonado pela mecanica refrigerada a ar seguem algumas fotos finalmente consegui separa las [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112220 112221 ] marcas de uma antiga desbielada e incrivel que este motor ainda estava funcionando esse pedaço de junta de cortiça eu encontrei dentro do carter [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112223 112224 ] uma das bronzinas retiradas do motor pronto desmontagem finalizada mas e agora mando para algum mecanico ou me arrisco a fazer tudo em casa ouvi varias vezes que a mecanica dos vw a ar e apaixonante e apos a semana em que tirei o motor do carro e desmontei tudo ficou aquela enorme sensaçao de quero mais decidi destinar o dinheiro que seria gasto com mao de obra para a compra das ferramentas que ainda nao tinha tudo seria feito na garagem de casa com o maximo de capricho e sem gambiarras pois estava cansado de ouvir fusca e assim mesmo nao precisa dessas frescuras torquimetro em fusca isso nao iria acontecer meu amigo ja havia sofrido nas maos de pessoas assim por mais de 50 anos e dessa vez as coisas seriam diferentes a necessidade de aprender mais sobre a mecanica refrigerada a ar tornou se enorme passeando pelo ffb percebi que existiam muitas opinioes divergentes sobre o que pesquisava como acontece em qualquer forum de discussao o ideal naquele momento era estudar mais para conseguir formar a minha propria opiniao sobre o que seria feito no meu carro comecei lendo os principais topicos da area de mecanica e preparaçao de motores do ffb la acabei conhecendo pessoas que realmente entendem muito do assunto e chegam a nos impressionar com tamanha humildade como zotti chico biela carretera noca_leleu ricardo ap etc saibam que voces me ajudaram muito acabei conhecendo foruns gringos me indicaram varios livros manuais apostilas etc fiquei cerca de um ano mergulhado em muito material serio que envolvia preparaçao de refrigerados a ar sabe qual foi o resultado expectativa realidade descobri que quanto mais aprendo mais descobro que ainda tem muita coisa para aprender pessoas modificam os velhos vw a muito tempo e sempre tem algum maluco inventando algo novo acabei conhecendo kits de preparaçao especificos para aircooleds seriam os ancestrais dos stages um dos mais antigos que me vem a mente seriam os kits fornecidos pela okrasa [gallery link= file ids= 112185 112225 112226 ] [youtube id= z7q iu0vqlg width= 620 height= 350 ] fusca com kit okrasa existiam tambem coisas mais extremas leia se bem mais extremas entre todas para mim se destacou o trabalho da jpm johannes persson motorsport vou deixar as imagens falarem por si [gallery link= file ids= 112228 112229 112230 ] sim meus amigos isso e um fusca 4 cilindros refrigerado a ar girando 10 700 rpm nao a fumaça no fim nao e o vtec abrindo e alguma coisa do sistema de refrigeraçao que nao aguentou nao teria a menor possibilidade de fazer um motor completamente original ja gostava de carros preparados a muito tempo e essa seria a oportunidade perfeita para o meu ritual de batismo tambem nao teria a menor possibilidade de construir um motor muito radical pois alem de ser um marinheiro de primeira viagem os meus recursos sao escassos como a maioria das pessoas fiquei interessado em alguns trabalhos apresentados no ffb onde os aprimoramentos eram aplicados utlizando peças originais retrabalhadas sempre ouvi que precisaria de um investimento alto para extrair mais potencia da mecanica original do fusca mas acabei ficando curioso com o que me foi apresentado alem de ser uma saida para alguem que nao possui uma grande quantia de dinheiro disponivel acaba resgatando um pouco da personalidade dos antigos preparadores de brasilia em uma entrevista alex dias ribeiro disse que o automobilismo e um esporte para endinheirados ou abusados e com o fusca era a vez dos abusados entao vamos la vamos montar um motor apimentado com o famoso kit sucata a retifica meus amigos esse momento pode ajudar a adiantar o processo natural da calvice o sujeito da retifica podia se chamar retifiqueiro para se juntar com funileiro pedreiro e todos os outros eiros que tanto gostamos escolhi a retifica atraves de indicaçoes de mecanicos de confiança que sao habituados a trabalhar com esse tipo de carro em particular caso a retifica atenda ao que voce espera agarre se a ela devido a dificuldade de se encontrar bons profissionais com boa vontade de fazer serviços malucos como os nossos enquanto a minha familia estava assistindo algum jogo do brasil na copa do mundo eu estava realizando as mediçoes do motor e comparando com o livro tecnico da vw lembro de um momento que o jogo nao estava indo bem e entrei na sala de tv super feliz dizendo e std de altura so meu pai entendeu mas pra mim essa noticia foi melhor do que qualquer gol daquele jogo medidas feitas recomendaçoes anotadas chegou a hora de levar tudo para a retifica [gallery ids= 112184 112185 112186 ] botei tudo dentro do porta malas do carro e no meu horario de almoço levei tudo para a retifica cometi a gafe de ir bem arrumado aqui vale uma dica se voce quer pechinchar coloque uma roupa velha va em baixo do carro pegue um pouco daquela graxa e passe nas maos nos braços e na testa suje bem as unhas pegue um pano velho sujo de oleo para tirar o excesso e o que nao sair no pano tente tirar na camiseta velha tirei o motor do porta malas do carro botei no balcao e comecei a falar o que era pra ser feito na carcaça quero que voce tire as medidas e compare com as minhas quero que voce faça o teste de trincas e caso esteja ok coloque jaqueta de aço nos mancais o virabrequim esta bom sem marcas e a medidas que encontrei estao boas entao preciso que voce confirme com o micrometro e faça o polimento nos cabeçotes preciso de uma limpeza completa para ver se eles tem salvaçao caso tenha troque o que for preciso neles depois rebaixe eles em 3mm cada beleza quando terminei o rosto dele me lembrou essa foto essa expressao do sujeito diz que ele nao tem a menor ideia do que esta fazendo e que o serviço nao vai ficar da maneira que foi combinada com aperto no coraçao acabei concordando em fazer a retifica com eles depois de algum tempo voltei a retifica para ver o resultado eles nao faziam mais o serviço de jaqueta de aço entao os mancais acabaram passando somente por uma retifica comum o virabrequim foi polido como havia pedido todas as medidas foram conferidas e aprovadas [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112188 112189 ] pense na dificuldade em se encontrar a tal pulia de comando 0 50 os cabeçotes acabaram virando dois grandes pesos de papel eles foram limpos completamente revisados e rebaixados em 3mm mas a retifica deixou passar um pequeno detalhe [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 112191 112192 ] fizeram o serviço em um cabeçote que nao servia mais para nada ja o outro cabeçote ainda poderia ser utilizado caso eles nao tivessem rebaixado do jeito errado como meus cabeçotes haviam sido perdidos entrei em contato com um grande conhecido no meio dos vw refrigerados a ar e que sempre tem umas moscas brancas perdidas em sua garagem o carlos zotti dizem que caso voce esteja precisando ate de plutonio enriquecido ele tem para fazer rolo encomendei um par de cabeçotes originais vw em otimo estado e com um importante detalhe todo o serviço de usinagem feito por ele seguem algumas fotos do que chegou em minha residencia [gallery columns= 5 link= file ids= 112193 112197 112196 112195 112194 ] nem parece que tinham sido usados rebaixados e usinados para receber molas duplas apos a retifica estava pronto para dar inicio as modificaçoes do motor apesar de ter pesquisado bastante e ja ter o rumo para onde iria caminhar percebi que precisaria da supervisao de alguem com mais experiencia para me ajudar a aparar as arestas do meu projeto esse e um ponto muito importante pois poucos mecanicos e preparadores tem a maturidade de agir desta maneira [youtube id= _yb12fkwfys width= 620 height= 350 ] separei entao todas as minhas duvidas e fui conversar com o zotti fiquei impressionado com a humildade simplicidade e maturidade dele esta sempre disposto a ajudar e tem toneladas de conhecimento pratico e teorico poderia ficar despreocupado porque qualquer problema inusitado que acontecesse durante as modificaçoes e montagem ele estaria poderia me ajudar a tomar a decisao certa com os principais componentes do motor a mao ja estava preparado para dar inicio as modificaçoes entao se este post teve graxa pra sujar ate a testa o proximo vai ter cavaco de aluminio pra todo lado por gustavo oliveira project cars #305
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